Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ligustro variagato

2 participantes

Ir para baixo

ligustro variagato Empty ligustro variagato

Mensagem  rafael baptista Ter Dez 15, 2009 7:28 am

outro projecto que acho interessante, comprei esta planta em evora num horto, onde a dona ciente das necessidades das pessoas que gostam de bonsais tem um pequeno espaço que ela chama de cemitério de plantas, ou seja, plantas que sofreram algum acidente, ou estão demasiado velhas para venda ao publico. Quando vi este ligustro não era nada assim, pena que não tenho fotos, a planta tinha cerca de dez ramos ladroes que surgiam da base da planta e os quatro ramos que deixei tinham cerca de metro e meio de altura, tem ainda outro tronco que secou acerca de um ano atras devido a falta de rega (dito pela dona do garden center). A planta tem agora cerca de 9 cm de largura de base (pelo menos o que está à vista, pois fiz umas escavadelas e tem um nebari bastante interessante, la para a primavera vai sofrer um transplante e vou ver o que se passa melhor) e 25 cm de altura, o projecto futuro vai depender de essencialmente de madeira morta, fiz um pequeno esboço do que pretendo........

ligustro variagato 10939_1277821715319_1523294821_30734754_2906704_n

ligustro variagato 10939_1277406264933_1523294821_30733688_881186_n

bem o tronco seco vai servir de treino para o trabalho de madeira morta, possivelmente tambem vai ser incorporado no desenho final, ainda algo que tenho que pensar, estou aberto a sujestões...

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ligustro variagato Empty Re: ligustro variagato

Mensagem  Mario Eusebio Qua Dez 16, 2009 3:40 am

Viva Rafael!

Interessante a tua abordagem a este projecto! Acho que o teu desenho será facilmente exequivel dado o vigor da espécie.

Apenas duas coisas, primeiro, julgo que o tronco morto poderá estar separado mais abaixo, mesmo que não esteja, acho que deverias reduzir ao máximo. Segundo, tenta evitar as espécies variegadas, pois em bonsai, não é muito aconselhável o uso, pois em árvores á escala, as nuances poderão dificultar o desenho.

Lembro-me dum acer do W. Pall que tem um sabamiki no tronco como o que planeias fazer e que resulta muito bem a nivel estéctico.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ligustro variagato Empty Re: ligustro variagato

Mensagem  rafael baptista Qua Dez 16, 2009 5:05 am

bem esta arvore para mim é um desafio interessante pois não tenho qualquer practica em executar madeira morta, vou ter que aprender e esta vai ser a minha cobaia, espero que fique alguma coisa de jeito, desde que começei nesta arte, percebi há uns dias que evito escolher plantas que requerem madeira morta, embora seja algo que aprecio ver não tenho muita expriencia para executar e então ando a ver videos do Harry Harrinton para ver se apanho alguma coisa.

Acho que sei qual é o bonsai de que falas, bem para mim o Walter Pall é uma das pessoas que mais me influencia na minha tentativa de trabalhar as minhas plantas, verdade é que acho lindo o que faz. Contudo como disse no topico dos ulmeiros
existe espaço para varias estilos de plantas e varias influencias, mas a verdade é que será, espero eu, uma planta com madeira morta com influencias do Harry Harrinton e copa com influencias do Walter Pall. Com isto admito que tento imitar estas pessoas, claro que existe o meu toque pessoal.

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ligustro variagato Empty Re: ligustro variagato

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos