Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crateagus monogyna

3 participantes

Ir para baixo

Crateagus monogyna Empty Crateagus monogyna

Mensagem  rafael baptista Seg Dez 14, 2009 6:00 pm

bem este projecto começou no outono passado, a planta no inicio apresentava já o topo decepado, penso que provavelmente com um machado, certo é que até então ainda não mexi em madeira nenhuma, o tempo foi de recuperação, bem mas aqui está ela no inicio

Crateagus monogyna N1523294821_30083978_4641

bem o substracto utilizado foi 50 areia, 40 de terra retirada original e 10 de materia organica, nos ultimos meses de inverno ela rebentou por todos os lados, ao contrario de outro crateagus que tinha retirado no inicio da primavera que rebentou mais fraco mas depois foi-se abaixo,
Crateagus monogyna N1523294821_30218559_810545

fica aqui uma foto, não tinha nada que fazer então resolvi fazer um banco, foi só para para brincar um bocado
Crateagus monogyna 10939_1277409705019_1523294821_30733708_7502510_n

Crateagus monogyna Photo

na primavera estava assim

Crateagus monogyna 10939_1277418025227_1523294821_30733713_3605612_n




depois disto sofreu uma drastica poda de ramos que não interessavam, o que possibilitou com que os restantes ramos engrossassem consideravelmente, uma das dificuldades é um grande crescimento apical em detrioramento dos ramos que se situam mais abaixo, o que acho que tenho quye fazer e na proxima poda cortar curtos os ramos mais apicais e começar do zero penso ser a melhor opção(se alguem tem outra solução, agradeço), os ramos da arvore mais pequena são todos novos e não tenho grande problema mas todos os outros não vão aumentando com a altura da arvore, mas como tenho varios anos pela frente, vou ter que ter paciencia, depois veio a praga de afidios que não combati no inicio e depois foi tarde demais estavam por todas as folhas e a planta estagnou, um erro que nunca vou esqueçer (combater os afideos mais cedo possivel), a praga culminou com uma poda e desfoliação total em pleno agosto, mas quando voltei de ferias estava cheia de folhas, mas não teve qualquer desenvolvimento de ramos e esta assim

Crateagus monogyna 10939_1272734548143_1523294821_30723721_2283019_n

agora apliquei um pouco de liquido de jin para conservar a madeira morta que é natural, gostava de ter algum tipo de opinião sobre o futuro da arvore, estou um pouco indeciso em relação ao seu futuro:

1 não sei se corto a arvore mais pequena ou não
2 não sei como deixar o topo, com jin ou sem
3 e muitas outras


portanto espero algum feedback...
hasta

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crateagus monogyna Empty Re: Crateagus monogyna

Mensagem  Mario Eusebio Ter Dez 15, 2009 2:04 am

Viva Rafael!

Mais um bom projecto! Na linha do que já nos começas a habituar!

Eu pessoalmente optaria por ficar com os dois troncos, por dois motivos, primeiro porque não é muito fácil encontrar un duplo tronco convincente onde o tronco mais pequeno seja correctamente proporcional ao maior e segundo porque o conjunto harmoniza e ajuda a criar uma imagem que disfarce melhor a menor conicidade do tronco maior.

Nos duplos troncos é imperativo que sejam de diametros e alturas distintas, dando assim uma maior sensação de profundidade e dinamismo ao conjunto.

Em relação ao corte no tronco maior eu acabava por construir o ápice com a massa verde a envolver ligeiramente a madeira nada mais, não faria nenhum trabalho ao nivel do corte, já antes equacionei algum tipo de intervenção, mas pensando bem, num projecto como o que apresentas vais precisar de alargar a ramificação para uma envergadura um pouco mais do dobro da que tens actualmente e se visualizares o ápice que será preciso precebe-se que a parte terminal do tronco com o jin seco vai ter muito pouco protagonismo no conjunto.

Continuação de bom projecto!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Crateagus monogyna Empty Re: Crateagus monogyna

Mensagem  Joaquim Gervásio Ter Dez 15, 2009 2:12 am

Olá Rafael
se fosse eu mantinha os dois troncos pois a proporção é realmente a ideal para o que se costuma chamar de "mãe e filha" com o tronco mais fino e mais baixo a fazer o realce ao maior.
Já no caso do "jin" a minha opinião diverge um pouco da do Mário pois eu faria algum refinação discreta com ferramentas manuais de modo a acentuar a "quebra" natural do tronco.
Cpmts
Joaquim Gervásio
Joaquim Gervásio

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crateagus monogyna Empty Re: Crateagus monogyna

Mensagem  rafael baptista Dom Jan 17, 2010 8:40 am

fica aqui as cores outonais, só hoje é que todas as folhas todas ficaram amarelas e os ramos mais baixos estão quase despidos

Crateagus monogyna 22452_1309127857953_1523294821_30814136_854855_n

daqui a uns dias vai sofrer uma forte poda, os ramos mais baixos são bem mais finos que os de cima, estou a pensar em encurtar os ramos inferiores severamente, o que acham???? o que notei nesta especie é a predominancia de rebentação e actividade vegetal na parte superior da planta o que me esta a dificultar a minha tarefa, vou ter que deixar ramos de "sacrificio" nos dois primeiros ramos, na arvore "filha" como todos os ramos começaram do zero a diferença não é tao visivel mas os ramos superiores são um pouco mais grossos que o inferior, (acho que podar mais a zona inferior e deixar mais comprimento nos ramos superiores), será a maneira mais correcta?????


em relação aquela grande cicatriz no meio do tronco não sei bem o que fazer, e espero que venham dai sujestões, hehe

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crateagus monogyna Empty Re: Crateagus monogyna

Mensagem  Joaquim Gervásio Ter Jan 19, 2010 3:52 am

Olá Rafael
pelo contrario deves pinçar fortemente os ramos superiores e deixar crescer livremente os que necessitas de engrossar.
Cpmts
Joaquim Gervásio
Joaquim Gervásio

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crateagus monogyna Empty Re: Crateagus monogyna

Mensagem  rafael baptista Ter Jan 19, 2010 5:35 am

boas gervasio, acho que escrevi mal o texto pois queria dizer o exactamente o que disseste...

quando falo em podar será agora, devo podar os ramos em baixo até quase junto ao tronco, ou deixa-los como estão?? a minha ideia seria podar esses ramos bem curtos e depois deixar crescer livremente no proximo ano.......

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crateagus monogyna Empty Re: Crateagus monogyna

Mensagem  Mario Eusebio Ter Jan 19, 2010 7:23 am

Viva Rafael!

A meu ver devias podar curto e depois deixar crescer, com sorte consegues dois "sprints" Smile de crescimento nesses ramos inferiores e engrossas bastante a base deles! Os de cima para ficarem proporcionais na relação decrescente deverás controlar mais o crescimento, não permitindo crescimentos longos, pois há uma tendencia da espécie a redireccionar a força para as zonas apicais.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Crateagus monogyna Empty Re: Crateagus monogyna

Mensagem  rafael baptista Ter Jan 19, 2010 7:25 am

é mesmo isso que vou fazer amanha faço uma poda....

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crateagus monogyna Empty Re: Crateagus monogyna

Mensagem  rafael baptista Sáb Abr 03, 2010 9:53 am

chegou a primavera e o espinheiro rebentou por todos os lados, agora acho que o projecto se vai alterar significativamente. pendo cortar os ramos marcado com o circulo vermelho na árvore maior, acho que vai dar um sensação de uma árvore mais alta e mais antiga, mas ainda nada fiz o que acham?????

Crateagus monogyna HPIM1586

Crateagus monogyna Rt

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crateagus monogyna Empty Re: Crateagus monogyna

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos