Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

_Crataegus_

+2
Bruno António
Rui Marques
6 participantes

Ir para baixo

_Crataegus_ Empty _Crataegus_

Mensagem  Rui Marques Dom Set 12, 2010 3:01 am

Viva,

Em Fevereiro de 2008, nas deambulações de bocado de mato que existe em frente à casa dos meus pais em Tomar, deparo com um exemplar excelente. O seu tronco atingia os cerca de 2,5 m de altura, visto que no local onde se encontra a penetração de luz solar é excassa e portanto ele tenta ao máximo chegar a ela.

Fiz-lhe na altura uns cortes nos ramos, mas vou deixei-o ficar onde está. O Fevereiro já ia quase no fim e tentar retirá-lo seria na minha opinião algo com um certo risco associado. Também onde está não há risco de o retirarem.

Fevereiro 2008

_Crataegus_ Crataegus_Fev_2008_A

_Crataegus_ Crataegus_Fev_2008_B

_Crataegus_ Crataegus_Fev_2008_C

Em 2010, o mesmo foi retirado do local onde se encontrava e colocado para recuperação num vaso.
Este é o seu estado actual.

Setembro 2010

_Crataegus_ Crataegus002

_Crataegus_ Crataegus001

Cptos.
Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Re: _Crataegus_

Mensagem  Bruno António Dom Set 12, 2010 4:40 pm

Olá Rui!

É sempre difícil trabalhar numa planta de tronco duplo…. Bem, eventualmente poderás trabalhar no sentido do "pai e o filho", embora não ache ser a melhor solução, pois o filho parece ter uma linha muito recta e uma grossura idêntica à do pai. Sendo que a "união" dos dois também não me “convence” muito. Neutral
No inverno já poderás fazer a 1ª selecção de ramos, mas quanto a mim partindo para uma solução tipo "erecto informal", aproveitando só o pai.
Mas aguarda opiniões mais experientes.
Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Re: _Crataegus_

Mensagem  Mario Eusebio Seg Set 13, 2010 7:07 am

Viva Rui!

As considerações do Bruno são pertinentes e deves ter em conta.

O duplo tronco, divide-se em dois muito acima do nebari real e o segundo tronco é quase da mesma grossura do tronco principal.

A meu ver ou sobes o nebari ou terás que prescindir de um dos troncos.

A questão da grossura do segundo tronco consegue ser resolvida com o tempo.

Continuação de bom projecto!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Re: _Crataegus_

Mensagem  Rui Marques Dom Out 24, 2010 7:11 am

Viva,

Agradeço os comentários. Considerando os mesmos, estou inclinado em deixar o tronco maior, e o outro fazer uma espécie de madeira morta, mas mais abaixo.
O que vos parece?

Cptos.
Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Re: _Crataegus_

Mensagem  Mario Eusebio Qua Out 27, 2010 8:16 am

Viva Rui!

Eu acho interessante a ideia de utilizar apenas um tronco...no entanto deixar como madeira morta o outro, não me parece viável, pois a madeira do espinheiro acabará por se detiorar , não sendo muito habitual ver esse tipo de situação no comportamento da espécie em meio natural!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Re: _Crataegus_

Mensagem  Nelson Lopes Qua Out 27, 2010 9:48 am

Olá Rui,

Concordo com o Mário; madeira morta nos crataegus não creio que resultará muito bem ou que durará por muito tempo sem apoderecer.

No entanto apenas um tronco neste expemplar acaba também por ser um pouco ingrato devido à falta de movimento.
Sei que esse é um problema nos crataegus. Ainda o fim-de-semana passado andei a passear pelo mato dos arredores de Viseu e encontrei bastantes crataegus. O problema é que a maioria apresenta troncos muito rectos e aparece em forma de arbusto. Apenas encontrei um ou dois (entre dezenas) que até poderiam ter algum interesse, mas ainda muito jovens.

Quanto ao exemplar que apresentas eu optaria por uma das três seguintes opções:
- alporque para subir o nebari para tentar obter um pai e filho (reduzindo a altura do filho para ganhar alguma conicidade
ou
- realmente desistir por completo do filho mas reduzindo drasticamente o pai tentanto reconstruir o mesmo quase de raíz para ganhar tanto movimento como conicidade
ou
- plantar num cantinho do jardim (se disponível) e tentar um possivel alporque de uma parte mais acima que possa ser mais interessante.

Apenas a minha opinião...
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Re: _Crataegus_

Mensagem  Pedro Nascimento Qui Out 28, 2010 7:41 am

viva Rui*
eu ia para uma poda drástica do tronco mais alto,por aqueles primeiros rebentos que tem em baixo e eliminava o mais pequeno,fazendo um uro ou algo do genero Wink
boa continuação para esse "espinho"
1abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Re: _Crataegus_

Mensagem  Rui Marques Seg Ago 08, 2011 3:05 pm

Viva,
Este projecto deu uma reviravolta, necessária diga-se.

Foi eliminado o "filhote", ficando apenas o "pai", embora mais curto. Os rebentos que se vêem foram formados desde o seu corte, à 3 meses atrás.

_Crataegus_ Agosto_2011_Imagem088

_Crataegus_ Agosto_2011_Imagem087

Agora é deixar desenvolver-se.
Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Re: _Crataegus_

Mensagem  Mario Eusebio Ter Ago 09, 2011 7:41 am

Viva Rui!

Os corte foram uteis e vieram dar algum rumo ao projecto, mas continuas com o mesmo problema, o tronco tem muito pouca conicidade , é cilindrico e isso não fica bem.

Acho que deverás ver primeiro onde se localiza o nebari, para depois definir o caminho, começando de baixo para cima. Escolhes a melhor frente no conjunto nebari VS tronco e ramos, mas para esse tronco e á semelhança do que te sugeriram no IBC, deverias tentar fazer um shohin. É o melhor caminho Wink! Tens um artigo do Morten Albek que é um excelente exemplo para o teu espinheiro http://www.shohin-europe.com/AlbekGallery/ZOUKI-crataeguslaevigata.htm

Que achas?


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Re: _Crataegus_

Mensagem  Nelson Lopes Ter Ago 09, 2011 9:09 am

Boas Mário,

Conhecia o Morten Albek mas nunca me tinha dedicado muito à galeria dele. Bem: superpormenorizada!
E dado à falta de movimento no tronco do exemplar do Rui é relamente uma boa sugestão.
Sei que não é fácil tomar decisões tão drásticas após alguns anos de treino, mas mais vale dar um passo ou dois atrás para depois ter um resultado final melhor.
Ainda não recolhi mais espigueiros na zona dos meus pais porque são exactamente como estes: muito rectos e cilindricos. Mas hei-de continuar a procurar pois gosto bastante da espécie.
Entretanto comprei um de horto há dois anos que reduzi de 3m para ca. 50 cm e que estou a trabalhar... É da espécie que é apresentada no link ou seja Paul´s Scarlet com flores cor de rosa... mas o monogyna (autoctone) falta na colecção.
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Re: _Crataegus_

Mensagem  Rui Marques Qua Ago 10, 2011 1:49 am

Viva,
Já conhecia o Morten Albek, e sempre que posso vou ver o seu portal para me inteirar das novidades.
Ele agora à pouco tempo efectuou uma viagem ao Japão e de acordo com as fotos que publicou...bem, são espectaculares.
Para os aficcionados do Shohin, publicou um livro http://www.shohin-europe.com/BOOK.html

De facto, e depois de reflectir nos comentários recebidos sobre este crataegus, o shohin parece me ser a opção mais sensata e correcta. Sei que por baixo do substrato tem um nebari já um pouco envelhecido, com a "casca" a partir. Vai ser a partir daí que vou ver o rumo, mais outro, que este vai tomar.

Obrigado a todos.
Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Crataegus

Mensagem  Luis Ramos Dom Ago 28, 2011 4:15 pm

Ola Rui

É raro passar por aqui, hoje entrei e vi o teu projeto.

Esta tambem é uma espécie que gosto e até tenho bastante num canteiro em formaçao.
Uma das carateristicas que dá muito caráter ao crataegus é a casca com aspeto envelhecido, o que ainda falta no teu, a par com um pouco mais de movimento. No entanto é uma especie que desenvolve muito rápido o que faz com que se consiga uma copa frondosa em pouco tempo.

Abraço e bom projeto
P.S tentei escrever com o novo acordo ortográfico, espero não ter dado erros!

Luis Ramos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Re: _Crataegus_

Mensagem  Rui Marques Dom Fev 26, 2012 6:41 am

Viva,

Coloco os desenvolvimentos que ocorreram deste a última intervenção.
Efectuei o transplante à cerca de um mês atrás, aproveitando para dar um lufada de ar fresco a este projecto que, com o caminho que lhe estava a dar, não iria chegar a um local certo. Assim, optei pelo corte drástico que, a meu ver já o devia ter feito à algum tempo, mas, certamente não conseguiria os mesmos resultados que agora. A árvore apresenta um bom vigor, dado que permaneceu cerca de 2 anos a estabelecer-se, e a quantidade de raízes que tinha deixou-me impressionado e contente. Ficam aqui as fotos.

Fevereiro 2012

_Crataegus_ Fev_2012_A

_Crataegus_ Fev_2012_B

_Crataegus_ Fev_2012_C

_Crataegus_ Fev_2012_D

_Crataegus_ Fev_2012_E

_Crataegus_ Fev_2012_F

Cptos.

Luis Ramos escreveu:
P.S tentei escrever com o novo acordo ortográfico, espero não ter dado erros!

Luís, deixa lá o acordo, eu, na minha opinião, não concordo com a sua adopção, e por isso continuo a escrever da mesma maneira que aprendi na primária.
Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Re: _Crataegus_

Mensagem  Mario Eusebio Ter Fev 28, 2012 7:37 am

Viva Rui!

Isso é o famoso "10 cms, corta" Smile

Agora é deixar crescer! Eu não teria feito já esse shari, seria melhor esperar que a árvore recuperasse e ganhasse vigor, para ver como as "modas" ficavam.

Continuação de bom projecto!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Re: _Crataegus_

Mensagem  Rui Marques Ter Fev 28, 2012 9:13 am

Olá Mário,

Aproveitei para fazer um pouco porque senão ficava com este corte "feio"

_Crataegus_ Agosto_2011_Imagem088

Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Re: _Crataegus_

Mensagem  Rui Marques Dom Mar 25, 2012 7:27 am

Com a intensão de partilhar algum do conhecimento sobre crataegus, coloco de seguida algumas técnicas usadas durante o trabalho de formação realizado por Hans Van Meer http://www.karamotto.org/ http://hans-van-meer.ofbonsai.org/

"There is one thing that I do like to share, because it is a important fact to consider before you start to work on your Hawthorn! Imagien you have grown a new branch or top on a mid size size to large Hawthorn. You have allowed that new branch or new top to grow freely for two, tree or even four seasons, until it has grown past it desired length and has some thickness to it. During those growing years you have wired the branch or top to give it movement (especially during the first years when the new branches are still verry bendable). So than you cut that branch back to just above a secondary branch that grows close to the desired length for that branch or top. This secondary branch will become the new leader/top for your new branch or top! This would be more or less the normal way to go on many deciduous trees. From this point onwards the secondary branches that grow close to the trunk will now be allowed to grow longer than the ones closer to the tip of the new branch or top. Those secondary branches that are allowed to grow longer and thicker will automatically thicken your new main branch or top way more than the secondary branches that are consistently cut back will do! So when you repeat this procedure over the next couple of seasons, your new branch or top will have grown a nice and natural looking tapper! ......Well not on my Hawthorn's! On Hawthorn's, when you cut a several year old 0,4Inch/1cm thick new branch back to lets say 8 Inch/20cm. And from here you want to follow the normal procedure that I explained above to shape that branch over the next couple of years...well forget it! Ones a Hawthorn (in a pot) branch is cut back, it will not thicken much anymore! No matter how many secondary branches you will let grow freely from them, there will hardly be any thickening on the main branch!"

So what have I learned from this all? Well on all the new Hawthorn's that I started to work on over the last 5 or 6 years, I used a other way of branch building. A more cut and grow method! Grow, wire, and than cut back to secondary branch close to the trunk! And that is don over and over again! The trick here is to find a place to cut that will be the least visible from the front! This is importand because Hawthorn dont close wounds easy and often leave a bulging wound! So cuts should be made with that knowledge in mind!

in http://ibonsaiclub.forumotion.com/t8228-my-hawthorns-in-authumn-colors



Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Re: _Crataegus_

Mensagem  Rui Marques Seg maio 28, 2012 1:14 am

Uma actualização.

Desde que foi efectuado o corte radical do tronco, deixei crescer livremente os rebentos que surgiram, seleccionando aqueles que me interessavam e também para não retirar as energias foi eliminando os brotes que iam surgindo no tronco.

Em Abril 2012 estava assim:

_Crataegus_ Abril_2012


Em Maio cortei os ramos com o objectivo de criar desde já a ramificação.

_Crataegus_ Maio_2012_A

_Crataegus_ Maio_2012_B

_Crataegus_ Maio_2012_C

_Crataegus_ Maio_2012_D

_Crataegus_ Maio_2012_E

_Crataegus_ Maio_2012_F

_Crataegus_ Maio_2012_G

Abraço







Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Re: _Crataegus_

Mensagem  Rui Marques Dom Jul 01, 2012 2:18 pm

Isto é o que pretendia fazer:

_Crataegus_ R2C_0237ofw
By Walter Pall
Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

_Crataegus_ Empty Re: _Crataegus_

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos