Olea silvestris nº1

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Olea silvestris nº1

Mensagem  Fernando Bernardino em Qui Out 14, 2010 12:35 pm

Boa noite
Venho aqui apresentar este meu projecto que foi recuperado em Março deste ano e que me dá muita ilusão e esperança de vir a ser uma arvore com muito caracter, esta primeira foto é de quando foi recuperada, e as posteriores são do seu progresso ao longo dos meses seguintes até ao dia de hoje e tambem de alguns detalhes da madeira morta natural, que ainda não foi mais do que superficialmente limpa, espero que gostem, e por favor aconselhem aquilo que puderem quanto á estilização, porque embora já tenha uma ideia daquilo que quero, opiniões são sempre bemvindas...

Espero que gostem, abraço...

Fernando Bernardino

Re: Olea silvestris nº1

Mensagem  Mario Eusebio em Sex Out 15, 2010 3:42 am

Viva Fernado!

A meu ver esta oliveira é muito boa Very Happy ! Tem um tronco excelente, um movimento clássico e uma madeira morta muito equilibrada!

A casca é boa e o nebari a meu ver é também muito bom, muito sóbrio e equilibrado com a árvore!

Acho que deverás fazer uma árvore com um estrutura clássica sem grandes malabarismos, pois acho que a simplicidade de desenho nestes casos é a melhor solução!

Parabéns pela árvore! cheers

Mário Eusébio

Mario Eusebio

http://marioeusebio.blogspot.com/

Mensagem  Fernando Bernardino em Sex Out 15, 2010 3:59 am

Obrigado Mário, as tuas palavras são como music to my ears, agora é têr paciencia, bom cultivo, e fazêr uma boa escolha de ramos para extructurar a copa, e na primavera que vem dar-lhe uma casa á altura, abráço...

Fernando Bernardino

Mensagem  Rui Fernandes em Sex Out 15, 2010 4:26 am

Olá Fernando.

Concordo inteiramente com o Mário. Não há que inventar muito pois a árvore é muito boa e o movimento já indica que tipo de caminho podes seguir.

O que usaste para substrato?

Vai-nos mostrando a evolução desta árvore. Parabéns!

Cumprimentos,

Mensagem  Fernando Bernardino em Sab Nov 27, 2010 4:35 am

Bom dia Amigos,
depois de apresentár esta árvore aqui no forum fiquei preocupádo com o substrato em que esta arvore estáva plantáda, e decidi arriscár a fazêr um transplante de emergencia antes que comèçe a chover a sério, muito cuidadosamente retirei a areia fina com cascalho das obras em que estáva a enraizár e fiquei surprendidissimo com a quantidade de raizes que tinha desenvolvido, afinál o substráto não éra assim tão máu!
E foi assim que chegou ao dia de hoje, com sorte vái recuperár fácilmente das "judarias" que lhe fiz, bem sei que não é a altura máis propicia, mas tá feito, tá fe Smile ito What a Face

Fernando Bernardino

Mensagem  Mario Eusebio em Seg Nov 29, 2010 12:02 pm

Viva Fernando!

Em principio não deverás ter problemas, pois as oliveiras são muito resistentes, o máximo que pode acontecer é a plantar blocar e durante uns tempos parar por completo!A mim aconteceu-me isso numa oliveira, não morreu, perdeu apenas umas folhas, mas desde o transplante em Fevereiro deste ano não mais desenvolveu, estando "paralisada"!

Não gosto de todo da aramação com esse arame de electricidade! Evil or Very Mad O cobre electrico está "duro" e não apresenta elasticidade constante, uma árvore destas já merecia um aramito melhor Wink !

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagem  Fernando Bernardino em Ter Nov 30, 2010 2:35 am

Olá Mário, o arame não é o melhor, mas é aluminio, não é cobre, se bem que á primeira oportunidade irei adquirir o aluminio cobreádo que não contrasta tanto com a côr da madeira, quanto ao congresso, ainda não sei se poderei ir, esperemos que sim...abráço.

Fernando Bernardino

Mensagem  Fernando Bernardino em Qua Fev 16, 2011 9:28 am

Olá amigos
queria só deixar aqui algumas imagens do estado actual desta olea, que a meu vêr se encontra no bom caminho para ser algo apresentavel dentro de muito poucos anos...

Fernando Bernardino

Mensagem  Rui Fernandes em Sex Fev 18, 2011 10:37 am

Olá Fernando!

Como já tinha referido esta árvore é um tesourinho! Belo movimento! Já escolheste a frente? Será algures entre a primeira e a segunda foto? Parecem-me as melhores escolhas. O shari (penso eu natural), depois de trabalhada a madeira morta, dará bastante rudeza e história à árvore.

Apenas um reparo para os dois primeiros ramos (à esquerda e à direita). Parecem-me bastante nivelados. Talvez optasse por eliminar o da esquerda acentuando o movimento do tronco para a direita com o primeiro ramo da direita a marcar o ritmo. Tens um ramo na esquerda (logo a seguir) mesmo a nascer no sitio certo para substituir o ramo que supostamente eliminarias. O que achas?

Abraço

Mensagem  Paulo Sampaio em Sex Fev 18, 2011 2:56 pm

Aqui fica uma sejustão, eu reduziria ao a árvore no ápice, e trabalhava a madeira na base e aprofundava o shari com o movimento que já tem. Penso que a árvore ficaria mais graciosa e realçava o movimento.

Abraços

Paulo Sampaio

Mensagem  Fernando Bernardino em Ter Mar 19, 2013 2:01 am

Bom dia amigos,
Quero deixar aqui uma atualização deste projeto que se tem desenvolvido bastante desde a sua ultima apresentação aqui no forum, está finalmente num vaso de bonsai, mas tenho que reconhecer que este é um bocado grande para a arvore em questão, por outro lado, quanto mais espaço, mais desenvolvimento vou obter, o que me vai aproximar mais rápidamente da imagem idealizada, aqui vái ...

Fernando Bernardino

Mensagem  Gabriel Abreu em Qua Mar 27, 2013 4:37 pm

Olá Fernando!

Esta oliveira na minha modesta opinião está no caminho de ser um excelente exemplar daqui a uns tempos! O movimento, a casca e o shari...gosto bastante! Very Happy
Sem dúvida que esta oliveira evoluiu bastante nos últimos tempos!
Como referes, o vaso não é o final mas o que importa agora é permitir o desenvolvimento da ramificação.

Bom trabalho!

Abraço
Gabriel Abreu

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Mensagem  Fernando Bernardino em Qua Maio 01, 2013 1:23 pm

Boa noite Amigos,
quero aqui deixar uma atualização nesta arvore que sofreu recentemente algumas modificações no desenho que definem o seu futuro caminho, foi numa tarde de workshop em oleas, no qual o mestre Rui Ferreira deu o melhor de si e orientou um grupo bastante razoavel no caminho a seguir com vários representantes da familia das oleas, aqui vão algumas imagens:

Fernando Bernardino

Mensagem  Mario Eusebio em Qui Maio 02, 2013 3:23 am

Viva Fernando!

Nota-se um trabalho de pormenor muito interessante! Até a limpeza do tronco foi esmerada Smile!

Gosto da inclinação que foi dada ao tronco!

Não gosto para já da zona do Ápice, mas ainda é muito prematuro ajuizar sobre ele nesta fase do projecto!

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagem  Fernando Bernardino em Qui Maio 02, 2013 5:30 am

Viva Mario,
Pois , o ápice vái têr de ser reconstruido outra vêz, assim que o rebento escolhido no ramo superior esquerdo se estender e tivér força para sêr direcionado para a sua posição, mais um anito e já se poderam começar a notár os beneficios, abráço.

Fernando Bernardino

Mensagem  Henrique Leite em Seg Maio 06, 2013 3:12 pm

Ola Fernando.

Sem duvida uma olea que dentro de alguns anos vai ser um belo exemplar, se continuar a ser tratada e cultivada como ate ao momento, e claro que sem entrar em pressas.

Saudações Bonsaistas e continuação de bom projeto!!!!!!

Henrique Leite

Mensagem  Fernando Bernardino em Seg Jan 27, 2014 1:33 am

Passados alguns meses depois do ultimo post desta arvore aqui no forum, quero deixar aqui uma atualização, já que depois dos ultimos trabalhos, deu-se alguma evolução no progresso desta arvore...

Fernando Bernardino

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: