Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quercus Faginea

4 participantes

Ir para baixo

Quercus Faginea Empty Quercus Faginea

Mensagem  Gabriel Abreu Seg Fev 04, 2013 11:10 am

Boas!

Esta é uma das 4 árvores que coletei este ano..e a que tem mais caráter e movimento! Deu luta mas lá veio!  Very Happy


Cumpts


Última edição por Gabriel Abreu em Ter Mar 25, 2014 3:56 am, editado 1 vez(es)
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea Empty Re: Quercus Faginea

Mensagem  Bruno António Seg Fev 04, 2013 3:15 pm

Viva Gabriel!

O movimento é interessante, falta é um pouco de conicidade, mas nada que não se resolva com o tempo. Wink

Uma questão: este carvalho está em estufa? Sem estufa (e tendo sido recolhido algo cedo) será complicado recuperar a arvore!

Ab. Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea Empty Re: Quercus Faginea

Mensagem  Gabriel Abreu Ter Fev 05, 2013 1:03 am

Olá Bruno!
Não tenho esta nem nenhuma árvore recolhida em estufa..o local onde se encontram é abrigado e julgo que as temperaturas já estão mais amenas. Também não creio ser cedo para coletar mas é só a minha opinião! Wink
Agora é aguardar o início da rebentaçao dos gomos e permitir uma recuperação plena. Smile

Abraço
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea Empty Re: Quercus Faginea

Mensagem  Bruno António Ter Fev 05, 2013 3:52 am

Viva Gabriel!

Eu falei tendo em conta o que sei de carvalhos (espécie que me apaixona), e o que falam os mais experientes nisto do bonsai e do yamadori de espécies variadas.
Para se obter mais sucesso na recuperação de árvores, uma estufa é essencial, mesmo que pequena ou improvisada. É logico que se estivermos a falar de oliveiras, figueiras e sobreiros, por exemplo, mesmo sem estufa facilmente rebentarão em março (recuperarem totalmente já é outra "conversa"), se tiverem sido recolhidos em boa altura, que será mais ou menos a partir desta altura, ou um pouco antes.

Para os carvalhos, que é uma espécie algo difícil de recuperar, uma estufa é primordial para o fazer... é claro que nestas coisas nada é certo… a primeira árvore que recolhi na vida foi um faginea e ele recuperou estando só algo abrigado, sem estufa... vamos ver como o teu se comporta... Smile
Os carvalhos têm de ser recolhidos mesmo antes da rebentação, que só ocorrerá lá para inícios de março (os que se encontram em vaso já estão a rebentar, mas isso é normal), por isso a sua recolha deverá ser feita em meados/finais de fevereiro! O teu, como o recolheste recentemente, a estufa iria ajudar a manter a árvore viva, pois ainda está muito frio, especialmente à noite! Quase de certeza que ela mandará rebentos 15 dias após a recolha (como é comum acontecer nos carvalhos), mas sem estar em ambiente de estufa, a maior parte das vezes não passa daí e acaba por morrer... mas vamos esperar, como já falei.
Depois conta o que se passou! Wink

Abraço!
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea Empty Re: Quercus Faginea

Mensagem  Gabriel Abreu Ter Fev 05, 2013 7:13 am

A experiência é sempre uma mais valia! Este é o 1°exemplar da espécie que coleto pelo que não tenho histórico. Vamos aguardar e esperar o melhor! Very Happy
Obrigado desde já pela partilha da tua experiência! Wink
Abraço
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea Empty Re: Quercus Faginea

Mensagem  Mario Eusebio Sex Fev 08, 2013 2:51 am

Viva Gabriel!

Pelo que vejo das fotos da recolha, fizeste um trabalho bom, deixaste um "bolo" de terra e preservaste as raízes finas junto ao tronco, isso é muito importante para o sucesso da recuperação!

Eu não sou assim tão defensor acérrimo da recuperação em estufa para este espécie, é uma árvore que se recupera bem sem estufa, têm é que á semelhança dos sobreiros e outros quercus, deixar crescer livre pelo menos durante 1 época completa e de preferência ao sol, são árvores que gosto de sol Wink.

Boa sorte!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea Empty Re: Quercus Faginea

Mensagem  Bruno António Sex Fev 08, 2013 4:49 am

Mario Eusebio escreveu:
Eu não sou assim tão defensor acérrimo da recuperação em estufa para este espécie, é uma árvore que se recupera bem sem estufa, têm é que á semelhança dos sobreiros e outros quercus, deixar crescer livre pelo menos durante 1 época completa e de preferência ao sol, são árvores que gosto de sol Wink.

Viva!

A última parte do comentário do Mário, confirmo com a minha experiência, crescer livre e sol sol sol...mais sunny ... a primeira parte contraria tudo o que tenho ouvido, aprendido e experienciado Surprised (no caso apenas de carvalhos claro, espécie com que venho a "trabalhar" desde há 3 anos)... daria uma boa "discussão" sem duvida! Smile

Ab. Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea Empty Re: Quercus Faginea

Mensagem  Gabriel Abreu Sex Fev 08, 2013 4:03 pm

Boas!
Obrigado a ambos pelos comentários!
Acho que vou desempatar esta questão daqui a uns tempos e espero que seja para dar razão ao Mário!! lol!
Pessoalmente acho que não deverá haver problemas pelo facto do local ser abrigado bem como a existência de bastantes raízes finas. Very Happy
Agora resta ser paciente e aguardar que a árvore recupere!

Depois há uma questão..não sei se partilham desta minha ideia nem tão pouco sei se terá fundamento. Uma árvore (de yamadori ou de um simples transplante) que tenha ramificação e que nesta existam brotos, terá à partida mais facilidade de recuperar pois em teoria vai dispender de menos energia para iniciar a brotação..faz sentido para alguém? Uma árvore que pelo contrário apenas tenha o tronco, terá à partida de dispender de mais energia para iniciar a ramificação e consequentemente ficar mais fragilizada nos tempos seguintes..
..ou pode ser o sono já a falar! Laughing

Abraço
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea Empty Re: Quercus Faginea

Mensagem  Henrique Leite Qui Fev 14, 2013 7:14 am

Ola Gabriel.

É so para te dar os Parabens pela boa Arvore que conseguiste descubrir!!!! agora é ter calma e dar tempo ao tempo e principalmente não descuidar o Cultivo da Arvore.

Ja que é nisto que te tens que focar, para que ela recupere do stress ao que foi sometida, trabalha bem o cultivo e daqui por um ano mais coisa menos coisa pensas na parte estetica da arvore.

Grande Abraço e saudações Bonsaistas.

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea Empty Re: Quercus Faginea

Mensagem  Gabriel Abreu Qui Fev 14, 2013 3:04 pm

Olá Henrique!
Obrigado pelo conselho! Wink

Abraço
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea Empty Re: Quercus Faginea

Mensagem  Bruno António Seg Mar 25, 2013 11:35 am

Viva Gabriel!,

Como está este carvalho, a brotar bem?

Abraço! Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea Empty Re: Quercus Faginea

Mensagem  Gabriel Abreu Qua Mar 27, 2013 4:50 pm

Olá Bruno!

Pois..como hei-de dizer isto..
...
Está a brotar por todo o lado!! Very Happy ...de resto como esperado!! Laughing

Nos próximos dias já deverá ter folhas a despontar!

Abraço
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea Empty Re: Quercus Faginea

Mensagem  Bruno António Qua Mar 27, 2013 5:09 pm

Gabriel Abreu escreveu:Olá Bruno!

Pois..como hei-de dizer isto..
...
Está a brotar por todo o lado!! Very Happy ...de resto como esperado!! Laughing

Nos próximos dias já deverá ter folhas a despontar!

Abraço

Very Happy Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Quercus Faginea Empty Re: Quercus Faginea

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos