Espinheiro assuncao

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Espinheiro assuncao

Mensagem  bruno lima em Dom Out 03, 2010 3:41 pm

Viva a todos os membros!
Hoje e debaixo do temporal que se fez sentir aqui no norte(alfena),fui dar uma volta ate ao alto da Nossa senhora da Assunçao,lá pelo meio de muita água,arvores caídas,já para não falar de imensos ramos,resolvi parar o carro quando a chuva parou e meto me no meio do mato, isto enquanto a minha mais que tudo fazia as suas malas de trapilho ,e o meu miudo me punha o carro em pantanas.Eis que no maio de duas enorme pedras deparo com este espinheiro e volto ao carro para pegar no material para a recolha ,e ainda bem que estava a chover pois asssim nao havia o perigo de alguem me ver Evil or Very Mad Shocked .fica entao aqui algumas fotos do dito cujo e alguns detalhes também, desculpem a qualidade das fotos e deem lá a vossa opinião.Abraço.















bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 36
Localização : alfena

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Espinheiro assuncao

Mensagem  Rui Marques em Seg Out 04, 2010 6:15 am

avatar
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 37
Localização : Lisboa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Espinheiro assuncao

Mensagem  Mario Eusebio em Ter Out 05, 2010 3:20 pm

Viva Bruno!

Já te coloquei as fotos online! Tens que copiar a miniatura para o fórum ou então reduzir as fotos e colocar o link para IMG.

Bem agora vamos á parte desta árvore!

Primeiro...tens que acalmar um pouco os ánimos e a tua "fúria" das recolhas!

Segundo... é completamente prematuro estares a publicar aqui fotos duma recolha feita há dois dias pois nem sabes se a árvore vai sobreviver!

Terceiro... um dos pontos principais no Yamadori é o código de conduta que passa acima de tudo pelo respeito pelas árvores e pela natureza...estares a recolher uma folhosa como este espinheiro nesta altura é praticamente assinares um certificado de óbito á árvore...procura ler e pesquisar o mais possivel sobre timmings de recolha e sobre cultivo...o Yamadori é sobretudo relacionado com cultivo e com escolha certa da altura da recolha, como achas que esta planta vai armazenar energia suficiente durante o Inverno? Achas que a planta vai estar 4 meses até Janeiro ou fevereiro para puxar novos crescimentos?

Eu sei e sou defensor que é preciso "mexer" para aprender-mos...mas não devemos queimar etapas nem sobretudo termos uma atitude de queres assambarcar toda a árvore que mexe, pois não tens nem experiência nem os conhecimentos de cultivo necessários conforme se pode ver pelo solo que usaste e pelos cortes que fizeste no tronco e sobretudo pela época que escolheste para recolher a árvore.

Por último, grande parte do sucesso dos nossos projectos futuros, reside no momento da recolha e no facto de sabermos escolher projectos que tenham real potencial bonsaistico. A tua árvore apesar de apresentar alguma madeira morta e um shari, não tem muitos mais pontos de interesse.

Bruno, um conselho que te dou, tem calma, não tentes ter tudo ao mesmo tempo, tenta perceber esta arte e a forma de estar nela, as árvores não são troféus mas sim um pouco de nós, por isso tentar tratar delas como se de ti estivesses a tratar.

Espero que a árvore sobreviva Wink!


_________________
Cumprimentos

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Espinheiro assuncao

Mensagem  bruno lima em Dom Jan 09, 2011 2:02 pm

Viva, este espinheiro por incrivel que pareca e depois de eu ter assinado a sua certidao de obito esta nesta altura a brotar, pois é,´não terá aquele potencial, ja lhe retirei ha algum tempo aquele ramo em cima que nao ficava nada bem ,e agora estao a aparecer brotos novos cheers cheers cheers ,por outro lado tem uma casca super interessante e tambem gosto bastante da madeira mrata que precisa de um pouco de trabalho para melhorar,assim que puder ponho aqui umas fotos dele,abraço.

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 36
Localização : alfena

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Espinheiro assuncao

Mensagem  Bruno António em Seg Jan 10, 2011 4:50 am

Olá Bruno!

Como se sabe, algumas árvores [a maior parte das vezes após recolha] dão uma 1ª brotação... agora resta esperar se não é só energia acumulada ou se já é efetivamente sinal de recuperação...
Pelo que tenho visto e lido, a 1ª prova de fogo é quando o verão a pique se instala!
Guarda a planta do sol mais forte, dos ventos, tem cuidados na rega... e aguarda... Wink
avatar
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Espinheiro assuncao

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum