Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Rui Fernandes em Sab Mar 13, 2010 12:26 pm

Boa noite a todos.

Hoje tive um pouco mais de tempo disponível e resolvi por mãos à obra e fazer um alporque a uma árvore que me diz muito mas que pouco valia como estava.

Esta árvore foi-me oferecida pela minha cara metade há cerca de 10 anos. Era (e ainda é) um típico Mallsai de supermercado. Como a minha profissão implicava grandes períodos sem ir a casa foi a minha mãe que tomou conta dele, mas por muita boa vontade que tivesse, quase se perdeu por falta de cuidados básicos.

Foi então que resolvi trazer para a Madeira e recuperá-la primeiro em termos de saúde antes de resolver fazer esta operação. Notando claramente que a árvore está saúdável, agendei para esta época fazer o dito alporque e uma vez que a planta começa a mostrar sinais de despertar era sinal que estava na altura.

A parte inicial do tronco era desinteressante e monótona. Com a redução da altura da planta pretendo tornar o tronco mais poderoso e as proporções mas condizentes com o mesmo. Daqui até ter algo apresentável ainda demorará alguns anos mas esta operação teria mesmo de ser feita.
E como uma imagem vale mais do que mil palavras seguem-se a fotos dos passos que segui.

(Quando veio)

(Nada como deitar tudo abaixo e refazer)

Espero que gostem... Opiniões?

Abraço,

Re: Ulmeiro reestilização 1ºs passos (alporque)

Mensagem  Miguel Costa em Sab Mar 13, 2010 4:21 pm

Muito bem efectuado, realmente não havia volta a dar em relação à 1ª parte do tronco.
Boa evolução.

Abraço

Miguel Costa

Excelente!

Mensagem  Pedro G C Almeida em Sab Mar 13, 2010 4:48 pm

Olá Rui!

Antes de mais, acho que fizeste um excelente trabalho! Lembro-me de termos falado sobre esta árvore há uns tempos, em Setembro se a memória não me falha e de me dizeres que querias fazer um alporque... Nota-se que estudaste bem a árvore e eu acredito que tomaste uma óptima decisão e que vais conseguir aproveitar o que a árvore tem de melhor para oferecer.

A tua escolha do tachiagari foi excelente! Ficas com um dinamismo muito bom, que é enfatizado pelo sashi-eda (que suponho que será pendente, certo? O posicionamento da saída do sashi-eda por baixo do corte e o da saída do novo topo por cima vai permitir uma cicatrização rápida. Vais criar uma imagem muito japonesa... já estou a imaginar esta árvore num Tokoname redondo, alto, bastante aberto e com um vidrado azul escuro. Esta árvore faz-me lembrar alguns áceres que estavam em desenvolvimento em Taisho-en, as semelhanças são grandes.

Fico contente por poder seguir de perto a evolução. Very Happy

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida

Mensagem  Rui Fernandes em Dom Mar 14, 2010 6:43 am

Pois é Pedro. Não admira que tenhas gostado do resultado final pois embora eu tenha decidido fazer o alporque, o filme que passará a seguir é da tua responsabilidade. Very Happy

Engraçado referires o facto de teres visto material em Taisho-en como este pois lembro-me que perdemos cerca de um ano a olhar para esta árvore e não perceber o que deveriamos fazer com ela.

Na mesma semana em que chegaste olhaste para ela e começaste a desenhar... Very Happy

Com o vaso do alporque colocado fiquei com uma ideia muito segura de como irá ficar e acho que será uma árvore com uma imagem tremenda. Só não escolhi ainda a frente mas para isso conto a tua ajuda e a dos outros utilizadores deste fórum.

Miguel, benvindo. Obrigado pelo comentário. Anda bem que gostaste.

Abraço,

...

Mensagem  David Carvalho em Dom Mar 14, 2010 1:18 pm

Olá Rui,

Primeiro de tudo obrigado por partilhares o processo e queria-te fazer um elogio, se existia algo positivo nesta árvore tu tiveste a noção estética e o olho para ir buscar esse detalhe. Acredito que com trabalho e dedicação que sei que tens esta árvore dará um shonin muito interessante Smile (estou a supor que é tamanho shonin pelas fotos se assim não for porfavor corrige-me).

Abraço,
David Carvalho

http://itoigawa.wordpress.com/

Mensagem  Rui Fernandes em Dom Mar 14, 2010 2:30 pm

Olá David.

De facto a árvore nunca ultrapassará os 20cms de altura pelo que se insere nessa categoria. Estou bastante satisfeito, até ao momento, com o resultado.

Quanto ao processo, tentei apenas diversificar o que por cá se vai colocando e dando um pouco de atenção à parte mais técnica e não tanto à estéctica. Penso que é bom para o fórum apresentar respostas aos utiizadores que procuram este tipo de informação.

De qualquer das formas fico contente que tenhas gostado.

Obrigado pelo comentário. Smile

Abraço

Mensagem  Pedro Nascimento em Dom Mar 14, 2010 4:04 pm

viva Rui,
axo que já foi tudo +/- dito e eu sou suspeito para comentar,pois adoro arvores mais pequenas Twisted Evil só te posso dar os parabéns,pois axo que aproveitaste muito bem o que essa arvore tinha a oferecer e agradecer por teres partilhado todo o processo Wink
abrç...
Pedro Nascimento

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Mensagem  Mario Eusebio em Seg Mar 15, 2010 2:27 am

Viva!

Penso que a questão técnica está muito bem executada! Parabéns! Em relação á estética, sem dúvida que irá mudar muito o aspecto da árvore, eu recordo-me de a ter visto em tua casa e nessa altura já termos falado alguma coisa sobre esta árvore, sobretudo do valor sentimental que tinha para ti Wink!

Eu só acrescentaria uma coisa, como não gosto de deitar nada fora, ia sugerir que tentasses aproveitar o restante que vai sobrar para tentares fazer também um pequeno hokidachi, a espécie é boa para isso e já tens um base aceitável, quando cortares o alpoque, a base vai emitir muitos ramos em redor do corte!

Mário Eusébio

Mario Eusebio

http://marioeusebio.blogspot.com/

Mensagem  Rui Fernandes em Sex Mar 19, 2010 4:49 am

Olá Mário!

Pois é. Tinha e tem grande valor sentimental. A minha dúvida sempre foi se optaria por reconstruir como estava ou alterar definitivamente para algo que me agradasse mais.

Como não me estava a agradar vê-la assim optei por seguir outro caminho e sim, lembro-me também na altura de teres falado no hokidashi para a parte debaixo. Smile Mas isso será numa fase posterior pois a enveredar por aí farei outro alporque para conseguir um nebari mais radial.

Espero que tudo corra bem pois não gostaria de perder esta árvore. Depois hei-de mostrar os progressos.

Abraço

Mensagem  Rui Fernandes em Sex Maio 21, 2010 3:31 pm

Boa noite.

Aqui fica uma pequena actualzação deste projecto.

Embora tenha muita curiosidade estou a fazer um grande esforço para não desenterrar e procurar por raízes. Farei isso com mais segurança provavelmente para Setembro/Outubro.

Abraço

Mensagem  Rui Fernandes em Sab Jun 19, 2010 5:44 am

Mais uma actualização. Desta vez com uma fotografia melhor...

Abraço

Mensagem  Rui Fernandes em Qui Jan 20, 2011 4:31 pm

Em jeito de actualização deste projecto aqui ficam as imagens.

O alporque resultou parcialmente uma vez que tem algumas (poucas) raízes e entretanto fechou o corte. A operação foi repetida e conto fazer a separação esta primavera.

Sugestões para o vaso alguém tem?

Mensagem  Pedro G C Almeida em Sab Jan 22, 2011 1:01 pm

Olá Rui,

Gosto muito desta árvore e da forma como está a evoluir. Very Happy

Sugiro que removas o ramo onde aplicaste o tensor. Esse ramo é muito longo para aquela zona, muito grosso e sem conicidade. Acho que precisas de um ramo de sacrifício para engrossar o tronco na zona do topo (e para ajudar a fechar aquele corte) - esse ramo acho que deverá sair mais ou menos a meio da parte do tronco após o corte (para ganhares conicidade). Não arranjas nenhum lá perto?

Quanto ao vaso... talvez um destes?
http://www.tokoname.or.jp/bonsai/minipot/112f46.htm
http://www.tokoname.or.jp/bonsai/minipot/61a32.htm
http://www.tokoname.or.jp/bonsai/minipot/61a04.htm
O que achas?

Vai mostrando. Smile

Um abraço,
Pedro

The shroud of the dark side falls
Pedro G C Almeida

Mensagem  Mario Eusebio em Dom Jan 23, 2011 2:27 pm

Viva Rui

Mesmo com essas poucas raízes o ulmeiro deveria ter aguentado a separação, mas assim jogaste pelo seguro!

Eu cortava o ramo da esquerda pela primeira bifurcão, pois acho que está um pouco longo demais!

Se correr bem, lá para junho poderás cortar o alporque!

Continuação de bom projecto!

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagem  Rui Fernandes em Seg Jan 24, 2011 4:06 am

Olá Mário e Pedro.

Obrigado pelas vossas respostas! Very Happy

Pedro, praticamente todos os ramos irão ser reduzidos pois foram deixados crescer quase livremente na Primavera passada. Esse ramo que falas também será reduzido mas não totalmente removido. Se a árvore tiver o mesmo tipo de resposta que teve este ano que passou, haverá concerteza um ramo a crescer na zona onde falas para fechar o corte.

Quanto aos vasos adorei a 2ª e a 3ª opção. Obrigado pela ajuda!

Mário. O ramo que falas também será reduzido. Tinha dúvidas até onde mas com a tua sugestão as dúvidas dissipam-se. Smile

A separação não foi feita por segurança pois não quero mesmo perder a árvore e as raízes não me pareceram suficientes para seguir em frente. Se fosse hoje teria feito o alporque 2 cms acima onde se inicia o movimento do tronco. Crying or Very sad

Abraço

Mensagem  Rui Fernandes em Qua Mar 09, 2011 8:12 am

Boa tarde!

Mais uma actualização. Esta árvore também foi reduzida antes desta época de crescimento para ver no que dá. Tenho bastantes esperanças nesta árvore. O outro dia andava aqui em pesquisas e encontrei uma árvore do Hans Van der Meer que pode ser vista aqui http://hans-van-meer.ofbonsai.org/category/uncategorized/ e que me lembrou um pouco este ulmeiro.

Não tinha ideia de deixar crescer o topo para algo parecido com este mas é uma hipotese em aberto. O que acham?

Aqui fica então uma foto actualizada.

Abraço,

...

Mensagem  David Carvalho em Qua Mar 09, 2011 8:27 am

Olá Rui,

Parabéns pelo projecto deste ulmeiro está certamente no bom caminho, ainda estás numa fase inicial e esta árvore já apresenta pelo menos 10x mais potencial do que a original, por isso a tua decisão de alporcar foi sem dúvida a mais acertada Smile

Quanto à árvore do Hans não vamos tecer comparações Very Happy é que aquela é provavelmente o meu Shohin (Caduca) favorito Very Happy aquilo é WORLLLLLLLDDDDD CLASS Very Happy adorooooooooo aquela árvore Smile

Parabéns pelo projecto mais uma vez Smile

Abraço,
David Carvalho

http://itoigawa.wordpress.com/

Mensagem  Rui Fernandes em Qua Mar 09, 2011 1:27 pm

Olá David.

Vê lá tu que fui logo acertar na tua shohin preferida para tecer comparações inúteis. Smile

O movimento do tronco lembrou-me a minha mas fiquei bastante agradado com o desenvolvimento daquela porção que dá origem ao topo e pensei que talvez fosse outro caminho que poderia seguir. Longe de mim comparar as árvores!! Very Happy Primeiro porque não se pode comparar os donos das árvores e depois porque o material de base é completamente diferente no que ao potencial diz respeito...

De qualquer das formas estou feliz pelo caminho que escolhi porque demorei muitos anos a decidir o que lhe fazer e depois porque penso estar a dignificar uma árvore que me diz muito. Very Happy

Obrigado pelas palavras! Wink

Mensagem  Rui Fernandes em Dom Abr 17, 2011 1:45 pm

Viva!

Esta árvore dá-me prazer actualizar!

Passado que está um mês e alguns dias da última actualização aqui vai outra. É impressionante o vigor desta árvore! Será que arrisco a separação? O que acham?

Abraço,

Mensagem  Mario Eusebio em Ter Abr 19, 2011 10:06 am

Viva!

Rui, não dá ainda para cortar o alporque? Já inspecionaste as raízes?

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagem  Rui Fernandes em Ter Abr 19, 2011 3:39 pm

Pois Mário.

Se calhar até já deve dar para cortar. Como expliquei anteriormente quando inspeccionei as raízes pela última vez tinha uma ou outra mas muito frágeis. A árvore criou uma ponte e estava a "fazer batota". Very Happy

Entretanto voltei a abrir o corte novamente mas optei por não separar por segurança. Com esta resposta irei verificar de novo as raízes. Já tem de ter mais ou as que existiam não podem estar tão frágeis. Não acredito que a árvore tenha criado a ponte novamente pois raspei muito bem.

Brevemente haverá novidades em relação a esta árvore, espero eu. cheers

Abraço,

Mensagem  Nelson Lopes em Qua Abr 20, 2011 2:22 am

Olá Rui,

vigor aparenta. Com o tempo de alporque que já tem eu provavelmente também verificaria novamente as raízes para ver se já dá para separar. A imagem da árvore realmente mudou radicalmente.

Quanto à última foto e em forma de brincadeira: afinal não é ulmeiro mas sim ulmeira. É uma árvore bem feminina e demonstra-o sem pudor Embarassed Wink
Nelson Lopes

Mensagem  Rui Fernandes em Qua Abr 20, 2011 4:50 am

Olá Nelson.

É uma descarada esta "ulmeira". Laughing Nunca tinha olhado para ela dessa forma mas a partir de agora vou olhar para ela de outra forma. Razz

Hoje de manhã resolvi tirar a prova dos nove e fui inspeccionar as raízes. Encontrei as mesmas raízes que vi da última vez mas mais desenvolvidas. Uma vez que não me parecia que a árvore fosse lançar raízes novas e as que existiam tinham muitas raízes brancas e finas resolvi fazer a separação.

Estava até um pouco ansioso pois esperei muito para ver esta árvore separada e exposta individualmente. Agora ficará no jardim durante umas semanas resguardada do sol directo.

Mensagem  Nelson Lopes em Qua Abr 20, 2011 7:34 am

Olá Rui,

o tempo das muito cabeludas já era.
De forma a não subcarregares muito as poucas raízes e para acompanhares a moda se fosse minha reduzia ou retirava mesmo alguns dos "pelos púbicos" à menina.
Nelson Lopes

Mensagem  Jorge Mesquita em Qua Abr 20, 2011 9:53 am

Estou indeciso em poda-lo ou manter essas folhagem...
Se o podas não subcarregas as poucas raizes que tem mas, se não podas essa folhagem pode ajudar a criar mais raizes.

Como está a reajir a árvore ao nível das folhas?
Jorge Mesquita

http://eueasplantas.blogspot.com/

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: