Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olea "Tormento" Sylvestris

+6
Bruno António
Henrique Leite
Leonel Martins
rafael baptista
Mario Eusebio
David Carvalho
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  David Carvalho Seg Nov 09, 2009 4:11 pm

Olá a todos,

Olea "Tormento" Sylvestris Oleasyl-16-08-2009

Esta Olea Sylvestris é um "pequeno monstro" com 36cm de nebari. Nesta altura ainda não tem futuro definido, embora a estética natural desta árvore remeta para algo muito "fat slab sumo". Existe ainda um grande trabalho a realizar na madeira morta que conta com alguns defeitos e óbviamente um longo caminho a nível de massa verde, neste momento encontrasse a crescer no máximo vigor. De qualquer forma só o futuro ditará as minhas escolhas, que serão feitas a seu tempo e com alguma calma...

Em breve colocarei fotos actualizadas do projecto, pois a foto a cima foi de quando ela chegou cá a casa há 2 ou 3 meses.

Abraço,


Última edição por David Carvalho em Dom Jun 26, 2011 2:23 pm, editado 1 vez(es)
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Re: Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  Mario Eusebio Ter Nov 10, 2009 8:57 am

Viva David!

Esta olea faz-me lembrar a minha "fat lady" mas esta é melhor Wink!

Mas a tua apesar de ser uma "ela" (olea) penso que será mais um "Fat guy", pois tem um carácter mais masculino, muita informação, muita madeira morta e veias vivas! Terás sobretudo que desenvolver os ramos inferiores para ficarem também musculados e a condizer com o tronco.

A madeira morta agora terá que levar com horas de trabalhos, para trazer ao de cima a textura caracteristica e condizente com o "nervosismo" das veias vivas!

Há uns tempos falamos do vaso, que a meu ver deverá ser também masculino, com linhas simples e rudes.

Continuação de bom projecto!

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Fat Guy

Mensagem  David Carvalho Qui Nov 12, 2009 6:01 am

Olá Mário,

Mais um projecto que me tenho vindo apaixonar lentamente por ele, como sabes não sou própriamente o tipico amante de folhosas, mas esta Olea tem me ensinado muito. Concordo com todos os aspectos que referiste, actualmente está a crescer livremente, com diversos ramos de sacrificio (não sei se isto é correcto) e o seu vigor a crescimento tem me fascinado, pois já tenho alguns ramos bastante grossos tendo em conta que tem 3 meses no máximo.

A minha ideia de base é re-trabalhar toda a madeira morta é necessário refinar a mesma vou tentar fazer tudo manualmente o que acho que após os resultados dos primeiros trabalhos vai ser dificil senão impossivel.

Quanto ao vaso continuo indeciso, tanto penso em algo bastante dramático como penso em algo bastante sóbrio para cortar um pouco o dramatismo da árvore.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Olea

Mensagem  David Carvalho Ter Jan 05, 2010 10:04 am

Olea "Tormento" Sylvestris Oleasyl-16-08-2009

Olea "Tormento" Sylvestris Olea-syl-virtual

Olá a todos,

De forma a visualizar algumas ideias que ao longo do tempo vinha tendo, realizei este virtual. É sempre uma experiência interessante realizar um virtual, pois ajuda-nos a ter uma vista privilegiada do futuro da árvore e ao realizarmos diversos testes acabamos sempre por pelo menos trabalharmos as nossas capacidades a nível estético. Neste caso específico com alguma pesquisa tive a sorte de descobrir um vaso do Dan Barton que acho que encaixa na perfeição nesta árvore/projecto (opinião pessoal), o que só por si só já valeu todo o esforço à volta deste virtual.

Se existem árvores onde as fotografias são uma verdadeira injustiça, pois não demonstram em nada o tamanho e imponência dos projectos, sem dúvida que esta é uma delas. Quem já viu esta árvore ao vivo compreende o que quero dizer, quem não teve a sorte de a ver ao vivo, agarrem numa fita métrica e coloquem-na nos 36cm para "sentirem" o tamanho do nebari desta Olea. Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Re: Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  Convidad Ter Jan 05, 2010 3:31 pm

Viva David

Gostei do virtual, é uma ideia muito válida. No entanto eu projectava o ápice todo para o lado esquerdo, equilibrando depois as massas. A propósito gostei muito do vaso do Dan Barton - grande ceramista!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Re: Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  Mario Eusebio Qua Jan 06, 2010 6:54 am

Viva!

Eu sou da mesma opinião do Ivo! Acho que a árvore ficava mais harmoniosa com o ápice á esquerda e com a massa verde mais baixa e desenvolvida desse lado.

Um tronco "sumo" como este, pela sua potência acho que requer a massa verde ampla mas mais baixa, senão corremos o risco de ter um efeito de "guarda chuva" aberto que a meu ver resulta um pouco mal.

Eu fiz um virtuajacking Embarassed ao teu virtual David e fiz umas ligeira alterações que reflectem a ideia que tento transmitir! Espero que não te importes!

Olea "Tormento" Sylvestris Olea-syl-virtual

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Re: Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  rafael baptista Qua Jan 06, 2010 11:07 am

ola david

bem tive com esta arvore ao vivo e como diz o david as fotos não fazem justiça a esta olea, ao vivo é muito mais impactante e o trabalho de madeira morta é simplesmente fantastico, devido á sua forma o futuro é um pouco limitativo, as projeções são muito bonitas embora não sejam bem o meu estilo. Concordo com o mario, acho que a planta tera que ser baixa e compacta e com uma copa bem larga, mas estou em pulgas para ver daqui a uns dois anitos...

fica bem

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Re: Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  Leonel Martins Qua Jan 06, 2010 11:55 am

Boas,

Bonita e potente base com uma textura excelente, dimensões muito próximas do medronheiro que tenho aí nos projectos.
O vaso é sem dúvida muito bonito, eu no entanto se calhar apostaria num vaso com tons mais claros, acho que teria mais a ver com a cor que o tronco apresenta, mas isso são gostos pessoais.
Em relação à massa verde também prefiro a 2ª ideia , mais projectada à esquerda, mas daqui a teres esse "verde" todo já terás de certeza uma ideia mais definida Very Happy .
Tenho aqui uma foto de uma olive que acho ter algumas semelhanças com a tua, já num vaso mais claro e massa verde mais conforme a 2ª ideia aqui falada, não sei se já conhecerás mas de qualquer forma ponho aqui a foto.

Olea "Tormento" Sylvestris Olivierjun06aa1127913

Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Re: Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  Convidad Qua Jan 06, 2010 3:18 pm

David,

Atenta no virtual do Leonel, para mim é opção ideal para esta planta!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Virtual

Mensagem  David Carvalho Qua Jan 06, 2010 3:28 pm

Olá Ivo,

Eu também pensei o mesmo que tu que era um virtual, mas esta árvore que ele apresenta acima não é um virtual, é uma foto de uma árvore de um bonsaista Francês... Smile Curiosidade tu na árvore que ele colocou, falas apenas da copa, ou estás também a pensar no mesmo que eu ? Aumento da madeira morta ? Retrabalhar um pouco o que está feito ? Explica melhor...

Obrigado a todos pelos comentários, o virtual é apenas exemplificativo e como referi para testar algumas ideias, mas acabamos por estar todos a discutir o mesmo com diferentes detalhes, pois estamos todos com a mesma visão, uma copa grande e densa. Óbviamente que os posicionamentos serão trabalhados ao longo do tempo e serão apurados até à exaustão. Smile

Concordo que a copa/massa verde tem de descer um pouco, mas também não pode descer demasiado é algo que tem de se achar o ponto certo (no meu virtual também não está certo) acho que é algo entre o meu e o do Mário, porque se exageramos evidencia ainda mais a falta da conicidade desta árvore que é um dos defeitos. Pessoalmente gosto de ver a massa verde descair para a esquerda, mas essa opção é porque conheço a árvore ao vivo e tem um ligeiro balanço para a direita... Smile

Todas as criticas são bem vindas, obrigado por gastarem do vosso tempo a comentar este projecto, Very Happy

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Re: Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  Convidad Qua Jan 06, 2010 3:44 pm

A abertura maior do shari é uma questão de gosto pessoal - acho que as 2 situações são válidas.
Mas no que diz respeito à colocação da massa verde, para mim, esta sugestão é a que mais se enquadra na minha visão para a planta.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Re: Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  Mario Eusebio Qui Jan 07, 2010 2:24 am

Viva!

Pois....mas é preciso ver que o tronco da árvore é totalmene diferente, nebari com outro posicionamento, largura acima do nebari diferente e algum movimento, enquanto a do David é mais cónica logo a massa verde terá que ser mais ampla para compensar o peso visual do Tronco!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Re: Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  Convidad Qui Jan 07, 2010 4:45 am

Não vejo tantas diferenças assim Mário. A massa verde terá que ser volumosa logo esconderá quase metade do tronco. O importante David, é terminar o trabalho de detalhe no ápice e apostar num bom cultivo para aumentar largura das ramas principais e ir pensando na ramificação e densificação secundária e terciária. O trabalho da madeira junto ao nebari tem mais tempo [não interfere com a massa verde] e pode ser feito aos poucos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty ...

Mensagem  David Carvalho Ter Abr 13, 2010 4:29 pm

Olea "Tormento" Sylvestris Olea-01-2010
Olea "Tormento" Sylvestris Olea-02-2010
Olea "Tormento" Sylvestris Olea-03-2010
Olea "Tormento" Sylvestris Olea-04-2010

Esta Olea Sylvestris chegou às minhas mãos o ano passado, desde então tenho a deixado crescer livremente, o crescimento foi bastante acentuado, a árvore está bastante saudável e vigorosa. Deixei diversos ramos de sacrifício de forma a engrossar alguns ramos importantes, para lhes dar credibilidade em relação às dimensões do tronco principal.

A verdade é que ao longo do tempo esta árvore foi ficando para segundo plano devido a outros trabalhos no viveiro e alguns ramos engrossaram demais sem terem qualquer movimento, durante esta semana pensei bastante sobre o projecto e chegado o fim-de-semana comecei a trabalhar na árvore pela manhã.

Limpei todo o tronco, seleccionei alguns ramos, podei de forma acentuada algumas zonas mais fortes de forma a balançar a energia, aramei tudo e realizei a primeira modelação tendo como principal objectivo dar bastante movimento a todos os ramos. Passado cerca de 6 horas de trabalho o resultado foi este. (Tenho pena que quando tirei a fotografia devido ao transporte da árvore para o viveiro, alguns ramos não tenham ficado no sitio certo, mas isso já foi corrigido).
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Re: Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  Mario Eusebio Qua Abr 14, 2010 7:59 am

Viva David!

Está no bom caminho, vejo que recuperou muito vigor desde que foi para as tuas mãos, sinal que estás a fazer um bom cultivo Wink!

Em relação ao desenho penso que já tens perfeitamente claro qual a direcção que vais seguir! Vais mostrando as evoluções e trabalhos realizados!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Re: Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  Henrique Leite Qua Abr 14, 2010 9:23 am

Ola David.

Sem duvida uma base de trabalho com um grande potencial!!!! e ja no bom caminho ja que se nota pelo ultimo trabalho que fizeste, optaste por uma massa verde mas ampla e compacta o que vai ficar muito bem ja que tens um nebari imponente e com afunilamente acentuado no tronco.

Continuação de bom trabalho e espero continuar a poder ver a evolução deste belo material.
Grande Abraço

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Olea

Mensagem  David Carvalho Qua Abr 14, 2010 9:50 am

Olá Mário e Henrique,

Obrigado pelas vossas simpáticas palavras é com muito apreço que as recebo. Esta foi oficialmente a minha primeira modelação totalmente sozinho e sem qualquer assistência ou supervisão, fiquei "contente" com o resultado embora tenha um longo percurso pela frente tanto na minha aprendigazem como no trabalho desta Olea, embora acredite que o percurso desta Olea será certamente mais curto Wink ou assim espero.

Mais uma vez Obrigado e certamente irei colocando a evolução desta peça Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Re: Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  Bruno António Qua Abr 14, 2010 11:45 am

Oi David,

Excelente evolução e trabalho realizado, parabéns!
Uma olea que, sem duvida, vai dar que falar daqui a uns [curtos] anitos... Smile

Ab. Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Re: Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  Leonel Martins Qua Abr 14, 2010 2:33 pm

As olives são sem dúvida das espécies mais generosas a nível de resposta ao cultivo, ainda mais quando as
tratámos bem e a tua é uma bom exemplo disso. Boa evolução !
Pena as fotos que meteste estarem num tamanho reduzido e 1 pco afastadas, pelo menos eu não consigo ver muito bem a estrutura que definiste.
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Re: Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  rafael baptista Sáb Abr 17, 2010 9:30 am

boas david

bem já estou a ver um futuro muito bom, a base é sem duvida excelente e ao vivo é ainda melhor, e o desenvolvimento da massa verde foi bem grande, espero ver esse projecto a evoluir, parabéns pelo trabalho que fizeste…

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Olea "Tormento"

Mensagem  David Carvalho Dom Jun 26, 2011 2:15 pm

Olá a todos,

Fica aqui uma actualização desta Olea. Neste percurso de 2 anos já se inclui trabalho de madeira morta e 1 transplante, estou agora a trabalhar a ramificação preparando a árvore para ser novamente modelada no início do próximo Outono. Se tudo correr bem será envasada no vaso final lá para Fevereiro 2012.

Olea "Tormento" Sylvestris Olea-tormento-2009
Árvore quando a adquiri ao Ivo Santos em 2009

Olea "Tormento" Sylvestris Olea-tormento-2011
Olea Junho 2011

"Adoro ver fotografias de trabalhos “antes e depois” este não é certamente o caso, pois esta árvore ainda se encontra muito longe de estar finalizada, poderemos chamar um “antes e agora”.

Esta Olea está comigo desde 2009 a primeira fotografia é de quando a adquiri ao Ivo Santos, a segunda fotografia foi tirada hoje, não existiu nenhum motivo especial para o fazer, apenas quis registar o estado actual desta árvore, pois a mesma será modelada mais uma vez no Outono e ai acredito sim que a diferença será acentuada e voltarei a registar."

Mais info:
http://itoigawa.wordpress.com/2011/06/19/olea-tormento/

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Re: Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  Rui Fernandes Dom Jun 26, 2011 3:18 pm

Olá David.

Muita coisa mudou em dois anos... o trabalho realizado na madeira morta favoreceu muito a árvore! A massa verde também cresceu imenso!

Se seguires a mesma linha dos virtuais aqui apresentados acho que terás aí uma bela peça de pura arte...

Vai-nos mantendo actualizados.

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty O Tormento

Mensagem  David Carvalho Seg Ago 15, 2011 3:25 pm

Olá a todos,

Olea "Tormento" Sylvestris Oleasylvestris2011
Agosto 2011

Esta Olea Sylvestris continua o seu percurso, durante o mês de Agosto sofreu uma poda bastante severa, onde fiz uma nova selecção de ramos e coloquei diversos tensores para mover alguns ramos para zonas que necessitava, também utilizei tensores para rebaixar alguns ramos mais velhos de forma a ir compactando a árvore. Deixo aqui apenas uma fotografia da evolução do projecto como forma de partilha, pois pouco ou nada é ainda final nesta árvore que tem ainda um longo caminho a percorrer.

Estou à espera de um vaso do John Pitt feito à medida para esta árvore, pois devido ao nebari radial mas um pouco irregular só mesmo encomendando é que consegui um vaso redondo de 43cm com as caracteristicas que queria para este projecto, devo receber o vaso em Outubro e espero nessa altura tanto partilhar o vaso convosco como a modelação que esta árvore irá "sofrer" durante o Outono.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Re: Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  Leonel Martins Ter Ago 16, 2011 1:29 pm

Boa Evo David!
Ao vivo deverá ser bem melhor de certeza, um bom peso pesado Very Happy !
Uma curiosidade, tens alguns ramos na parte traseira da árvore?
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Tormento

Mensagem  David Carvalho Ter Ago 16, 2011 2:42 pm

Olá Leonel,

Obrigado pelo teu comentário Smile Quanto à tua questão, sim tenho diversos ramos na parte traseira da árvore... Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea "Tormento" Sylvestris Empty Re: Olea "Tormento" Sylvestris

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos