O Tabu do Cultivo & Regas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Tabu do Cultivo & Regas.

Mensagem  David Carvalho em Ter Jul 23, 2013 4:03 pm

Olá a todos,



Tenho andado algo desaparecido dos fóruns mas continuo em força na minha paixão pelo Bonsai, de forma a retomar a minha presença embora que espaçada no tempo deixo aqui dois artigos que escrevi no meu blog pessoal sobre cultivo, que acredito que podem ser um bom tema para uma discussão saudável. Very Happy

O Tabu do Cultivo:
http://itoigawa.wordpress.com/2013/05/02/o-tabu-do-cultivo/

Regas & Palitos:
http://itoigawa.wordpress.com/2013/07/23/regas-palitos/

Um grande abraço a todos,
avatar
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 37
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Tabu do Cultivo & Regas.

Mensagem  Nuno Encarnação em Qua Jul 24, 2013 3:22 am

Olá David!

No que respeita ao teu artigo do cultivo, acho interessante falares do ácido húmico. Eu também tenho usado ácido húmico com regularidade (um produto à base de húmus de minhoca da Siro) desde há cerca de 2 anos para cá.
A lógica é muito simples:
Ao longo do nosso percurso de bonsaístas, a lógica tem sido de abandonar os solos orgânicos e começarmos a utilizar misturas inorgânicas (akadama, kyriu, pomice, leca, areão, etc...). Pois, dado serem misturas inorgânicas, são tendencialmente estéreis, ou pelo menos muito pobres ao nível da fauna microbiana.
Ora, isso é excelente para a drenagem e oxigenação das raízes, mas coloca algumas questões quando pensamos no regime de adubação que todos utilizamos.
Acompanhando esta tendência para os solos inorgânicos, a adubação que utilizamos é essencialmente adubação orgânica, quer seja biorgano ou biogold. No entanto, este tipo de adubação, com todas as vantagens que traz, tem uma desvantagem quando aliado ao facto de estar associado ao solo que nós usamos actualmente. É que necessita de uma flora bacteriana rica para decompor eficazmente o adubo em partículas que possam ser facilmente assimiladas pela planta. Embora o próprio adubo, com a utilização regular possa ajudar a criar essa microfauna, a verdade é que o solo não deixa de ser naturalmente pobre a este nível.
Daí que a utilização regular de ácidos húmicos venha a complementar eficazmente a utilização de adubos orgânicos, pois vai permitir enriquecer essa fauna microbiana que ajuda à melhor assimilação dos nutrientes das plantas, potenciando assim os efeitos do adubo e ajudando ao seu vigor e crescimento.
Se utilizarmos adubos líquidos de origem química, este problema não se coloca, mas com a adubação orgânica é de facto um complemento essencial quando combinado com solos de natureza inorgânica.

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 41
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Tabu do Cultivo & Regas.

Mensagem  luisCunha em Qua Jul 24, 2013 11:22 pm

Olá a todos;

Uma "discussão" que pode ser bastante agradável e responder a algumas perguntas que todos vamos tendo!! Mas... cada cabeça uma sentença e por isso nunca será fácil ver mais que um maluco por bonsais =) a utilizar os mesmos métodos de cultivo e os mesmo produtos... Existem muitos factores que fazem com que mude muita coisa entre duas pessoas que cultivem bonsai, mesmo tendo as árvores em locais da mesma região do país...

factores como os solos, o clima, a água da rega, a fase em que está determinado projecto, etc, pode alterar drásticamente um plano de cultivo já planeado... É verdade que há determinados produtos, como neste caso o ácido húmico que o Nuno falou e descreveu muito bem a sua utilidade no cultivo são quase determinantes para que consigamos ter bons resultados a nivel de crescimentos e saude dos exemplares. Existem muito produtos que podemos investir algum tempo em saber melhor onde nos podem ajudar para que os resultados que vamos conseguindo vão melhorando com o passar dos anos.

Como já mais que uma pessoa me disse... É importante pensar Bonsai de uma forma simples!!
Se soubermos ir escutando o que as plantas nos vão dizendo quanto ás suas carências acho e isso é só o que eu acho, é que metade do trabalho fica feito á partida, pois como em tudo na vida o mais importante é escutar e observar Smile

Abraço a tdos


luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 35
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Tabu do Cultivo & Regas.

Mensagem  Nuno Encarnação em Qui Jul 25, 2013 7:25 am

Ainda em relação aos artigos que o David colocou, penso que o que respeita às questões da rega vem colocar questões muito importantes.

Já disse há uns tempos noutro fórum que considero que a técnica mais difícil de aprender em bonsai é a rega. Para mim, pessoalmente acho que é a dimensão que me custa mais controlar e o David vem lançar alguns elementos que vão ao encontro daquilo que eu penso.

Em primeiro lugar, eu tenho dois handicaps nesta questão da rega: primeiro, os bonsai são um hobby e não profissão e por isso não tenho disponibilidade de estar a ajustar a rega ao longo do dia; segundo, não tenho rega automática e faço a rega com uma lança ligada à mangueira o que quer dizer que tenho de estar fisicamente presente para regar.

Isto faz com que na maioria das vezes a rega é feita a despachar e não dá para gastar muito tempo em ajustes individuais para cada planta. Procuro diferenciar um pouco em determinadas plantas, principalmente entre coníferas e folhosas, e com os shohin, mas não dá para muito mais.

Se considerarmos que as plantas têm necessidades hídricas diferentes umas das outras e que essas mesmas necessidades vão-se alterando ao longo do ano, vê-se que o trabalho da rega é mais complexo do que o que parece à primeira vista.

Uma coisa que eu tenho vindo a reparar, e não sei se outros elementos aqui do fórum repararam no mesmo, é que as minhas plantas tendem a beber menos água nesta altura (finais de Julho/Agosto) do que no início do Verão quando se dá a mudança de estação e o calor sobe de forma mais abrupta. É como se reduzissem o metabolismo gradualmente e baixassem assim os consumos de água. Há plantas que no mês passado tinha de as regar 2 vezes e que agora aguentam bem com uma rega diária apenas.

Daí que a gestão da rega acaba sempre por ser um factor difícil de controlar adequadamente o que a torna uma das técnicas mais difíceis de aprender em bonsai.

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 41
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Tabu do Cultivo & Regas.

Mensagem  Mario Eusebio em Sex Ago 02, 2013 1:57 am

Viva!

Boa discussão e sobretudo dum tema que nunca é consensual...!

Eu gosto muito da apreciação do Luís, é importante ouvir as árvores e adaptar a rega a todas as condições de cultivo de determinada área!

Eu opto por uma forma diferente de cultivo...rego sempre copiosamente de cada vez que é necessário...

É claro que para fazer isso é primordial a questão dos substractos...eu uso 100% inorgânico!!!

Há um artigo muito interessante do Walter Pall sobre rega, muito simplista mas que é semelhante aos meus hábitos de rega....

http://walter-pall-bonsai.blogspot.pt/2010/06/feeding-substrate-and-watering-english.html


_________________
Cumprimentos

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 43
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Tabu do Cultivo & Regas.

Mensagem  Bruno António em Sab Ago 03, 2013 5:46 am

Mario Eusebio escreveu:
Há um artigo muito interessante do Walter Pall sobre rega, muito simplista mas que é semelhante aos meus hábitos de rega....
http://walter-pall-bonsai.blogspot.pt/2010/06/feeding-substrate-and-watering-english.html

Para quem tem centenas de árvores, que são regadas "à mão", perece-me a melhor opção! Ab. Smile 
avatar
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Tabu do Cultivo & Regas.

Mensagem  Pedro Nascimento em Dom Ago 04, 2013 5:59 am

Também estou de acordo com as observações do Luis Smile 
avatar
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 40
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Regas e afins...

Mensagem  David Carvalho em Dom Ago 04, 2013 3:31 pm

Olá Luis,

Está claro que temos de fazer uma leitura de cada árvore e tentar acompanhar as necessidades de cada árvore, mas isso é a versão romântica e um bocadinho utópica da coisa Smile porque se a esta base juntarmos uma colecção grande (acima de 50 árvores) e juntarmos uma profissão que não seja "Bonsaista" surge um problema bastante grande chamado TEMPO e isso muda tudo Smile

O mesmo se aplica aos palitos para gerir a rega, se não temos uma colecção à escala da nossa disponibilidade começam os problemas e grande parte das coisas ou se tornam um grande fardo ou se tornam simplesmente muito dificeis de cumprir Smile

Esta foi uma das razões pela qual reduzi colecção no último ano, de uma colecção de 30 árvores passei para 15 árvores e o objectivo é reduzir ainda mais, ficando apenas e só apenas com 12-13 árvores de qualidade e para entrar uma árvore nova terá de sair uma dessas 12/13. Smile

Abraço,
avatar
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 37
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Tabu do Cultivo & Regas.

Mensagem  Rui Marques em Seg Ago 05, 2013 2:39 am

Olá David.

Também partilho da tua opinião, pelo que tenho reduzido os meus projetos ao essencial e às árvores de qualidade, porque o tempo não é muito para se poder dispensar (e o espaço também não abunda).
O que era um impulso no inicio em ter muita árvore de diferentes espécies e com isto acresce necessidades e caracteristicas diferentes, agora é escolher aquelas que melhor se adaptam ao meu espaço e às condições que me possibilitam tê-las.
avatar
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 37
Localização : Lisboa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Tabu do Cultivo & Regas.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum