Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O meu espaço

+9
gustavomduarte
Leonel Martins
luisCunha
Mario Eusebio
Nelson Lopes
Rui Fernandes
Pedro Nascimento
David Carvalho
João Pires
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O meu espaço Empty O meu espaço

Mensagem  João Pires Seg Jun 27, 2011 3:51 pm

Olá amigos,
Aqui fica, depois de vários meses de trabalho, o resultado final (pelo menos para já...) do meu espaço.
Do outro lado do mundo veio uma inspiração - Taisho-en. O espaço, as rotinas, os métodos.
Por isso, No final do Inverno passado uma decisão foi tomada. E a inspiração passou ao papel, depois aos martelos pneumáticos, depois aos tijolos, à areia e ao cimento, depois às madeiras, depois ao metal e dia após dia materializou-se. À pequena estufa juntou-se o workshop e a este muitos metros de bancada. Às novas canalizações sobrepuseram-se novos caminhos. E no fim chegaram as árvores.
Aqui ficam as primeiras imagens do novo Jardim dos Melros.

O meu espaço 1-3
O meu espaço 2-3
O meu espaço 3-2
O meu espaço 4
O meu espaço 5
O meu espaço 6-1
O meu espaço 7
O meu espaço 8

Espero que gostem Wink
Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Parabéns

Mensagem  David Carvalho Ter Jun 28, 2011 2:35 am

Olá João,

Parabéns pelo espaço, está feito com detalhe e com tudo o que precisas Smile está fantástico Smile vou-te visitar em breve Smile

Grande abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  Pedro Nascimento Ter Jun 28, 2011 5:17 am

Shocked What a Face alien
fantástico Twisted Evil
parabéns por esse belo espaço João Wink
1abraço***
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  Rui Fernandes Ter Jun 28, 2011 6:04 am

Que beleza! cheers

Este é um dos tópicos que mais me tem fascinado pois dá para ver até que ponto vai a pancada pelo Bonsai. Laughing

Adorei ver o que fizeste com o teu espaço João! Nota-se muita influência da tua pasagem por Taisho-en. Será pedir muito uma explicação como preparaste o teu sistema de rega (se é que o tens). Smile

Que piso é aquele que colocaste debaixo das bancadas?

Obrigado pela partilha!

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  João Pires Ter Jun 28, 2011 7:50 am

Olá Amigos,
Obrigado pelos comentários Wink Estão todos convidados a fazer uma visita.

Agora respondendo às questões mais especificas do Rui. Sim, faz lembrar em parte Taisho-en (se não tivesse a calçada portuguesa...heheh). Pois, foi mesmo de propósito. Não só pelo aspecto visual, mas principalmente pelo aspecto prático. É que em Taisho-en tudo parece ter uma função, uma ordem. Esse é o grande objectivo deste tipo de organização "Keep things in order". Logo a começar pela limpeza. Este tipo de corredores feitos em placas de betão são mais fácil de manter limpos que um chão corrido. Depois, este tipo de bancada. Os elementos são fáceis de substituir e amovíveis. Tudo pode ser alterado com mais facilidade. Para além disso é visualmente bastante agradável. Só faltaram as mangueiras pretas, que podem ficar esticadas no chão sem chamar muito a atenção. lol... mas não encontrei;). Ainda ficou espaço para um ou outro "stand-alone"... que são aqueles pés de exposição... talvez mais para a frente coloque uns poucos.

Depois, o sistema de rega... não há. Pelo menos para já e de forma definitiva. O que foi melhorado foi a distribuição dos pontos de água. Que passaram a ser 3. Um dentro da estufa (sendo que é uma rega mais especifica) e os outros espalhados pelo espaço. A ideia, é chegar com as mangueiras a todo o lado sem se andar sempre tudo a enrolar. Se necessário (férias por exemplo) um sistema de rega automático provisório pode facilmente ser montado (foi o que fiz no mês que estive no Japão)... mas a manual é sempre mais eficaz.

Aquele piso por baixo das bancadas é leca(... devia ter sido gravilha... mas a leca é mais leve e depois de ter carregado tanta saca de cimento e areia... as minhas costas "recomendaram" a leca...LOL). A função é principalmente evitar que cresçam ervas daninhas, o que iria acontecer se ficasse em terra. Como não é pisado está sempre mais ou menos OK e funciona bem do ponto de vista decorativo Wink.

E pronto... se existirem mais perguntas ou sugestões já sabem... venham elas Wink

Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  Nelson Lopes Ter Jun 28, 2011 9:24 am

Olá João,

também aqui os meus parabéns pelo Jadrim dos Melros. Espero que não sejam muitos já que no meu houve um que teimou em destruir as camadas de musgo que tinha em alguns vasos Suspect

Mencionaste a calçada portuguesa que na minha modesta opinião ficou "a matar" e a marcar! Um bonito e sobrio carimbo português! Ainda bem que não foi remodelado com o resto do jardim.

Ficou tudo bem "arrumadinho" e o atelier de trabalho também está fantástico. É o que falta no meu espacinho. Vou ter que convencer aos poucos a minha cara metade que o escritório (que actualmente até está a servir mais de arrecadação) vai ter que ser convertido num local de trabalho para tardes chuvosas.

Pelo que vejo vais é ter um "problema" em relativamente pouco tempo: a nível de conhecimento e vontade/sede estás a crescer a um ritmo exponencial... e não vejo assim tanto espaço para aumentares para além do stand alone que mencionas. Das duas uma: ou vais colonizar os jardins dos vizinhos à volta ou então irá acontecer uma selecção de qualidade no teu viveiro...
Acredito que a segunda opção encaixa mais no teu "perfil". Também já ando a tentar fazer isso desde que fiz o meu cantinho, mas por experiência própria não vai ser fácil. Apesar da qualidade manifestamente baixa de muitos projectos que temos (falo por mim) cada um tem a sua história...

Gostaria um dia de ver o teu espaço pessoalmente, mas não consgigo é prometer o quando... ao David repondestes: dois miudos pequenos mudam muito. No nosso caso mudaram tudo. Felizmente a grande fatia da mudança é para melhor, mas a flexibildade indiscutivelmente sofre.

Um abraço
Nelson
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  João Pires Ter Jun 28, 2011 2:49 pm

Olá Nelson,
Mais uma vez obrigado;)
O nome vem precisamente daí... hehehe. É que na verdade, o jardim é mesmo deles. Fazem os possíveis para fazer o que querem... mesmo com sistemas para os afastar (o aparelhinho azul que aparece nas fotos), volta não volta, lá vêm eles fazer das suas. É a mãe natureza a lembrar-nos que nunca podemos controlar tudo como queremos.LOL
Pois o espaço vai ficando curto... a solução é no futuro é muito a segunda que disseste. Há coisas que vão ter que sair... mas daqui até lá ainda vai havendo espaço. O pior é o tempo. Já começa a ser muita coisa. Embora uma boa parte esteja simplesmente a crescer.
Vê lá se arranjas tempo para uma visita Wink
Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  Mario Eusebio Ter Jun 28, 2011 3:12 pm

Viva João!

Não há muito mais a dizer além do que foi dito, o espaço está 5 estrelas e muito arrumado, parabéns!

A solução dos "stand-alone" é uma mais valia, eu próprio mudei há pouco tempo para essa solução e as árvores parece que ganham uma "vida" diferente, muito melhor a meu ver.

Agora é encher Wink


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  João Pires Ter Jun 28, 2011 3:54 pm

Olá Mário,
Obrigado;)
... só para acrescentar, a solução do "stand-alone" não só dá um ar mais vistoso às arvores mas também permite que apanhem mais luz de várias direcções (isto se não estiverem junto a uma parede, claro está). O problema é que roubam mais espaço... é uma questão de encontrar um bom compromisso Wink
Abr.
João

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  luisCunha Ter Jun 28, 2011 4:13 pm

Olá João !

Pois é ! Quando se chega ao fim de um trabalho como este que fizeste e se vê este tipo de resultados, só se pode
ficar babado =)

Já aqui foi dito quase tudo mas tenho também que te dar os meus sinceros parabéns, pelo excelente trabalho e bom gosto Wink
Pelas fotos da para ver perfeitamente que esse jardim dos Melros está 5 estrelas, mas Sábado vou ver esses cantinhos todos hehehe

Grande abraço!

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  João Pires Ter Jun 28, 2011 4:19 pm

Olá Luís,
Obrigado pelo comentário Wink
Sábado cá te espero. A ver se apanhamos uns melros.... hehehe
Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  Leonel Martins Qua Jun 29, 2011 9:12 am

Impecável !
Espaço muito bem pensado e aproveitado com o toque Tuga Very Happy ! Conseguiste adaptar bem as tuas necessidades à área que dispões, isso é que é importante!
Espero também conseguir uma solução aceitável no espaço que ocupo que é mais problemático a nível de solução já que tenho árvores em varanda com condições não muito favoráveis mas tenho andado a estudar o caso Very Happy.
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  gustavomduarte Qua Jun 29, 2011 3:01 pm

Olá João,

Parabéns. Está aí uma boa referência. Compreendo o quanto te custou! No entanto e esquecendo um pouco a humildade, julgo ser seguro ficares vaidoso do que acabaste de conseguir fazer.

Boa continuação e até sábado,

Gus

gustavomduarte

Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  João Pires Qua Jun 29, 2011 4:52 pm

Olá Amigos,
Obrigado pelos comentários Smile

Leonel,
Há sempre dificuldades... No meu caso por exemplo, este jardim não é em minha casa. Eu vivo num apartamento sem varandas nem terraços. Ao quinto bonsai percebi que tinha um problema... hehehe... Mas deu-se a volta Wink Consegui este espaço, que estava "abandonado". Não é longe de minha casa, mas confesso que nunca estou 100% descansado. Conheço mais exemplos assim. Assim como também conheço espaços em varandas e terraços onde cabe "um mundo". Escolher árvores mais pequenas ajuda. É como dizes, é estudar a situação Wink Há sempre uma volta... é a beleza do bonsai. Olha estava aqui a lembrar-me do exemplo de Asanuma. Taisho-en é grande, muito grande. Mas o terraço por cima do workshop é da colecção dele. É uma das mais fantásticas colecções que já vi. Mas em "mini". São opções. Ora deixa lá ver se encontro uma foto... aqui está:
O meu espaço DSCN0302

Gustavo,
É seguro dizer que estou estafado... lol. Isto quando temos que fazer, como agora se diz, "engenharia financeira" (fazer tudo pelas próprias mãos para gastar o menos possível... hehehe) estafa. Mas já está feito e isso é que conta.
Sábado lá estamos Wink

Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  Henrique Leite Qua Jun 29, 2011 11:25 pm

Ola João.

Desde ja os meus Parabens pelo belo espaço que conseguiste "construir", esta muito organizado e muito arrumadinho.

E sem duvida um espaço que vai alvergar arvores de grande qualidade.

Os meus mais sinceros Paranens.

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  Nelson Lopes Qui Jun 30, 2011 1:39 am

Olá João mais uma vez,

é engraçado, pois o teu "relato" faz-me lembrar exactamente aquilo que eu passei há um ano.

Anteriormente vivia num apartamento com apenas uma pequena varanda... não foi ao quinto mas, para aí ao décimo quinto projecto também pensei: ok, Houston, tenho um problema. Nessa altura não havia espaço para yamadoris de médio porte para nem falar dos maiores. Vamos-nos adaptando ás condições que temos. Mas mal essas condições melhorem arranjamos rapidamente "sarna" para nos coçarmos já que espaços maiores também rapidamente ficam apertados. Depois entra em jogo outra condicionante: a falta de tempo para acompanhar devidamente os projectos. A sorte é que muitos deles estão simplesmente a crescer e apenas lhe temos que dar água e papinha.

Quanto ao estares estafado também passei pelo mesmo pois decidi como tu fezer tudo pelas próprias mãos apesar de ter contado com a preciosa ajuda do meu cunhado. Carregar vigas de 16x8 com 13m de comprimento ou colocar acima de 10t de brita à pazada não é bem como beber o cházinho das 5.

Mas depois do trabalho feito e no momento em que nos sentamos no seio de mesmo a apreciar a obra parece que nos dão uma epidural... e a satisfação inunda a nossa alma, certo?!

Um abraço
Nelson
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  Mario Eusebio Qui Jun 30, 2011 2:36 am

Viva!

João e Nelson, eu juntei-me a vós na questão de fazer tudo por nós próprios, é cansativo, bem eu tive a ajuda da mulher e do sogro, mas a satisfação é imensa Smile Já lá vão quase 6 anos, agora é a questão da manutenção constante, pois fazer as coisas em madeira é muito bonito, mas é preciso andar sempre a tratar ou a substituir tábuas Smile!

Agora a questão do espaço, NUNCA vai chegar SmileSmile, em breve vais te aperceber disso (se já não aconteceu), mas eu por exemplo, cheguei agora ao ponto de emagrecimento, pois mais de 40 a 50 plantas, são muitas plantas para um amador cuidar, de inicio parece tudo muito fácil, pois é como o Nelson diz, é só regar, dar comida e umas podas "grossas", mas conforme as árvores vão avançado o trabalho com cada uma cresce duma forma exponencialmente assutadora e torna-se muito complicado dar a atenção que as plantas precisam!

Mais uma vez João, parabéns pelo espaço, nota-se o carinho que aplicaste na sua execução e parabéns pela capacidade de te adaptares e arranjares um espaço, pois há muita gente que se queixa mas que não faz nada para sair da situação.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty ...

Mensagem  David Carvalho Qui Jun 30, 2011 5:11 am

"pois há muita gente que se queixa mas que não faz nada para sair da situação."

Nem mais, não quero entrar em polémicas mas isso que o Mário diz é bem verdade, eu construi o meu viveiro mais o meu tio, foi um trabalho duro e extenso ao longo de meses que muita gente fala mas não está para ter, mas a verdade é que após estar pronto é um orgulho olhar para algo que sai de nós, principalmente porque faz parte de um plano maior que é o Bonsai Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  João Pires Qui Jun 30, 2011 3:11 pm

Olá amigos,

(ainda na página anterior)
Henrique, obrigado pelas palavras Wink

(já nesta página...hehehe)
Repescando as palavras do Rui Fernandes... aqui depende um bocadinho do grau de "maluqueira" de cada um LOL.
Isto quer dizer, como noutro passatempo qualquer, depende dos objectivos pessoais. Na verdade, é um fenómeno que dá para observar bem nos clubes. Nos de Bonsai ou outros. Há o entusiasmo inicial das pessoas, depois umas vão ficando, outras fixam metas maiores, e muitas acabam por desistir. Depois vêm outras e assim sucessivamente. Eu pessoalmente, já fiz tantas actividades na vida... numas fui ficando, noutras desisti logo e noutras, como tem sido o caso do bonsai, mais objectivos tem surgido. Por isso vou atrás. Já desisti de uma actividade que gostava muito (a vela) para ter mais tempo para o bonsai. Mas podia ter acontecido ao contrário Wink.
Depois, o Bonsai têm este problema do tempo. A coisa demora... Uns acabam por perder a paciência e "assim já está muito bem". E outros ficam "malucos" e desatam a fazer bancadas e sistema de rega e outra coisas do género. Para melhorar, mas também para enganar o tempo.
Por mim está bem assim.
Na maioria das vezes, arregaça-se as mangas e sozinhos ou com amigos e familiares... toca a construir. Claro que no final a sensação é de enorme satisfação... com uma "pontinha" de vaidade como dizia o Gustavo. Pronto vá... se for só uma pontinha, não vem mal ao mundoLOL... Eu pessoalmente gostei de levar este projecto para a frente porque agora já posso receber, nas condições que me agradam, os amigos. Como sabem, sou um "visitadeiro" do pior que há hehehe... e deixava-me triste não poder retribuir o convite. Depois, claro que também é melhor ter boas condições de trabalho... e por aí fora.
Bom, estou para aqui a divagar... mas o ponto era, tudo isto é positivo mas, melhor ainda, é bom que se preencha, dentro das possibilidades de cada um, de boas árvores Wink que isso é que é o mais importante.

Abr.
João

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  Pedro G C Almeida Qui Jun 30, 2011 3:55 pm

João,

Parabéns! Gostei muito do espaço, realmente é local que me parece familiar. Não sei se pela mangueira no chão, se pelo bico da mangueira, se pelos vasos por baixo das bancadas... enfim, há muita coisa. Wink

Quanto à maluqueira pelo bonsai... este fórum está cheio de exemplos, desde pessoal que arranja hérnias nas costas a carregar carvalhos monte abaixo, até aos que dão meia volta ao mundo para acordarem todos os dias às 6 da manhã, varrer todos os dias o chão, preparar todos os dias chá e trabalhar duro, com uma folga de duas em duas semanas, durante o seu período anual de férias. Smile Tudo em nome do bonsai. Smile

Claro, há casos extremos de pessoas que, para além de hérnias e de meias-voltas ao mundo, ainda rebentam (mais) as costas a construir espaços como o do João. E depois juntam-se todos uma ou duas vezes por ano para falar de... árvores! É de loucos! Smile
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  Fernando Bernardino Qui Jun 30, 2011 11:58 pm

Bom dia Joao,
Parabens pelo espaco, esta lindo, ate pelas fotos da para sentir a paz do lugar, lindo...

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  João Pires Sáb Jul 02, 2011 3:11 pm

Olá amigos,

Pedro, Fernando,
Obrigado pelas palavras Smile
De facto, esta coisa do bonsai pode tornar-se num vicio... maluqueira.... hehehhehe...
Pois hoje, o Jardim dos Melros recebeu os seus primeiros visitantes oficiais Wink
Bela manhã e bela tarde Wink Rodeado de amigos que gostam da "maluqueira" do bonsai. Ficaram boas ideias, ficaram gargalhadas, ficou a ideia de repetir. A coisa vai! O bonsai vale a pena! Fica, cada vez mais, a convicção que é o que nos junta e não o que nos separa.
Obrigado a todos e a todas pela visita Wink
Pode-se dizer que os melros ficaram de "papo cheio"... LOL

Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  Nelson Lopes Seg Jul 04, 2011 2:57 am

Boas João,

desculpa lá, só mais uma pergunta: impregnaste as madeiras com óleo queimado, certo? Pela cor pelo menos é isso que me parece.
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  João Pires Seg Jul 04, 2011 3:10 pm

Olá Nelson,
Na verdade, é uma coisa que dá pelo nome de solução betuminosa... mas eu penso que vai dar ao mesmo. O efeito pelo menos é muito idêntico... criar uma camada de gordura que impede a água de penetrar na madeira. Se vai funcionar e por quanto tempo? A ver vamos Wink
Abr.
João

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  bruno lima Dom Jul 31, 2011 12:12 pm

esta um espectculo sim senhor, mas para alem de todas as dores que se possa sentir eu ate acho que poderia superar isso mais ou menos,ainda sou novo e cheio de energia,lololol.Acho que para mim a pior questao e mesmo o pastel que se gasta. eu pessoalmente se tivesse melhor nesse aspecto tanto na minha varanda(terraço) como na minha sogra ja teria por esta alturaespaços como este ate porque sou pintor de construçao civil e na mao de obra e vernizes e isso ate se arranja mas para alem disso, ainda se gasta uma pipa de massa.Mas adorei ta muito bonito.

bruno lima

Mensagens : 83
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 43
Localização : alfena

Ir para o topo Ir para baixo

O meu espaço Empty Re: O meu espaço

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos