Punica granatum "nejikan"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Punica granatum "nejikan"

Mensagem  Joaquim Gervásio em Ter Fev 23, 2010 4:46 pm

Olá a todos
esta romanzeira foi adquirida por mim no congresso da EBA em Lorca no ano passado.
Foi de imediato transplantada e respondeu muito bem.
Na altura aproveitei e fiz algumas estacas com as podas que lhe retirei e pegaram quase todas.
Como se está a aproximar a época de despertar estou a pensar remodelar a copa pois tem alguns ramos muito rectos e grossos que não me agradam. Aceito e agradeço sugestões.
Frente

lado esquerdo

lado direito

trazeira

vista de pássaro

As marcas brancas visiveis na casca sõ traços de giz a assinalar onde eu penso enxertar raizes e as ramas que penso que tenho que retirar.
Cpmts
Joaquim Gervásio
Joaquim Gervásio

Re: Punica granatum "nejikan"

Mensagem  Mario Eusebio em Qua Fev 24, 2010 6:22 am

Viva Joaquim!

Boa base de trabalho com alguma formação já importante! Gosto muito da espécie pelo "enrolar" que o tronco vai fazendo ao longo do tempo!

Na minha opinião faz todo o sentido tirares os ramos que assinalaste, são muito grosso para a escala do tronco. Quanto ao enxerto de raízes eu não o faria, pois com o passar do tempo vai-se assentuar o aspecto trocido que o nebari tem e com as raizes actuais será mais condizente com a espécie, nebaris radiais, não são muito a "praia" das nejikan, tenho visto nebaris mais marcados com raizes com forte presença que acabam por enrolar dinamizando a saida do tronco no solo!

De resto uma poda ligeira no restante para trazer atrás a ramificação , operação que deverá ser repetida sucessivamente até conseguires conicidade nos ramos e ramificação secundária suficiente!

Um bom exemplo era a que ganhou o prémio de melhor shohin o ano passado na EBA ou melhor ainda a que ganhou um dos prémios na Kokufu deste ano Rolling Eyes !

Mário Eusébio

Mario Eusebio

http://marioeusebio.blogspot.com/

Mensagem  Joaquim Gervásio em Qua Fev 24, 2010 6:43 am

Pois é Mário, o problema é que se eu retiro os ramos que assinalei fico quase sem ramificação acima daqueles ramos inferiores.
Estou tentado a exprimentar um enxerto de uma ou duas estacas das que enraizei colocando-as a partir do solo e seguindo o enrolar do tronco fazendo um enxerto de aproximação até ao local onde pretendo a rama. pode ser que ganhe algum tempo e a certeza de que a rama ficará onde eu quero.
Quando puder fotografar de dia ponho uma foto boa para ver se gostas da cor do vaso.
Cpmts
Joaquim Gervásio

Mensagem  Mario Eusebio em Qua Fev 24, 2010 7:00 am

Viva!

Eu cortava na mesma, a espécie tem por hábito rebentar por tudo o que é sitio, não terás grande dificuldade em aparecer um ramo no sitio certo! Very Happy

Mário Eusébio

Mario Eusebio

http://marioeusebio.blogspot.com/

Mensagem  Pedro G C Almeida em Qua Mar 10, 2010 4:21 pm

Olá Joaquim,

Apesar não ter grande experiência com a espécie, estou com o Mário. Às vezes para seguir em frente é preciso dar um passo atrás e quanto mais cedo nos dispusermos a fazê-lo melhor. Tenho a certeza de que a árvore vai produzir muitos rebentos aproveitáveis.

Gosto do tachiagari, já está a ficar com o retorcer típico da espécie. Very Happy

Continuação de bom projecto.

Cumprimentos,
Pedro

P.S. - porque será que o tronco das romanzeiras se torce sempre no mesmo sentido? Alguém tem ideia? No hemisfério sul como é que acontece? Pode ser um efeito da força de Coriolis ou estou a forçar? ( http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_de_Coriolis )
Pedro G C Almeida

Mensagem  Rui Marques em Dom Abr 17, 2011 1:23 pm

Olá Joaquim,

Sempre realizaste as alterações que querias fazer à árvore?

Cptos
Rui Marques

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: