Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alguns anos da vida de um Buxo

+2
Bruno António
Viriato Oliveira
6 participantes

Ir para baixo

Alguns anos da vida de um Buxo Empty Alguns anos da vida de um Buxo

Mensagem  Viriato Oliveira Qua Set 05, 2012 8:18 am

Olá pessoal

aqui fica uma sequencia de fotos tiradas em momentos chave da formação desta árvore que ja conta com cerca de 3/4 anos de formação como bonsai.

espero que apareçam aqui opiniões e dicas caso as haja...Wink

Cerca de 2 anos após a recolha (vitalidade confirmada)
Alguns anos da vida de um Buxo Img1178800x600



Alguns anos da vida de um Buxo Img1181800x600



Alguns anos da vida de um Buxo Img1183800x600n



primeiro trabalho consiste em defenir apenas as posições dos ramos principais
Alguns anos da vida de um Buxo Img1222600x800



Alguns anos da vida de um Buxo Img3533800x600



Resultado final após 4 anos o inicio desta planta como um projecto de bonsai
Alguns anos da vida de um Buxo Img3546800x600




Muito trabalho ainda esta por fazer ate que a sua definição como bonsai atinja parâmetros de elevada qualidade, mas esta no caminho certo para o atingir!

Viriato Oliveira

Mensagens : 40
Data de inscrição : 30/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns anos da vida de um Buxo Empty Re: Alguns anos da vida de um Buxo

Mensagem  Bruno António Qua Set 05, 2012 9:03 am

Viva Viriato!

Bom trabalho, já dá para ver muito bem o teu design para esta árvore (bem gordinha por sinal). O ápice parece já bem desenvolvido!
Para o ano, transplante?!

Ab.
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns anos da vida de um Buxo Empty Re: Alguns anos da vida de um Buxo

Mensagem  Nelson Lopes Qui Set 06, 2012 2:54 am

Olá Viriato,

o trabalho de cultivo foi excelente. Desta forma asseguraste facilistaste um pouco o trabalho normalmente mais "dificil"... a estrutura de ramos principais. Tiveste muito por onde escolher.
O difícil é ter uma imagem já em mente do futuro para saberes com que ficar e o que cortar. Quem te conhece (mais ou menos) sabe que tens uma fantástica visão e muitos bons projectos.

Os patamares já começam a ficar visíveis. A passagem do tronco muito grosso para o ápice ainda é algo brusca a nível de afunilamento, mas com o densficiar da copa e dos patamares conseguirás uma imagem harmoniosa e como a murta também é de folha persistente não é tão dramático.

Concordo com o Bruno. Agora depois de uma estabilização assegurada e após teres já escolhido e engrossado alguns ramos principais o próximo passo será o transplante. Sei que murtas não gostam muito que lhes mexam nas raízes. Tenho me dado bem com transplantes em outubro em espécies também perenes (murta não tenho)...

Obrigado por partilhares.
Um abraço
Nelson
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns anos da vida de um Buxo Empty Re: Alguns anos da vida de um Buxo

Mensagem  Viriato Oliveira Qui Set 06, 2012 5:09 am

Olá malta,

nelson, a arvore é um buxo...ehehehehhe...ja estavas a chamar nomes à bicha...looooooooool...Wink

e em relação a qualquer transplante para ja esta fora de questão.pois embora a arvore esteja bastante forte, foi transplantada no ano passado para acertar a sua posição e ver o que se encontrava debaixo do nivel da terra para realmente confirmar se seria o melhor design ou nao, num contexto total de todas as caracteristicas da árvore.
e em 2º lugar nao vai ser transplantada porque o meu objectivo agora e sempre nesta arvore é que se extenda bem pelo vaso e capte o maximo de energia possivel para obter um engrossamento de ramos e preenchimento de patamares que nunca obteria se a passa-se para um vaso de bonsai ou um outro qualquer bastante mais pequeno que o actual.


Viriato Oliveira

Mensagens : 40
Data de inscrição : 30/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns anos da vida de um Buxo Empty Re: Alguns anos da vida de um Buxo

Mensagem  Nelson Lopes Qui Set 06, 2012 5:48 am

Embarassed desculpa. Nem li o título olhei para a árvore e a madeira e o tipo de folha fez-me lembrar uma murta do Mário...

Quanto ao transplante nem me referia directamente a um vaso bonsai. Tenho um carvalho num vaso parecido com o teu porque o "toco por debaixo da terra" (a antiga raiz apical da árvore que tinha mais de 3m de altura) ainda está muito grande. Deixei-o para ganhar raizes mais finas nos primeiros dois anos e para engrossar alguns ramos principais. Estou inclinado em deixar mais 1 ou 2 anos e depois fazer como fizeste: verificar o que se desenvolveu abaixo da linha do solo.
Nessa altura estou no entanto a pensar reduzir a profundidade do vaso mantendo um vaso bem maior do que de bonsai (tipicamente caixa de madeira) para que as raizes se começam a estender na horizontal e não para baixo e mantendo a possibilidade de engrossamento dos ramos principais...

Mas se lhe mexeste no ano passado agora também deixaria mais um ano ou dois pensando depois num contentor menos profundo. Já agora: qual é a tua ideia em termos de timing??

Um abraço
Nelson
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns anos da vida de um Buxo Empty Re: Alguns anos da vida de um Buxo

Mensagem  Bruno António Qui Set 06, 2012 6:15 am

Viva!

Viriato, falei em transplante, mas era uma pergunta (se o irias fazer), pois pensava que a árvore estivesse há 4 anos no mesmo solo.
Fazes muito bem em manter a árvore num vaso grande, no futuro vais tirar bastantes dividendos disso, mas isso tu sabes melhor que ninguém! Wink

Nelson (esta se calhar vai dar que falar Smile ), quando recolheres um carvalho corta logo a raiz apcial praticamente toda, faço isso (deixo apenas 3/4cm dela) e os resultados não têm sido maus, desde que hajam algumas raízes finas na zona... adianta bastante a coisa...

Ab. Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns anos da vida de um Buxo Empty Re: Alguns anos da vida de um Buxo

Mensagem  Nelson Lopes Qui Set 06, 2012 6:39 am

@ Bruno
Não querendo utilizar este tópico para alargar muito essa questão: em dois outros que tenho (mais pequenos) foi o que fiz com resutados positivos.
No grande e como já era bastante alto se a tivesso cortado mais não ficaria raiz fina nenhuma... e achei muito arriscado. Assim vou diminuir no primeiro transplante onde com certeza irei ter mais opções e raízes finas disponíveis.

Desculpa o off-topic Viriato
Nelson Lopes
Nelson Lopes

Mensagens : 120
Data de inscrição : 15/10/2010
Idade : 50
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns anos da vida de um Buxo Empty Re: Alguns anos da vida de um Buxo

Mensagem  Márcio Meruje Qui Set 06, 2012 11:01 am

Gostei de ver esta evolução !

Conheço bem a árvore e tenho acompanhado o seu grande desenvolvimento, com um cultivo correcto, as árvores evoluem "rápido" . Estás de parabéns !!!

Por agora é como dizes , potenciar o engrossamento dos ramos, sobretudo na continuação do tronco para o apex e em alguns anos será um fantástico exemplar !!

Abraço,
Márcio Meruje
Márcio Meruje

Mensagens : 124
Data de inscrição : 12/11/2009
Localização : Covilhã, Portugal

http://www.kenshobonsaistudio.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns anos da vida de um Buxo Empty Re: Alguns anos da vida de um Buxo

Mensagem  Viriato Oliveira Qui Set 06, 2012 4:00 pm

olá

pessoal estam à vontade para falar de experiencias voças que tenham obviamente algo a haver com este topico...e de facto é bom falar do transplante.
Bruno nao quer dizer que fosse mal feito estar oa tais 4 anos sempre no mesmo substracto.ate pk bem adubado e com um grao de solo que permita a permiabilidade do mesmo era possivel e mts vezes aconselhavel.o transplante que fiz foi so mesmo numa de confirmação do que ja suspeitava, para adquar melhor o design. pois as vezes avançamos com um design numa arvore num vaso deste tipo e vamos avançando com a estilização ate ao ponto do transplante para vaso de bonsai e temos uma surpre.as vezes boa, mas mts vezes má.por isso é que convem quando nao nos lembramos do que esta para baixo da terra, ha que fazer a confirmação antes de fazer a decisao de avançar numa determinada direcção.pois que depois de tomada os ramos cortados e torções feitas podem sem completamente contrarias as caracteristicas que mais tarde nos apercebemos que tinhamos debaixo de terra...

Marcio, o meu obrigado, ate pk esta é uma arvore que nos tem alimentado mts discusões à cerca do caminho a seguir.mas segui pros lados que tinhamos falado...Wink

Viriato Oliveira

Mensagens : 40
Data de inscrição : 30/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns anos da vida de um Buxo Empty Re: Alguns anos da vida de um Buxo

Mensagem  Pedro Nascimento Dom Set 09, 2012 7:49 am

Sem duvida está muito bem encaminhado este imponente buxos para vir a ser um excelente bonsai cyclops
gostei do trabalho feito até aqui mas estou certo que mais para a frente esta será mais uma das tuas árvores que dará que falar Twisted Evil Smile
parabéns e obrigado pela partilha,1abrç.
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns anos da vida de um Buxo Empty Re: Alguns anos da vida de um Buxo

Mensagem  Mario Eusebio Seg Set 10, 2012 11:20 am

Viva Viriato!

Uma planta imponente Smile!

Conforme já foi dito, a parte de transição no tronco é muito abrupta, só com o tempo é que a parte de cima irá se aproximar da grossura desejada.

Eu acho que os buxos, ao contrário do que se pensa, os buxus desenvolvem-se muito depressa e engrossam bem os ramos. Não tarda nada vais conseguir uma boa imagem!

Continuação de bom projecto!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns anos da vida de um Buxo Empty Re: Alguns anos da vida de um Buxo

Mensagem  Viriato Oliveira Qui Set 13, 2012 2:37 am

Ola malta
Mario:de facto o buxo e uma planta que quando bem tratada tem bastante vigor e e a taxa de engrossamento anual dos ramos e mt boa.
Nesta ultima estilizacao ate tive problemas de fracturas em 2 ramos.mas vah la não fiquei com o ramo na mao e foi possivel fazer um torniquete pra que cicatrize.Wink.

E ja agora obrigado pelos comentarios positivos de toda a gente.
Very Happy

Viriato Oliveira

Mensagens : 40
Data de inscrição : 30/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns anos da vida de um Buxo Empty Re: Alguns anos da vida de um Buxo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos