Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma aventura pela europa ...

2 participantes

Ir para baixo

Uma aventura pela europa ... Empty Uma aventura pela europa ...

Mensagem  Paulo Sampaio Qua Out 19, 2011 1:53 pm

Olá a todos,Queria à algum tempo contar esta aventura que foram os 4500 Km de viagem pela Europa fora até Rattingen na Alemanha. Parece muito mas não é.... é como quem faz porto Algarve 9 vezes.




Nada como começar cedinho a viagem e às 5h já estávamos a caminho, "tout en frant" e a "tout la vitesse" seguimos o nosso caminho. Viagem tão importante não podia deixar de ficar registada para a posteridade e, por este motivo, entenderam as autoridades francesas registar tão importante momento com uma "flashada" no final de uma recta de 30 Km... nem deu tempo de sorrir para a foto.

Admirado fiquei de a Europa não estar fechada para obras, é que depois de entrar em França em cada 20 Km tínhamos 5 Km de Trabaux's (entenda-se obras na estrada, coisa que só terminou quando voltamos a entrar em Espanha) que com estas brincadeiras só chegamos ao nosso destino após 20h de viagem. Um dos momentos caricatos foi a nossa chegada a lille, onde o carro de gasóleo só devia ter o cheiro (mas estava tudo controlado), confiantes na bomba de gasolina que tínhamos visto no centro da vila no dia anterior, quando chegamos motivados para iniciar a nossa viagem até rattingen, tinha um papel que dizia "ferme definitivment" mas ainda deu para fazer mais 5Km até ao intermachet mais próximo.

De seguida lá fomos directos a rattingen, quanto fizemos um "pit stop" na Bélgica para beber um café (entenda-se borra de café), descobrimos a mui nobre e respeitável profissão de Madame Pipi (como é vulgarmente conhecida pelos nativos). Que não é mais do que uma senhora de 60/70 anos, sentada numa secretária, que cobra 0.30€ ao viajante para que este possa satisfazer as suas necessidades fisiológicas. Como esta profissão é ainda inédita em Portugal, um franchising disto se calhar dava dinheiro.
Mas cuidado aos mais incautos, que sendo o domingo o dia da família, a senhora está de folga, assim ou fazem em casa ou então terão que utilizar uma qualquer árvore disponível na estação de serviço.

A participação no concurso NT permitiu viver a exposição de forma diferente, foi uma experiência fantástica. Dei o meu melhor para que o país fosse bem representado, penso ter conseguido. Foi uma opinião unânime por parte dos organizadores e júris que o resultado deste concurso foi dos mais equilibrados. Competir com os Novos Taltentos, amadores semi-profissionais, da europa foi uma experiência única.

Tanto as árvores da EBA como da exposição do Bonsai Clube da Alemanha eram excelentes, aqui ficam alguns momentos...

Uma aventura pela europa ... EBA%2525202011%252520NET

Exposição à parte a aventura, que também ficou conhecida pela viagem do panado, continua. Ao contrario do que seria de esperar os conhecimentos de Inglês não abundam em Rattingen, quando pedimos uma ementa em inglês trouxeram, mas quando escolhemos obtivemos a linda resposta "no understande... inglish ...this one.... (entenda-se a ementa em alemão) .... caso para dizer .... "ora fdx" ... Num momento tipo totoloto lá escolhemos, passado 1 hora quando veio o prato qual não era o meu espanto, eu que queria provar um prato típico da região ... afinal tinha escolhido panados. Saborosos com um molho de mostarda e pimenta por cima mas ... eram panados.

Um novo dia, concurso de NT, exposição, bonsais, demos, bonsais, compras e mais bonsais, pensei, se calhar no "dinar de gala" vou provar um prático típico .... e lá fui. Entrega dos prémios (diploma e vaso do Peter Crabs para todos os participantes e chapéu do Vaklav para os 3 primeiros), champagne e apetiser's para todos, o jantar estava saboroso mas... e qual foi o prato típico perguntam vocês... panadinhos com queijo e tomate por cima, estava saboroso mas já era o 3º dia a panados.

A viagem estava a aproximar-se do fim, no regresso mais uma noite em casa da família com uma excelente refeição (sim não eram panados) para tirar a barriga de misérias, uma noite de descanso e no dia seguinte 8h de viagem até bordéus.

Bordéus uma cidade fantástica, tanto em monumentos como em "mobida" cheio de gente jovem, vale bem uma viagem. Nos dias que correm viagem não é viagem sem atentado à bomba, podemos ainda presenciar uma das praças principais fechada com o robot de desactivação de engenhos a desempenhar a sua função, 30 min. e tudo estava resolvido. Tanta "mobida" só podia resultar em hotéis cheios, por isso arranjar cama não foi fácil mas às 21h estávamos instalados.

No dia seguinte, em direcção a Portugal com passagem por Biaritz. Vila pacata, bonitos edifícios e umas senhoras de 70 anos que ainda pensam que são as actrizes famosas dos anos 60 a fazerem Top-Less (acaba por estragar um pouco esta paisagem idílica Smile ). Como não podia deixar de ser, comemos uns bolinhos de bacalhau e os já famosos panados na avenida central de biaritz.

Mais uma vez "tout en frant" e a "tout la vitesse" até Portugal.

Paulo Sampaio

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Uma aventura pela europa ... Empty Re: Uma aventura pela europa ...

Mensagem  Assoc. Lusitana de Bonsai Qui Out 20, 2011 2:01 am

Olá Paulo,

Obrigado pela partilha destes momentos e parabéns pela excelente prestação que fizeste em nome de Portugal.

Em nome da ALB
José Machado
Assoc. Lusitana de Bonsai
Assoc. Lusitana de Bonsai

Mensagens : 15
Data de inscrição : 28/01/2010

http://www.albonsai.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos