Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oliveira "Dançarina"

+9
Nuno Encarnação
Pedro G C Almeida
Rui Ferreira
Pedro Nascimento
Rodrigo Sousa
David Carvalho
rafael baptista
Leonel Martins
Mario Eusebio
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  rafael baptista Ter Dez 22, 2009 8:52 am

No inicio deste post disse que adorei o trabalho de madeira morta mas ainda não conseguia vislumbrar as possibilidades da massa verde, mas agora depois de ver todas as possibilidades, para mim o desenho do pedro nascimento é a melhor estetica para esta arvore, não gosto muito do virtual, mas acho que é tudo uma questão de gosto pessoal

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Convidad Ter Dez 22, 2009 9:42 am

Viva Mário

Para mim, claramente a ideia do Pedro Nascimento.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Dez 22, 2009 3:28 pm

Olá Pessoal!

Mário, esta olea é fantástica. Há tantas boas possibilidades que a coisa se reduz simplesmente a uma questão de gosto pessoal, não há dúvida que será um excelente bonsai no futuro independentemente das escolhas que fizeres.

Quando vi a árvore pela primeira vez aquilo que me impressionou mais foi o seu tamanho. É muito maior do que parece na fotografia. O tronco é riquíssimo, tanto em movimento da veia como em carácter da casca e da madeira morta. Normalmente gosto de optar pela solução estética mais compacta possível e se isto fosse um shohin teria poucas dúvidas em seguir o caminho que indicou o Pedro Nascimento. No entanto, acho que o tronco oferece muito mais e é possível criar muitos detalhes convincentes na construção da massa verde. Deste ponto de vista o virtual do Mário faz mais sentido, parece-me que neste caso aproveita melhor o potencial da árvore (cada caso é diferente e outros há em que a minha opinião é diferente - Wink David) Claro, trata-se do meu gosto pessoal... neste caso prefiro uma árvore mais elegante, mais realista.

Em relação ao virtual do Mário, aquilo que eu certamente mudaria (se a árvore estivesse a meu cargo) é o ângulo do tachiagari. Está muito vertical e para além disso a árvore parece-me algo desequilibrada para a direita - foi por essa razão que sugeri prolongar a folhagem para a esquerda. Mário, que tal inclinar uns 3 graus para a esquerda também no próximo transplante?

Abraço,
Pedro


Última edição por Pedro G C Almeida em Ter Dez 22, 2009 3:32 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Primeira versão escrita à pressa...)
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Mario Eusebio Qua Dez 23, 2009 2:34 am

Viva!

Interessante esta discussão Smile! Como já foi referido será mais uma questão pessoal do próprio estilo individual!

Eu, não que me considere um adepto do "naturalistic" puro, mas gosto mais de árvore a tender para isso...que sejam mais passíveis de se encontrarem nessa forma. Não gosto muito de "dramatismo" em excesso, acho que todos as árvores devem contar uma história, mas que não terá que ser obrigatoriamente a do maior "massacre" possivel!

A árvore do desenho do Pedro, é uma excelente hipótese mas conta uma história diferente, de árvore mais massacrada onde praticamente só um ou dois ramos acabaram por sobreviver e com muita madeira morta, a meu ver um "look" e comportamento mais de conifera. Mas como é evidente é perfeitamente possivel encontrar uma oliveira assim no seu meio natural.

Por exemplo o Ivo, que conheço o seu trabalho, opta claramente pelo desenho, pois acho que a linha geral do seu trabalho assenta muito em árvores dramáticas, na abundância de madeiras mortas, muita informação! Se estiver errado por favor corrige-me IVO Smile! Eu já sigo um pouco uma linha mais soft, com menos espectacularidade no desenho mas que a mim próprio me agrada e me dá mais prazer.

Resumindo será mesmo o gosto pessoal e o estilo de cada uma a definir as tendências da modelação das suas árvores. Não que não goste estecticamente de outras soluções e até temporalmente será muito mais rápido construir a massa verde na solução que o Pedro Nascimento apresenta do que encher o tronco de cima a baixo com ramos e massa verde Shocked ! Há ainda a questão da foto, que não deixa ver todo o movimento do tronco e que foi tirada um pouco de baixo para cima, logo não dá a sensação clara da dimensão do projecto.

Pedro, num próximo transplante terei que estudar a sugestão que dás e talvez inclinar mais um pouco para mudar o ângulo de saida do tronco. Provavelmente o Vaso também será outro!

Em relação ao desiquilibrio, in loco, não me parece que haja, mas daqui a uns dias já falamos sobre isso Wink!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Convidad Qua Dez 23, 2009 6:40 am

Nada a corrigir Mário, pela parte que me toca.
As boas árvores têm sempre várias hipóteses - cada pessoa deve escolher o caminho com que mais se identifica. Que adianta 20 colegas dizerem-nos que a nossa árvore está espetacular se nós não gostamos dela?? Acho que fazes muito bem em optar sobretudo pelo teu gosto pessoal.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Rodrigo Sousa Qui Dez 24, 2009 2:54 am

Olá a todos.

Gostava só de dizer que gostei bastante deste "tópico" de troca de ideias.
Que dure tanto como a arvore.

E Mario vai continuando a debater o trabalho que se seguirá com a planta,e que tenha tanta recetividade e debate nas técnicas para formar o desenho.

Comprimentos para todos.

Rodrigo Sousa

Mensagens : 22
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 49
Localização : Sagres

http://kintall.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Rui Ferreira Seg Dez 28, 2009 12:54 pm

Penso que a ideia do Pedro Almeida de inclinar a árvore um pouco para a esquerda para melhorar a saida do Tachiagari é válida!
Só não concordo com a ideia de prolongar ainda mais a massa foliar também para a esquerda pois isso vai parar na minha opinião a dinâmica da árvore.
Eu iria posicionar a árvore no vaso mais para a esquerda para assim encontrar o equilibrio visual e prolongaria ligeiramente o comprimento do primeiro ramo da direita.
Penso que assim a dinâmica da árvore seria preservada evitando fazer as coisas demasiado estáticas.
Isto porque pelo menos depreendendo das fotos o tronco não tem um enorme peso visual para criar uma árvore tão "majestuosa" e contrabalançada.

Rui Ferreira

Mensagens : 15
Data de inscrição : 05/11/2009
Idade : 61
Localização : Tavira/Algarve

http://www.jardimdebonsai.com

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Dez 28, 2009 3:03 pm

Olá a Todos!

Já tive a oportunidade de rever esta oliveira ao vivo. As fotos enganam muito. O tronco é muito mais massivo do que parece, a árvore tem uma presença muito mais imponente do que as fotos sugerem. Não tive muito tempo para grandes análises, mas concordo com o que disse o Rui Ferreira: penso que uma ligeira inclinação para a esquerda sem prologar a massa verde do virtual do Mário beneficiaria o projeto.

Ó Mário, vê lá se fazes mais umas fotos de ângulos diferentes para se ver melhor. Esse tronco bem merece!

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Olea

Mensagem  David Carvalho Ter Dez 29, 2009 4:16 am

Olá a todos,

Pedro aconteceu-me exactamente o mesmo, eu vi as primeiras fotos da árvore e pensava que era uma Olea bastante pequena, quando a vi ao vivo ia caindo de cú, pois a árvore é grande e muito mais imponente do que as fotos mostram, sem dúvida um projecto espectacular Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Mario Eusebio Dom Jan 24, 2010 12:07 pm

Viva!

Aproveitando o sol, tirei uma foto mais centrada, por causa da muita luz a foto não é a melhor, mas dá para ver o movimento do tronco.

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 IMG_4698

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Nuno Encarnação Seg Jan 25, 2010 3:33 am

Esta oliveira é simplesmente brutal. Tem tudo, movimento, madeira morta, carácter.
Na minha opinião, a única coisa que ainda precisa é de tirares mais algum peso no topo para dar maior conicidade e equilíbrio, mas está fantástica assim mesmo.
Parabéns.
Um abraço.

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Mario Eusebio Qui Ago 05, 2010 2:23 pm

Viva !

Hoje tirei as fotos possiveis deste árvore, já defini o ápice e trabalhei a madeira morta , agora vou dedicar-me á massa verde!

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 IMG_5675

Sugestões?


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Henrique Leite Sáb Ago 07, 2010 12:41 am

Mario.

Estou a gostar da evolução desta Oliveira!!!!! Se fosse minha a unica parte que optaria seria no Apice alongaba mais para a esquerda da madeira morta.

Parabens!!!!!!!!!

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Mario Eusebio Sáb Set 11, 2010 2:15 pm

Viva!

Há uns tempos estive a fazer mais algumas intervenções nesta olea. Defoliação parcial, trabalho de madeira morta e reposicionamento do ápice.

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 IMG_5866

Neste momento já está a alongar as novas folhas.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Miguel Costa Sáb Set 11, 2010 4:40 pm

Está a caminhar!
Também tens pássaros aí no teu rincon? Eu tenho um corvo que anda a esgratar todos os vasos.

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 35
Localização : Tavira

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Mario Eusebio Ter Jun 21, 2011 7:28 am

Viva!

Esta olea continua a evoluir! Foi uma das que sofreu uma poda de emagrecimento da estrutura de ramos, pois estava a ficar tipo topiaria Sad . Foi selecionado os ramos principais e cortado tudo o resto, o resultado já se vê, sobretudo na estrutura mais tipo árvore e menos "arbusto".

Aramei alguns ramos para os trazer para o sitio certo , mas não podei nada, pois quero deixar crescer livremente para engrossarem. Vou precisar de ramos com cerca de 3 a 4 cms de grossura não parte inferior da árvore e para isso é deixar crescer livre.

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 IMG_7618

A madeira também foi tratada.


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Fernando Bernardino Qua Jun 22, 2011 10:31 am

Viva Mario,
E assombroso o progresso e a tranformacao desta arvore desde o principio ate agora, esta e uma das melhores oleas que ja vi por aqui na Patria Lusa e para mim um exemplo a seguir com os muitos madeiros que tenho por aqui no quintal, obrigado...

Fernando Bernardino

Mensagens : 147
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Rui Fernandes Sex Jun 24, 2011 4:48 am

Já se nota uma certa definição no desenho!

Está no bom caminho!

Abraço,
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Olea

Mensagem  David Carvalho Dom Jun 26, 2011 1:58 pm

Olá Mário,

A evolução tem sido muito positiva, sem dúvida que está a dar passos largos no caminho certo Smile Acredito que tens a base feito a nível de posição e madeira morta, agora é desenvolver massa verde em força e começar a definir o desenho Smile

Parabéns pelo trabalho Smile

p.s- ADORO o vaso Smile
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Mario Eusebio Qui Jun 30, 2011 7:04 am

Viva David!

Sim, a base está lá, agora é deixar os ramos primários crescer este ano sem cortar para ganharem grossura e a árvore ganhar vigor, pois para o ano a resposta será muito mais enérgica.

O grande problema das oleas, sobretudo destas que não são silvestres, é o cancro, é uma bactéria que altera o crescimento dos tecidos e ganha as famosas galhas e isso se for nos ramos é uma chatice. Por isso é necessário tratar com cobre para parar com isso.


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

olea - Oliveira "Dançarina" - Página 2 Empty Re: Oliveira "Dançarina"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos