Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tridente Shohin - sumo

+5
Gabriel Abreu
David Carvalho
Mario Eusebio
Rui Fernandes
Pedro G C Almeida
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Nov 11, 2009 2:51 pm

Olá Pessoal,

Este é um tridente shohin que está comigo há pouco mais de um ano. Foi importado do Japão através da Windybank Bonsai em Surrey, perto de Londres. Este era o aspecto da árvore pouco depois de ter chegado à Madeira:

Tridente Shohin - sumo IMG_1152

Quando o recebi decidi logo que tinha que melhorar o nebari. Não se vê bem na foto, mas não é muito radial. Transplatei-o para um vaso maior, muito raso e comprido, e enxertei uma estaca na traseira com vista a tornar o nebari mais radial. O enxerto não pegou devido a uma reacção de toxicidade ao Provado da Bayer, que matou a estaca. O ácer sofreu um pouco com isso e o desenvolvimento atrasou-se.

Decidi também deixar ramos de sacrifício nos três ramos mais baixos. Em cada um destes ramos deixei 3, um perto do tronco, outro a meio e um perto da extremidade. O objectivo foi engrossar os ramos de forma a que ficassem mais consistentes com a dimensão do tronco e ao mesmo tempo ganhar conicidade. Os ramos que mais engrossaram foi o da esquerda e o traseiro - os ramos de sacrifício foram todos removidos. O ramo da direita foi o que mais sofreu com a toxicidade e o seu desenvolvimento atrasou-se bastante - os ramos de sacrifício continuam lá.

Felizmente a massa radicular estava muito saudável e pude transplantar recentemente para o vaso novo, que será provavelmente o definitivo. Tive a sorte de conseguir um vaso de Gordon Duffet que é dos muito poucos feitos por ele que apresentam um rebordo voltado para dentro. Acho que se conjuga muito bem com a árvore. Actualmente o aspecto é este:

Tridente Shohin - sumo IMG_3782

A árvore não está ao seu melhor nível, a reacção de toxicidade passou apenas no início de Outubro. Entretanto decidi que vou deixar o nebari como está, posso viver com isso e com o passar do tempo ele vai-se tornar um pouco mais radial. O futuro é continuar mais ou menos na mesma linha. Planeio baixar bastante o ramo da direita, só estou à espera que as folhas caiam. A maior dúvida que tenho é se devo enxertar dois ramos novos: um à direita mais abaixo e outro à esquerda mais acima. A verdade é que estes dois ramos não me transmitem a habitual sensação de quebra no movimento - por um lado até acho que ficam bem assim pois transmitem uma imagem de estabilidade que é coerente com o movimento tronco, tachiagari e nebari. Por outro, é contra todas as regras e aquilo que me ensinaram... será que esta é uma daquelas excepções?

Gostava de saber as vossas opiniões acerca das opções tomadas e do rumo que estou a dar ao projecto. Ah, e já agora também acerca do vaso: resulta? Obrigado a todos pelo vosso tempo.

Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Rui Fernandes Qua Nov 11, 2009 3:11 pm

Olá Pedro.

Esta é uma árvore que conheço relativamente bem. Apesar de saberes a minha opinião decidi escrevê-la aqui novamente.

Tenho pena que a estaca não tenha aguentado mas penso que não há necessidade de fazeres o enxerto. A árvore está bem assim e o tempo que irias ter de esperar para corrigires o que querias iria ser imenso e corrias o risco de não ficar credível.

No que toca à ramificação aí sim penso que a árvore merece um trabalho mais rigoroso. Olhando para a foto penso que a árvore ganharia com o desnível de um dois ramos laterais tirando a noção da cruz. Qual? Não tenho a certeza mas provavelmente optaria por descer o da direita. Uma vez que o topo está ligeiramente descaído para a direita penso que a árvore ganharia com esta pequena ilusão no movimento.

Ah! Permite-me discordar da imagem de estabilidade que referiste. Eu vejo um ligeiro movimento à direita pois o ápice não está centrado com a base. É um aspecto que podes explorar perfeitamente dando-lhe um ligeiro movimento.

Depois, com o tempo, continuaria com o trabalho que já estás a fazer de engrossamento dos ramos mais baixos e começar com a ramificação secundária e terciária.

Mas a árvore está em muito boas mãos e eu fico contente por poder vê-la com regularidade ao vivo. É uma peça muito muito boa!

Abraço,
Rui Fernandes
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Mario Eusebio Qui Nov 12, 2009 4:26 am

Viva Pedro!

Eu gosto muito desta árvore! Tem uma conicidade brutal e a meu ver a estrutura de ramos primária está bem feita.

A questão dos ramos de baixo estarem em cruz, acho que não seja assim um defeito tão grande ou até mesmo que não seja um defeito, é fácil percorrer várias fotos de expos de Shohin e encontrar dezenas de tridentes com o mesmo tipo de "defeito".

Em árvores a esta escala, julgo que esta questão dos ramos não se põe, interessa sobretudo a ramificação secundária e por aí fora, do que própriamente o facto de ter 2 ramos ao mesmo nível, que acho que com algum trabalho de orientação e posicionamento crias a ilusão de pequeno desnivel, até mesmo com a ramificação terciária.

Pelo que te disse acima, eu não enxertaria mais ramos nenhuns, apenas desenvolveria muito a ramificação nos já existentes, últimamente tenho reparado numa coisa, sobretudo na observação de árvores premiadas em boas expos, as melhores árvores tem uma estrutura primária mais esparça, mas por sua vez esse ramos são ramificados até ao máximo detalhe possivel! Uma ramificação terciária de promenor resulta muito melhor do que ter vários ramos primários a encher todo o tronco da árvore. Esta é a minha forma de ver Smile!

O nebari não está mal Wink!

Deixo-te aqui uma imagem de um tridente premiado, penso na última Kokufu, onde o promenor da ramificação exaustiva de que falo é bem evidente.

Tridente Shohin - sumo 44_Buerger-Shohin

Cmpts,

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Sumo

Mensagem  David Carvalho Qui Nov 12, 2009 6:36 am

Olá Pedro,

Primeiro de tudo tenho de te agradecer, pois a seu tempo tens ajudado na minha educação como bonsaista e segundo é devido a ti que hoje em dia gosto de Shonins e Acers.

Este teu Acer a seu tempo terá um futuro brilhante à sua frente, esta é possivelmente a tua árvore que gosto mais, óbviamente falta dar corpo aos ramos principais e posteriormente desenvolver os restantes niveis de ramagem, mas a base de trabalho que tens é espectacular.

A "cruz" que referes não a vejo como um defeito e tenho de sem dúvida alguma concordar com o Mário. Quanto à árvore que o Mário postou da Kokufu, acho que não merece comentários... Shocked

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Nov 13, 2009 3:43 am

Olá Pessoal.

Obrigado a todos pelos comentários a esta árvore.

Rui:

Olhando para a foto penso que a árvore ganharia com o desnível de um dois ramos laterais tirando a noção da cruz. Qual? Não tenho a certeza mas provavelmente optaria por descer o da direita. Uma vez que o topo está ligeiramente descaído para a direita penso que a árvore ganharia com esta pequena ilusão no movimento.
O meu dilema é este: se eu enxertar um ramo à direita, mesmo que seja logo abaixo do actual, haverá o risco de o efeito "Monte Fuji" do nebari se perder, especialmente se pensarmos que o ramo terá de engrossar. Se por um lado a colocação do ramo poderá ser mais adequada, pelo outro posso interferir negativamente com o principal ponto forte da árvore que é o nebari. No entanto, julgo poder optar por uma solução "intermédia". Essa solução seria baixar o ramo da direita, de maneira a que dê a ilusão de um desnível em relação ao da esquerda. Como dizes e bem, o ligeiro movimento para a direita pode ser enfatizado prolongado o ramo da direita até um pouco para fora da borda do vaso, trazendo-o mais para o observador e deixando que engrosse até um diâmetro de uns 4/3 ou mesmo 3/2 do diâmetro do ramo da esquerda. O ramo da direita será então o sashi-eda.

Mário:

Estou de acordo contigo, nesta escala não nos devemos preocupar muito com ramos em cruz. No entanto, confesso que estes dois ramos me incomodam um pouco e geram algumas dúvidas. Focaste um ponto fundamental: o de desviar a atenção do observador para outro ponto forte, por exemplo a ramificação exaustiva. Na árvore que mostraste quase nem se vêem as batatas que crescem no tronco principal, e mesmo que as vejamos pensamos qualquer coisa como "ah, mas isso não interessa!" O bonsai é isto mesmo, iludir o observador. No meu tridente planeio refinar a ramificação de uma forma semelhante à do tridente que mostraste. Vamos ver se sou capaz de o fazer...

David, obrigado pelos teus comentários.

Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Rui Fernandes Sex Nov 13, 2009 6:20 am

Olá Pedro.

A solução que falas é uma das possíveis e se calhar a mais fácil. Quando me apresentaste a árvore pela primeira vez falou-se logo na situação dos ramos em cruz. Na altura não me fazia tanta confusão como hoje. Ao olhar para a árvore acho que merece que algo seja feito a esse nível.

Claro que o desenvolvimento da ramificação terceária ao nível do exemplo que o Mário postou ajuda bastante mas mesmo neste exemplo se nota que os ramos estão ao mesmo nível mas não saem ao mesmo nível do tronco. Não se trata aqui de te influenciar a agir de acordo com o que digo. Apenas expresso a minha opinião que pode ser mais ou menos válida de acordo com os cânones tradicionais.

Certamente que irás escolher o melhor caminho e eu cá estarei para assitir Wink
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Pedro G C Almeida Sáb Abr 03, 2010 10:35 am

Olá Pessoal,

Fica uma actualização do estado desta planta. Está a crescer com grande vigor.

Tridente Shohin - sumo 6799e9d9

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Jun 16, 2010 4:49 am

Olá Pessoal,

Apenas para deixar uma actualização a este projecto. O desenvolvimento tem sido muito rápido porque a árvore está muito vigorosa. Já defoliei parcialmente 3 vezes este ano e sempre que reduzo os rebentos novos até ao primeiro par corto também as folhas. Em cerca de 5 dias tenho novos rebentos e repito o processo... este ano já podei pelo menos 8 vezes. Estou ansioso pelo inverno para ver o resultado do trabalho. As folhas maiores têm cerca de 1cm de comprimento.

Tridente Shohin - sumo C6ed112d

Ainda tenho um ramo de sacrifício a crescer no ramo mais baixo da direita. Esse ramo deverá ser cortado em breve, não quero que o ramo da direita fique tão grosso como o da esquerda para desviar a atenção do facto de serem ramos em cruz.

Todos os comentários são bem-vindos. Obrigado pela leitura. Smile

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Gabriel Abreu Qua Jun 16, 2010 3:13 pm

Muito bonita a tua árvore e parabéns pela reportagem! Very Happy
É impressionante o vigor dos tridentes! Infelizmente ainda não encontrei nenhum à venda nos viveiros da zona Rolling Eyes

Abraço
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Mario Eusebio Qui Jun 17, 2010 2:11 am

Viva!

Pedro, esta árvore está a avançar a passos largos para ser um dos melhores shohin de tridente que há por estas "bandas" e não só.....

Incrivel é o tamanho das folhas, como conseguem reduzir de forma significativa e mesmo assim a árvore mantém o vigor, rebentando sempre que podas.

Parabéns,

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Jun 18, 2010 6:24 am

Olá Pessoal,

Gabriel, obrigado pelos comentários.

Mário, obrigado pelas palavras simpáticas.

esta árvore está a avançar a passos largos para ser um dos melhores shohin de tridente que há por estas "bandas" e não só

O meu objectivo é apenas conseguir uma árvore que me agrade e nada mais. Wink

Incrivel é o tamanho das folhas, como conseguem reduzir de forma significativa e mesmo assim a árvore mantém o vigor, rebentando sempre que podas.

A espécie é realmente fantástica. Em termos de vigor, não conheço nada que bata um tridente saudável, nem mesmo as oliveiras. De acordo com a experiência, no meu clima a única espécie que se aproxima deste vigor é o sobreiro, mas ainda assim fica muito atrás...

Por acaso a árvore demonstra um aspecto interessante. As folhas do ramo de sacrifício estão muito grandes, cerca de 5cm de comprimento - no resto da árvore, que foi sujeita à poda (não propriamente o típico metsumi usado nos palmatum) são raras as folhas com mais de 1cm de comprimento.

Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  rafael baptista Sex Jun 18, 2010 6:47 am

boas pedro

parabéns pela peça, um shohin bem poderoso, a folha realmente é muito pequena

gosto também do vaso acho que em termos de tamanho e forma cai que nem uma luva, já a textura e as pequenas "rachas" do esmalte não me entusiasma particularmente, mas acho que é mesmo uma questão pessoal de alguma aversão a esse tipo de textura....

Acho também que o musgo junto ao nebari esconde um bocado o que se passa por ai, hehe...... Colocas o musgo para ter sempre alguma humidade para proteger e estimular mais raízes????


tens depois que colocar uma foto no outono, deverá ser uma bela visão....

parabéns pelo trabalho

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Jun 18, 2010 7:10 am

Olá Rafael,

Obrigado pelos comentários. Smile

gosto também do vaso acho que em termos de tamanho e forma cai que nem uma luva, já a textura e as pequenas "rachas" do esmalte não me entusiasma particularmente, mas acho que é mesmo uma questão pessoal de alguma aversão a esse tipo de textura....

Felizmente há pessoas com gostos diferentes, senão eramos todos do Benfica, como diz o outro Smile
Mas falando a sério, percebo o que queres dizer, embora a questão da textura não me choque nada, pelo contrário. Estou satisfeito com o vaso e com o conjunto, realça muito o tachiagari.

Acho também que o musgo junto ao nebari esconde um bocado o que se passa por ai, hehe...... Colocas o musgo para ter sempre alguma humidade para proteger e estimular mais raízes????

Não esconde grande coisa, o problema deste ácer é que não tem um nebari de jeito. Não se nota muito porque as proporções do tronco desviam a atenção, mas é um facto. O musgo cresceu lá, tenho deixado porque há raizes finas - como dizes, o musgo protege essas raízes e estimula o seu crescimento. No final do verão vou colocar mais algum musgo junto ao tronco, já que nessa altura os tridentes começam a produzir muitas raízes. Acho que essa é a melhor altura para tentar estimular a produção de raízes finas junto ao tronco.

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Rui Fernandes Sex Jun 18, 2010 5:30 pm

Olá Pedro.

Está a ficar muito boa esta árvore!

Com folhagem o pormenor dos ramos em cruz não se nota tanto e é incrível como está a ficar compacta!

Obrigado pela partilha.
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Pedro G C Almeida Qui Dez 09, 2010 2:45 am

Olá Pessoal,

Finalmente começo a ver sinais do outono na minha colecção. Toda esta chuva tem prejudicado as cores dos áceres, muitas folhas verdes começam a estragar-se, ficam castanhas e caem sem chegar a mudar de cor.

Tridente Shohin - sumo Ab3be27c

Estou muito satisfeito com a evolução da árvore neste ano, que sofreu um grande passo atrás. Toda a ramificação do ramo da esquerda foi reconstruída. Para que se tenha melhor noção do desenvolvimento, fica aqui (outra vez) uma foto da árvore no início da primavera:

Tridente Shohin - sumo 6799e9d9

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Mario Eusebio Sex Dez 10, 2010 2:22 am

Viva Pedro!

Esta pequena jóia está cada vez mais apurada Smile! Eu adoro esta árvore, acho que tudo está transformado á escala, inclusivé o tamanho das folhas é incrivelmente pequeno! Parabéns pela bela árvore que tens!

Como sugestão de melhoria, talvez alongar mais um pouco o ramo que estás a reconstruir á esquerda para marca um pouco o movimento para esse lado e criar alguma assimetria!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty ...

Mensagem  David Carvalho Dom Dez 12, 2010 12:20 pm

Olá Pedro,

Vou-me repetir, mas adoro este Acer Shohin, aliás esta é uma das árvores responsáveis que me fez "abrir" a porta a Acers Shohins. Sem dúvida fantástica Smile o tempo corre a seu favor Wink

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Dez 13, 2010 3:24 am

Olá Mário e David,

Obrigado pelos comentários.

Esta árvore é daquelas que ficam melhor com as folhas... Smile Há ainda muitos problemas a corrigir na ramificação, coisas que fui adiando e que deviam ter sido logo atacadas. Às vezes para dar um passo em frente é preciso dar dois atrás.

Daqui a uns dias vou actualizar com fotos sem folhas.

Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Pedro G C Almeida Sáb Dez 18, 2010 7:00 am

Olá Pessoal,

Descobri uma foto antiga, com 2 anos. Foi tirada pouco antes da viagem da árvore para a minha colecção. Dá para ver alguma evolução.

Em 2008:
Tridente Shohin - sumo E71e1b3b
Em 2010:
Tridente Shohin - sumo Ab3be27c

A ver se hoje consigo fotos sem folhas...

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex maio 27, 2011 3:42 am

Olá Pessoal,

Depois de muito tempo ausente por motivos profissionais, estou finalmente de volta. Smile

Fica uma actualização do estado desta árvore:

Tridente Shohin - sumo Th_44f9b8e5
Tridente Shohin - sumo Th_dac81bcb
Tridente Shohin - sumo Th_a58fd958
Tridente Shohin - sumo Th_9bbf648f

As folhas estão grandes (em comparação com a foto do ano passado) por duas razões: uma poda correctiva no Inverno, que resultou numa redução da ramificação em algumas zonas; o facto de estarmos no início da estação de crescimento e as técnicas de redução ainda não terem sido aplicadas.

Estas fotos têm já 2 semanas. Entretanto já podei 3 vezes e fiz 2 defoliações parciais com as duas primeiras podas. As folhas já reduziram um pouco. Smile

Penso que este ano a árvore dará um salto qualitativo no que diz respeito à ramificação.

Comentários e sugestões são, como sempre, bem-vindos. Smile

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Pedro Nascimento Sáb maio 28, 2011 7:20 am

Da minha parte,sem comentários Shocked fico sem palavras Laughing
simplesmente dou-te os parabéns pelo trabalho feito até aqui,obrigado pela partilha Wink
excelente árvore Twisted Evil
1abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Rui Fernandes Sex Jun 03, 2011 12:38 pm

Com folha já apresentou um nível bastante interessante. Sem folha precisa do tal salto qualitativo que só vem com o tempo.

Mais um projecto em que o vaso casa bem com a árvore!

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Mario Eusebio Qua Fev 29, 2012 2:32 pm

Viva!

Pois é, a gente tanto namora uma árvore que ela ainda nos acaba nas mãos Smile!

Agora está pelos ares do continente e espero dar o mesmo seguimento dado até aqui!

Agora está sem folhas e preste a iniciar a época activa!

Vou tentar desenvolver a ramificação terciária, para criar uma estrutura delicada.

Tridente Shohin - sumo IMG_0074

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Rui Marques Qui Mar 01, 2012 2:08 am

Mario Eusebio escreveu:Viva!

Pois é, a gente tanto namora uma árvore que ela ainda nos acaba nas mãos Smile!

Agora está pelos ares do continente e espero dar o mesmo seguimento dado até aqui!

É o chamado intercâmbio bonsaísta !
Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Mario Eusebio Seg Jul 02, 2012 2:44 pm

Viva!

Esta árvore vai evoluindo...Este ano já é a terceira defoliação parcial que sofre! O Vigor é muito bom e dessa forma multiplica facilmente a ramificação secundária!

Tridente Shohin - sumo Bonsai6690-1


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tridente Shohin - sumo Empty Re: Tridente Shohin - sumo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos