Pinus Parviflora "Corkscrew"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pinus Parviflora "Corkscrew"

Mensagem  João Pires em Ter Mar 23, 2010 5:51 pm

Bom, aqui fica o meu primeiro projecto publicado aqui no fórum...

A minha história com esta árvore começou faz um ano no curso de nívelI do Centro Bonsai Sintra.
Mal comparando, não é muito diferente das histórias dos filmes de Domingo à tarde que passam na televisão. "Pai, quero um cão. OK, vamos ao canil...pai, é este (rafeiro, pulguento, sem nada de especial entre alguns exemplares com mais "pedigree")... filho, não queres antes escolher outro?... não pai, este ficou a olhar para mim... mas filho, não queres ver melhor... não pai, é este!"
E assim foi. Na primeira aula em que pudemos escolher pinheiros este ficou a "olhar para mim". Não foi a árvore que me calhou, mas assim que possível deitei-lhe a mão.
Na primeira abordagem, tentei um Fukinagashi (todos os principiantes, não sei porque, tem este encantamento: fazer um fukinagashi... mesmo com um tronco direito... um "varrido pelo vento " é que é... lol). Os amigos, na altura, talvez por pudor, talvez por simpatia, apoiaram: "Boa João...". Mas, talvez por amizade, na altura, não me fizeram olhar melhor para o "desastre" de que eu tanto gostava. Marcas de arame no tronco, contra conicidade logo na base... enfim, melhor do que listar os problemas é ver uma imagem dessa altura:

Chegados ao Verão e com mais um bocadinho de "bagagem" de bonsai, voltei a olhar para este "rafeiro" e, confesso, senti alguma vergonha. Mas como é que eu não vi todos os defeitos?... Um Fukinagashi?... onde é que eu estava com a cabeça?...
Na altura, desaramei a árvore e deixei-a no canto onde estava.
Mais tarde, já neste Inverno, o destino voltou a por-me frente a frente com este "rafeiro". Lá estava ele a olhar para mim.
Levei-o para casa e com tempo voltei a olhar melhor. Notei que havia uma espécie de goma no tronco... fui tentar perceber... era, não mais nem menos, a "pista" para um arame que estrangulava o tronco e que já tinha morto alguns ramos (bem sei que no Japão os arames no tronco são comuns para construir os pinheiros mas, duvido que sejam de alumínio anodizado como este... porque neste caso, não estava a fechar a cicatriz sobre o arame... antes pelo contrario, estava simplesmente a produzir camadas de resina e de detritos do arame).
Com calma, retirei o arame e comecei a delimitar a veia viva. É fantástico como esta operação, feita na altura certa, não deixa qualquer tipo de dano. A perca de resina foi mínima.
Uma nova árvore acabava de nascer. Usando os espaços deixados pelo arame que tanto mal fez, o futuro é de jogar com estes espaços para criar um "corkscrew trunk".
Aqui fica o resultado depois da operação de "eliminação do arame":

Neste Sábado, na reunião do CBS foi altura em "dupla" com o Gustavo Duarte, de abordar a primeira estilização deste "rafeiro".
Pormenor das marcas do arame:

Primeira limpeza:

O olhar depois no final do trabalho:

O resultado da primeira estilização.
No futuro próximo será melhorado o percurso da veia viva. Será melhorada a conicidade bem como estreitado o ângulo de saída do ramo que continua o tronco.

Alguma massa verde ficou por tirar, para não por em perigo a saúde do pinheiro. No próximo Inverno o resultado será mais parecido com este:

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pinus Parviflora "Corkscrew"

Mensagem  Mario Eusebio em Qua Mar 24, 2010 3:59 am

Viva João!

Pode parecer "bajulisse" mas confesso que sou admirador teu, bonsaisticamente falando Smile, não vá ser mal interpretado! Considero-te uma das grandes promessas do Bonsai Portugués, é incrivel como com apenas o tempo que tens nesta arte, tiras sempre o máximo possível do material com que trabalhas!

Esta árvore é um exemplo disso, eu gosto muito da imagem criada e o shari acidental, vai acabar por ser a mais valia da árvore. Ás vezes tentativas para fazer shari assim resultam em desastre, dessa forma a árvore teve tempo de redireccionar o fluxo de seixa e "a coisa" surgiu naturalmente Smile.

A ideia de deixar o pequeno TEN JIN, acho que encaixa perfeitamente na história da árvore.

A meu ver apenas faria um ligeiro reposicionamento do segundo patamar, não gosto muito posicionamento como que a subir um pouco, vai um pouco em contrasenso com os restantes patamares que tem um movimento pendente.

Resumindo, óptima solução para um material que á partida seria renegado.

Continuação de bons projecto e vai aquecendo os dedos para a EBA Wink!

_________________
Cumprimentos

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 43
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pinus Parviflora "Corkscrew"

Mensagem  João Pires em Qua Mar 24, 2010 5:08 am

Olá Mário,

Obrigado pelo comentário. A admiração é mutua Smile bonsaisticamente falando, claro... hehehe.
Percebo o ponto do segundo patamar. Ao vivo não se sente tanto, mas a foto mostra isso. Não é muito fácil de conseguir o compromisso entre destacar o primeiro ramo do segundo sem perder a compactação da massa verde. Talvez com a nova rebentação deste ano seja possível melhorar esse ponto.

O treino para a EBA não pára, por isso é que ultimamente me tenho "atirado" mais às coniferas Wink

Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pinus Parviflora "Corkscrew"

Mensagem  rafael baptista em Qua Mar 24, 2010 8:07 am

Boas joão

em primeiro lugar parabéns pela estilização está muito melhor do que a antiga tentativa de varrido pelo vento. Concordo com a post do mario em todos os aspectos, acho que o tal ramo precisa de descer ligeiramente mas eu estou a ver a duas dimensões.... Gosto também da mudança de ângulo, o shari depois de um pouco mais trabalhado e com o passar do tempo acredito que vai ser uma das grandes virtudes deste bonsai....


Quando houver uma redução de agulhas bem como um aumento da massa verde este bonsai vai ser muito bonito....

Este post só prova que o bonsai não vive só de grandes nacos e pre-bonsais de grande potencial, tu com uma planta à partida medíocre conseguiste ter uma peça muito harmoniosa e muito credível....

Portanto mais uma vez parabéns pelo trabalho e espero que mostres mais das tuas árvores aqui no forum.....

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

...

Mensagem  David Carvalho em Qua Mar 24, 2010 8:24 am

Olá João,

Se essa árvore fosse um Junipero esse shari iria dar que falar Wink acho que a opinião é generalizada quanto ao novo design da árvore, muito mais harmonioso e melhorou muito o aspecto da árvore, tornando-a bem mais credivel. O único detalhe que "alterava" seria possivelmente o trabalho do Ten Jin, ou seja provavelmente iria aramar a parte superior da árvore dando forma a ele para posteriormente realizares o Jin, para utilizares mesmo aqueles ramos mais fininhos, pois isso dará mais detalhe e credibilidade ao Jin em si.

Espero que a tua participação aqui no forum seja mais activa, pois contribuis sempre de forma interessante e positiva, quanto a EBA já falamos sobre isso, mas desejo-te toda a sorte do mundo Smile

A ver se combinamos algo, para dares um pulinho lá ao viveiro para veres as árvores Smile e vê lá se apareces mais no messenger Smile

Abraço,
avatar
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 36
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pinus Parviflora "Corkscrew"

Mensagem  Pedro G C Almeida em Qua Mar 24, 2010 9:02 am

Olá João!

Acho que aproveitaste muito bem o potencial da árvore e construiste uma imagem credível com aquilo que estava à tua disposição nesta planta. Parabéns!

Avaliar a árvore através de uma foto é sempre complicado, mas parece-me que o teu ramo mais baixo está demasiado afastado do tronco. Para além disso, nesse mesmo ramo parece haver dois ângulos rectos e fico com a impressão de que há uma espécie de barra e isso corta a fluidez do design. Confirmas ou é da foto? Se esses ângulos estão lá mesmo, acredito que poderás facilmente corrigir essa situação dando mais algum movimento. Concordo com o que disse o Mário sobre o segundo patamar.

David,


Se essa árvore fosse um Junipero esse shari iria dar que falar

Por acaso um dos métodos usados para produzir shari em espiral nos juníperos de cultivo é exactamente o do arame - deixa-se lá ficar uns anos e depois retira-se com cuidado. Às vezes falha e é fatal para a planta, mas penso que ainda assim a taxa de sucesso é alta. Se gostas do efeito e tens tirado estacas dos teus itoigawa e sabinas podes experimentar... Smile

Abraços,
Pedro
avatar
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 37
Localização : Funchal/Madeira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pinus Parviflora "Corkscrew"

Mensagem  João Pires em Qua Mar 24, 2010 12:14 pm

Olá a todos,

Obrigado pelos comentários!

Rafael,
... pois, o fukinagashi não estava mesmo com nada...hehehe. Ainda estava a tentar não o incluir na história, mas era a única foto que tinha da altura.

David,
É verdade, os troncos espiralados são mais comuns nos juniperus. Mas também existem, muito raramente, nos pinheiros. Lembro-me da já ter visto um do Kimura (já andei para aqui há procura mas não encontrei). Deixo aqui um exemplo fotografado em Omiya:


Quanto ao Ten Jin, quando dizes aramar e dar forma estavas a pensar em tudo (incluindo a parte mais grossa) ou apenas o tal ramo mais fino? Se for tudo, nesta altura não será possível. Qualquer tipo de pressão na base desse ramo poderia pôr em risco o projecto. Esta imagem talvez ajude a explicar:

O ramo onde é construída a copa (o que sai na foto para baixo) é alimentado pela pequena passagem do lado direito (mais um bocadinho que não se vê, mas enfim, não é muito). Atrás e no centro da veia viva está o tal ramo que será o Ten Jin (o que sai para cima). Se esse ramo morrer de repente pode afectar a veia viva e dar "asneira". Qualquer tipo de risco, nesta altura, nessa zona (pressão de arames por exemplo) é desnecessário. O plano para já é ir tirando aos poucos energia a esse ramo até que acabe por morrer (isso deverá acontecer lá para o Inverno que vem). Mas tens que me explicar a tua ideia melhor. Ver se combinamos qualquer coisa. Tens razão... tenho que ligar o MSN mais vezes.

Pedro,
De facto, esta foto está a "trair" o modelo lol.
Nesse ramo não existem ângulos rectos. É verdade que são curvas mais suaves (desta vez a tentativa foi ser o menos "spagueteiro" possível). Sim o ramo mais baixo ainda está afastado do tronco. A ideia é, com calma, fechar mais a curva no topo da árvore, para retirar o mais possível o efeito "arco" (como já expliquei aqui em cima ao David, agora já de repente não é possível). Com essa operação, toda a copa, incluindo o primeiro ramo, virá para mais perto do tronco.
Em relação ao segundo patamar, ainda hoje ao almoço fui verificar. A coisa é mais equilibrada do que parece na foto. O nem o primeiro sai tão para baixo, nem o segundo sai tão para cima. Na verdade, o primeiro sai principalmente para a frente, daí talvez explique a percepção que tens dos ângulos.
Ainda assim, vou ter em atenção este factor, já que foi referido tantas vezes.

Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pinus Parviflora "Corkscrew"

Mensagem  rafael baptista em Qua Mar 24, 2010 1:52 pm

fui para o trabalho com a tua árvore na cabeça, assim resolvi fazer um pequeno desenho, mas claro que neste desenho as agulhas estão muito mais pequenas e muito mais ramificação, mas penso que é possivel reduzir um pouco o tamanho das agulhas.... O desenho é praticamente igual á tua intervenção....



rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pinus Parviflora "Corkscrew"

Mensagem  João Pires em Qua Mar 24, 2010 3:39 pm

Olá Rafael,

Obrigado pelo virtual!
Quem me dera que a base fosse como tu a desenhaste Very Happy . Na verdade, como uma grande parte dos pinheiros brancos, é um enxerto numa espécie de pinheiro mais forte (normalmente pinheiro negro). Espero que no futuro, com o aparecimento da casca, essa diferença possa ser menos visível.
Sim, o tamanho da agulha pode ser reduzido (já vi pinheiros brancos com a agulha a metade do tamanho desta). Mas, nesta fase, a prioridade vai para a ramificação... depois sim, o tamanho da agulha.
Percebi também que no teu virtual fazes uma abordagem entre patamares mais dramática. Tenho pensado nisso. Mas por outro lado, esse caminho faz bastante mais sentido em árvores com troncos mais normais... o que não é o caso. A colocação mais formal e discreta da massa verde, neste caso, vem chamar a atenção para as linhas do tronco.
Mas, é como te digo, isto é só um pensamento. Com o tempo, penso que o design da árvore ficará mais claro.

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

...

Mensagem  David Carvalho em Qua Mar 24, 2010 3:56 pm

Olá João,

Quando referia os detalhes no ten jin era naquele ramo mais fininho atrás do grosso superior, ou seja arama-lo para acompanhar o mais grosso de forma a criar ali algum dinamismo e movimento Smile pelas fotografias não consigo entender se o problema é mesmo nesse. Atenção não seria deixar tudo o que tens acima da massa verde, é apenas fazer ali uma selecção deles para o conjunto ficar harmonioso Smile

Abraço,
avatar
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 36
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pinus Parviflora "Corkscrew"

Mensagem  João Pires em Qui Mar 25, 2010 9:38 am

Olá David,

OK Wink Já percebi a ideia. Sim faz sentido ter mais essa opção para trabalhar quando for altura de fazer o jin.
Abr.
João

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pinus Parviflora "Corkscrew"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum