Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estratificação a frio - Sementeira

Ir para baixo

Estratificação a frio - Sementeira Empty Estratificação a frio - Sementeira

Mensagem  Varatojo Ter Out 15, 2013 12:05 pm

Olá a Todos e Todas

Fiz recentemente uma considerável aquisição de sementes. Semear hoje para garantir o futuro. Como há algumas espécies pelas quais nutro um carinho especial, e dado ser difícil encontrar plantas de de viveiro e ou os preços nem sempre são muito acessíveis, resolvi investir em sementes. Demorará algum tempo mais, mas penso que é a melhor forma de formar árvores mais personalizadas, etapa a etapa.
Basicamente estou a falar de coníferas. Juniperus, e varias espécies de pinus.
todas elas vão precisar de estratificação a frio.
basicamente, gostava de recolher opinião e métodos utilizados por cada um de vós no que a esta técnica diz respeito.
nas poucas sementeiras que tenho feito anteriormente, e tendo em conta que estou a falar no clima alemão, basicamente semeio antes do inverno e depois na primavera umas nascem outras nem por isso.
Agora estou a falar de uma quantidade considerável de sementes, muitas das quais bastante caras, e não estou muito disposto a arriscar em experiências que se revelem frustradas.
Assim sendo, tenho feito alguma pesquisa, mas como sempre e em tudo, as opiniões dividem-se bastante.

Estratificação
-Musgo de esfagno, Turfa ou inorgânico?
-recipiente fechado ou aberto?
-Tempo?
-mais frio ou menos frio?
-muita humidade ou pouca humidade?
-contraste e choque de temperatura frio/quente ou temperatura constante?

Sementeira
-Musgo, turfa, ou inorgânico?
-temperatura ambiente?
-exposição solar?
-humidade?
-vaso, alvéolos, tabuleiro ou leira no solo?

Espero as vossas opiniões e se possível debate.

Abraço

Varatojo

Mensagens : 17
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 50
Localização : Alcaria - PMS- Portugal/ Villmar - Alemanha

http://americovaratojo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos