Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O meu novo cantinho ainda em construção

+5
Mario Eusebio
Pedro Nascimento
Rui Fernandes
David Carvalho
Henrique Leite
9 participantes

Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Henrique Leite Qui Jul 15, 2010 2:11 pm

A minha história bonsaísta começou mais o menos no ano de 1997. Um dia em passeio num dos hortos em terras de Santa Maria da Feira.
Após largos, largos, largos meses na companhia do meu primeiro Bonsai que era uma Serissa lindíssima, e sempre tratado com muito carrinho e dedicação, ela começou a perder as folhas e eu não sabia o que se passava. Era ela que estava a morrer e eu não fiz nada contra isso porque não sabia o que podia fazer para a ajudar.
O lugar predilecto desta minha Serissa Phoetida era o patamar da janela do meu Quarto, sendo este o primeiro lugar no qual coloquei a minha primeira árvore.
Depois de passar o sentimento de culpa pela perda acontece o inexplicável recebo um telefonema de um dos meus melhores amigos a dizer me: “…Sabes que chegou a minha prima da Venezuela, veio passar uns dias aqui, e amanhã vamos a uns hortos comprar umas plantas que ela tirou uns cursos para fazer bonsai, se quiseres vens connosco e ela faz-te um para ti...!!!!!”. E senti uma luz ao fundo do túnel. Acordou o bichinho do bonsai após anos adormecido!
Com o passar dos anos e com as diversas mudanças e alterações na minha vida pessoal e profissional, o meu espaço para as minhas árvores e a dedicação para com eles tem evoluído, e com o decorrer dos anos, vi a minha colecção crescer e o espaço torna se cada vez mais pequeno, é nesse sentido que a evolução dos espaços tem aumentado e aqui fica a evolução do espaço. Só quero chamar a vossa atenção já que este espaço é no quintal da casa da minha mãe.


Mesmo apesar de o espaço ser grande já chegou ao seu limite, e não suporta mais árvores, já que não tem as condições ideais para elas.
Agora após mais uma alteração da minha vida profissional decidi que o espaço em casa da minha mãe já não era o ideal e avancei para fazer o meu espaço na minha casa, e optei para o fazer no quintal da casa e o desenho que fiz foi este.
O meu novo cantinho ainda em construção DSC_0008
O meu novo cantinho ainda em construção DSC_0041
O meu novo cantinho ainda em construção DSC_0010
Trata-se de uma bancada com 7.50 mts de Comprimento na qual tem dois patamares de altura, sendo que também consigo aproveitar a parte de baixo das bancadas,e mais uma bancada para árvores e projectos mais pequenos, com dois metros, ambas com uma cobertura e já com a possibilidade de instalar um sistema de rega.
Mas cada vez que decidimos que o espaço tem que aumentar temos que ter em atenção diversos aspectos como são a localização, a exposição solar, o acesso que temos para poder regar as nossas árvores, e não podemos esquecer que temos que escolher um local algo protegido de fortes ventos, para evitar a desidratação repentina das nossas árvores, todos estes aspectos são de ordem horticultural.


Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty ...

Mensagem  David Carvalho Qui Jul 15, 2010 3:10 pm

Olá Henrique,

Primeiro de tudo obrigado por partilhares o teu espaço, pois é sempre algo muito pessoal para um Bonsaista abrir a porta do seu cantinho e partilhar os seus projectos. O espaço está sem dúvida bastante desenvolvido, optaste por utilizar vigas e os tijolos espaçados que são uma opção porreira para escoar os excessos de água e tiveste atenção de na parte inferior utilizares pedra o que é porreiro para manter um certo nivel de humidade, também optei por utilizar as pedras e sem dúvida que são uma ajuda na criação de um ambiente mais húmido e para mim que vivo perto da praia isso é essencial.

A única critica que tenho a fazer e nem é bem uma critica é mesmo uma sugestão tem a ver com a parte superior do teu espaço, pois acho que com a ajuda de alguém e com um bocadinho de paciência e dedicação podes melhorar e muito tanto a prestação como o próprio visual do viveiro.

Posso estar enganado mas aquela rede superior tens a dobrada em dois, pelo menos nas fotografias parece dupla e demasiado cerrada, no meu caso que tenho sol directo desde o 12:00 até as 20:00 (no Verão) eu tenho apenas uma camada e fornece-me protecção mais que suficiente mesmo para as árvores sensiveis, e olha que no Verão quando o Sol bate aqui na Caparica é à séria! Smile

Outra coisa é que tens o "telheiro" na diagonal mas pelo pouco que sei o Sol mais duro e pesado, não é nem o sol da manhã, nem o sol final do dia, o problema grave é o sol do 12:00 às 15:00 e esse sol normalmente é a pique ou seja questiono-te se o telheiro direito não seria uma mais valia para ti Smile e se estéticamente não ficava melhor Smile

E para finalizar, eu pela minha experiência, esticar a rede foi um pincel danado, deu MUITO trabalho foi um trabalho feito a dois senão era impossivel de realizar, mas no final consegui uma solução que não só estéticamente fica bem e "suave à vista" como consegui fazer com que seja uma solução de longa duração, se vires as fotos do meu viveiro, eu fiz uma espécie de caxilho que apanha a rede em "sandwich" duas ripas de madeira e no meio apanha a rede, utilizei parafusos com anilhas largas para fazer uma maior pressão na madeira para que toda a rede esteja presa pela "sandwich" e exerça ai toda a pressão e não nos parafusos pois senão com o vento iria rasgar.

No teu caso tens ali tudo um pouco solto com umas "pequenas sandwichs" mas acredito que se te dedicares vais ver que no fim compensa Smile quanto a este "telheiro" que construi também consegui depois uma coisa boa, arranjei um sitio alto onde posso passar a regar automática e assim tenho aspersores superiores e pingas na base ao pé dos vasos, mais uma vez criando um ambiente bastante húmido Smile

De resto Parabéns pelas obras e mais uma vez obrigado pela partilha Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty Re: O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Rui Fernandes Qui Jul 15, 2010 4:37 pm

Olá Henrique.

Obrigado por partilhares também o teu espaço aqui no fórum.

Gosto cada vez mais deste recanto do forum pois considero bastante útil podermos aprender uns com os outros e vermos formas originais de suportarmos a nossa paixão.

Eu estou prestes a mudar para um apartamento com um quintal grande e estou a estudar todas as hipoteses possíveis para construir o meu proprio espaço. Essas vigas que aí colocaste para suportar os blocos não me são estranhas! São utilizadas normalmente para que fins?

Será que me podes dizer onde as arranjaste e se fica dispendioso essa estrutura?

Já agora como fazes a rega? Tens algum tipo de mecanismo automático ou simplesmente usas a mangueira?

Desculpa tantas perguntas mas estas informações são bastante úteis para quem está a pensar construir um espaço para colocar e aumentar a sua colecção de Bonsai.

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty Re: O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Pedro Nascimento Sáb Jul 17, 2010 1:37 am

viva*
grande espaço que tens ai Henrique Twisted Evil Wink parabéns,agora já tens as tuas arvores perto de ti.
esse é o meu maior problema o "espaço exterior"e fico com uma inveja saudavel cada vez que vejo estes espaços,pois não tenho mais que uns parapeitos das janelas do apartamento onde vivo para poder ter alguns dos meus pequenos no exterior Sad
outros projectos como tu falas-te,tenho de os ter em casa de amigos Rolling Eyes
mas ando a ver uma maneira de poder ocupar parte do terraço do predio onde moro Very Happy
ai sim,teria melhores condições para ter as minhas amostras e projectos a bonsai*
grande abraço...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty Re: O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Mario Eusebio Sáb Jul 17, 2010 2:22 am

Viva Henrique!

Tudo bem contigo? Já não falamos há algum tempo Sad!

Bem depois do que vi já fizeste muitas alterações e melhorias! A utilização de vigas e matrial em betão tem uma vantagem muito grande em termos de durabilidade, já que a madeira, mesmo tratada acaba por ter um periodo de vida muito mais curto.

Gosto das parteleiras, no entanto a semelhança do que disse o David acho que a cobertura e rede de sombra podem ser melhoradas, pois assim acaba por dar menor arejamento e sombra em demasia, o que para o aparecimento de doenças fungicas é um "mimo"!
Podes ainda aproveitar esse espaço livre em terra para pores algumas plantas a engordar Smile!

Parabéns pelo espaço!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty Re: O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Bruno António Seg Jul 19, 2010 1:59 am

Olá Henrique,

Estás de parabéns pelo teu espaço Wink

Essa solução de usares vigas e blocos (para construir placas de edifícios, respondendo ao Rui) é muito bom para um viveiro, precisamente porque os blocos, quando molhados, mantêm a humidade devido a sua porosidade. O que penso ser benéfico para as plantas, como o David já disse.
A unica desvantagem desse material é o peso, que no caso de um quintal não se coloca, mas que num terraço pode ser um problema.
O resto o pessoal já disse! Smile

Boa continuação,
Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty Re: O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Henrique Leite Seg Jul 19, 2010 2:13 am

Ola pessoal.

Desde já muito obrigada a todos pelas vossas palavras de congratulação!

Desde que construi este meu cantinho como vocês dizem e bem a cobertura não é a mais apropriada! É verdade já que um dos pontos a reformular vai ser mesmo a parte da cobertura, e também vou colocar um sistema de rega em principio será um sistema misto de gota a gota com micro aspersores.

Rui… em relação as tuas questões é um investimento algo dispendioso uma vez que são materiais usados na construção civil, mas para teres uma noção do gasto cada bloco usado nas bases custa por volta de 0.60 cêntimos, depois tens as vigas que depende do comprimento, e o melhor para colocares na parte superior”prateleira” são as abadilhas mas para não ficar tão pesado o melhor é usares as de Leça são mais leves e um bocado mais caras mas compensa a diferença do preço.

No geral devo ter gasto por volta de 300,00€ a 450,00€ e ainda não esta concluído já que quero fazer as alterações da cobertura e implantar o sistema de rega.

Grande Mário… É verdade já não falamos a muito tempo mesmo!!!! Vamos ter que combinar um café e umas saídas para esparecer um bocado, Mário o espaço de terra em frente vai ser para fazer o lago e um bocado de relva, já que o espaço para a engorda das arvores esta em casa da minha mãe, assim como também a estufa para recuperação dos Yamadoris, quando tiver um tempinho tiro umas fotos do espaço lá para o pessoal ver

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty O meu novo cantinho ainda em construçao

Mensagem  Joaquim Correia Dom Mar 13, 2011 9:34 am

Boas Henrique, não menospresando os outros espaços, o teu é o que tem mais espaço pra crescer(na minha modesta opinião) depois usas-te um material que não precisa de tratamento(betão) e com os seus quês de utilidade, o pessoal já fez referençia a isso, quanto á cobertura já foi tudo dito e tu estás de acordo, plantas? Tens aí muito trabalhinho, boa sorte lol!

Joaquim Correia

Mensagens : 10
Data de inscrição : 06/03/2011
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty Re: O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Henrique Leite Dom maio 01, 2011 2:33 am

Ola pessoal depois de muito tempo com obras e mais obras e mais um arranjinho aqui outro mais ali, aqui vos trago uma serie de fotos, do aspecto final do meu cantinho, mas é claro que ainda é preciso mais uns arranjinhos.
Mas aqui vai amigos espero que gostem tanto quanto eu, ja que é por este espaço que me tenho esforçado tanto, mas é claro que tenho que agradecer aos amigos que me ajudaram na sua construção, e agradecer desde o fundo do meu coração a minha mulher e ao meu filho por que ele tambem ajudou a pesar da sua tenra idade.
Aqui vão as imagens amigos. Divirtam-se , deleitem-se e claro que aceito criticas e sugestões.

O meu novo cantinho ainda em construção DSC_0641
outra
O meu novo cantinho ainda em construção DSC_0636
mais uma
O meu novo cantinho ainda em construção DSC_0635
outra
O meu novo cantinho ainda em construção DSC_0634

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty Re: O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Fernando Bernardino Dom maio 01, 2011 6:39 am

Boa tarde Henrique,
Agora que já acabaste o teu espaço, queres dár um pulinho aqui ao Algarve?!?, lol! Só a brincar, está muito bom, parabens, e continua a enche-lo de arvores com qualidade, já vejo onde é que passas todo o tempo livre!!! Abraço.

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty Re: O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Rui Fernandes Dom maio 01, 2011 7:47 am

Olá Henrique!

Deve ser um espectáculo ir dar uma voltita ao jardim todos os dias e até tomar o café da manhã aí no meio não?

Depois de trabalho que isso parece ter dado imagino a alegria que é ir contemplar o resultado do esforço!

Está tudo muito bonito e com um ar de arrumadinho! Very Happy

Deixa-me só perguntar-te se debaixo do pedrisco colocaste alguma coisa que evite que crescam plantas daninhas. É que estava a pensar fazer qualquer coisa do género mas 10x mais pequenino no meu jardim mas não sei se as ditas cujas atravessam o pedrisco. O que achas?

Obrigado pela partilha e parabéns pelo espaço!
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty Re: O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Mario Eusebio Dom maio 01, 2011 2:31 pm

Viva Henrique!

Nota-se o cuidado posto na execução do teu espaço, parabéns!

Agora é tratar de encher isso de árvores Wink


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty Re: O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Pedro Nascimento Dom maio 01, 2011 3:22 pm

viva Henrique*
quem o viu e quem o vê Twisted Evil Very Happy
parabéns pelo trabalho e obrigado pela partilha Wink
grande abraço...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty Re: O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Henrique Leite Seg maio 02, 2011 6:42 am

Ola pessoal.

Desde ja obrigada pelas palavras de alento, pelo meu cantinho.
Rui.
Acredita não a nada como depois de um dia de trabalho ir para o meu cantinho e contemplar o espaço ja que transmite muita paz e conforto.
em relação as ervas daninhas sim a parte envolvente da cascata e o lago tem plantico por debaixo para não crescer ervas daninhas.

Mario e Pedro.
Obrigada e agora é so o pessoal combinar para ca virem!!!!!!!

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty Re: O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Nelson Lopes Ter maio 03, 2011 2:06 am

Olá Henrique,

sabe bem, não sabe?! Quando nós vimos concretizadas as nossas ideias com o prórpio esforço ainda sabe melhor.
Parabéns, ficou óptimo! E o portãozinho sempre bem fechadinho, para não haver "surpresas" e "podas drásticas" fora da época do melhor amigo do homem! Com a energia que o amigo de quatro patas tem, revira-te isso do avesso num instante Wink

Agora tira é umas fotozinhas com luz do dia para se verem melhor esses pormenores...

Um abraço e até breve amigo
Nelson
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty Re: O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Henrique Leite Qua Out 26, 2011 3:12 pm

Ola Pessoal.

E so para vós deixar um alerta, pelo mau tempo que se faz sentir nests dias no nosso pais, ja que este ja fes estragos no meu espaço.
Desfez uma estufa de 300,00€ e partiu 9 vasos, mas felizmente as plantas não sofreram estragos até esta hora, mas ja estam todas debaixo das bancadas, espero que amanha quando for ver não estejam danificadas.

Bem haja a todos e saudações Bonsaistas.
Henrique Leite

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty Re: O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Nelson Lopes Sex Out 28, 2011 1:49 am

Olá Henrique,

honestamente também fiquei algo preocupado que fossem tombar algumas plantas e que se partíssem vasos, mas felizmente correu bem! E os peixes? Com tanta água não se afogaram? Razz

Aliás a mim até me aconteceu uma coisa que ainda nem consigo acreditar: Como a baixa de temperaturas e a chuva já tinha sido prevista na semana passada finalmente fiz os transplantes que tinha previstos para o Outubri no sábado e na manhã de domingo passado.
Como depois do almoço começaram a cair umas pingas... tive que arrumar toda a "tralha" à pressa. Depois no domingo à noite e na madrugada para a segunda-feira aqui foi o dilúvio auténtico! Água em cântaros, ventos fortíssimos.
Na segunda-feira de manhã quando fui ver ao jardim se tudo estava no sítio vi que não tinha caido nada, MAS lá estava a minha máquina digital compacta com que tinha tirado fotos às raízes etc. em cima da bancada... toda a noite exposta à chuva. O meu primeiro pensamento: já foste!!!
No entanto porque sou optimista, não a liguei logo, tirei o cartão de memória, tirei a bateria (que para a minha surpresa não estava embuchada). Sequei a máquina com um secador de cabelo e deixei-a aberta até quarta-feira. Depois na quarta-feira à noite coloquei-a no forno da cozinha a 50 Graus durante 1 hora com a porta ligeiramente aberta para nunca atingir essa temperatura....
Mesmo assim quando depois coloquei novamente a bateria e o cartão a esperança não era muita... mas para surpresa minha está a funcionar cheers
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty Re: O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Henrique Leite Ter Mar 20, 2012 4:21 pm

Olá Pessoal como prometido já a muito tempo desde a publicação de este tópico, no qual disse que tinha algumas remodelações a fazer nas minhas bancadas e no espaço em geral.

E como prometido depois de passado algum tempo, venho mostrar as novidades novinhas em folha.

E como já tinha dito antes uma das alterações que iria fazer era trocar a cobertura das bancadas, o alargamento de uma das bancadas, e melhoramento do espaço envolvente no jardim, e a criação de um espaço para futuramente colocar uma estufa, assim com a sala de trabalhos, sendo que esta ultima ainda não esta concluída, mas já esta para muito em breve.

Mas assim sendo vou vós mostrar já as alterações que já foram feitas.

Para começar o alargamento de esta bancada, que era mais pequena.
O meu novo cantinho ainda em construção DSC_0339

Depois a alteração da cobertura existente nas bancadas, que era assim e passou a estar assim.
O meu novo cantinho ainda em construção DSC_0501
O meu novo cantinho ainda em construção DSC_0530

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty Re: O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Rui Fernandes Sex Mar 23, 2012 6:18 am

Anda tudo mais ou menos ao relentim... Smile

Não podia deixar de te felicitar Henrique pelo trabalho e pelo espaço! Fantástico!

Obrigado pela partilha!

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O meu novo cantinho ainda em construção Empty Re: O meu novo cantinho ainda em construção

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos