Quercus Suber XXL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quercus Suber XXL

Mensagem  Mario Eusebio em Seg Jan 02, 2012 2:39 pm

Viva!

Aproveitei também a ajuda do Pedro, para fazer os primeiros trabalhos neste sobreiro. Esta árvore concerteza será a última árvore com esta dimensão na minha coleção, pois agora é muito dificil manejar árvores deste porte.

No Fundo o trabalho, foi escolher uma frente, eliminar uma das possibilidades de tronco, podar e deixar a continuação do tronco aramada para o futuro. Terei ainda que trabalhar a madeira morta, para tornar os cortes feitos mais harmoniosos. O ápice será deixado a crescer livre durante muito tempo para ganhar grossura suficiente para ser tratado como continuação do tronco e com a devida conicidade!

A Frente escolhida!

O Pedro a serrar o tronco que ía ser descartado! Dá para ter a noção do diametro do tronco!

O tronco já cortado, ficando para já o corte assim, para mais tarde ser trabalhado por forma a parecer natural.

Com o corte feito, já dá para ter a noção da linha do tronco.

Estrutura de ramos definida e com o ápice orientado para futuramente assumir a continuação do tronco.
O próximo passo em breve, será o trabalhar os dois cortes, o da parte de trás e o da frente, onde está agora a parte terminal do tronco.

Na próxima época será fortemente adubado para potenciar o desenvolvimento da continuação do tronco!

Medidas futuras!!! Altura Aprox 80 cms Nebari aprox 35 cms.

Sugestões?

Mário Eusébio

Mario Eusebio

http://marioeusebio.blogspot.com/

Re: Quercus Suber XXL

Mensagem  bruno lima em Ter Jan 03, 2012 1:24 pm

Viva Mario tudo bem?
DEsejo te as melhoras desde ja , por acaso tens alguma foto a quando do yamadori deste sobreiro? como estava em questao de raizes? eu tenho uns 3 ou4 sobreiros que recuperei faz um ano e parece que estao de saude ,mas tenho ai 2 mais ou menos deste porte e 1 deles me parece que em questao de nebari tera umas 3 ou4 raizes que nem para o fundo da terra vao ,mal saem do tronco abrem logo para os lados e depois nessas mesmas terao entao umas mais pequeninas , achas que serao o suficiente?
abraço e melhora rapido ok.

bruno lima

Fotos & Árvores

Mensagem  David Carvalho em Qua Jan 04, 2012 1:31 am

Olá Mário,

Existem árvores que as fotos tornam-se uma verdadeira injustiça, mesmo quando aparece alguém a servir de escala não dá para ter a noção do porte deste "bicho", ao vivo é completamente diferente. É uma árvore de grande porte com tudo para ser uma grande árvore no futuro Smile Força com isso Smile

Abraço,
David Carvalho

http://itoigawa.wordpress.com/

Mensagem  Pedro Nascimento em Qua Jan 04, 2012 5:29 am

Shocked Shocked cyclops Shocked Shocked ´
vou gostar de acompanhar o seu desenvolvimento Wink
1abrç...
Pedro Nascimento

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Mensagem  Pedro Nascimento em Qua Jan 04, 2012 5:41 am

É essa a frente futura?
abrç...
Pedro Nascimento

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Mensagem  Leonel Martins em Qua Jan 04, 2012 12:47 pm

Ganda BICHO, Very Happy , adoro quercus e este ano espero poder juntar alguns à minha pequena colecção, futuro risonho para esta árvore que ao vivo ainda deverá ser melhor!
Bom cultivo Smile
Leonel Martins

Mensagem  Mario Eusebio em Qui Jan 05, 2012 2:55 am

Viva!

Bruno, isto não é uma ciência com resultados exactos e rigidos, por isso não te posso dizer que chega ou não, o que te posso dizer é que depende duma série de coisas que variam muito. Já tive árvores recuperadas com muitas raízes que morreram e já tive outras recuperadas sem uma única raíz que sobreviveram. O que temos que ter é a consciência tranquila e ter a certeza que da nossa parte tudo fizemos para assegurar a sobrevivência da árvore. Em primeiro, lugar assegura que a árvore está bem presa ao vaso, que nunca lhe falta água, que tem todos os mimos Smile etc...o resto é deixado por conta também de alguma sorte também!

No caso dos suber, é importante deixar a árvore puxar bem e livremente pelo menos durante 1 ano ou 2 e só depois, quando tivermos a noção que já há novas raízes em abundância, partiremos para as intervenções!

Pedro, sim é esta a futura frente, mais uma vez, poderá sofrer pequenos ajustes! Agora é o primeiro passo, básico, depois quando a parte da madeira for trabalhada, vai-se ver melhor a imagem futura.

Obrigado pelos comentários!

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagem  Pedro G C Almeida em Sex Jan 06, 2012 4:46 pm

Olá Pessoal,

Já muitos o disseram, mas acho que não tem mal repetir: esta árvore é gigante e muito imponente ao vivo. As fotos não lhe fazem um mínimo de justiça.

Para mim foi um privilégio poder deitar as mãos a esta árvore, foi sem dúvida umas das árvores com maior potencial em que toquei. Aliás, graças a este bicho fiquei decidido a ter um projecto XXL à la Mário Eusébio na minha colecção. Vai ficar porreiro no meio dos shohin. Very Happy

Vai mostrando a evolução. É um projecto a longo prazo por causa do que têm que crescer os ramos, mas acho que vai ser muito didáctico acompanhar o percurso da planta.

Um abraço e obrigado Mário pela oportunidade de trabalhar esta árvore contigo. Wink
Pedro

The shroud of the dark side falls
Pedro G C Almeida

Mensagem  Viriato Oliveira em Seg Jan 09, 2012 2:44 pm

Olá Mario,

estreio a minha participação neste forum com este virtual da minha visão desta árvore com um potencial extraordinário.

[img] [/img]

Abraço
Viriato Oliveira

Viriato Oliveira

Mensagem  Mario Eusebio em Seg Jan 09, 2012 3:31 pm

Viva Viriato!

Bem vindo Smile!

Eu gostei do teu virtual! Tinha pensado um pouco mais baixo e mais compacto mas assim também fica bem!

O grande desafio será criar uma continuação do tronco suficientemente grossa para não haver uma grande diferença de diametro logo na transição, para isso, tenho que esperar uns anitos!!!! ....

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagem  Viriato Oliveira em Seg Jan 09, 2012 3:58 pm

obrigado mário

terás que disfarçar o corte junto ao ramo que irá fazer o ápice e deixar crescer alguns anos...em pouco tempo terás vários centímetros de diâmetro nesse ramo, o que promoverá o fecho do corte.acredita que não é assim tao dificil de fazeres uma excelente árvore e harmónica com esta boa base de trabalho.

abraço
Viriato Oliveira

Viriato Oliveira

Mensagem  Mario Eusebio em Ter Maio 07, 2013 6:59 am

Viva!

Ontem no final do dia, no intervalo das obras que estou a fazer no meu novo espaço, tive que arranjar tempo para podar este sobreiro, pois está a começar a brotar e não podia ser mais adiado, caso contrário, não daria para fazer o que queria.

No fundo foi uma poda rápida, apenas seleccionei os ramos que queria guardar para futuro e depois cortei muito curto para ir criando uma estrutura de ramos com conicidade! Agora é deixar crescer livre durante o período activo e depois voltar a fazer o mesmo! Só depois de ter ramos suficientemente grossos para estarem de acordo com a dimensão do tronco é que pensarei em começar a desenvolver a ramificação secundária e terciária.

Agora é muito adubo e água QB!

Antes

Depois

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagem  Pedro G C Almeida em Ter Maio 07, 2013 7:09 am

Olá Mário!

É bom rever este sobreiro. Smile

Tenho duas perguntas que podem gerar polémica e alguma discussão. Smile

1) Não seria melhor, para os objectivos que pretendes, continuar a deixar crescer livremente todos os ramos que saem do novo topo?
2) Penso que concordamos no seguinte: depois deste corte o ramo que vais usar como novo topo só vai começar a engrossar significativamente assim que os ramos que de lá vão brotar atingirem uma grossura semelhante à do ramo. Assim, achas que é possível conseguires em simultâneo conicidade e engrossamento?

Gostava de saber o que tu e os restantes acham sobre estas questões. Posso muito bem estar enganado, mas na minha cabeça as respostas às perguntas são sim e não, respectivamente. Wink Venham daí os vossos comentários. Very Happy

Um abraço,
Pedro

Pedro G C Almeida

Mensagem  Mario Eusebio em Ter Maio 07, 2013 7:42 am

Viva Pedro!

Smile Já não falamos há uns tempos Smile Agora que o MSN não abre...tens que aparecer no skype Wink

Sinceramente, não tenho uma resposta segura a nenhuma das duas perguntas, apenas tenho o que vi do padrão de crescimento até agora deste e de outros suber que tenho e o feeling de que poderá dar certo...

Este ano, reparei que tudo o que eram folhas antigas amareleceu e caíu, logo, só fiquei com massa verde na ponta dos ramos e também era aí que estavam a nascer novos brotos, o que levaria e muito bem ao engrossamento dos ramos, mas de uma forma muito cilíndrica...o que me desagradava Sad . Via isso no ramo que deixei crescer para continuação do tronco e novo ápice, que já estava com cerca de 4 cms, mas cilíndrico!

O que espero!? que vá ter muita rebentação nos ramos podados, que crescerá livre, como aconteceu com a que foi cortada agora, mas com o beneficio de em vez de ser só um ramo isolado a crescer, ser vários ramos a sair do mesmo ramo primário o que aumentará o fluxo de seiva exponencialmente e engrossará mais o tronco...

Isto pode ser apenas a minha visão poética e teórica, mas acredito que pode dar resultados!

Hipótese->Experiência->resultado Smile se o resultado não for positivo, vou ter que voltar à primeira fase Smile

Tenho agora um outro que estou a fazer como tu dizes....assim já tenho 2 situações cobertas, se bem que este segundo é significativamente mais pequeno, já reparei que é ligeiramente diferente a nível de resposta e vigor, por isso, a experiência pode não dar os mesmo resultados. Este aqui do tópico é muito grande...por isso quero os ramos primários grossos, pois tenho visto muitos suber, sobretudo em Itália, já com muita massa verde, mas os ramos são muito finos o que para mim fica francamente mal.

Como funcionou com o teu Suber?

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagem  Bruno António em Ter Maio 07, 2013 11:02 am

Viva Mário!

Very Happy Wohhh!!! Grande suber!! Do melhor que se tem visto por cá!
Acho que fizeste bem em cortar, dessa forma a conicidade da ramificação vai ficar melhor, só assim... e com o vigor dos suber, em "poucos" anos ficas com uma árvore de topo! Vais apostar num estilo mais "clássico"?
Não cortaste um pouco tarde? O meu por cá já esticou mais de 10cm!

Abraço Wink
Bruno António

Mensagem  Pedro G C Almeida em Ter Maio 07, 2013 11:59 am

Olá Mário,

mas de uma forma muito cilíndrica...

Não sei se percebi... os ramos nos sobreiros têm secção circular e por isso são cilíndricos.

O que espero!? que vá ter muita rebentação nos ramos podados, que crescerá livre, como aconteceu com a que foi cortada agora, mas com o beneficio de em vez de ser só um ramo isolado a crescer, ser vários ramos a sair do mesmo ramo primário o que aumentará o fluxo de seiva exponencialmente e engrossará mais o tronco...

Pois, é precisamente em relação a isto que tenho dúvidas. Aliás, estou convencido de que se não podasses seria mais rápido conseguires engrossamento e conicidade. Smile O meu raciocínio é o seguinte: é verdade que vão nascer muito ramos em resultado da tua poda, mas esses ramos só vão contribuir para um engrossamento significativo quando adquirirem o mesmo diâmetro do ramo principal que podaste. Isso deve demorar cerca de um ano (era a idade do dito ramo principal). Quando esses ramos chegarem a esse diâmetro, a conicidade estará perdida, e isto parece-me ser uma indicação de que tens que sacrificá-la se quiseres engrossar. Por favor corrijam-me se estiver a pensar mal. Por outro lado, se continuasses a deixar crescer livremente, o ramo ia investir a energia da árvore em mais crescimento (e não na produção e engrossamento de muitos rebentos novos), que ia resultar directamente num engrossamento continuado e sem perder um ano a produzir e engrossar ramos adventícios.

Tenho agora um outro que estou a fazer como tu dizes....assim já tenho 2 situações cobertas, se bem que este segundo é significativamente mais pequeno, já reparei que é ligeiramente diferente a nível de resposta e vigor, por isso, a experiência pode não dar os mesmo resultados.

Isso vai ser muito interessante. Nada como usar o método científico. Smile

tenho visto muitos suber, sobretudo em Itália, já com muita massa verde, mas os ramos são muito finos o que para mim fica francamente mal.

Nisto estamos plenamente de acordo. É uma tendência europeia, não só com os sobreiros. Penso que resulta da sociedade que temos, mas isto é para outra conversa. Smile

Como funcionou com o teu Suber?

O crescimento completamente livre de um novo topo, da forma como descrevi, deu resultados em cerca de 2 anos. Era um sobreiro bem mais pequeno do que o teu. No teu caso acho que precisas de pelo menos 3 ou 4 anos de crescimento livre, o que deve dar uns 3m de altura ou mais! Smile O Rui pode ser que tenha algo mais a dizer sobre esse sobreiro.

e com o vigor dos suber, em "poucos" anos ficas com uma árvore de topo!

Bruno, não sei quanto anos tinhas em mente, mas uma árvore deste tamanho só começará a ficar decente no mínimo daqui a 10 anos. Quanto maior, mais tempo leva, e esta é gigantesca! Mas não tenho qualquer dúvida de que será um sobreiro de referência a nível internacional, especialmente se tiver ramos principais grossos (para serem convincentes precisam, na minha opinião, de uns 10cm de diâmetro) e cheios de casca.

Um abraço,
Pedro

Pedro G C Almeida

Mensagem  Bruno António em Ter Maio 07, 2013 2:33 pm

Pedro G C Almeida escreveu:

e com o vigor dos suber, em "poucos" anos ficas com uma árvore de topo!

Bruno, não sei quanto anos tinhas em mente, mas uma árvore deste tamanho só começará a ficar decente no mínimo daqui a 10 anos. Quanto maior, mais tempo leva, e esta é gigantesca! Mas não tenho qualquer dúvida de que será um sobreiro de referência a nível internacional, especialmente se tiver ramos principais grossos (para serem convincentes precisam, na minha opinião, de uns 10cm de diâmetro) e cheios de casca.

Pois Pedro, vendo por esse prisma... 10 ano é o mínimo! Mas valerá a pena esperar!! Very Happy
E que tal a malta fazer uns virtuaiszinhos?!

Ab. Wink
Bruno António

Mensagem  Mario Eusebio em Qua Maio 08, 2013 4:33 am

Viva Pedro e Bruno!

Bruno, é mesmo como o Pedro diz, vou ter uns valentes anos pela frente até conseguir ter uma imagem decente...mas eu tenho tempo e é por isso que gosto de bonsai...cultiva a paciência Wink!

Pedro Smile tens razão, será sempre cilíndrica, poderá é ser mais cónica ou não Smile e foi aí que me expliquei mal!!! Antes da poda, os ramos estavam com quase a mesma medida nos dois extremos duma secção o que a mim não me agradava...

Uma coisa que me serviu de orientação, foi um suber que o Alberto Baleato tem e que já sigo a evolução há alguns anos com várias visitas em diferentes fases e diferentes alturas do ano e o que tenho visto é que ele utiliza o tipo de poda mais ou menos como tentei fazer e é certo que ele está a ter bons resultados.

Uma coisa que não falei atrás e que é muito importante, será a forma como deixarei engrossar alguns ramos, pois é muito importante que não se deixe engrossar todos os ramos novos que vão nascer...terei que escolher muito bem o que quero que cresça, onde crescerá e o equilíbrio entre eles e cortar tudo o resto que irá aparecer a mais, que prevejo será sempre na ordem dos 70%, para direccionar a energia para onde quero. Estes últimos ramos que podei tinham 3 anos de crescimento livre.

Já vários vezes disse que crescer livre (ramos de sacrifício ou não) não significa deixar a árvore fazer o que quer nem que se crie um matagal Smile

Bruno, eu mudei de sitio, mais para o interior e mais alto, o que representa uns graus de diferença a menos, juntamente com as temperaturas baixas que temos tido, resultando num atraso generalizado em todas as minhas árvores...

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: