Arunda Donax (cana comum)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Arunda Donax (cana comum)

Mensagem  Eduardo João Cortêz Lopes em Sab Mar 31, 2012 7:30 am

Olá, antes de mais quero dar-vos os parabéns por este fórum. Apesar de achar que os projectos, que tenho visto, podem intimidar os novatos como eu. Não me parece que este fórum seja um concurso de beleza, mas sim um local de partilha e de aprendizagem.
Quero começar a minha participação com um projecto pelo qual tenho um carinho especial. Arunda Donax (cana comum) encontrei um pequeno conjunto de canas (1º fotografia) à cerca de 4 anos no caminho de casa para o trabalho. Uns dias antes enquanto folheava um livro sobre bonsais descobri que os bambus eram domesticáveis, então pensei, se dá com os bambus também dá com isto e no dia seguinte com as ferramentas apropriadas fiz a recolha. Segundo o que me disseram mais tarde o que encontrei nasceu directamente da semente (?), por isso o seu tamanho reduzido, quando a planta surge dessa forma precisa de 2 a 3 anos para atingirem o tamanho normal.
O tratamento que dou a planta é mais ou menos o recomendado para o bambu, muita água, adubo de Março a Setembro e protecção ao frio durante o inverno, (o que não evita que algumas folhas fiquem amarelas e acabem por secar mas isso faz parte do ciclo da planta na natureza) e um continuo arranque das folhas para controlar o crescimento. O resultado é um conjunto de cerca de 19 canas em que a altura máxima atingida foi de 40cm o ano passado e o diâmetro ronda os 0,5cm. Acho que deveria fazer uma poda radical nas raízes no fim da primavera, pois tem um crescimento muito rápido, mas tenho algum receio. Durante este 4 anos tenho cortado anualmente cerca de um terço mas se calhar é pouco. É uma pena não ter mais fotografias do seu desenvolvimento mas ficam aqui algumas fotografias do início e do ano passado.

Eduardo João Cortêz Lopes

Re: Arunda Donax (cana comum)

Mensagem  Rui Marques em Dom Abr 01, 2012 3:20 am

Olá Eduardo,

A meu ver, o máximo que poderás conseguir é uma planta de acompanhamento, isto comparando a 1ª com as últimas fotos.
Rui Marques

Mensagem  Eduardo João Cortêz Lopes em Dom Abr 01, 2012 7:36 am

Pois a mim também, porque ao contrário das arvores esta planta não tem copa (ramos) para moldar. Não é a minha intenção, mas talvez resulte bem integrada numa paisagem se acompanhar arvores com uma dimensão proporcionalmente adequada.

Eduardo João Cortêz Lopes

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: