Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ulmeiro shohin

4 participantes

Ir para baixo

ulmeiro shohin Empty ulmeiro shohin

Mensagem  rafael baptista Seg Jan 23, 2012 1:44 pm

nem sempre de grandes yamadoris vive o bonsai, assim apresento a evolução de um ulmeiro de supermercado, que comprei em 2009.... tudo era diferente nessa altura, a seleção de arvores nem sempre era a melhor, mas mesmo assim não desisti da planta.... há dois anos a planta sofrei um corte radical bem junto à base, foi para um vaso maior para desenvolver os ramos principais, passados dois anos acho que estabeleci a estrutura primaria da arvore... basicamente através de deixar crescer e cortar atras...

por agora foi para um vaso mais pequeno, uma poda de raizes e alguns ramos.... existem por agora alguns ramos contudo todo o topo ainda falta "construir", falta tambem tratar do corte contudo vou esperar mais um ano para ver a completa cicatrização (será um assunto a tratar), para o proximo ano quero tambem melhorar o nebari principalmente do lado direito... bem é um projecto modesto, mas poderá chegar a algo agradavel...

venham de lá sujestões e virtuais, eu proprio fiz um pequno desenho para o que quero para o futuro

2009
ulmeiro shohin Ulmeiro+2009

agora

ulmeiro shohin DSC01299
ulmeiro shohin DSC01312


esboço

ulmeiro shohin Ulmeiro+001

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ulmeiro shohin Empty Re: ulmeiro shohin

Mensagem  Nelson Lopes Ter Jan 24, 2012 5:53 am

Boas Rafael,

ganhaste imenso a nível de afunilamento e os ramos principais também me parecem bem colocados.

A questão do corte irá ficar bem resolvida com o shari que pretendes e que é visível no teu desenho.
Alías já te disse noutras ocasiões e volto a repetir: na minha opinião os teus desenhos são fabulosos. A nível artístico até os prefiro aos virtuais todos xpto...
Mas tenho que confessar que um bom virtual informático também é muito bom para seguir como "roadmap"! É o que me falta na maioria dos meus projectos (para além do tempo). Tenho uma ideia vaga em mente, mas não tenho um mapa claro que possa seguir.

Parabéns e um abraço
Nelson
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

ulmeiro shohin Empty Re: ulmeiro shohin

Mensagem  rafael baptista Ter Jan 24, 2012 6:08 am

boas nelson obrigado pelas palavras... bem em relação aos desenhos, sigo uma formula bastante simples... passo por cima hehe, coloco uma folha branca por cima do monitor e traço a planta depois e neste caso foi desenvolver os ramos.... claro que não é um virtual é apenas um esboço, são basicamente linhas gerais...

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ulmeiro shohin Empty Re: ulmeiro shohin

Mensagem  Carlos Mocho Ter Jan 24, 2012 11:38 am

Prontos, é virtualmente feito à mão.
Sem dúvida que a técnica é eficaz, mas a expressividade não se copia por cima e esta está excelente. Parabéns!...

Carlos Mocho

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 60
Localização : Aveiras de Cima

Ir para o topo Ir para baixo

ulmeiro shohin Empty Re: ulmeiro shohin

Mensagem  Mario Eusebio Ter Jan 24, 2012 2:54 pm

Viva Rafael!

Quem o viu e quem o vê Smile!

Uma boa solução para o tipico malsai!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ulmeiro shohin Empty Re: ulmeiro shohin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos