Sementes de olea silvestris

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sementes de olea silvestris

Mensagem  Emerson em Qui Jun 30, 2011 6:14 am

Bom dia amigos. Sou novo em seu fórum. Meu nome é Emerson, moro em Curitiba (Brasil) e sou praticante desta bela arte. Estou procurando sementes de olea silvestris, Aqui no Brasil as plantas usadas são para a produção de óleo e suas folhas são muito grandes e a casca das arvores não são rugosas como as suas, que de fato, são belíssimas. Se alguém puder me orienter na obtenção destas sementes eu agradeço.

Emerson

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/06/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Olea

Mensagem  David Carvalho em Qui Jun 30, 2011 6:26 am

Olá Emerson,

Questiono-me se não será mais proveitoso importares para o Brasil uma Olea Sylvestris, digo isto pois mesmo tendo em conta os preços e as burocracias alfandegarias acredito que te sai "barato" pois consegues Oleas de Yamadori na Europa com bastante qualidade entre os 150 e os 300 euros e a partir dai poderás ir realizando estacas de Olea e multiplicando a espécie.

Pessoalmente parece-me mais proveitoso até porque a casca que tanto gostas é fruto do clima na Europa, temperaturas altas e bastante baixas, vento e factores climáticos que puxam pelas árvores a desenvolver certas caracteristicas. Desta forma se cresceres de semente ou mesmo estaca tendo em conta o teu clima e as condições que lhes irás fornecer dificilmente irás ter a caracteristica de uma Olea tipicamente "Europeia/Maiorquina".

Aqui no forum tens um contacto previligiado na zona de vendas que é o Carlos (Joan Frau) que vive em Maiorca nas ilhas baleares onde provávelmente residem as melhores Oliveiras de toda a Europa e os preços são muito acessiveis.

http://bonsai-literati.forumotion.com/t302-vendo-ullastre

Abraço,
avatar
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 37
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sementes de olea silvestris

Mensagem  Varatojo em Dom Ago 05, 2012 1:52 pm

Olá Emerson

a olea Silvestre ( vulgarmente conhecida por ''Zambujo'' ou Zambujeiro''), reproduzida por semente, tenderá a demorar muito tempo a crescer e a desenvolver-se até atingir as característica que desejas, o mais provável é que obtenhas características iguais ou muito semelhantes ás de uma oliveira Normal.

A Olea Silvestre em crescimento natural, vive centenas e até milhares de Anos. O sitio onde vivo Chama-se Zambujal, devido precisamente á Abundância em estado natural dessa Árvore que nascida de semente, durante a vida de um homem, pode não passar de um simples Arbusto.

Existem no entanto muitos exemplares ( cada vez menos infelizmente devido á grande procura de viveiros que as compram por ''tuta e meia''), de Árvores chamadas de ''Pé de Zambujo'', que são Zambujos enxertados em Oliveira destinados á produção de grande qualidade e quantidade de fruto para produção de Azeite.

Dos pés dessas árvores, nascem rebentos que se podem partir e que pegam muito bem de estaca desde que tenha um pouco de madeira velha, e essas sim desenvolvem-se e crescem muito mais depressa.

É muito resistente a condições extremas, seja o frio seja a seca.

Tenho vários exemplares em viveiro em desenvolvimento, tanto de olea silvestre como olea europeia, e como eu, tanto em Portugal como em qualquer país de Influencia Mediterrânica, são muito fáceis de encontrar, pelo que concordo com a Opção do David Carvalho e da importação de um exemplar.

Cumprimentos

Varatojo

Mensagens : 17
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 43
Localização : Alcaria - PMS- Portugal/ Villmar - Alemanha

http://americovaratojo.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sementes de olea silvestris

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum