Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Buxus - qual a frente?!

5 participantes

Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty Buxus - qual a frente?!

Mensagem  Mario Eusebio Sáb Nov 07, 2009 12:45 pm

Viva!

Este é um buxus que a meu ver tem muito potencial, o angulo futuro de plantação não irá ser este muito menos o vaso Embarassed !

Só que estou num dilema, num dos lados, há um jogo de shari's muito bonitos que denotam linhas fluidas de movimento, mas, infelizmente, o ápice sai muito para trás, tornando dificil, o posicionamento em direcção ao observador e o próprio angulo de plantação.

O outro lado, não tem esse shari bonito, mas o posicionamento do ápice e dos ramos é perfeito para ser utilizado esse lado como frente, além disso é mais fácil de colocar no vaso futuramente dando um melhor nebari!

Pedia ajuda aos membros para decidir qual será a melhor opção? Sendo certo que o lado que tem o shari com um pouco mais de tempo e trabalho poderei trazer o ápice mais para a frente.

1º Lado

Buxus - qual a frente?! IMG_2564

2º Lado

Buxus - qual a frente?! IMG_2559

Futuro angulo de plantação

Buxus - qual a frente?! Bonsai4867-1

Cmpts,

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty Re: Buxus - qual a frente?!

Mensagem  Rui Ferreira Dom Nov 08, 2009 12:05 am

Olá Mário

Queria pedir-te se possivel de publicares fotos de ambos os lados da planta na posição actual no vaso mas também da posição pretendida com o novo angulo de plantação pois com apenas estas fotos até agora publicadas não consigo ter uma visão completa da forma da planta e só posso tentar adivinhar alguns detalhes que considero importantes para te dar a minha opinião (se é que estás á espera dela).
Desde já te agradeço o esforço!
Nas fotos depreendo que no lado com o Shari (que é sem dúvida um bonito ponto de interesse) todas as linhas primárias (ramo e raíz principal) se dirigem para a traseira. Não sei se esta conclusão é acertada e daí a minha pergunta.
Fico em espera ok.

Rui Ferreira

Mensagens : 15
Data de inscrição : 05/11/2009
Idade : 61
Localização : Tavira/Algarve

http://www.jardimdebonsai.com

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty Re: Buxus - qual a frente?!

Mensagem  Mario Eusebio Dom Nov 08, 2009 1:59 pm

Viva Rui!

Efectivamente é como refere, quase tudo na frente com o shari se dirige para trás e só jogando muito com a inclinação da árvore se consegue atenuar esse problema.

Aqui estão as fotos de todos os lados e com o angulo que será mais ou menos o que estou a pensar usar.
Buxus - qual a frente?! IMG_4020

Buxus - qual a frente?! IMG_4021

Buxus - qual a frente?! IMG_4023

Buxus - qual a frente?! IMG_4024

A opção pelo outro lado cria uma linha mais fluida!

Muito obrigado pela ajuda!

Cmpts,

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty Re: Buxus - qual a frente?!

Mensagem  Rodrigo Sousa Dom Nov 08, 2009 4:43 pm

Olá Mario.

Já tinha visto esta base a falar Castelhano e no teu Blog.

E fiquei encantando com ela nessa altura.(Tanto que a tenho no disco do PC).
A magia do Bonsai como já tens escrito.

Uma base peculiar,com uma personalidade unica,com uma atração fora do normal.
Adoro a forma como os dois troncos estão "enlaçados" e a ilusão que nos cria,todo o movimento combinado com o shari.

A meu ver uma base,com futuro para ser uma arvore de altissima qualidade e unica.
Tens um grande desafio pela frente.

Fiquei baralhadissimo na altura com esta mesma pergunta que fazes agora.E com outra ainda,que será o encaixe da massa verde para não falhar nada e depois conseguir equilibrar e harmonizar,sem destrair o observador de todo o potencial da base e aumentar a atração no conjunto.

Pois a escolha da frente que terás de fazer,quase ao milimetro para tirar o maximo partido da arvore.
Com fotos para escolher apenas o nº é bastante facil de dar uma opinião.

Mas eu nestas ultimas fotos que publicas-te parece-me a mim que encontras-te o angulo perfeito para a arvore.
Na 3ªfoto como frente nesse mesmo angulo e inclinação,conseguem sobressair duas das caracteristicas que para mim são fundamentais.
O shari e o entrelaçar.E a "fuga" de fluxo para trás fica quase imperceptivel,ou pelo menos para mim não destoa em nada,nessa posição.

O que acondeceu aquela raiz solta ,que saía levantada?

Apenas uma opinião de observador,que não vale muito, mas é um pequena contribuição para teres noção do que alguêm vê nela do lado de cá.

Mario e Rui:
Uma arvore bastante Italiana,não?

Cumprimentos

Rodrigo Sousa

Mensagens : 22
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 49
Localização : Sagres

http://kintall.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty Re: Buxus - qual a frente?!

Mensagem  Mario Eusebio Seg Nov 09, 2009 8:11 am

Viva Rodrigo!

Sim, com este ângulo, consigo atenuar um pouco o problema mas não o resolvo de vez! Além de que tenho que "deitar abaixo" o ramo que tenho para ápice e refaze-lo todo de novo, pois vai ainda muito para trás, no entanto as linhas já fluem mais um pouco para a frente. Por sua vez o nebari e principio do tronco fogem na mesma para trás.

Agora resta decidir se queremos "viver" com isso para que se consiga ver o jogo de shari's, ou então opta-se por esconder o shari e ficamos com todo o movimento e outras mais valias da árvore !

A raiz solta é aquele pequeno jin, que ainda não decidi se elimino totalmente ou não!

Se é Italiana ou não, hummm, não sei!

Obrigado pelas opiniões!

Cumprimentos,

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty Re: Buxus - qual a frente?!

Mensagem  Rodrigo Sousa Seg Nov 09, 2009 9:31 am

Mario

Eu optava claramente pelo shari e o "entrelace",é a "força" da arvore em conjunto com o movimento.
Caso contrario,ficas quase sem arvore,tudo no sitiu,mas "ilusão" perde-se.
E lá está alguns ditos erros dos livros, por vezes podem resultar numa arvore especifica.

Mas aguarda respostas de pessoas mais crediveis que eu.

Um abraço
E gosto mesmo dessa arvore.
Estilo Italiano,também não sei,nem interessa muito.

Rodrigo Sousa

Mensagens : 22
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 49
Localização : Sagres

http://kintall.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty Re: Buxus - qual a frente?!

Mensagem  Paulo Sampaio Seg Nov 09, 2009 1:39 pm

E minha opinião as frentes viáveis serão as da 1ª e 3ª foto, a 2 foto como frente retira todo o movimento da árvore e a posição da imagem 4 ter um movimento interessante mas está na direcção oposta do observador.

Entre a 1ª e a 3ª eu escolheria a 3ª foto tem um movimento elegante que torna a árvore mais "leve" e sem dúvida esse shari natural é bastante interessante, a posição da 1ª foto torna a árvore mais "pesada" e acentua aquele buraco fechado que aumenta monotonia desta posição.

Abraços
Paulo Sampaio

Paulo Sampaio

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty Re: Buxus - qual a frente?!

Mensagem  Rui Ferreira Ter Nov 10, 2009 12:39 am

Olá Paulo

Eu tinha pedido ao Mário de publicar fotos laterais da árvore para poder mais acertadamente dar uma opinião sobre uma frente viável.
As fotos 2 e 4 nunca foram consideradas como possiveis frentes da árvore mas sim para permitir ver o movimento e colocação dos ramos e ápice.
Embora muitas vezes seja optado por mostrar as características mais "chamativas" de uma árvore como frente a verdade é que no Japão nem sempre é esse o caso.
É sempre bom considerar e pesar todos os prós e contras de uma frente antes de tomar decisões que por vezes podem ser irreversíveis.
No Japão existem muitas árvores onde essas características mais "chamativas" não foram escolhidas como o ponto focal mais interessante de uma árvore.
Nesses casos diz-se que essas árvores têm um tesouro escondido ( ou seja á outros pontos de interesse que não só os mais visíveis).
Eu também acho que os problemas desta árvore e da frente com o Shari ganham da possivel frente do lado oposto.
Espero não aumentar a confusão com isto mas tenho uma outra pergunta ao Mário!
Da frente com o Shari não seria possivel fazer o novo ápice com o ramo mais á direita do ápice que o Mário escolheu e fazer do ramo agora treinado como ápice um ramo lateral para a esquerda tapando só um pouco toda a imensa nudez deste Shari.
Uma outra coisa que eu acho actualmente não se enquadrar muito bem no movimento da árvore é a altura excessiva do ápice e o seu movimento pouco empático com o resto do movimento e vegetação.
Assim formando talvez o novo ápice (devido á foto não consigo ver se é possivel ) com o ramo á direita do actual ápice e colocando-o mais baixo e seguindo o movimento geral para a direita iria criar no meu entender uma imagem mais fluida.

Rui Ferreira

Mensagens : 15
Data de inscrição : 05/11/2009
Idade : 61
Localização : Tavira/Algarve

http://www.jardimdebonsai.com

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty Re: Buxus - qual a frente?!

Mensagem  Mario Eusebio Ter Nov 10, 2009 2:28 am

Viva!

O que o Rui referiu é precisamente o meu dilema, pois na maior parte das vezes a simplicidade resulta melhor do que estar a complicar e na parte de trás há um conjunto de promenores que juntos acabam por harmonizar muito bem!

Neste momento a única intervenção que fiz foi rebater os ramos todos deixando aqueles que podia aproveitar no desenho e limpar a madeira morta.

Se optar pela frente com o shari, será uma árvore mais dramática com mais "informação" e terei que seguir precisamente as sugestões que refere, reconstruir o ápice, baixar mais as linhas de massa verde para que se insiram nas linhas fluidas do shari e sigam o mesmo movimento!O que não gosto de todo é o posicionamento do nebari.

A massa verde terá que ficar a "morder" o tronco, tentando criar alguns espaços vazios entre os patamares, sobretudo entre o ápice e o patamar a seguir para a direita, para criar alguma sensação de profundidade!

Sera mais ou menos como este virtual muito rápido que fiz, quase como um Han-kengai com caracteristicas de ligeiro fukinagashi, se assim se poderá considerar Embarassed !

Buxus - qual a frente?! IMG_4023-1

Este tipo de solução penso ser o que o Rui refere?!

O grande problema dos buxus em geral e este não foge á excepção é o carácter extremamente quebradiço e duro dos ramos mais grossos, por isso para tentar dobrar ramos como esse do ápice que deverá ter 1 a 1,5 cms será tarefa muito dificil, a melhor solução será cortar quase rente e refazer do ramo de trás para a frente. Este é um dos motivos que joga a favor do lado contrário, pois não seria necessário uma medida deste género!

Do Outro lado, dá ainda para perceber também o entrelançar dos dois troncos.

Muito obrigado a todos pela boa discussão gerada!

Cmpts,

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty Re: Buxus - qual a frente?!

Mensagem  Rui Ferreira Ter Nov 10, 2009 7:17 am

Sim mas o Buxus brota muito bem mais para trás e portanto podes fácilmente reconstruir um ramo ou neste caso o futuro ápice.
Só necessitas ter um pouco de paciência!
No teu virtual a silhueta da árvore é mais ou menos o que digo,mas terias de separar as pequenas massas de folhagem para definir e dar carácter á forma!
Sucesso!

Rui Ferreira

Mensagens : 15
Data de inscrição : 05/11/2009
Idade : 61
Localização : Tavira/Algarve

http://www.jardimdebonsai.com

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty Re: Buxus - qual a frente?!

Mensagem  Mario Eusebio Ter Nov 10, 2009 8:29 am

Viva Rui Ferreira!

Estamos então mais ou menos de acordo, a questão das massas é um pouco dificil de difinir no virtual, pelo menos para mim que não tenho jeito nenhum, mas virtualmente na minha cabeça está essa imagem que o Rui fala.

Será então a melhor solução optar por este lado com o shari?

Obrigado pela ajuda!

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty Re: Buxus - qual a frente?!

Mensagem  Mario Eusebio Qua Nov 18, 2009 7:22 am

Vivo !

Junto estas duas fotos, pois não estou totalmente convencido a adoptar a frente do shari.

Nas fotos pode-se ver claramente todo o movimento da árvore em sentido contrário se optarmos pela frente do Shari., além disso no nebari também se vêm melhores "raizes" e uma maior estabilidade.

Buxus - qual a frente?! Bonsai5058

Buxus - qual a frente?! Bonsai5057

São fotos tiradas de cima, para se perceber o movimento do tronco para trás.

Se optar pela frente do shari, vou ter de deitar tudo abaixo e recomeçar a ramificação do zero, uma séria opção pois assim recomeço a estrutura de ramos com movimento em consonância com o resto do tronco.

Cmpts,

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty Re: Buxus - qual a frente?!

Mensagem  Rui Ferreira Qua Nov 18, 2009 7:33 am

Vendo agora o Buxus de cima dá realmente uma perspectiva bastante mais objectiva do movimento do tronco.
Estou plenamente de acordo contigo que neste caso o Shari não supera todos os outros problemas ao escolher essa frente.
O Nebari mas também o movimento do tronco são francamente melhores do outro lado.
Obrigado teres feito estas últimas fotos!

Rui Ferreira

Mensagens : 15
Data de inscrição : 05/11/2009
Idade : 61
Localização : Tavira/Algarve

http://www.jardimdebonsai.com

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty Re: Buxus - qual a frente?!

Mensagem  Mario Eusebio Qua Nov 18, 2009 7:46 am

Viva !

Muito Obrigado Rui, uma opinião destas, pesa muita na balança da escolha no lado oposto ao shari Smile!

É daquelas árvores dificeis e se calhar faço melhor escolher o lado sem o shari, deixando-o sempre exposto, para poder ser obervado numa vista a 360 graus. Pois apesar de ser muito bonito, as restantes caracteristicas da árvore também o são e no conjunto se calhar sobrepoe-se á beleza do shari, fazendo um conjunto mais harmonioso!

Obrigado !

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty Re: Buxus - qual a frente?!

Mensagem  Mario Eusebio Qua Set 29, 2010 3:35 am

Viva!

Depois de muita discussão in loco com várias pessoas decidimos manter a frente com os shari e refazer toda a estrutura de ramos de novo, vai demorar mais tempo mas o resultado final será melhor. Deixo uma foto actualizada, onde já dá para perceber um pouco do futuro da árvore.
Buxus - qual a frente?! IMG_5985

Opiniões?



Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty buxus

Mensagem  tiago afonso Qua Set 29, 2010 4:42 am

ola Mário.
Estas plantas e estas discuçoes "assustam" um pouco o pessoal com menor conhecimento e nível de arvores como eu! Mas por outro lado abituam-nos a ver o que de muito bom o bonsai tem e a aprender imenso e desde ja agradeço pela exposiçao destes trabalhos aqui e discuçao!

Por outro lado posso sempre e arrisco a dar a minha opinião como mero observador e acho que a arvore ganha imenso em ter o shari para a frente pois é algo de tao bonito que vale apena toda a espera que ai vem para a construçao da massa verde!

Uma vez mais obrigado pela partilhe de conhecimento! Wink
abraço
tiago afonso
tiago afonso

Mensagens : 41
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 35
Localização : setubal \ caldas da rainha

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty Re: Buxus - qual a frente?!

Mensagem  Mario Eusebio Dom Fev 06, 2011 12:11 pm

Viva!

Resolvi envasar já este buxus no seu novo vaso, para que possa corrigir o angulo e possa ver como é o nebari para baixo.

Buxus - qual a frente?! IMG_6947

Eu gostei do resultado, o nebari, alarga um pouco, apenas deixei uma raíz mais acima um pouco como prevenção que mais tarde será cortada, quando estiver bem enraizada a planta.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus - qual a frente?! Empty Re: Buxus - qual a frente?!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos