importância da analise cuidada dos projectos antes de avançar para estilização

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

importância da analise cuidada dos projectos antes de avançar para estilização

Mensagem  Viriato Oliveira em Sex Jan 27, 2012 11:21 am

O titulo deste tópico surge no seguimento de uma tomada, cada vez mais, de consciência e cuidado na analise que tenho tido ao longo do "caminho bonsai"...pois alem daquilo que muita gente ja disse, que a planta tem que nos dizer o caminho que quer seguir é também a meu ver, as vezes, muita imaginação e ginástica mental para que tudo faça sentido e para que, como Miguel Ângelo disse quando lhe perguntaram como consegui fazer as esculturas com tanto realismo e detalhe a partir de um bloco rectangular de mármore aparentemente amorfo, ele apenas respondeu..."a escultura está lá, é so necessário retirar o que não é preciso"

No meu caso e vosso tambem esse "bloco" nao passa de uma planta viva, onde todas são diferentes, ou seja, peças unicas.

Esta árvore em si proporcionou-me um desses momentos em que a pessoa tem de sair do "piloto automático" do pensamento para árvores mais "vulgares" e questionar-me a sério qual o futuro que poderia proporcionar a esta árvore ja de si imensamente bela e com um carácter extraordinário.
pois bem, aqui esta o resultado desses momentos de observação e de contemplação e que ao fim varios dias culminaram na decisão que tanto esperava.

Esta é a árvore em 2011

Neste momento, nem a frente sabia qual havia de ser, pois como podem ver os 2 troncos eram opostos e a minha saga aqui era tentar enquadrar os 2 de forma natural...parecia impossivel Twisted Evil

A conclusão foi que sem transplantar a árvore era impossivel poder realmente ter a certeza de qual decisão tomar...e assim foi por volta de outubro de 2011

Antes do transplante ja suspeitava deste resultado, de depois de confirmado e executado o resultado parece-me agora muito mais prometedor do que antes
ao invés de uma árvore interessante consegui assim 2 shoin's com muito mais conteudo que antes.

Imagens tiradas hoje, ja com alguns sinais de rebentação... What a Face

espero que gostem Very Happy Very Happy Very Happy

Viriato Oliveira

Re: importância da analise cuidada dos projectos antes de avançar para estilização

Mensagem  Leonel Martins em Sab Jan 28, 2012 12:25 pm

Boa escolha Viriato! Ficas com 2 shohin de alta qualidade, fico curioso por ver as estilizações que irão daí sair Very Happy !
Abraço
Leonel Martins

Re: importância da analise cuidada dos projectos antes de avançar para estilização

Mensagem  luisCunha em Sab Jan 28, 2012 1:33 pm

Olá Vira Very Happy

Acho que a escolha que fizeste, tendo em conta o material que tinhas foi mesmo a melhor! Ficaste com duas árvores de forte carácter e que serão certamente bons shohins no futuro. Com certeza vais deixa-las toda esta época de crescimento a recuperar e a crescer livremente, mas fico muito curioso para as ver com o 1º desenho feito Wink

Grande abraço

luisCunha

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Mensagem  Viriato Oliveira em Sab Jan 28, 2012 6:53 pm

olá malta

Na verdade estes 2 gémeos siameses são mais shuhin que shohin...ehehehehe...
este ano por volta do outono ja poderia meter mãos à obra, mas prefiro deixar crescer bem e fortalecer certas veias que sofreram mais com a separação e ficaram com menos quantidade de raízes e apenas na primavera de 2013 fazer efectivamente a primeira modelação...não implica que este ano durante a fase de crescimento não possa começar a seleccionar ramos necessários e a descartar ramos em excesso e começar a preparar os ramos para formar os patamares com uma formação esquelética bem distribuída e definida...

abraços

Viriato Oliveira

Mensagem  Mario Eusebio em Seg Jan 30, 2012 1:52 pm

Viva Viriato,

Estas duas árvores, são um concentrado de qualidades, já tinha reparados nelas há uns tempos na sua origem e já nessa altura, comentei com alguém que daria para separar e que se fosse possível isso, seriam duas árvores top. Parabéns por teres ficado com elas Smile!

Um concentrado de promenores de classe Smile

Mário Eusébio

Mario Eusebio

http://marioeusebio.blogspot.com/

Mensagem  Viriato Oliveira em Seg Jan 30, 2012 4:03 pm

Obrigado pelos comentários

com certeza serão projectos a acompanhar...aqui e in loco... Laughing

Viriato Oliveira

Duas Sabinas...

Mensagem  David Carvalho em Qua Fev 15, 2012 4:27 am

Olá Viriato,

Já passei pela mesma situação (http://itoigawa.wordpress.com/2009/09/09/sabina-duplo-tronco/) e demorou bastante tempo até tomar a decisão de as separar, a verdade é que no momento é sempre uma opção drástica mas nem todos os duplos troncos naturais funcionam, muitas vezes a melhor solução é mesmo separar os bichos (http://itoigawa.wordpress.com/2011/02/20/transplantes/).

Após as ter separado fiquei muito contente com o resultado e no teu caso acho que ganhas-te muito em as separar, de uma árvore duplo tronco dificil (senão impossivel) conseguiste duas árvores que isoladas são lindissimas. parabéns.

Uma coisa também muito importante a nivel de uma boa observação e que até foi referênciado pelo Mário Komsta na sua palestra no Congresso, é a necessidade de antes de avançarmos para a estilização conhecermos bem a massa radicular pois avançar para uma estilização sem conhecer o bolo de raizes é muito arriscado, pois principalmente em material de origem de Yamadori podem surgir muitas surpresas lá em baixo e que invalidam na totalidade o design pretendido.

Abraço,
David Carvalho

http://itoigawa.wordpress.com/

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: