Bougainvillea glabra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bougainvillea glabra

Mensagem  Miguel Costa em Qui Nov 18, 2010 4:01 am

Esta é uma bougie que já tenho há 1 anos, foi presente de aniversário, foi comprada no GigaGarden e estava em muito mau estado por estar sempre à sombra. Deixei crescer livremente até à uma semana atrás, porque reparei que as folhas estavam a perder brilho e começaram a aparecer folhas amareladas, resolvi fazer um transplante normal para a mistura de turfa e leca que faço para ganhar mais força e equilibrar um pouco o diâmetro do tronco após o 1º ramo ou tronco (ainda não decidi). Faltou-me cortar muitos ramos rectos grandes e abrir um pouco mais o centro, mas na altura mas não tive tempo para mais, daqui a 1 mês logo faço. O 1º ramo do lado direito não sei se deixo para aumentar a base ou se corto porque vai aumentar a conicidade invertida -tenho que comparar esta parte com a outra bougainvillea-.

Frente









Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 28
Localização : Tavira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bougainvillea glabra

Mensagem  Nelson Lopes em Qui Nov 18, 2010 10:24 am

Boa tarde,

Transplante "normal" lê-se transplante falso?! Porque fazer um transplante retirando toda a terra e mexendo nas raízes por esta altura não será uma muito boa ideia (mesmo no Algarve).
Espero que não tenhas posto em risco a sobrevivência uma vez que a planta até demonstra algum potencial...
avatar
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 43
Localização : Sintra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bougainvillea glabra

Mensagem  Miguel Costa em Sex Nov 19, 2010 6:23 am

Boa tarde,
Nelson, quando digo transplante normal, é claro, que é um transplante onde se mexe no bolo de raízes e de preferência é reduzido. Não, não coloquei a bougie em risco porque ela está com muita força, e tal como escrevi na abertura do tópico, ela estava a perder força e a ficar com folhas amarelas caso continuasse naquele solo. Pode não ser a melhor altura para fazer um transplante mas como já li e/ou ouvi: " Mais vale transplantar, e trabalhar, uma planta que está com força do que uma que está em perca dela".
Posso até adiantar que neste momento ela tem rebentos por todo o lado e que nas pontas já estão a surgir as 1ªs folhas.

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 28
Localização : Tavira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bougainvillea glabra

Mensagem  Mario Eusebio em Sex Nov 19, 2010 7:54 am

Viva Miguel!

O Nelson tem muita razão...andas a trabalhar no fio da navalha!

O facto dela estar a peder folhas nesta altura é perfeitamente normal...não sabes em que época do ano estamos? E o facto de estar a brotar nesta altura não é a melhor noticia....

É claro que pode correr tudo bem, mas é tipo roleta russa!


_________________
Cumprimentos

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 43
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bougainvillea glabra

Mensagem  Nelson Lopes em Sex Nov 19, 2010 8:36 am

Boa tarde Miguel,

estou como o Mário. Estar a brotar por esta altura com um transplante feito há uma semana relamente não é a melhor das notícias. Deve estar a gastar a energia que se encontra acumulada no tronco.
Como as raízes agora não deverão desenvolver muito (ou mesmo nada) pode não ter a energia necessária na Primavera. Para além desse facto o solo que colocaste parece ter uma grande parte de turfa. Ou seja não é um solo muito drenante o que no inverno após transplante mantém as raízes muito tempo húmidas e aumenta o risco de apodrecimento...
Espero que tenhas sorte e que a planta consiga superar estas dificuldades.

Já agora e como conselho honesto: os cortes de poda mais profunda que mencionas querer fazer daqui a um mês... repensa bem. Caso a planta consiga estabilizar nestas condições já complicadas isso seria uma facada adicional na recuperação.
Caso não tivesses transplantado: tudo bem. Como o fizeste seria colocar mais uma bala no revolver (pegando na imagem da roleta russa do Mário).

Boa sorte
avatar
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 43
Localização : Sintra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bougainvillea glabra

Mensagem  Miguel Costa em Sab Nov 20, 2010 7:34 am

Boa tarde,
Mário, já sabes que eu em certas coisas sou muito conservadorista, mas noutras sigo o meu instinto e até agora não perdi nada com "valor bonsaístico".

Nelson, eu já utilizo este solo desde que comecei e até agora só deixei uma única planta morrer, uma murta com 1 ano porque não me apercebi do monstruoso desenvolvimento de raízes que ela teve. Este solo é o melhor que arranjei para o sítio onde vivo sem contar com o solo de akadama com leca.

Mário e Nelson, as bougies no Algarve perdem as folhas mas não como as outras espécies, elas apenas abrandam o crescimento, mas continuam a crescer nunca entram mesmo em dormência, e se ao longo do ano estiver bem adubada e com outras técnicas (que utilizo) para poupança de energia não há problema nenhum com transplante neste altura.

Em relação aos cortes e o facto de ela estar a rebentar, eu vou fazer os cortes porque ela não está conforme quero e para começar a corrigir um bocadinho, não muito, a conicidade invertida porque quanto mais cedo melhor. As bougies estão sempre a crescer e ainda mais se estiver adubadas por isso o uso de energia acumulada não se coloca em causa.

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 28
Localização : Tavira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bougainvillea glabra

Mensagem  Pedro Nascimento em Seg Nov 22, 2010 6:46 am

viva Mig-L Smile
axo que deverias levar em conta os conselhos aqui deixados,mesmo sendo esta especie resistente Wink
quanto aos cortes que falas,eu nao faria nenhum corte agora e deixava-a num canto descansada Idea
1abrç...
avatar
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 39
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bougainvillea glabra

Mensagem  Nelson Lopes em Seg Nov 22, 2010 9:27 am

Boa tarde Miguel,

ninguém conhecerá melhor as condições no local e a planta do que tu, é verdade.
Eu sou o último a dizer que tudo tenha que ser feito "by the book" e por vezes aprendemos mais com as nossas próprias experiências (e erros) do que com conselhos de outros. Creio é que se deverá tomar os riscos em função do material que se tem à disposição para trabalhar/experimentar...

Pessoalmente acho que com cortes e cito...
"Faltou-me cortar muitos ramos rectos grandes e abrir um pouco mais o centro, mas na altura mas não tive tempo para mais, daqui a 1 mês logo faço"...
estás a desafiar muito o destino da planta. Mas se achares que deves arriscar... ainda existem pelo menos metade das câmeras do tambor do revolver sem balas. E se correr bem até podes escrever: eu não vos disse! Se correr mal também "só" perderás o que é teu...
avatar
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 43
Localização : Sintra

Voltar ao Topo Ir em baixo

...

Mensagem  David Carvalho em Seg Nov 22, 2010 2:52 pm

Olá Miguel,

Com essa postura e atitude, hás-de chegar tão longe quanto estás hoje.
Desculpem-me os mais sensíveis.

Um abraço,
avatar
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 36
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bougainvillea glabra

Mensagem  Miguel Costa em Seg Nov 22, 2010 6:45 pm

Boa noite, (o meu relógio interno está um pouco desregulado)

Olá Pedro N, eu sei e é por isso que a vou deixar 1 mês descansada, depois é deixa-la brotar, adubar e podar para abrir mais um pouco. E não estou naquele estado, até estou a ouvir música!!! Very Happy Cool (Phantom of the Opera, Bach, Haendel, etc...) Smile

Nelson, percebo perfeitamente o que queres dizer mas tal como um monstro bonsaísta espanhol me disse uma vez: "Os bonsai são plantas/árvores que são muito mimadas em comparação com o que acontece na Natureza, têm que ser postas à prova de vez em quando para mostrarem carácter e ganharem resistências..."
Vamos considerar o que estou a fazer como a prova de fogo da vida desta planta. Quando utilizei a palavra "só" foi por causa do que perdi pois era só uma murta de viveiro com 1 ano de idade, na qual estava a fazer uma experiência (que correu demasiado bem para o meu gosto), se fosse uma coisa mais desenvolvida nem sei o que diria.

David, a minha postura e atitude é um coisa que já tinha antes dos bonsai chegarem, por isso só muito dificilmente pode ser mudada.

Voltando à postura e atitude, estas devem-se ao rumo, e este é dos casos, que alguns dos meus ficam não se fala sobre a planta/árvore, fala-se sobre o que eu faço. Que mal é que as plantas fizeram para me ter? R: Nenhum! Smile
Eu coloco no fórum as minhas plantas para se falar sobre o rumo a dar em podas, inclinação, vasos, problemas de conicidade... Uma boa parte das respostas que obtenho é sobre o cultivo, eu sei que bonsai tem bastante cultivo, mas gostava era de ter opiniões sobre estilização, pois dado o número de respostas que obtenho seria melhor pedir à Adminstração para passarem tópicos semelhares a este para a zona do Cultivo e Fitossanidade.
Às vezes quando venho ver as respostas que tenho nos tópicos parece que, em vez do electricista estar a tratar do quadro da electricidade está a montar um na casa-de-banho e, o canalizador está a puxar um cano de água para o quarto (peço desculpa por esta expressão mas não encontro melhor). silent
Ou seja, eu já sei que o que faço não parece acertado, mas é o certo que parece para mim, para o sítio onde estou e conforme a planta está. Não ia deixar esta bougie definhar até à primavera só porque é a altura melhor para a transplantar, por que neste caso 1 ano de cultivo para ganhar força (quando a fui buscar ao GigaGarden só tinha umas dúzias de folhas) ia pelo cano abaixo. Nessa altura, era aproveitar o que não tinha morrido e rezar para que conseguisse recuperar do transplante. E um falso transplante agora é muito arriscado.


Não quero ofender ninguém nem apontar o dedo, pois estão 4 dedos a apontar para quem aponta, só gostava que nos tópicos que coloco existisse mais discussão sobre estética e não sobre cultivo.

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 28
Localização : Tavira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bougainvillea glabra

Mensagem  Mario Eusebio em Ter Nov 23, 2010 2:35 am

Viva Miguel!

Desculpa, mas parece que achas que o mundo está todo contra ti e o que toda a gente tem estado a fazer apenas, é ajudar!! Desculpa a comparação não querendo ofender nenhuma das partes mas o teu comportamento faz-me lembrar um episódio do "Jackass" Smile! Andas "fechado" no teu mundo, convicto que tu é que tens razão, que tu é que sabes e que as opiniões dos outros estão erradas nem te servem de nada!

Mostra-me resultados praticos de que tu é que estás certo?

Desculpa a questão frontal, se não estás disposto a ouvir e se retorques tudo o que te dizem, para que é que pedes as opiniões? Rolling Eyes Só para depois as contradizeres gratuitamente e a seguir vestir o papel de vitima?

Miguel, deixa-me que te diga, Bonsai na sua essência é cultivo....talvez mais de 80% (aqui inclui-se o respeito pela árvore) o resto é estéctica! Se não fizeres um bom cultivo de nada te servirá a estéctica, podes fazer "bonecos" muito bonitos, mas se eles não forem capazes de sobreviver a longo termo de nada te serve a estética! Se procuras apenas isso o que te sugiro é que arranjes uns ramos de árvore e te divirtas a aramá-los e a criar "bonecos" temporários!

Regra de ouro, qualquer intervenção na árvore deve ter sempre em vista, o melhor para ela e não aquilo que achamos que é melhor para nós!

Se o que buscas é uma opinião meramente estética para este projecto, então concerteza, que cada um de nós que opinou sobre a saúde e bem estar da planta te dirá claramente o que fazer.

Eu posso começar por dizer para começares as coisas pelo inicio....primeiro...onde está o nebari da planta?! Fazes a minima ideia de como seja? Sabes qual o comprimento do tronco desde o nebari até aos primeiros ramos? Sabes a orientação do nebari para definires um frente para a árvore? Nada disso.....

Estás a começar a casa pelo tecto!

Primeiro descobre o nebari, segundo escolhe uma linha de tronco e respectiva frente, terceiro, poda todos os ramos desnecessários tendo em vista a frente e com o objectivo de conseguires conicidade e proporcionalidade na tua árvore....! Posso te dizer que estécticamente tens neste momento mais ou menos 80% de ramos que não interessam ao futuro desenho da árvore! Para mim a futura dimensão da árvore já com a copa deverá ser inferior á imagem de macro que pões na segunda foto!

Já pensaste que tipo(s) de estilo(s) vais adoptar?!

Enfim, toda uma série de considerações que apesar de estares tão focado na estéctica da árvore, passaste um ano com ela e não fizeste o mais básico!

Miguel, como em tudo na vida, devemos ouvir os outros, ponderar tudo o que é dito e saber ter a humildade para reconhecer quando estamos errados! Se continuas assim vais acabar por ficar orgulhosamente isolado nos teus métodos fantásticos de cultivo.

Como em tudo na vida, para teres credibilidade, os teus métodos têm que ser demonstrados que efectivamente resultam Wink!

Desculpa a longa resposta, mas estas tua postura de vitima, o merecia Wink!



_________________
Cumprimentos

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 43
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bougainvillea glabra

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum