Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projectos - Ericas

+2
rafael baptista
Pedro Nascimento
6 participantes

Ir para baixo

Projectos - Ericas Empty Projectos - Ericas

Mensagem  Convidad Sex Nov 27, 2009 11:12 am

Olá a todos,
O objectivo deste tópico é registar alguns dos meus trabalhos com Ericas. Espero contar com a vossa opinião e sugestões à medida que novos projectos vão surgindo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Ericas Empty Re: Projectos - Ericas

Mensagem  Convidad Sex Nov 27, 2009 11:17 am

"Perfidus": 28cm nebari | 45cm altura (sem incluir jin)

É a minha Erica mais adiantada - no próximo mês será transplantada para um vaso bonsai. A ideia é densificar um pouco mais a massa verde. O jin é uma opção estética discutível, de opiniões divergentes. Até a massa verde ficar concluída vou manter o comprimento, até porque acredito que nem todas as árvores podem ser iguais e enquanto "ao vivo" me agradar...irá ficar.


Projectos - Ericas Erica0101


Última edição por ivo santos em Sex Nov 27, 2009 12:49 pm, editado 2 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Ericas Empty Re: Projectos - Ericas

Mensagem  Convidad Sex Nov 27, 2009 11:25 am

34cm nebari | 60cm altura

Um novo projecto, pronto para os primeiros trabalhos de limpeza. É provavelmente das ericas mais promissoras que já vi - tem inúmeros movimentos e sharis no tronco que ao se tornarem evidentes vão dar muito carácter à planta.


Projectos - Ericas Erica0201

Projectos - Ericas Erica0202

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Ericas Empty Re: Projectos - Ericas

Mensagem  Pedro Nascimento Sex Nov 27, 2009 1:00 pm

olá ivo,
eu gosto desta especie e estas tuas duas parecem bem promissoras Shocked esta especie é a que chamam vulgarmente de urze?
tenho de ir ai ao norte há terra da minha mãe pois há muitas ai,já cá para baixo,não digo que não as haja mas nunca as vi Rolling Eyes
não é muito comum de as ver em bonsai apesar de parecer terem boas caracteristicas para tal,não?
obrigado pela partilha desta especie que parece não haver muita informação acerca dela Wink
cumpts...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Ericas Empty Re: Projectos - Ericas

Mensagem  Convidad Sex Nov 27, 2009 1:04 pm

Sim são urzes, mas só a arborea é "recuperável". São espécies delicadas, é preciso dominar o cultivo e ter certos cuidados, senão é perder tempo. Quanto à viabilidade para bonsai são do melhor - vigoroso crescimento, folhagem muito bonita, excelentes troncos com madeiras mortas e movimentos e rapidamente transformáveis em bonsai.

Mas ao longo deste processo, certos cuidados são necessários. Eu fiz várias experiências falhadas e agora sim posso dizer que as recupero com taxa de sobrevivência na ordem dos 95%.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Ericas Empty Re: Projectos - Ericas

Mensagem  rafael baptista Sex Nov 27, 2009 7:10 pm

parabens pelas duas ericas. bem a primeira é um excelente exemplar, mais dois anitos e será uma grande peça. aguardo pela evolução.......

o jin é discutivel, para mim é desproporcional, contudo trata-se apenas de gosto pessoal, se gostas como está, deixa ficar, é uma arvore milenar que passou por muitas décadas a transformar-se até chegar a esse ponto de repouso, e é assim que entendo esta arvore. Uma arvore que nunca morre apenas se vai alterando com o decorrer do tempo, que por vezes fica estática a admirar e a contemplar o mundo que a rodeia, esta é a minha visão romantantica da tua arvore.......


depois deste discurso, duas perguntas mais bem realistas

estás a pensar em que tipo de vaso???

estou a viver em évora mas sou de uma vila rural perto de coimbra onde ericas há a pontapé, alias quando era mais novo ajudava os meus pais a limpar os nossos pinhais, por causa do fogo, as ericas eram para cortar com motoserras porque era um dos principais combustiveis quando ocorriam fogos. Quais os principais cuidados a ter aquando e depois da recolha, qual o tipo de solo(pH, estrutura, etc...)..........

a segunda planta tendo visto a primeira tenho a certeza que vai ficar fantástica, tenho visto foruns italianos que dominam esta especie de uma forma brutal.........


mais uma vez parabens.......

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Ericas Empty Re: Projectos - Ericas

Mensagem  Rui Fernandes Sáb Nov 28, 2009 12:26 pm

Olá Ivo.

Já começa a ser repetitivo eu dar-te os parabéns pelo material mas de facto tens apresentado material do melhor que tenho visto em foruns nacionais.

O bichinho pelas ericas já tocou o Pedro e o mais certo é eu ser apanhado também pois há por aqui alguns bons exemplares. Só terei de esperar mais um pouco pois irei mudar de casa em breve e aí terei espaço e condições para ter mais e melhor material.

Relativamente ao material que postaste eu gosto das duas sendo que a 1ª, pela fotografia, parece-me excepcional. Concordo no entanto com o Rafael em relação ao Jin mas acho que reduzi-lo seria um crime Laughing Eu optaria por desenvolver a massa verde exactamente com o mesmo desenho mas um pouco maior para não parecer tão desproporcional. De qualquer das formas se ficar como está já me enche as medidas!!

Parabéns
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Ericas Empty Re: Projectos - Ericas

Mensagem  Convidad Sáb Nov 28, 2009 12:44 pm

Rafael,

O vaso será oval - ando a estudar hipóteses e sugestões de alguns ceramistas.
Cuidados: 1ª regra - sem estufa esquece as urzes (diminui significativamente a taxa de sobrevivência) | 2ª regra - bom cultivo (eu uso kanuma na mistura porque gostam de solos ácidos) 3ª regra - bolo de raiz intacto. Isto é a teoria...depois temos a prática! Exige uma boa dose de cuidados e boa experiência para recolher devidamente.

Rafael e Rui,

A fotografia cria uma ilusão visual que é irreal - o jin é comprido mas resulta muito bem ao vivo. Provavelmente se rodasse a erica um pouco para direita o jin pareceria diferente.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Ericas Empty Re: Projectos - Ericas

Mensagem  Mario Eusebio Sáb Nov 28, 2009 3:11 pm

Viva Ivo!

Qualquer destas duas ericas são árvores de top, o JIN será sempre uma questão de gosto pessoal, não será propriamente uma questão de ser ou não correcto. Conforme falou o Sr. Graf há uns dias Wink, se a massa verde aumentar o "peso" do Jin diminuirá consideravelmente. Eu pessoalmente gosto do dramatismo, sem o Jin esta será uma árvore muito mais banal.

Como dizes se rodares um pouco o peso diminuirá também, além de ganhares um melhor nebari e um melhor enquadramento dos troncos, um alinhamento mais assimétrico.

Esta será sem dúvida uma grande árvore que vale á pena admirar Smile!

A Segunda erica, em nada fica atrás, sem bem que tens outras lá a recuperar que na minha opinião são melhores Wink!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Ericas Empty Erica

Mensagem  David Carvalho Sáb Nov 28, 2009 4:36 pm

Olá Ivo,

Já tive a sorte de ver algumas destas árvores ao vivo e a Erica ao vivo é um filme bastante diferente da foto, enquanto ao olhar a foto sinto que talvez seja demais, pelas 2x que estive frente a frente com ela agradou-me o Jin. Acho que no fim de contas é o gosto pessoal/achometro que entra ao barulho, acredito que ao densificar a massa verde o Jin vai ficar ainda mais enquadrado.

Parabéns pelo projecto, sem dúvida bases e futuros de alta qualidade.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Ericas Empty Re: Projectos - Ericas

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Dez 22, 2009 4:24 pm

Olá Ivo,

A primeira urze em especial é simplesmente fantástica. Interpreta isto tanto no sentido de ser um elogio à qualidade do material e do teu trabalho, como também no sentido usado no Fantasporto. Eu diria que a árvore saiu de um Labirinto do Fauno ou coisa parecida... como outros projectos que tens. A madeira morta exagerada à primera vista incomoda-me um bocado, mas é provavelmente porque não estou habituado. De qualquer forma, quando a folhagem aumentar de volume a proporção será melhor.

Parabéns pelo projecto. As ericas são plantas fantásticas e a espécie diz-me muito. Aqui na Madeira se fores para cima dos 1000m de altitude estarás constantemente a tropeçar nelas (literalmente)... isto se conseguires andar, tal é a densidade em alguns locais!

Vai mostrando a evolução, estou ansioso por acompanhar os próximos passos.

Abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Ericas Empty Re: Projectos - Ericas

Mensagem  Convidad Ter Dez 22, 2009 4:29 pm

Obrigado pelas palavras Pedro,

Se puderes, estás convidado a vê-las aqui em casa no próximo fim de semana.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Ericas Empty Re: Projectos - Ericas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos