Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quercus Ruber

5 participantes

Ir para baixo

Quercus Ruber Empty Quercus Ruber

Mensagem  Henrique Leite Ter Out 12, 2010 2:18 am

Ola pessoal.

Desta vez, venho mostrar um Quercus que foi recolhido em 2006 e deixado crescer quase "livremente" ja que por diversas razoes o tempo que tinha para lhe dispensar foi mesmo pouco.

Esta arvore foi recolhida na companhia de um amigo bonsaista que para alguns de nós em especial os mais "antigos" e conhecido o Fratermagno.

Vou apresentar vós uma serie de fotos com a evolução que esta tem tido após ter sido "mexida" ja que depois de todo o tempo em repouso toca meter mãos a obra, e ela tem respondido lindamente.

Arvore em 2009 antes de iniciar o trabalho.

Quercus Ruber DSC_0027-1

Ja com o inicio do trabalho.
Quercus Ruber DSC_0030

Totalmente aramada.
Quercus Ruber DSC_0033

Na altura do transplante no inicio de 2010.

Quercus Ruber DSC_0004
Quercus Ruber DSC_0006
Quercus Ruber DSC_0005

Ja no novo vaso!
Quercus Ruber DSC_0008

Em Abril deste ano.
Quercus Ruber DSC_0016
por menores da Arvore!!
Apice!
Quercus Ruber DSC_0023
Uro natural !!!
Quercus Ruber DSC_0021
Pessoal espero que gostem do trabalho feito ate agora!! Sei que ainda tem muito trabalho pela frente, e gostava de saber as vossas sugestões!!!

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Ruber Empty Re: Quercus Ruber

Mensagem  Mario Eusebio Qua Out 13, 2010 2:41 am

Viva Henrique!

Os quercus robur não são uma espécie muito fácil por vários motivos! Primeiro, têm o problema fungico crónico, segundo têm uma tendência para perder ramos de um ano para o outro muita chata!

Neste exemplar tens já um grande avanço pois conseguiste reduzir a raíz pivot, que custuma ser enorme. Agora resta desenvolveres a ramificação e a meu ver retirar aquele ten jin, eu ficaria-me pelo uro ou mesmo sabamiki, bastante tipico dos carvalhos!

Continuação de bom projecto!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Ruber Empty Re: Quercus Ruber

Mensagem  Bruno António Sáb Jan 15, 2011 2:15 am

Olá Henrique!

Só agora vi este projecto! Suspect [Na altura estava de lua-de-mel e passou-me Very Happy] Deixo apenas um comentário... pois, pesa embora a minha pouca experiencia, ela tem sido construída quase na sua totalidade com carvalhos e sobreiros. Gosto muito destas espécies. Smile

Bem, concordo com o que o Mário disse... ten jin não é coisa que se veja em quercus na natureza! Penso que poderás aproveitar melhor outras caracteristicas da planta, para que fique com um " look mais oak " [como já li por aqui neste forum Razz ]
Podias talvez baixar a árvore, aproveitando um desses ramos mais acima para construir o apice.

Mostra depois a evolução! Wink Ab.
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Ruber Empty Re: Quercus Ruber

Mensagem  bruno lima Sáb Jan 15, 2011 1:14 pm

desculpem qualquer coisa Sad Embarassed


Última edição por bruno lima em Seg Jan 17, 2011 4:57 am, editado 1 vez(es)

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Ruber Empty Re: Quercus Ruber

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Jan 17, 2011 4:11 am

Olá Pessoal,

Permitam-me um aparte à conversa sobre esta árvore para moderar o aparte do Bruno. Wink

Bruno, deves usar este tópico ou para falar da árvore do Henrique, ou então se quiseres desviar fá-lo para algo que esteja relacionado ou venha a propósito. Por favor não intervenhas para fazer acusações, especialmente injustas.

As pessoas deste fórum quando escrevem sobre os teus projectos e te dizem que alguma coisa não tem potencial estão a investir tempo para te ajudar. Por favor tem mais respeito por isso. Smile O mais fácil seria não responder... Wink

Bruno, modera-te ou então serás moderado. lol!

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Ruber Empty Re: Quercus Ruber

Mensagem  Henrique Leite Seg Jul 04, 2011 3:12 pm

Ola pessoal fica aqui mais umas imagens deste projecto ja que desde a ultima aparição del por ca esteve a recuperar vigor e a crescer quase quase livremente.

Fiz uma intervençao re poda e selecçao de ramos, para começar a criar os patamares e depois compactar a massa verde e reduzir o tamanho das folhas, coisa que sem ter feito muito enfaze tem reduzido ja o tamanho das folhas.

Antes da intervenção.
Quercus Ruber DSC_0066

Depois da intervenção.
Quercus Ruber DSC_0096

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Ruber Empty Re: Quercus Ruber

Mensagem  Bruno António Ter Jul 05, 2011 3:28 am

Olá Henrique!

O teu Robur parece estar bem vigoroso! Smile
Penso que depois, no inverno, poderás fazer nova selecção de ramos, pois acho que isso ainda está um pouco "confuso".
Para o ano pensa em engrossar mais os ramos que vais deixar, para que exista mais proporcionalidade, pois o tronco é bastante “imponente”!

Abraço e boa continuação! Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Ruber Empty Re: Quercus Ruber

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos