Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!)

+4
David Carvalho
Leonel Martins
Pedro Nascimento
Mario Eusebio
8 participantes

Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!)

Mensagem  Mario Eusebio Sex Mar 05, 2010 7:25 am

Viva!

Este é um dos meus melhores buxos, é uma árvore a meu ver fantástica, deverá ter muito mais de 100 anos e a sua forma compacta é muito curiosa. O balde onde está tem 50 cms de diametro e o nebari toca a quase toda a circunferência, estando os troncos interlaços quase como um abraço.

A minha ideia será a semicascata pois a imagem assim o pede, mas pedia opiniões sobre a melhor opção estéctica possível para extrair o máximo desta árvore!

As quatro vistas, sendo a primeira foto a frente escolhida!
Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Bonsai5580

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Bonsai5582

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Bonsai5584

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Bonsai5586

A altura total deverá rondar os 35 cms.

Sugestões!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty Re: Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!)

Mensagem  Pedro Nascimento Sex Mar 05, 2010 9:13 am

boas Mário,
grande buxus Shocked é realmente um tronco fora do comum Smile
a mim ao olhar para ele vejo uma lagosta gigante Laughing
Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) 60960672
1abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty Re: Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!)

Mensagem  Leonel Martins Sex Mar 05, 2010 3:49 pm

Olha eu olho para a planta e vejo a cabeça de 1 alce Very Happy , deve ser por ser final de semana lol! .
Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) 25ir7fd
Acho que como está é muito complicado imaginar-se algum caminho para a planta, talvez alterando esse ângulo de plantação e eliminar o tronco da esquerda.
Talvez algo deste género entre outras dezenas de hipóteses Smile...
Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) 11a96ag
Isto de fazer virtuais cansa, vou mas é Sleep ...
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty O Monstro...

Mensagem  David Carvalho Sex Mar 05, 2010 4:07 pm

Olá Mário,

Tens de começar a utilizar algo nas tuas fotos algo para estabelecer escalas Smile pois nas fotografias isto parece uma árvore pequena quando na realidade é um verdadeiro monstro Smile tive a sorte de ver este buxus ao vivo é enorme, uma árvore de musculo sem dúvida que impressiona bastante. Embora acredite que existem diversas opções estéticas para esta árvore, para te dar a minha opinião quanto a isso vai demorar o seu tempo Smile embora acho que estavas com o António Jesualdo na disucssão no workshop sobre a minha sugestão de semi-cascata e lembras-te da opinião dele e porque que ele não concordava ? (embora o meu pinus não seja exemplo) mas lembras-te dos argumentos dele ?

Quanto ao nome senão existisse outro monstro ai por casa Wink sugeria monstro lol Smile

Um abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty Re: Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!)

Mensagem  Mario Eusebio Dom Mar 07, 2010 11:47 am

Viva!

Obrigado pelas sugestões! Leonel, levantar a planta tira dinamismo e o aspecto compacto que eu não quero perder, embora o tronco/ramo que assinalaste como madeira morta deverá efectivamente sair!

David, eu gostei do exemplo para a forma dado pelo Pedro! Claro que me lembro estavamos os 3 Smile, se te lembras também, quem questionou primeiro a opção casca/semi-cascata fui eu, pois achei que o tronco do teu pinheiro era recto na saida do solo, não tinha movimento que justificasse a opção , assim como o nebari tornaria dificil a inclinação, estarias então a forçar a árvore a "contar uma história" que não foi a que viveu. O teu pinheiro cresceu e viveu em terreno mais ou menos plano logo a forma vertical que assumiu! Neste caso a planta no seu meio natural já era semi-cascata, pois crescia num declive, o movimento dos troncos entrelaçados a pender para um dos lados indicam que a massa verde que cortei crescia toda sobre a direita , posso te dizer que tinha uns 2 metros de ramos a cair pelo declive!

Esta planta tem tanto de boa como de dificil Smile, pois não deixa muitas opções, se partirmos para algo radical, arriscamos a perder veias vivas essencias, por isso eu acho que o melhor seria aproveitar o tronco conforme está e adaptar a massa verde a esse tronco!

Vou tentar fazer um virtual com a minha ideia!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty Re: Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!)

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Mar 08, 2010 8:23 am

Olá Mário!

A planta tem um potencial fantástico, mas é realmente muito difícil.

Já falámos sobre isso, mas fica aqui a minha sugestão - que não sei se é válida nem se o sistema radicular permite, só estou a avaliar pelas fotos (já vi ao vivo, mas não me lembro de todos os pormenores). Penso que a imagem resulta melhor se rodares a planta em torno do eixo horizontal que passa ao nível do solo de forma a trazeres o topo na direcção do observador. O jin vai estar mais abaixo e não tão dirigido ao observador, vais revelar melhor a madeira morta que está no topo do jin e parece-me que criarás também mais espaço entre o primeiro ramo da direita e o topo (sugiro também remover o ramo do meio). Achas que isto pode funcionar?

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty Re: Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!)

Mensagem  Pedro Nascimento Seg Mar 08, 2010 9:39 am

(sugiro também remover o ramo do meio). Achas que isto pode funcionar?

axo que estou de acordo com o Pedro.A nesse ramo Rolling Eyes Wink
mas isto (da minha parte)é facil de falar Razz pois como a maioria já disse,esta é uma arvore poderosa mas nada facil Twisted Evil mas isso deve-te dar mais gosto e animo para lhe dares a "volta"e de certo que vais resolver bem os varios problemas que a arvore tenha para resolver Smile
1abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty Re: Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!)

Mensagem  Miguel Costa Seg Mar 08, 2010 11:24 am

Ora como as pessoas sabem que eu sou do contra, a frente que eu escolheria é a que agora são as costas, por 2 motivos, o 1º é que ao contrário tens muita mais madeira para trabalha, o 2º porque visto de costas parece-me um javali ou um hipopotamo com a boca aberta. Laughing

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty Re: Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!)

Mensagem  Paulo Sampaio Seg Mar 08, 2010 12:38 pm

Com um pouco de imaginação consegues ver ai algumas da posições do Kamasutra.....Fica a sujestão lol!

Paulo Sampaio

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty Mamute

Mensagem  Mario Eusebio Dom maio 16, 2010 1:59 pm

Viva!

Esta foi uma das árvores que fiz algumas intervenções neste último workshop, do clube a que pertenço, com o Gesualdi!

Foi apenas trabalhada a madeira morta, com a definição das zonas e trabalho nos Jin.

A partir de agora a árvore ficará batizada de mamute Smile!

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) IMG_5290

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) IMG_5291

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty Re: Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!)

Mensagem  Pedro Nascimento Dom maio 16, 2010 2:33 pm

está bem encaminhada e o nome encaixa que nem uma luva Smile
boa continuação*
abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty Re: Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!)

Mensagem  Miguel Costa Dom maio 16, 2010 4:01 pm

Está sim bem encaminhada! Os jins ficaram muito bem! Smile
Como é que ficaram as costas d' "O Mamute"?

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty Re: Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!)

Mensagem  Mario Eusebio Seg maio 17, 2010 1:45 am

Viva !

Obrigado!

Miguel, da parte de trás não tenho foto, mas tenho uma de lado que dá para ver a estrutura de jin's que tem na parte de trás e também a largura do tronco e saída dos ramos para a futura estrutura, bem como o nebari da parte de trás.

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Bonsai5740

Cmpts,

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty Re: Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!)

Mensagem  Bruno António Seg maio 17, 2010 6:12 am

Excelente!!! Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty Re: Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!)

Mensagem  Paulo Sampaio Ter maio 18, 2010 1:51 pm

Eu já tinha dado a minha opinião. Very Happy

Paulo Sampaio

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty Re: Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!)

Mensagem  Mario Eusebio Ter Jan 04, 2011 3:21 am

Viva!

Só para deixar uma actualização do estado desta árvore!

Continua a crescer bem...em breve irá ser feita uma limpeza de brotes e poda, para preparar a próxima estação de crescimento!

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Bonsai6657


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty Re: Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!)

Mensagem  Mario Eusebio Qui Ago 22, 2013 4:03 am

Viva!

1 ano e tal depois do último post esta árvore evoluiu consistentemente Smile

Agora já começa a ficar com os patamares definidos e chegou a vez de fazer o trabalho de "filigrana" isto é, afinar e dedicar-me ao trabalho meticuloso de trabalhar os promenores, madeira morta e ramificação terciária!

Agora também é altura de pensar no futuro vaso...opiniões?????

Antes do trabalho
Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Bonsai7983

Depois
Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Bonsai7981

Vista de cima
Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Bonsai7982

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!) Empty Re: Buxus Sempervirens (Aceito Sugestões para o nome:)!)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos