Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acer Palmatum

4 participantes

Ir para baixo

Acer Palmatum Empty Acer Palmatum

Mensagem  Gabriel Abreu Seg maio 10, 2010 3:36 pm

Olá a todos!

Antes de mais os meus parabéns pelo Fórum! Espero vir a aprender muito com a experiência que todos demonstram!  Very Happy   Apesar da paixão por esta arte já há alguns anos, apenas o ano passado comecei a investir tempo a aprender e a adquirir algumas árvores (quer em viveiro quer por yamadori).

Esta árvore foi adquirida em viveiro no final de 2009 e entretanto já passou por algumas mudanças..  Rolling Eyes o que me atraiu nela foi o tronco que apesar de ser recto, já possuía uma boa espessura.

Abaixo quando foi adquirida em Dezembro


Desde que foi feito em inicio de Abril, a árvore tem ramos ainda em crescimento e espero que já se tenham começado a desenvolver raízes.. vou esperar até fim de Junho para verificar.. Entretanto, logo abaixo do enxerto está a brotar um rebento, sinal que a árvore quer dar continuidade ao seu crescimento!  Very Happy

Aguardo as vossas criticas..  Wink
Abraço


Última edição por Gabriel Abreu em Ter Mar 25, 2014 4:02 am, editado 1 vez(es)
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum Empty Re: Acer Palmatum

Mensagem  Mario Eusebio Ter maio 11, 2010 2:54 am

Viva Gabriel!

Antes de mais Bem vindo ao Literati!Espero que a tua paixão vá crescendo e que possamos todos evoluir com a partilha das tuas experiências.

Em relação a este teu projecto, é de salientar o discernimento que tiveste ao optar logo pelo alporque, ao invés de tentares fazer logo a árvore com o enxerto Smile!

Eu pessoalmente gosto muito de ácers, por isso quando comecei acabei por comprar 2 deste genéro, levado pelo entusiasmo, infelizmente nenhum deles está hoje a ser orientado como bonsai! Motivo, o cultivar não é de todo, o mais indicado para bonsai.Pelo que me parece o teu também é um Atroporpureum?! Confirmas?

É um cultivar muito bonito, mas que infelizmente reage muito mal a grande parte das técnicas de bonsai, além de que o seu vigor não é o melhor. A defoliação não resulta, os entrenós são muito longos, as folhas queimam com muita facilidade e é frequente fazer retrocesso, perdendo ramos muito facilmente.

Em relação ao teu alporque, só tenho que dizer que fizeste tudo correcto e de forma muito metódica, agora é esperar que surjam as raízes e se tudo correr bem ainda este ano o poderás cortar.

Como futuro para a árvore acima, se for de outro cultivar ou se estiveres mesmo a dedicar a tentar construir a árvore, acho que deverás te preocupar com a conicidade do tronco e com a forma de a melhorar. A meu ver deverás cortar o tronco a 45º pelo ramo mais grosso e que saia mais orientado para cima, que julgo seja o da direita, selas com pasta cicatrizante e ficarás com esse ramo como futura continuação do tronco.

Vai mostrando evoluções,

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum Empty Re: Acer Palmatum

Mensagem  Gabriel Abreu Ter maio 11, 2010 10:27 am

Olá Mário! Antes de mais obrigado por deixares a tua opinião.

Antes de optar pelo aporque ainda ponderei criar uns ramos mais abaixo pois um dos defeitos da árvore é também os 1ºs ramos estarem muitos acima no tronco mas iria notar-se sempre o enxerto.

Também eu gosto muito de acers e tenho neste momento 3 a contar com este..dois são palmatum atroporpureum como referiste e um é a variedade orange dream - na qual estou também a fazer dois alporques. Esta última parece-me mais indicada para bonsai até pela folhagem e tamanho de entre nós.. De qualquer das formas não vou desistir para já e vou tentar fazer algo dos atroporpureum..chama-me optimista! Very Happy Very Happy

Quanto à árvore onde foi feito o enxerto, ainda não sei qual será a variedade..o ramo que começou a brotar é ainda bastante pequeno..não sei se é possível mas até pode ser um acer tridente..ou não.. Laughing

Quanto ao ramo da direita, segue para trás da árvore apesar da fotografia iludir o contrário mas tinha em mente o que descreveste..usar o ramo mais vertical para dar continuidade..logo se verá.

Vou colocando os novos desenvolvimentos à medida que surjam!

Abraço
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum Empty Re: Acer Palmatum

Mensagem  Gabriel Abreu Ter maio 11, 2010 2:47 pm

Mario Eusebio escreveu:
Como futuro para a árvore acima, se for de outro cultivar ou se estiveres mesmo a dedicar a tentar construir a árvore, acho que deverás te preocupar com a conicidade do tronco e com a forma de a melhorar. A meu ver deverás cortar o tronco a 45º pelo ramo mais grosso e que saia mais orientado para cima, que julgo seja o da direita, selas com pasta cicatrizante e ficarás com esse ramo como futura continuação do tronco.

Ao ler a sugestão acima, parti do principio que te estarias a referir aos ramos superiores mas ao ler mais atentamente apercebi-me que falas do 1º ramo do lado direito.. Idea ...é uma boa ideia! obrigado Very Happy
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum Empty Re: Acer Palmatum

Mensagem  Gabriel Abreu Ter Jun 08, 2010 12:36 pm

Boas!

Segue a actualização.

Ao fim de dois meses após a realização do alporque, fui verificar se já havia algum indicio de raízes.. "0!!"  Rolling Eyes  mas não há azar pois tal como o Mário já me tinha alertado, esta variedade do acer palmatum (atropurpureum) não é indicada para o bonsais (nem sequer deve ser podada..  Sad ) -  contra factos não há argumentos..  Wink

Felizmente, surgiu um rebento da árvore original que ganhou uma força incrível.. entretanto já estão a surgir mais dois rebentos no tronco principal..  Very Happy a variedade desconheço.. ainda pensei que fosse tridente pelas primeiras folhas mas trata-se de um palmatum..

abraço


Última edição por Gabriel Abreu em Ter Mar 25, 2014 4:02 am, editado 1 vez(es)
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum Empty Re: Acer Palmatum

Mensagem  Mario Eusebio Sex Jun 11, 2010 3:45 am

Viva!

Ficaste com a experiência ao fazer o alporque e ficaste com a árvore que se tudo correr bem irá ter melhor futuro do que a que tinhas acima do alporque!

Dá-lhe adubo Wink!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum Empty Re: Acer Palmatum

Mensagem  Gabriel Abreu Sex Jun 11, 2010 3:57 pm

Boas!

Sim, apesar de não ter resultado totalmente fica mais uma experiência.. Razz
Há pouco tempo fiz dois alporques no acer palmatum variedade orange dream (variedade bem mais grata) e ao fim de um mês e uma semana já tinham ambos criado raizes.. Very Happy

Relativamente ao acer deste tópico, é só adubo e muita chuvinha!! Laughing

abraço
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum Empty Re: Acer Palmatum

Mensagem  Alejandro Rodrigues Seg Jun 14, 2010 12:51 am

Boas,

Também eu recentemente fiz um alporque numa ficus benjamina, ao fim de 5 semanas as folhas começaram a franzir e decidi inspeccionar o alporque a ver se tinha raízes, infelizmente o tronco já estava podre!!
Tal como tu fiquei com a base que continuarei a trabalhar!!
São coisas que acontecem, mas temos que continuar a tentar!
Boa sorte para o teu ácer!!
Abraços Wink

Alejandro Rodrigues

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum Empty Re: Acer Palmatum

Mensagem  Francisco Lopes Ter Jun 15, 2010 7:03 pm

Olá a todosl!

Em finais de Março tambem fiz o meu primeiro alporque, num acer negundo, e apesar de usar uma tecnica rudimentar (saco plastico em volta do tronco e apenas com turfa normal), este correu muito bem, com raizes bem formadas em toda a volta do tronco, separei e envasei num vaso grande para engorda, e na mesma altura fiz uma poda em ambas as arvores e o que me aconteceu foi que certos ramos simplesmente começaram a secar e a morrer em direção ao tronco,acabei por ter que cortar muito atrás numa zona ainda viva, inclusivé o tronco da planta mãe, mas depois desta operação houve uma recuperação das dua arvores e neste momento estão bem e a evoluir.

Falo aqui nisto porque, depois do que aqui li fiquei com a impressão que o acer negundo não é uma especie muito indicada para o cultivo de bonsai, ou pelo menos talvez necessite de tecnicas especificas, alguem me pode elucidar acerca deta duvida?!

Obrigado

Abraço

Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum Empty Re: Acer Palmatum

Mensagem  Gabriel Abreu Qui Set 16, 2010 2:51 pm

Boas!

Fica a actualização..
A minha única preocupação após a redução do tronco foi apenas garantir o desenvolvimento dos ramos principais..no próximo ano irá sofrer uma poda mais forte de forma a reduzir os entre-nós bem como criar uma estrutura mais harmoniosa..  Very Happy



Última edição por Gabriel Abreu em Ter Mar 25, 2014 4:03 am, editado 1 vez(es)
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum Empty Re: Acer Palmatum

Mensagem  Mario Eusebio Sex Set 17, 2010 3:32 am

Viva Gabriel!

Boa evolução!

Para já não faças mais nada.Antes da Primavera, a meu ver, tens que cortar um daqueles ramos que fazem V no tronco, para evitar que ele comece a fazer conicidade inversa. Podes também pensar em aramar ligeiramente para começar a orientar a estrutura básica.


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum Empty Re: Acer Palmatum

Mensagem  Gabriel Abreu Seg Fev 04, 2013 11:36 am

Sem continuidade - árvore morreu.
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Acer Palmatum Empty Re: Acer Palmatum

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos