Chaenomeles speciosa Shohin

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Chaenomeles speciosa Shohin

Mensagem  Mario Eusebio em Qui Nov 05, 2009 12:47 pm

Viva !

Para iniciar a minha participação escolhi um projecto que está verdadeiamente no seu inicio, é um marmeleiro da variedade Speciosa, é semelhante ao Japonica, mas a grande diferença é nas folhas o tradicional "Chojubai" tem as folhas muito mais pequenas que esta variedade, no entanto esta tem uma floração mais abundante! Aparecem excelentes Bonsai, nos catálogos da kokufu.

Esta variedade vale bem á pena apenas pelo periodo de floração, que é magnifica. Durante o resto do ano é uma planta que passa despercebida, tirando a fase de inverno, que pela sua caracteristica caduca deixa ver a estrutura multitronco e fina ramificação.

Este espécie é normalmente vista em projectos multitroncos.

Esta primeira foto, foi do dia em que o encontrei num horto em muito más condições, quase sem folhas e praticamente seco!

Aqui já depois de uns tempos onde já se vê novas folhas , as antigas cairam todas!

Agora resta densificar a estrutura de ramos e retomar o vigor da planta!

Vou mostrando evoluções aqui.

Cmpts,

Mário Eusébio

Mario Eusebio

http://marioeusebio.blogspot.com/

Re: Chaenomeles speciosa Shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida em Qui Nov 05, 2009 2:11 pm

Olá Mário!

Eu não dava muito pelos chojubai mas a verdade é que recentemente comecei a apreciá-los e tornaram-se das minhas espécies favoritas, apesar de ainda não ter nenhum e a minha experiência ser limitada.

Gostei do teu projecto, acho que tem bastante potencial. Gostei do movimento que estás a dar aos troncos mas mesmo assim parece-me que ainda há alguns muito direitos no lado esquerdo (pode ser da foto, ainda não vi ao vivo). Aproveita que o speciosa tem maior vigor e poderás compensar a folha grande com um tamanho final maior da árvore.

E sim, os exemplares do kokufu são bastantes e todos muito, muito bons.

Continuação de bom projecto!

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida

Mensagem  Mario Eusebio em Ter Nov 10, 2009 3:05 am

Viva Pedro!

Ultimamente tenho procurado reunir algumas espécies diferentes para retirar o carácter monocromático que a minha colecção tinha, pois pinus e oleas são praticamente iguais todo o ano. Tenho tentado encontrar essas espécies que vemos com regularidade ser usadas no Japão e que a meu ver elevam para outra dimensão o "feeling" sobre o Bonsai! Tenho tentado encontrar gardénias, forsythias, wisteria, fortunelas entre outras, mas não é tarefa fácil!

Estes dias reparei numa coisa, não sei se me poderás ajudar, pois podes ter visto algo assim no Japão! Nos ramos que não emitiram novas folhas após a recuperação do estado anterior, começaram agora a surgir uns pequenos botões nas zonas onde havia possivel saida de brotos, será que isso pode significar que são botões de flores?!

Os troncos que referes estarem mais a direito, efectivamente assim é, pois devido ao estado frágil de toda a planta alguns ramos estavam muito quebradiços, optei por deixar assim, para tentar mais tarde duas opções, primeira dar mais movimento e segunda rebater mais para trás e recomeçar o tronco de baixo para cima.

Obrigado!

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagem  Rodrigo Sousa em Ter Nov 10, 2009 4:23 am

Mario Eusebio escreveu:

Ultimamente tenho procurado reunir algumas espécies diferentes para retirar o carácter monocromático que a minha colecção tinha, pois pinus e oleas são praticamente iguais todo o ano. Tenho tentado encontrar essas espécies que vemos com regularidade ser usadas no Japão e que a meu ver elevam para outra dimensão o "feeling" sobre o Bonsai! Tenho tentado encontrar gardénias, forsythias, wisteria, fortunelas entre outras, mas não é tarefa fácil!
Viva Mario.

Gostei bastante desta abordagem que fizes-te ao geral de uma coleção.
Sem duvida que quem tem condições é um grande atrativo pessoal mesmo,a coleção mostrar toda uma diversidade e um aspecto maravilhoso das boas coleções é o transparecer e a observação das estações do ano,nessas coleções.
E isso penso que se vai buscar pela escolha das especies,que por vezes não são as mais faceis..
É maravilhoso visitar o espaço de um colecionador,e ver-mos "estampado" o Inverno ou a Primavera na coleção.

É certo que muitos não podem devido ás condições que têm,eu por exemplo tenho de me restingir quase exclusivamente às especies autócnes e mesmo assim é muito dificil de lhes dar as melhores condições devido á situação a que as meus projetos têm de "viver".(Condições mesmo muito difiçeis,ventanais,o espaço está virado ao quadrante Norte,e mais um conjunto de factores que dificulta muito a vida às minhas plantas,e a mim,etç...)

Acho uma das mais valias esta abordagem que transmitis-te.

Desculpa este apárte,mas julgo que vem dentro do contexto deste teu projecto.
Que lhe desejo maior sorte.

Cumprimentos.

Rodrigo Sousa

http://kintall.blogspot.com/

Mensagem  Pedro G C Almeida em Qua Nov 11, 2009 4:07 pm

Olá Mário!

Estes dias reparei numa coisa, não sei se me poderás ajudar, pois podes ter visto algo assim no Japão! Nos ramos que não emitiram novas folhas após a recuperação do estado anterior, começaram agora a surgir uns pequenos botões nas zonas onde havia possivel saida de brotos, será que isso pode significar que são botões de flores?!
Mário, toda a minha experiência com os chojubai foi obtida no Japão, por isso é muito reduzida. Antes de ir só conhecia a espécie de fotografias, nunca sequer tinha visto um exemplar ao vivo! De qualquer forma, posso dizer-te que todos os chojubai em Taisho-en estão constantemente a florir e fazem-no de madeira velha, de madeira nova, de rebentos por lenhificar, enfim... Pelo que me disseram, apenas não o fazem desde meados do Outono até meados do Inverno. Não sei quais as razões, pode ser um resultado da poda, da fertilização ou mesmo uma característica do cultivar que eles lá têm. Respondendo directamente à tua pergunta, acho que os teus botões podem ser botões de flores.

Vai mostrando o progresso, estou bastante interessado agora que sou fã da espécie! Very Happy

Abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida

Mensagem  Mario Eusebio em Qui Nov 12, 2009 2:12 am

Viva Pedro!

É bom saber isso, realmente no viveiro que comprei este tinha outros que tinham flores, aliás, foi um dos motivos que acelerou a compra...pois as flores eram cor de fogo, vermelhas a fugir um pouco para o laranja.

Vou aguarda, pois neste momento á árvore está a recuperar do péssimo estado em que estava.

Cmpts,

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagem  Mario Eusebio em Qui Jan 14, 2010 1:31 pm

Viva!

Este Marmeleiro Japonés sofreu mais uma intervenção há uns tempos.

Dado o estado compacto das raízes optei por fazer o transplante para o vaso de Bonsai mais cedo do que o previsto!

Optei pela solução da serra, pois tive que serrar literalmente a massa de raizes para conseguir fazer alguma coisa da bola compacta que elas eram.

Para já ficará neste vaso de Yixing que foi o mais apropriado que encontrei, mais tarde logo se verá um vaso doutra qualidade!

A resposta da árvore não poderia ser melhor, com vários botões de flores e rebentação nova em todos os troncos. Optei por retirar grande parte dos botões de flor para aliviar um pouco o stress na árvore, mas deixei uns 4 ou 5 para ter o prazer de ver algumas flores Smile!

Foto de hoje

Botão de flor pronto para abrir em breve

Agora começa o trabalho minucioso de ramifiação exaustiva dos troncos.

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagem  Rodrigo Sousa em Qui Jan 14, 2010 10:48 pm

Viva Mario!!

Magnifico...
O que posso dizer mais...

Excelente,vai ser espantoso daqui a uns tempos ver florida.
Pois é como dizes,agora será um trabalho minuncioso a ramificação.

O vaso provisório,"para mim" tem tudo a ver e passa muito bem por definitivo,está muito bem enquadrado com Bonsai.

Um regalo ver a evolução dos teus trabalhos.
Um abraço

Post Scriptum:Até a foto está magnifica....

Rodrigo Sousa

http://kintall.blogspot.com/

Mensagem  Mario Eusebio em Seg Fev 08, 2010 2:05 pm

Viva!

O projecto vai evoluindo! As primeiras flores apareceram Smile! Há dias foi feito mais um pequeno ajuste nos troncos, sendo cortados alguns que estavam a mais!

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagem  Pedro Nascimento em Seg Fev 08, 2010 2:48 pm

viva*
muito bonita e que lindas flores apresenta bounce
boa continuação para este projecto,1abrç...
Pedro Nascimento

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Mensagem  Bruno António em Seg Fev 08, 2010 5:10 pm

Lindíssimo projecto! Wink
Bruno António

Mensagem  Pedro G C Almeida em Ter Fev 09, 2010 8:48 am

Olá Mário!

Na minha opinião pessoal, muito poucas coisas no bonsai superam um bom chojubai em flor. Esta tua planta daqui a uns anos deverá ter muito carácter. Continua o bom trabalho e obrigado por mostrares as flores.

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida

Mensagem  Rui Fernandes em Ter Fev 09, 2010 10:54 am

Ola Mário!

Este é o toque de classe que diferencia os grandes...

As fotos são o máximo e captaste uma verdadeira obra de arte "made by Nature".
Conseguiste despertar-me para este tipo de projectos e qualquer dia também terei o meu.

Abraço

Mensagem  Mario Eusebio em Seg Dez 13, 2010 3:08 pm

Viva!

Deixo aqui mais um passo da evolução desta árvore.

Hoje estive a limpar e fazer uma pequena poda. Desaramei totalmente, por isso a imagem agora está mais clara!

Este ano deverá ramificar muito, pois apresenta muito brotos nos troncos.

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: