Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Zambujeiro 2 de 4

4 participantes

Ir para baixo

Zambujeiro 2 de 4 Empty Zambujeiro 2 de 4

Mensagem  Francisco Lopes Qua Jun 23, 2010 9:04 am

Olá a todos!

Este zambujeiro faz parte daquele grupo de 4 que falei no anterior post, que recolhi junto de uma fabrica demolida.

Está repleto de rebentos, neste momento com mais do que nas fotos, que já têm umas 2 semanas, cresce com muita saude e vigor!

Tem perto de 25 cm altura e terá entre 11 a 13cm de diametro de nebari. apesar de ter uma grande cicatriz acho que fica resolvido com algum trabalho de madeira morta, quem sabe até um tronco oco, pois num dos lados apresenta-se concavo, e como ainda não escolhi sequer a frente, as hipoteses são varias.

Desde já deixo aqui um pedido de ajuda, para o desenvolvimento deste projecto.

Aqui ficam algumas fotos:

Zambujeiro 2 de 4 Imagem0026

Esta é o lado concavo

Zambujeiro 2 de 4 Imagem0029


A grande cicatriz

Zambujeiro 2 de 4 100_4162-1


É um projecto de que gosto muito, e mesmo com pouco conhecimento julgo que tem potencial, aguardo a vossa opinião!!

Abraço

Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro 2 de 4 Empty Re: Zambujeiro 2 de 4

Mensagem  Mario Eusebio Qua Jun 30, 2010 1:17 pm

Viva Francisco!

Tens um tronco interessante para fazer um sumo shohin com alguma qualidade, tens que deixar enraizar bem para depois escolheres os ramos e tratares de cortar o tronco de forma a ficar com conicidade.

Continuação de bom projecto!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro 2 de 4 Empty Re: Zambujeiro 2 de 4

Mensagem  Francisco Lopes Seg Jul 05, 2010 5:04 pm

Boas Mario e obrigado pelo incentivo.
esta arvore tem de facto aguma qualidade, de qualquer modo queria perguntar-te se devo ou não eliminar alguns dos ramos junto ao nebari?
Pergunto isto porque pensei que talvez os rebentos no topo e tem bastantes pequenos rebentos, crescessem com mais vigor.

Abraço

Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro 2 de 4 Empty Re: Zambujeiro 2 de 4

Mensagem  Mario Eusebio Ter Jul 06, 2010 2:12 am

Viva!

Sim, acho que deves eliminar esses rebentos que saiem da base, pois normalmente roubam energia aos outros, da mesma forma podes fazer uma pré-selecção dos futuros ramos. Assim direccionas todo o crescimento para os ramos que restam.


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro 2 de 4 Empty Re: Zambujeiro 2 de 4

Mensagem  Francisco Lopes Ter Ago 17, 2010 7:16 am

Olá a todos.

Deixo umas fotos com a evolução deste Zambujeiro, está completamente recuperado e crescem rebentos por toda a árvore.

Em breve farei uma escolha de ramos, o que revelará melhor a sua estrutura e o futuro do seu design. Continuo indeciso

com qual frente irei escolher. mas gosto muito da parte côncava, tem mais carisma, a casca já revela alguma idade e o

nebari é mais perfeito, para alem de disfarçar melhor a grande cicatriz lateral.

Durante o cultivo tenho podado com alguma regularidade todos o ramos, com excepção para os mais recentes que irei podar quando for da escolha, para alem de remover os rebentos mais baixos.

Zambujeiro 2 de 4 Imagem0080

Zambujeiro 2 de 4 Imagem0084

Zambujeiro 2 de 4 Imagem0081o

Zambujeiro 2 de 4 Imagem0082

Aguardo as vossas opiniões e dicas acerca deste menino.


Abraço.


Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro 2 de 4 Empty Re: Zambujeiro 2 de 4

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Ago 17, 2010 7:59 am

Olá Francisco,

Eu para a frente escolheria provavelmente a terceira foto, mas inclinava a árvore um ou dois graus para a direita. Claro que me falta a terceira dimensão, avaliar árvores apenas através de fotos não é fácil...

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro 2 de 4 Empty Re: Zambujeiro 2 de 4

Mensagem  Pedro Nascimento Ter Ago 17, 2010 2:46 pm

boas Francisco*
eu axo que nesta fese do cultivo devias deixar crescer livremente por um bom tempo,para que os rebentos engrossem com o crescimento,para que fiquem mais proporcionais com o tronco.
e não podar com alguma regularidade como dizes.
ai sim,fazias uma seleção dos ramos e podavas os que querias ao 2º ou 3º par de folhas Wink Idea
mas espera por outras opiniões Smile
abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro 2 de 4 Empty Re: Zambujeiro 2 de 4

Mensagem  Mario Eusebio Qua Ago 18, 2010 1:37 am

Viva!

Acho que a palavras do Pedro Nascimento são pertinentes! Eu faria agora uma selecção de ramos, deixando apenas os da futura estrutura e depois deixava alongar os que ficaram, mas cortaria ainda esta época de crescimento, para estimular uma nova rebentação e essa sim, deixava até á próxima Primavera.

Uma coisa que é essencial para este tipo de operação resultar bem é a adubação muito bem feita e levada ao extremo, tipo XXl Laughing mas cuidado para não ser demais e queimar a planta!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro 2 de 4 Empty Re: Zambujeiro 2 de 4

Mensagem  Francisco Lopes Qua Ago 18, 2010 8:02 am

Olá a todos e desde já obrigado pelas vossas opiniões e dicas.

Para começar a opinião do Pedro Almeida, relacionada com a frente, que para mim é uma questão prioritária, pois tem influencia directa na escolha dos ramos.

A frente que o Pedro escolheu, com o tal desvio para a direita, é uma hipótese não descartada, e resolveria em grande parte o problema da cicatriz e provavelmente até beneficia da disposição actual dos ramos.

A minha primeira escolha era a côncava, pelos motivos que já referi, e esse desvio que acabarei por fazer-lo independentemente da frente que escolher, traria mais equilíbrio ao conjunto, e tinha pensado resolver a questão da cicatriz com trabalho de madeira morta, com o tronco oco.

Bem Pedro, baralhas-te as contas! talvez outras opiniões ajudem à decisão.


Quanto à poda que tenho feito, não será assim tão regular, apenas podei cada ramo 1 vez, assim que atingiram um tamanho razoável, o que a meu ver beneficiou a produção de novos rebentos e a sua posição no tronco e dará aos ramos desde logo uma forma menos recta.

Eu percebo a necessidade de deixar crescer livremente e dar mais tempo de recuperação que o Pedro Nascimento refere, mas eu sinto e vejo a árvore com força, e acho que assim que decidir a frente seguirei para a escolha de ramos, tal como o Mário aconselha.

A alimentação que tenho feito, tem vindo a aumentar gradualmente com a sua recuperação, (adopto sempre este sistema), neste momento passou a semanal( 4--3-4), pergunto ao Mário se será o indicado?

Abraço!


Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro 2 de 4 Empty Re: Zambujeiro 2 de 4

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Ago 18, 2010 8:55 am

Olá Francisco,

Eu falei na escolha da frente na mensagem anterior, mas concordo com tudo o que disseram o Pedro Nascimento e o Mário. Claro que chegará a uma altura em que deves fazer uma selecção de ramos, que nesta fase será provavelmente eliminar tudo aquilo que tens a certeza de não precisar e deixar ficar tudo o que te levanta dúvidas. É sempre bom deixar em aberto mais que uma opção. Smile

O crescimento livre dos ramos (isto é, sem qualquer poda, mas se começarem a ficar muito grossos avança com o arame) que não removeres é importante para que a planta ganhe vigor e também para que esses ramos engrossem e fiquem coerentes com o tronco, tal como disse o Pedro Nascimento.

Carrega no adubo e continuação de bom projecto.

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro 2 de 4 Empty Re: Zambujeiro 2 de 4

Mensagem  Mario Eusebio Qui Ago 19, 2010 4:09 am

Viva!

Francisco, depende do adubo que usas! É foliar ou de aplicação no substracto? É liquido ou Sólido? É orgânico ou quimico?

Dependendo do tipo varia o esquema de adubação!

Eu uso adubo organico granulado e adubo liquido foliar. O adubo Sólido é de libertação mais lenta e normalmente o efeito é visivel em 30 dias, por isso convém actuar com um pouco de antecipação, este adubo é de composição 5,5,5 e neste caso faço uma adubação xxxl praticamente desde a recolha, renovado-o ao longo do periodo activo, pois com as regas ao fim de uns tempos perde o efeito. Juntamente com isto utilizo em algumas plantas um adubo foliar mais ou menos de duas em duas semanas com composição 8,10,12.

A partir de meados de Setembro faço a tradicional adubação rica em PK, neste caso uso Agrosil e adubo horticola para tomates Smile a composição dos dois dá uma mistura muito rica em PK e muito fraca em N, além disso o extracto de algas e a silica reforçam o sistema imunitário das plantas.

Agora há centenas de adubos com acções diferentes, é uma questão de ires exprimentando o que dá mais resultados no teu espaço, no entanto acho que neste caso especifico a dosagem podia ser aumentada no que á concentração diz respeito!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Zambujeiro 2 de 4 Empty Re: Zambujeiro 2 de 4

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos