Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Romazeira estilo Neagari

3 participantes

Ir para baixo

Romazeira estilo Neagari Empty Romazeira estilo Neagari

Mensagem  Henrique Leite Ter Jan 11, 2011 3:57 pm

Ola pessoal.

Esta bela arvore ja esta comigo desde 2006 sendo uma das minhas meninas mimadas, e desde então tem me dado muitas alegrias, apesar de por ter um estilo "invulgar" muitas vezes não ser reconhecido todo o seu potencial.
Pessoal esta arvore desde que esta comigo ja fez dois transplantes sendo que um uma actividade da ALB, e o primeiro na Luso-Bonsai, sendo uma especie algo delicada a nivel radicular em especial nos transplantes ja que esta especie lança raices que directamente alimentam determinada parte da planta o que nós leva na altura do transplante a ter que desenrolar o torrão por completo e so depois sim cortamos raices.
Umas das maiores alegrias que esta arvore me deu foi estar presente no Congresso da EBA em 2009 em lorca, a representar Portugal, mas como tambem ter estado presente em muitas outras exposições.
O que mais prazer me tem dado todos os anos esta arvore tem sido a sua Frutificação as Romas são mesmo docinhas!!!! e tendo em conta o tamanho da arvore tem sido bem generosa ja que por ano da me duas a três romas.
Ficam aqui algumas fotos das etapas pelas quais esta arvore tem passado, inclusive os transplantes.
Agora seguem uma serie de imagens das varias etapas de este bela arvore.
Arvore com a coloração otonal.
Romazeira estilo Neagari PICT0099

Apos perder todas as folhas.


No congresso de guimarães.
Romazeira estilo Neagari PICT0049

No I congresso da Federação.
Romazeira estilo Neagari DSC_0535

Agora segue uma serie de imagens dos transplantes.
Romazeira estilo Neagari DSC_0113Small
Romazeira estilo Neagari DSC_0115Small
por menor das raices todas desenroladas.
Romazeira estilo Neagari DSC_0118Small
ja no vaso
Romazeira estilo Neagari DSC_0135Small
agora segue umas do estado actual e alguns pormenores.
Romazeira estilo Neagari Pormenordonebari
Romazeira estilo Neagari Pormenorfolhagemefuturosfrutos
Pessoal espero que gostem, e aceito as criticas e sugestões e se alguem tiver um vaso ou ideia mais apropiada para o vaso de esta arvore aceito sugestões

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Romazeira estilo Neagari Empty Re: Romazeira estilo Neagari

Mensagem  Mario Eusebio Qui Jan 13, 2011 3:32 am

Viva Henrique!

Esta é bem conhecida!

A meu ver tens duas oportunidades de melhoria! A primeira, mudar o vaso, acho que é um pouco grande e o seu formato não favorece a árvore. Uma coisa que temos "discutido" no nosso grupo de estudo habitual é o tamanho exagerado dos nossos vaso por cá, comparados com os usados pelos Japoneses! Grande parte das árvores "prontas" japonesas está em vasos muito mais pequenos que o que habitualmente usamos, por norma e tirando algumas excepções em algumas espécies e estilos, os vasos quase que estão no limite dos nebari das plantas.

Segunda, eu acho que esta árvore está plantada muito a direito, muito "erecta", eu provavelmente a plantaria mais inclinada para a direita (julgo ser essa a frente) e deixava que um ramo na direita se alargasse mais descendo um pouco até para dar um pouco ar de han-kengai também á árvore.

Depois mudaria o vaso para algo do género, com a medida certa é claro;
http://www.tokoname.or.jp/bonsai/minipot/83f2.htm
ou
http://www.tokoname.or.jp/bonsai/minipot/112f46.htm
ou não vidrado
http://www.tokoname.or.jp/bonsai/minipot/109f24.htm

Que achas?

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Romazeira estilo Neagari Empty Re: Romazeira estilo Neagari

Mensagem  Pedro Nascimento Qui Jan 13, 2011 7:25 am

viva Henrrique,tudo bem ?desde o fds passado* Laughing
eu estou completamente que acordo com as observações de melhoria dadas pelo Mário Smile
em relação ao vaso eu ia mais pela 2a ou 3a opsão apresentada"estou agora a começar a apreciar este tipo de vasos" Wink
grande abraço***
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Romazeira estilo Neagari Empty Re: Romazeira estilo Neagari

Mensagem  Henrique Leite Qui Jan 13, 2011 11:23 pm

Ola Mario e Pedro.

Desde ja o meu ageadecimento pelas vossas palavras, em relação as melhorias tambem partilho da tua opinião Mario, nesta é mesmo mud<r para um vaso mais pequeno e uma inclinação para a direita.

em relação aos vasos obrigada pelas sugestões gostei especialmente com a segunda e terceira opção!!!

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Romazeira estilo Neagari Empty Re: Romazeira estilo Neagari

Mensagem  Henrique Leite Seg Jul 04, 2011 3:05 pm

Ola Pessoal.

Venho deixar uma imagem desta romazeira ja no seu novo vaso, sendo que delonge não é este o vaso apropriado para este estilo, tenho programado no proximo transplante ahi sim ira ja para um vaso definito.
Romazeira estilo Neagari DSC_0587

Por menor de este vaso.
Romazeira estilo Neagari DSC_0589

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Romazeira estilo Neagari Empty Re: Romazeira estilo Neagari

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos