Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

pinherio negro

+2
Pedro G C Almeida
bruno simóes
6 participantes

Ir para baixo

pinherio negro Empty pinherio negro

Mensagem  bruno simóes Qua Jun 01, 2011 6:01 am

Bom dia.
Sou novo neste forum e gostaria de saber se me poderiam ajudar com este pinheiro, como o podar e aramar:

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/851/dscf2320k.jpg/

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/803/dscf2321.jpg/

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/593/dscf2322f.jpg/

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/687/dscf2323kk.jpg/

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/713/dscf2324j.jpg/


bruno simóes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 28/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

pinherio negro Empty Re: pinherio negro

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Jun 01, 2011 1:38 pm

Olá Bruno,

Suponho que este seja um pinheiro negro japonês, Pinus thunbergii. Isto é correcto? Se é, esta espécie não é nada adequada a principiantes. Para além disso, antes de adquirir qualquer árvore devemos fazer uma recolha de informação para que tenhamos uma ideia mais ou menos clara de como tratar a planta e que técnicas devem ser aplicadas. Sugiro que leve isto em conta no futuro, já que o mais importante no bonsai é o respeito pelas árvores. Smile

À distância de um fórum não me parece possível que alguém diga com precisão como deve aramar e podar o pinheiro. Sugiro que consulte o clube de bonsai mais perto de si, existem vários em Portugal e através deles pode obter informação fiável. Para além disso, sugiro que use o google. Smile Veja a quantidade de informação que aparece:

http://www.google.pt/search?q=black+pine+care&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:en-GB:official&client=firefox-a#sclient=psy&hl=pt-PT&client=firefox-a&hs=bPY&rls=org.mozilla:en-GB%3Aofficial&source=hp&q=black+pine+bonsai+care&aq=f&aqi=&aql=&oq=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=5453c66c575f0c7e&biw=1440&bih=744

Wink

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

pinherio negro Empty ...

Mensagem  David Carvalho Qua Jun 01, 2011 4:51 pm

Olá Bruno,

Sou um iniciado na arte, estou agora a percorrer o meu 3º ano e o melhor conselho que te posso dar é ou juntares-te ao clube local de Bonsai (caso não exista, o mais próximo) ou então procurares uma formação com alguém especializado, para que possas a tratar das tuas árvores. Acho que a formação é o mais importante nesta arte, tanto para aqueles que apenas vivem isto como um simples hobbie até aqueles que tem objectivos maiores.

Clubes de Bonsai Nacionais:
http://federacaoportuguesadebonsai.wordpress.com/clubes-nacionais/

Escolas/Profissionais:

- Centro de Jardinagem da Sobreda (Margem Sul/Caparica)
- Kensho Bonsai (Covilhã)
- Jardim do Bonsai (Algarve)
- Museu de Bonsai de Sintra (Sintra)

Peço desculpas se me esqueci de alguém Smile

Abraço,

David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

pinherio negro Empty Re: pinherio negro

Mensagem  bruno simóes Qui Jun 02, 2011 12:37 am

Boas amigos.

Já tinha alguns bonsais, mais propriamente ulmeiro e oliveira, mas esta especie é a primeira vez que tenho, tambem recolhi bastante informação sobre o pinheiro negro japones, (pinus thunbergi), mas como nem sempre está tudo de acordo, daí decidi pedir aqui uma opinião .... (respeito muito a natureza e no meu ponto de vista acho que isso é o mais importante, por isso me estou aqui a aconselhar com pessoas mais experientes na matéria que eu).
Gostaria de pertencer e de conhecer alguns desses clubes, mas de momento estou fora do país, mais precisamente em França, perto de Paris, e aqui não conheço grande coisa ainda, além de existirem algumas lojas deste hobbie muito bem conseguidas...


bruno simóes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 28/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

pinherio negro Empty Re: pinherio negro

Mensagem  Rui Fernandes Sex Jun 03, 2011 12:21 pm

Pois, a tua situação é diferente pois não estás cá.

Não sei se tens clubes por aí perto mas é a melhor forma de aprenderes e estilizares essa árvore da melhor forma. Essa éspécie requer conhecimentos mais avançados e essa pedra ainda exige mais de ti para a manteres viva por causa da rega. Analisa e pesquisa bastante sobre a espécie se a queres manter viva. Provavelmente, se fosse minha, mudava-a para um vaso convencional na altura para os transplantes.

Existem centenas de exemplos de árvores excelentes desta espécie espalhados pela net. Pesquisa e segue um caminho.

Mesmo aqui no fórum já existem projectos com explicações técnicas que te serão muito úteis no futuro. Este é um deles:

https://bonsai-literati.forumeiros.com/t159-kuromatsu-chuhin

Boa sorte com os teus projectos e se tens outros não te acanhes e mostra-nos! Wink

Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

pinherio negro Empty Re: pinherio negro

Mensagem  bruno simóes Sex Jun 03, 2011 12:50 pm

Boas Rui....

Sim neste caso é mais complicado e aqui em Reims, onde me encontro, náo existe grande coisa.... enfim.

Bem, vou mudar a arvore para um vaso pois neste mongrove náo se encontra muito bem, faço entao um falso transplante sem danificar nada, com a mesma terra onde se encontra de momento???

bruno simóes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 28/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

pinherio negro Empty Re: pinherio negro

Mensagem  Rui Fernandes Dom Jun 05, 2011 2:53 am

Agora não faças nada Bruno...

Não estamos em época de transplantes. Só te aconselhei, no futuro, a pensares em meter essa árvore num vaso. Além de ser mais seguro com a rega, na minha opinião, ficaria mais bonito.

Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

pinherio negro Empty Re: pinherio negro

Mensagem  bruno simóes Dom Jun 05, 2011 10:47 am

Boas amigos.

Bem o pinheiro náo se encontra nada bem, começa a secar cada vez mais e as velas como que se estivessem murchas, sem o verde normal nos pinheiros, tenho tido cuidado com a rega pois sei que é uma especie dificil ... mas de momento náo sei mesmo o que fazer.... Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

bruno simóes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 28/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

pinherio negro Empty Re: pinherio negro

Mensagem  bruno simóes Dom Jun 05, 2011 1:07 pm

bruno simóes escreveu:Boas amigos.

Bem o pinheiro náo se encontra nada bem, começa a secar cada vez mais e as velas como que se estivessem murchas, sem o verde normal nos pinheiros, tenho tido cuidado com a rega pois sei que é uma especie dificil ... mas de momento náo sei mesmo o que fazer.... Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad


será que devo coloca lo num vaso com outro tipo de substrato para que possa recuperar????
E que substrato??

Akadama????
Areia???

bruno simóes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 28/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

pinherio negro Empty Re: pinherio negro

Mensagem  Pedro G C Almeida Dom Jun 05, 2011 1:53 pm

Bruno,

(Peço desculpa, estou sem acentos.)

Nao quero ser mal interpretado no que vou escrever. Se os rebentos novos começam a parecer murchos, entao nao ha muito mais a fazer por este pinheiro. O cenario mais provavel e' a morte da 'arvore. Mudar o substrato agora apenas vai acelerar o processo.

Depois... quando se pede ajuda e' preciso dar todas as informaçoes possiveis. Nesta fase ja' nao e' relevante, mas e' necessario descrever com precisao as condiçoes em que esta o pinheiro, como e' feita a rega, qual o posicionamento, historial de transplantes, adubaçao, etc.

Quando iniciaste este topico, ha menos de uma semana, querias saber "como aramar e podar" o pinheiro. Se ele agora esta com problemas isso significa que a tua comunicaçao com a arvore nao e' eficaz: um pinheiro nao fica 'a beira da morte de um dia para o outro e os primeiros sinais de problemas ja foram dados antes.

Repito tambem o que ja disse: esta especie nao e' nada adequada a principiantes. Nao te devias ter metido com ela em primeiro lugar; por outro lado, se nao conseguias resistir 'a tentaçao, entao devias ter-te preparado melhor. Digo isto porque e' importante perceber o que correu mal para que no futuro os mesmos erros nao sejam cometidos. Mais uma vez, inscreve-te num clube. Ha' muito mais clubes de bonsai em França do que em Portugal.

Cumprimentos,
Pedro


Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

pinherio negro Empty Re: pinherio negro

Mensagem  Rui Fernandes Dom Jun 05, 2011 3:34 pm

Olá Bruno.

Quando vi as primeiras fotos juro que me passou pela cabeça. A árvore não me parecia muito vigorosa. Mas agora não há que desanimar. Como o Pedro disse esta é uma espécie que requer um pouco mais de experiência (ou bastante mais!), ainda mais por não estar num vaso com o substrato adequado.

Continua a pesquisar e a aprender na net e em clubes e talvez um dia mais tarde possas apostar em material desse. Continua a regar esse pinheiro pois às vezes podes ter interpretado mal os sinais. Aposta em material mais resistente como os ulmeiros e as oliveiras. Dá uma olhadela pelo fórum que tem imensos projectos de qualidade para aprenderes. Smile

Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

pinherio negro Empty Re: pinherio negro

Mensagem  bruno simóes Seg Jun 06, 2011 12:35 am

Pedro G C Almeida escreveu:Bruno,

(Peço desculpa, estou sem acentos.)

Nao quero ser mal interpretado no que vou escrever. Se os rebentos novos começam a parecer murchos, entao nao ha muito mais a fazer por este pinheiro. O cenario mais provavel e' a morte da 'arvore. Mudar o substrato agora apenas vai acelerar o processo.

Depois... quando se pede ajuda e' preciso dar todas as informaçoes possiveis. Nesta fase ja' nao e' relevante, mas e' necessario descrever com precisao as condiçoes em que esta o pinheiro, como e' feita a rega, qual o posicionamento, historial de transplantes, adubaçao, etc.

Quando iniciaste este topico, ha menos de uma semana, querias saber "como aramar e podar" o pinheiro. Se ele agora esta com problemas isso significa que a tua comunicaçao com a arvore nao e' eficaz: um pinheiro nao fica 'a beira da morte de um dia para o outro e os primeiros sinais de problemas ja foram dados antes.

Repito tambem o que ja disse: esta especie nao e' nada adequada a principiantes. Nao te devias ter metido com ela em primeiro lugar; por outro lado, se nao conseguias resistir 'a tentaçao, entao devias ter-te preparado melhor. Digo isto porque e' importante perceber o que correu mal para que no futuro os mesmos erros nao sejam cometidos. Mais uma vez, inscreve-te num clube. Ha' muito mais clubes de bonsai em França do que em Portugal.

Cumprimentos,
Pedro

Boas,
Desde já agradeço pela atenção e disponibilidade.

Quando comprei a arvore, nunca imaginei que pudesse estar doente, mas pelos vistos já náo se encontrava muito bem mas mesmo assim comprei-a e tentei fazer tudo aquilo que me disseram e tudo aquilo que encontrei ao pesquisar... ou seja, também náo fiz grande coisa, pois não podei, não aramei, deixei tal e qual como estava...

Em termos de historial de transplantes náo sei mesmo, pois náo fiz nenhum, segui aquilo que me disseram.... a rega é feita quando o solo está seco, utilizo um daqueles paus das espetadas para medir a humidade.
Em termos de posicionamento, a arvore encontra-se na minha varanda, e apanha sol toda a manhã, não adubei, apenas uma vez utilizei o curabonsai da mistral para prevenir, mas muito pouco e segui à risca as indicações do fabricante.

Sim é verdade, talvez se tivesse a mesma experiencia que alguns membros aqui do forum (a quem desde já agradeço a sinceridade e a imensa ajuda), nada disto teria acontecido, por isso estou um pouco decepcionado... mas, de qualquer das formas, tenho na minha consciência que fiz tudo aquilo que achei e pensei ser o melhor.

Bem, de qualquer das formas, vou continuar a cuidar da arvore, pois nunca se sabe...

A proxima vez espero que seja diferente....

Obrigado.



bruno simóes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 28/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

pinherio negro Empty Re: pinherio negro

Mensagem  Mario Eusebio Seg Jun 06, 2011 3:40 pm

Viva!

Coisas destas acontecem, importa agora ver qual foi o erro e aprefeiçoar o cultivo, pois faz parte do "caminho" termos alguns dissabores como este!

Já deu para reparar que há uma grande força de vontade e paixão pelo bonsai, por isso, agora é seguir em frente...


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

pinherio negro Empty Re: pinherio negro

Mensagem  bruno simóes Ter Jun 07, 2011 12:02 am

Boas Mario!

Sim, é claro que aprendemos sempre mais com "as pequenas derrotas" do que com as vitorias,

Importante é fazer uma analise para náo cometer os mesmos erros e continuar neste maravilhoso hobbie.

Obrigado pelo apoio!


bruno simóes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 28/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

pinherio negro Empty Re: pinherio negro

Mensagem  Henrique Leite Ter Jun 07, 2011 1:23 pm

Ola Bruno.

E com estes erros que conseguimos apreender desde que saibamos tirar as devidas ilacões tais como:
-Estaba na localização certa isto é especie de exterior"pinheiro ,junipero,etc,etc," dentro de casa.
-A rega estaba encharcado o solo ou era drenante.
-A arvore apresenta sinais de ter alguma praga? ou fungos? usei o produto adequado?
- Adubei na altura certa" nunca a seguir ao transplante nem quando a planta esta doente!!!!"

Bruno tenta analisar este pequenos pontos e vais ver que vais melhor muito o cultivo das tuas arvores ja que o cultivo é fundamental e depois ai sim vem a parte Estetica, mas primeiro o cultivo ja que se fizeres um bom cultivo vais ter plantas saudaveis e fortes.

Grande Abraço e boa sorte.
Henrique Leite

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

pinherio negro Empty Re: pinherio negro

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos