Bougainvillia glabra(recuperada do entulho)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bougainvillia glabra(recuperada do entulho)

Mensagem  Fernando Bernardino em Ter Out 05, 2010 1:06 pm

Boa noite,
Antes de máis gostaria de me apresentar, sou residente em Albufeira, no Algarve, e já á uns anos que tenho interesse por ésta arte antiquissima que consiste em cultivár arvores e arbustos em espáços restrictos (vásos e bandejas) e modelá-los para que sejam como verdadeiras árvores na natureza, se bem que no passado, já algo distante, tenha possuido alguns bonsais, fôi só, desde á dois anos atrás que decidi sêr hora de voltár a dedicar-me á Arte com seriedade outra vêz, como tál, tenho passado muito tempo a navegar pêla internet, a investigár a fundo técnicas de cultivo e estilização, e quando a oportunidade se apresenta a fazêr alguns yamadori e recuperações do lixo (literalmente) para lentamente ir criando alguns exemplares, que algum dia tenho a esperança de virem a sêr bonsai.
Um bom exemplo é a Bougainvillia que lhes quero apresentár hoje, é uma Bougainvillia glabra recuperáda de um mote de entulho, que só me tem dado alegrias desde que a
recuperei em Abril deste ano, aqui vái :

E pronto, este é o progresso alcançado até agora, de futuro ainda não sei bem o que fazêr dela, se bem que tenho penssado en separár as duas pártes (dois troncos á direita e dois á esquerda para fazêr duas arvores separádas, o que acham, opiniões dos companheiros máis experientes são bem vindas, desde já obrigado pêlas vossas opiniões e conselhos, abráços... FB

Fernando Bernardino

Re: Bougainvillia glabra(recuperada do entulho)

Mensagem  Rui Fernandes em Ter Out 05, 2010 1:51 pm

Olá Fernando.

Antes de mais benvindo ao fórum Bonsai Literati. Smile

Em relação à sua árvore devo dizer que a bunganvilia é uma espécie que me atrai bastante pela vida que a cor pode trazer a todo o conjunto. Não se veem assim tantas.

Não podendo observar a árvore ao vivo é sempre difícil fazer alguma análise sem dizer asneiras mas parece-me uma boa árvore para fazer um kabudachi (eliminando as secções mais altas dos troncos, trazendo-os para mais perto da base) ou então separar as duas secções (se for possível) e optar pelo informal, embora me agrade menos esta segunda opção.

O mais importante será tentar descobrir um pouco o nebari para fazer o que existe aí por baixo pois esta árvore já denota alguma idade e deverá ter uma boa base debaixo da terra. Talvez depois se consiga vislumbrar um ou outro caminho para a árvore. Já tem ideia da melhor frente?

Também seria interessante vermos outras perspectivas, outros angulos desta árvore.

Cumprimentos,

Mensagem  Mario Eusebio em Ter Out 05, 2010 3:25 pm

Viva Fernando!

Antes de mais bem-vindo cheers Espero que a estadia seja tão agradável como proveitosa!

Em relação a esta árvore, eu se calhar dividia em dois! O efeito de U que os dois troncos mais grossos fazem, criam um efeito visual um pouco monótono, mas se estiverem separados pode criar outro tipo de dinamica.

O primeiro passo que eu julgo ser importante fazer é reduzir a altura dos troncos, que acho, neste momento estarem um pouco altos!

Continuação de Bom projecto!

Mário Eusébio

Mario Eusebio

http://marioeusebio.blogspot.com/

Mensagem  Fernando Bernardino em Seg Nov 22, 2010 12:50 pm

Boas noites pessoal, faz um par de semanas decidí fazêr uma coisa que se fosse noutra parte do país NÃO teria feito, mas devido ás condições atmosféricas e á facilidade da operação decidi levár a cabo de qualquer forma... aqui vái o "picture report"

[´

IMG]http://i55.tinypic.com/o0eby8.jpg[/IMG]

Talvez, teria sido um passo demasiado precipitádo fazêr esta operação nesta altura do ano se não tivesse as condições para mantêr uma boa temperatura e incidencia luminosidáde que são os principáis condicionantes na recuperação destes especimes, mas tambem tive o cuidado de tocár o menos possivel nos dois bolos de raiz separádos e fiz a divisão literalmente só pêla união da madeira morta, não podei nem ramos nem troncos(farei isso na proxima primavéra), o substráto é duas partes de leca(dois a quatro mm), duas pártes de akadama(grossa) e uma párte de turfa negra(turfa de pantano irlandesa criváda para tirár as particulas com menos de dois ou três mm), duas Avé-marias,um Pái-nosss... e paciencia,,,abráços a todos111

Fernando Bernardino

Mensagem  Fernando Bernardino em Qua Fev 16, 2011 11:13 am

Esta arvore levou á poucos dias uma transformação radical, depois de passar todo o Outono e Inverno coberta de flores decidi, que talvez fosse melhor fazer a poda radical agora, em preparação para a rebentação do proximo mes,para então comessar a trabalhar a serio na ramificação e decidir no desenho final a ser criado durante os proximos meses:

Fernando Bernardino

Mensagem  Fernando Bernardino em Seg Maio 30, 2011 3:42 pm

Ola outra vez,
Mais uma vez quero mostrar aqui o progresso conseguido ate agora com esa arvore que tambem mostra sinais de crescimento muito positivos, a unica coisa que fiz foi baixar os ramos para ir definindo a ramificacao primaria, mas acho que da para ver qual sera no futuro o estilo a seguir, copa larga para acompanhar o nebari potente...

E agora uma foto do outro tronco que separei, e que estou a pensar criar um literati com muita madeira morta...

Fernando Bernardino

Mensagem  Mario Eusebio em Seg Jun 13, 2011 2:21 am

Viva Fernando!

Eu acho que a primeira árvore, ficou com uma proporcionalidade muito boa, agora resta amadurecer e dar tempo ao tempo para construir a ramificação e os cortes feitos nos troncos ficarem com carácter. Já a outra árvore não ia pelo literati, pois o tronco e o comportamento da árvore ao nivel do crescimento vão te causar muitas dores de cabeça para manter o aspecto Bunjin. Mas a manteres a opção bunjin, deverás "jogar" um pouco com a inclinação da árvore, pois assim, o grau de saída, fica demasiado "erecto" , estáctico!

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagem  Fernando Bernardino em Ter Jun 14, 2011 9:06 am

Viva Mario,
Obrigado pelo comentario na primeira bouganvilia, e o concelho na segunda, a verdade e que ja tinha penssado o mesmo no que diz respeito ao estilo a seguir, mas quanto mais olho, menos me entendo, e alem do mais o s ramos estao todos na parte superior da arvore, se postar outras fotos , podes ajudar, pleeeeease?

assim que possivel, tiro mais, obrigado, abraco

Fernando Bernardino

Bouganvillia glabra "recuperada do entulho"

Mensagem  Fernando Bernardino em Sab Nov 05, 2011 7:37 am

Boa tarde meus amigos,
quero deixar aqui uma pequena actualização desta bouganvillia que tem progredido muito neste ultimo ano, graças á ajuda do meu amigo David Cortizas, é assim que se encontra neste momento:

Na proxima primavera irá ser envasada, para isso, agradecia que me fizessem algumas sugestões no que toca ao tipo de vaso a escolher, obrigado...

Fernando Bernardino

Mensagem  Pedro Nascimento em Dom Nov 06, 2011 1:10 pm

Olá Fernando*
está muito bem orientada e encaminhada esta bouga e com um grande vigor Twisted Evil
opinião para um vaso que "case"bem com a árvore?ai não tenho mesmo ideia do que fica melhor Rolling Eyes vais ter de esperar por outras opiniões Laughing
gostei de ver,vai mostrando a evolução Wink
1abrç...
Pedro Nascimento

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Mensagem  Mario Eusebio em Seg Nov 07, 2011 9:01 am

Viva!

Estas "meninas" crescem que nem loucas Smile! Esta tua tem desenvolvido rápidamente e já parece ter um "boneco" engraçado! Tens uma estrutura de ramos definida? Eu agora na minha estou a deixar crescer os ramos muito para que venha atrás depois na poda e vá ganhando ramos com conicidade e grossura suficiente para o diámetro do tronco Wink!

Tens feito defoliações?

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: