Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Juniperus Sabina

3 participantes

Ir para baixo

Juniperus Sabina Empty Juniperus Sabina

Mensagem  David Carvalho Seg Nov 09, 2009 4:21 pm

Olá a todos,

Juniperus Sabina Sabina-albertoalbeato

Juniperus Sabina Sabina-virtual-final

Juniperus Sabina Sabina-virtual-final-03

Aqui está um projecto que me apaixonei, devido a certas caracteristicas únicas desta árvore e que me fizeram lançar neste projecto. Uma árvore com um movimento bastante acentuado, que conta com um shari que a meio desta "dança" se transforma num leque, algo típico nesta espécie mas que me fascina vezes sem conta. É um projecto que tem neste momento cerca de 1 ano e meio num vaso, ou seja só lá para Junho de 2010 lhe irei pegar, mas isso não invalidou que tivesse desenhado os virtuais. Conto com duas opções bastante válidas, uma aconselhada pelo ex dono da Árvore o Alberto Albeato e a outra opção surgiu de uma discussão muito positiva com o simpático Rui Ferreira que perdeu algumas horas comigo a debater diversas questões, a decisão final será tomada mais próximo de Junho 2010, até lá vou olhar para ela e sonhar...

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus Sabina Empty Re: Juniperus Sabina

Mensagem  Rui Fernandes Ter Nov 10, 2009 5:34 am

Olá David.

É de facto uma árvore cheia de potencial. Mas é impressão minha ou falta-lhe um pouco de vigor?
Tens a árvore há muito tempo contigo? Tem respondido bem?

Em relação ao caminho que pretendes seguir, a minha opinião vale o que vale, mas prefiro a opção do 2º virtual. Não te sei dizer bem porquê. Talvez o espaço vazio à direita do 1º virtual seja exagerado...

O que pensas sobre isto? O que te levaria a escolher entre um e outro?

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus Sabina Empty Sabina e suas opções...

Mensagem  David Carvalho Ter Nov 10, 2009 5:48 am

Olá Rui,

A árvore tem "apenas" 1 ano e uns mesitos em vaso, embora já tenha "brotado" duas vezes ainda está em fase de recuperação, acredito que quando bater a próxima Primavera já demonstrará outro vigor e lá para Junho 2010 estará pronta para receber a primeira estilização.

Quanto ás opções pessoalmente e até ao momento estou mais virado para a primeira opção, embora todos os factos e argumentos apresentados para a segunda opção sejam extremamente válidos e possívelmente até mais correctos tendo em conta diversas regras estéticas relacionadas com a arte do bonsai, mas como em tudo o nosso gosto pessoal também acaba por entrar ao barulho.

Ao olhar para a primeira opção com alguns ajustes é claro, sinto que a árvore funciona mais como um todo e não torna a leitura tão óbvia é um facto, mas as próprias curvas parece que puxam a que a massa verde esteja do lado esquerdo e a própria madeira morta fica envolvida pela massa verde, tornando-a num "todo", onde os diversos atributos da árvore estão misturados mas não desorganizados. Sinto que fica com alguma harmonia...

Na segunda opção embora também me agrade , a leitura da árvore parece-me ficar bastante mais óbvia onde forçamos os seus atributos a serem dados de "borla" a quem a visualiza, parece-me que é demasiado "gratuito" mostrar a melhor parte da árvore "núa" a madeira morta e a árvore não me parece funcionar num todo, fico com a ideia que ficam diversos atributos a funcionar em separado. Não sei porque mas sinto que a árvore fica "invertida", parece que a viraram ao contrário na segunda opção...

De ter em atenção que nos virtuais a massa verde aparece extremamente densa, como é óbvio na realidade não será assim. Nada está decido, tenho até Junho 2010 para pensar no assunto, quem sabe se acabo por seguir um terceiro caminho que ainda não desenhei, acredito que neste caso é uma questão de dar tempo ao tempo...

Obrigado pelo teu comentário Smile

Abraço,


Última edição por David Carvalho em Ter Nov 10, 2009 5:54 am, editado 2 vez(es)
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus Sabina Empty Re: Juniperus Sabina

Mensagem  Rui Fernandes Ter Nov 10, 2009 5:52 am

Sim David.

Percebo perfeitamente a tua intenção e olhando de novo para os dois virtuais fico na dúvida novamente.

Espero que entretanto chegues a uma conclusão e nos mostres mais tarde o resultado das operações.

Bom trabalho!
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus Sabina Empty Re: Juniperus Sabina

Mensagem  Mario Eusebio Ter Nov 10, 2009 8:13 am

Viva David!

Já falamos muito sobre esta tua sabina e sabes que gosto muito dela e da espécie em geral!

Eu acho que não terás problemas com a recuperação pois a espécie é muito vigorosa e recupera muito bem.

Quanto á estéctica eu ia mais pelo virtual 2, no entanto mesmo esse não me agrada totalmente, pois acho que não "espreme" todo o potencial da árvore.

O virtual 1 para mim está totalmente fora de hipotese, eu tenho alguma aversão a modelações contra-natura, quero dizer que, além da componente estéctica que é sem dúvida muito importante, devemos ter em linha de conta a natureza e a história que a árvore nos conta no que á natureza diz respeito. Sendo assim não gosto de ver madeira morta e massa verde colocadas uma por cima da outra, a madeira morta é feita pela intervenção dos "agentes" naturais, que de alguma forma "agrediram" aquela zona da árvore, ora, não faz muito sentido colocar depois a massa verde toda por cima dessa zona. Se colocarmos pequenas porções de massa verde, não vejo problema, agora direccionarmos toda para cima da madeira morta não acho que seja o padrão de crescimento da árvore. Desenhar um virtual, não é a mesma coisa que pegar na árvore e estudar as possibilidades, nem o próprio design estéctico pode ser encarado isolado.

Além disso acho que estás a limitar muito o futuro da árvore, cingindo-te apenas a estes dois virtuais. Está a partir como base apenas de uma foto, de um único lado e duma única inclinação. Estou plenamente consciente que essa árvore será muito melhor se jogares com os factores que enúmero, escolher outra inclinação, rodar um pouco a árvore e verás que podes chegar a um posicionamento do tronco que benificie muito mais o conjunto! A massa verde depois levas ao sitio, com a estrutura que tens não será dificil. Mas esse ângulo de saida do solo a meu ver prejudica muito o impacto geral da árvore.

Quando tiveres essa possibilidade, arranja umas cunhas, e faz vários ensaios de fotos com diferentes inclinações, quer para um lado quer para o outro, roda várias vezes até encontrares qual a melhor imagem e verás que a luz se fará!

Queria te dar os parabéns pela aquisição, pois é material bom!

Cmpts,

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus Sabina Empty Sabina...

Mensagem  David Carvalho Qui Nov 12, 2009 6:27 am

Olá Mário,

Compreendo as tuas questões, concordo com algumas, discordo com outras. Em Sabinas e Juniperos muitas vezes vemos exemplos totalmente retorcidos onde a massa verde está por cima de zonas com madeira morta, isso não é totalmente contra natura, se imaginarmos uma história o espaço temporal pode variar se for muito grande pode fazer com que parte da árvore recupere preenchendo zonas que já sofreram acidentes no passado...ou isto é totalmente errado ? No trabalho do Mário Komsta é algo que vês bastante...ou pelo menos eu assim o entendo...porfavor corrige-me se tiver errado, pois sou apenas um eterno aprendiz nesta arte.

Acho que também é preciso ter noção que aquela massa verde é demasiado densa no virtual e na realidade nunca ficará tão densa assim...aquilo é meramente exemplificativo Smile

Agora concordo totalmente com a tua opinião que esta árvore não se ficará apenas por aqueles dois virtuais Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus Sabina Empty Sabina

Mensagem  David Carvalho Dom Nov 29, 2009 3:18 pm

Juniperus Sabina Jun-sab-01

Juniperus Sabina Jun-sab-02

Juniperus Sabina Jun-sab-03

Juniperus Sabina Jun-sab-04

Olá a todos,

Algumas fotos actualizadas da árvore.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus Sabina Empty Re: Juniperus Sabina

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos