Acer Tridente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Acer Tridente

Mensagem  Nuno Encarnação em Qua Jan 05, 2011 8:02 am

Viva!

Este é o acer de que falei no tópico do Pedro Almeida. Veio no mesmo lote onde estava o prunus mume, e vinha também apenas com o torrão. No fundo todo o processo foi parecido, embora esta planta tivesse ficado no vaso com terra até Outubro de 2009, enquanto que o prunus foi logo transplantado em Fevereiro.

A planta no seu início, em Janeiro de 2009. O verdadeiro "pau-num-vaso". tongue

Em Outubro desse ano foi transplantada e colocada num escorredor em akadama média mais leca, para potenciar o desenvolvimento das raízes. Bem se vê que não era grande coisa na altura.

Neste ano, o escorredor foi colocado em cima de outro vaso para desenvolver mais e cresceu à vontade, como se vê aqui na foto sem folhas, antes de ser podada.

Após a poda:

Um pormenor interessante, as cores de outono desta planta não são os normais laranjas a vermelho fogo dos outros tridentes. As cores foram uma espécie de cor de vinho, um vermelho escuro que ainda não tinha visto num tridente. Não sei se é uma variedade específica ou se foi fruto da adubação mais forte que lhe dei.

Engrossou bem num ano, mas sei que isso é de esperar nos tridentes. Agora, espera-lhe mais uma temporada de crescimento em que vou deixar crescer livremente o rebento do topo para engrossar, ao mesmo tempo que vou tentar controlar mais o rebento de baixo para construir o sashi-eda. No outono deste ano, irá ser transplantada para um vaso de treino. Nessa altura logo verei se bastará um trabalho nas raízes e colocar um pedaço de cerâmica por baixo, ou se será melhor avançar para um alporque.

Enfim, mais um projecto para ter alguma coisa decente daqui a alguns (muitos) anos.

Nuno Encarnação

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Re: Acer Tridente

Mensagem  Mario Eusebio em Sex Jan 07, 2011 2:22 am

Viva Nuno!

É mais um projecto para seguir com atenção por toda a gente!

Há casos de pessoas que confundem o estado do projecto com a fraca qualidade do mesmo, pois uma coisa é ter estas "estacas" onde tudo vai ser feito como manda a "cartilha" desde pequenas e outra coisa é ter uma planta adulta sem potencial, onde para corrigir erros será praticamente impossível quase como o mesmo caso do velho ditado "burro velho não aprende linguas" !

Eu não me choca nada ver este tipo de projectos, uma vez que acredito que em poucos anos servirão para silenciar as vozes mais cépticas a este tipo de aproximação.

Vai mostrando a evolução!

Mário Eusébio

Mario Eusebio

http://marioeusebio.blogspot.com/

Mensagem  Nuno Encarnação em Sex Jan 07, 2011 3:35 am

Viva, Mário!

Pois é, nem só de yamadori se faz bonsai...
Eu acho que há espaço para tudo numa colecção: árvores adquiridas mais avançadas, yamadori, plantas de viveiro, estacas, sementes, etc.
É uma questão de ter diferentes coisas com que trabalhar e fazê-lo em função daquilo que pretendemos. As estacas que tenho tirado são de algumas plantas às quais tenho maiores dificuldades de acesso, no entanto, não deixam de ser escolhidas por algumas características que me interessam. Depois, é uma questão de trabalhar em função da sua etapa de desenvolvimento, ou seja, o nosso trabalho não é igual consoante temos uma planta jovem em início de formação, ou se tivermos uma mais avançada e em que os objectivos de trabalho são diferentes. Às vezes, o difícil é conseguirmos chegar à conclusão de que não se pode trabalhar sempre da mesma maneira sem se ter atenção ao estadio de desenvolvimento da planta.

Se calhar, a nossa fixação no yamadori tem muito a ver com uma visão europeia muito centrada na recolha de plantas, enquanto que no Japão existe uma tradição muito enraizada ao nível do cultivo. É certo que podemos dizer que eles já fazem aquilo há imensas gerações, mas também temos de começar por algum lado. Very Happy

Eu lembro-me de uma conversa com o Rui Ferreira, e o Pedro Almeida também já disse algo parecido noutro lado, em que ele contou que uma vez questionou o mestre Hotsumi Terakawa sobre o facto deste estar sempre a retirar estacas e ter imensas plantas de semente, muitas das quais não seriam bonsai no seu tempo de vida, ao que este respondeu que tinha a responsabilidade de preparar coisas para as gerações futuras.

No entanto, acho que não é preciso esperar pelas gerações futuras e que esta planta (e outras que tenho) ainda serão uns shohin decentes que eu poderei gozar no meu tempo de vida. lol!

Abraço,
Nuno

Nuno Encarnação

Mensagem  Fernando Bernardino em Sex Jan 07, 2011 9:29 am

Boa tarde Nuno,
Estou totalmente de acordo com a opini#ao de que temos a resposabilidade de preparar o caminho para as gerações futuras, no que diz respeito a Bonsai e a tudo o mais, mas como é de bonsai que se fala aqui é uma boa ideia que mais gente comesse a pensar nas gerações vindoras e se possivel comessar a despertar o interesse por esta arte o mais cedo possivel para que os mais novos possam dizer dentro de alguns anos "esta arvore cresceu comigo" abráço, continuação de bom trabalho...

Fernando Bernardino

Mensagem  Nelson Lopes em Sex Jan 07, 2011 12:22 pm

A minha filhota tem 3anos e meio... e quando vou regar para o meu cantinho (que já não acontece há algum tempo devido à ajuda de S. Pedro) ela já leva o próprio regador/borrifador. Smile
E também já "pica" o irmão mais novo que vai para os bonsai com o papá e ehehelee nããão Razz
Ou seja, para além dos bonsai própriamente ditos estou a tentar semear o bichinho... vamos lá ver se pega

Última edição por Nelson Lopes em Seg Jan 10, 2011 1:16 am, editado 1 vez(es)
Nelson Lopes

Mensagem  Nuno Encarnação em Sex Jan 07, 2011 2:38 pm

Deixa estar que o meu miúdo com um ano também já quer ajudar o pai a regar as plantas. Pega no seu regador pequenino e vai regar os cactos da mãe.
De vez em quando também quer fazer uns yamadori, ou seja, aparece-me com umas plantas nas mãos arrancadas de algum lado(menos dos vasos do pais que esses estão fora do alcance geek)

Nuno Encarnação

Mensagem  Pedro G C Almeida em Qua Jan 12, 2011 10:34 am

Olá Nuno,

Acho que o progresso tem sido bastante bom, parabéns! Smile Vou gostar de ver a evolução.

Tenho uma pergunta para te fazer (que também podia ser colocada em relação à tua ume do outro tópico, que acho que também está a evoluir bastante bem). Reparei que costumas cortar todos os ramos no final de cada estação de crescimento e isto atrasa o engrossamento dos troncos. Fazes isto tendo em vista a conicidade da planta ou o movimento do tachiagari, ou por uma outra razão?

Um abraço,
Pedro

The shroud of the dark side falls
Pedro G C Almeida

Mensagem  Nuno Encarnação em Qua Jan 12, 2011 3:22 pm

Viva, Pedro,

A ideia é exactamente essa, de trabalhar a conicidade ao mesmo tempo que vai engrossando. Tens razão que o engrossamento será mais lento, mas penso que mais para a frente poderei ter ganhos ao nível de plantas com uma conicidade mais natural. Penso também que as cicatrizes poderão ser melhor controladas.
No entanto, estas são apenas experiências que tenho feito e ainda estou para ver os resultados mais para a frente.
Abraço,
Nuno

Nuno Encarnação

Mensagem  Pedro G C Almeida em Qua Jan 12, 2011 3:50 pm

Olá Nuno,

OK, percebido. Eu costumo ter uma postura mais agressiva, deixo os ramos de sacrifício mais tempo mas depois é mais difícil controlar tanto a conicidade como a cicatrização. É bom ver o teu procedimento e resultados, isso deve ajudar-me a afinar a minha estratégia. Smile Obrigado pela partilha.

Um abraço,
Pedro

The shroud of the dark side falls
Pedro G C Almeida

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: