Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projectos - Oleas

5 participantes

Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Projectos - Oleas

Mensagem  Convidad Qui Nov 05, 2009 1:53 pm

Olá a todos,
O objectivo deste tópico é registar alguns dos meus trabalhos em oleas. Espero contar com a vossa opinião e sugestões à medida que novos projectos vão surgindo.


Última edição por ivo santos em Qui Nov 05, 2009 3:40 pm, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Re: Projectos - Oleas

Mensagem  Convidad Qui Nov 05, 2009 2:35 pm

Dimensões: 33 cm nebari | 45 cm altura | Recolha: Agosto 2008
A primeira foto remonta a alguns meses após a recolha - o primeiro trabalho envolveu limpeza da madeira morta natural e protecção com um endurecedor para as zonas frágeis (daí a cor demasiado artificial - em poucos meses ficou natural).
Projectos - Oleas 20081

O primeiro passo da modelação envolveria criar um jin (no corte visto na imagem anterior) que quase tocasse na madeira morta da base e que se afirmasse como um ponto de saída | entrada na dinâmica da planta - esse jin prolongaria-se ao longo de um shari até ao ápice. A segunda foto ilustra esse processo em curso, com o trabalho no ápice ainda por fazer.
Projectos - Oleas Olea02

As fotos mais recentes ilustram o trabalho finalizado e também como "ao natural" o tom da madeira fica acinzentado e com muito bom aspecto. A planta crescerá livremente durante o próximo ano antes da primeira aramação.
Projectos - Oleas Frente01

Projectos - Oleas Lado

Projectos - Oleas Detalhe


Última edição por ivo santos em Qui Nov 05, 2009 3:40 pm, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Re: Projectos - Oleas

Mensagem  Mario Eusebio Qui Nov 05, 2009 2:47 pm

Viva Ivo!

Esta olea é um luxo, as fotos não lhe fazem justiça pois ela ao vivo é muito melhor, mas mesmo assim pela foto já dá para ver o potencial!

Agora tens que potenciar o desenvolvimento da massa verde para construires a estrutura de ramos!

Continuação de Bom projecto!

Cmpts,

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Re: Projectos - Oleas

Mensagem  Convidad Qui Nov 05, 2009 2:51 pm

detalhes
Projectos - Oleas Dsc0462fk

Projectos - Oleas Dsc0459y

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Re: Projectos - Oleas

Mensagem  Rui Fernandes Sex Nov 06, 2009 5:09 am

Olá Ivo!

Que bom ver-te por aqui a mostrares o teu material. Não o vi ainda ao vivo mas, a avaliar pelas imagens, imagino a colecção que estarás a juntar.

Em relação a esta árvore, apenas a poderei elogiar uma vez que mostra estar muito bem encaminhada. Estás a avançar coom os passos certos e sendo a espécie que é, certamente terás novidades dentro de um ano. Fico curioso...

Em relação à opção do desenho em que estás a pensar?
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Re: Projectos - Oleas

Mensagem  Convidad Sex Nov 06, 2009 5:16 am

Rui
Um muito obrigado pelas tuas palavras. A frente ainda carece de dúvidas - basicamente as 2 fotos actuais são duas possibilidades - tenho que optar por uma frente mais flat ou por uma outra, ligeiramente rodada onde seja possível apreciar o shari até ao ápice. Tenho de preparar um virtual com a minha ideia - nesta fase tenho ramos onde preciso para o desenho final, basta que estes ganhem, com o tempo, o diâmetro apropriado ao tipo de tronco. A ideia passará sempre por uma copa algo "massiva" e planeio que um patamar (já o tenho) possa surgir no espaço entre a base e o jin no lado esquerdo da planta. É mais fácil preparar um virtual.


Projectos - Oleas Frente01z

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Olea

Mensagem  Rui Ferreira Sex Nov 06, 2009 8:28 am

Olá Ivo boa tarde

Um bom projecto que tem aí em mãos!
Estou curioso para também ver a traseira da árvore!
Uma coisa da qual tenho pena é que a veia viva a partir da base das várias possibilidades de uma futura frente quase não seja visivel.
A madeira morta da base é muito bonita!
A falta de conicidade do terço superior do tronco da árvore terá que sêr disfarçada para tentar dar uma impressão mais elegante e fluida.
Quanto ao corte original que o Ivo trabalhou para imcorporar no resto da madeira morta reconheço as horas de trabalho que pôs nessa tarefa.
Não me leve a mal ao dizer isto mas a única coisa que não acho inserir-se no resto é o detalhe dessa mesma madeira pois olhando as fotos de perto na minha opinião a madeira da base da árvore e a da parte imcorporada por si, têm estruturas e texturas muito diferentes (não que eu esteja a dizer ser fácil conseguir o mesmo efeito) e assim resulta um pouco distractivo.
Espero que não fique aborrecido com isto pois não pretendo de maneira nenhuma como se costuma dizer amandar o seu trabalho a baixo.
Leve isto apenas como uma sugestão construtiva para o bem da sua árvore.

Rui Ferreira

Mensagens : 15
Data de inscrição : 05/11/2009
Idade : 61
Localização : Tavira/Algarve

http://www.jardimdebonsai.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Re: Projectos - Oleas

Mensagem  Convidad Sex Nov 06, 2009 10:29 am

Viva Rui,

É com críticas construtivas que os projectos evoluem e desde já obrigado pela sua opinião.
Permita-me apenas algumas observações: a veia viva é visível quase desde a base -- ao vivo esse pormenor passa despercebido.
Quanto à madeira morta é a minha visão pessoal baseada na forma como os sharis acontecem nas oliveiras - normalmente com veios de movimento ocos em linhas ascendentes. Se está mais detalhada do que alguns pormenores na madeira natural, sim claro, mas também estamos a comparar jins completamente esburacados pelo tempo com um shari em que a madeira é carcomida interiormente. Para mim o pormenor do shari será sempre o ponto focal da árvore e como tal pretendo sempre que o shari tenha algum protagonismo mesmo que a massa verde o venha a cobrir, a espaços, sendo vistos os seus pormenores entre os patamares. Em breve vou tirar fotos de outros lados. Uma vez mais Rui obrigado pela sua crítica.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Re: Projectos - Oleas

Mensagem  Convidad Dom Nov 08, 2009 9:07 am

uma olea shohin em fase de formação:

Projectos - Oleas Dsc0004p

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Re: Projectos - Oleas

Mensagem  Convidad Dom Nov 08, 2009 9:11 am

pormenor da copa de uma outra olea:
Projectos - Oleas Dsc0009fb

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Re: Projectos - Oleas

Mensagem  Pedro G C Almeida Dom Nov 08, 2009 1:20 pm

Olá Ivo!

Fiquei impressionado com o trabalho de madeira morta que realizaste na primeira oliveira deste post. O nível de detalhe parece ser muito elevado, avaliando apenas pelas fotos, e não detecto marcas de ferramentas. Não tenho no entanto opinião acerca da questão de ser natural numa oliveira este tipo de madeira morta - aqui na Madeira as oliveiras são importadas e não me lembro de ver nenhuma em estado selvagem. Acho que é um excelente trabalho e estou curioso acerca de como vais enquadrá-lo com a massa verde. Vai mostrando a evolução...

Quanto à oliveira shohin... aprecio imenso tudo o que é shohin e esta tua oliveira tem um potencial enorme. É difícil avaliar pela foto, mas fiquei com a sensação de que talvez tenhas ramos a mais na estrutura. Para além disso, vejo que já começaste a construir a ramificação secundária. Pretendes ainda engrossar alguns dos ramos ou o objectivo agora é continuar a refinar a massa verde? Gostava de conhecer os teus comentários sobre estes aspectos e ver mais algumas fotos, se possível.

Obrigado pela partilha.

Abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Re: Projectos - Oleas

Mensagem  Rui Fernandes Seg Nov 09, 2009 6:44 am

Ivo, assim adoças-nos o apetite.

Confesso que estou a ficar um fã de Oleas e tu mostras ter uma boa colecção. Vê lá se nos vais mostrando essas obras de arte. Very Happy
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Re: Projectos - Oleas

Mensagem  Convidad Seg Nov 09, 2009 8:42 am

Viva Pedro,

A olea shohin tem 15cm nebari e foi recolhida em 2006. Foi o meu primeiro yamadori olea e esteve para troca imensas vezes, foi sempre uma planta sem potencial que foi perambulando aqui pelo meu espaço, mas por vezes, o facto do material ficar algum tempo em stand-by é bom para as ideias surgirem. A planta foi ganhando algum carácter na casca e aos poucos a ramificação principal ficou definida. Vai passar o próximo Inverno na estufa e conto que com mais 2 rebentações ficará em fase de exposição. A dimensão da folha é fantástica e o vaso resulta muito bem quer pela forma quer pelo tom. Deixo a primeira foto que tenho desta planta (2007) e vista da copa e de frente (tiradas há alguns meses atrás).


Projectos - Oleas Oleashohin07
Projectos - Oleas Oleashohincopa
Projectos - Oleas Oleashohin09

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Oleas

Mensagem  David Carvalho Qui Nov 12, 2009 6:50 am

Olá Ivo,

Já tive a sorte de ver algumas destas oleas ao vivo e a verdade é que as fotos não transmitem o potencial destas árvores, mas dá para ter uma ideia do potencial das mesmas o que já é bom Smile

A primeira olea, que tem um trabalho fantástico de madeira morta e sem dúvida a minha favorita, fico curioso quando ao projecto que tens para ela quanto à massa verde, adorava ver um virtual Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Re: Projectos - Oleas

Mensagem  Convidad Qui Nov 26, 2009 12:32 pm

Um novo projecto ao qual chamei "Butler" | 35cm nebari por 45cm altura.

Sugestões - frente e desenho final?

Projectos - Oleas Butler01

Projectos - Oleas Butler02

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Re: Projectos - Oleas

Mensagem  Rui Fernandes Sex Nov 27, 2009 5:50 am

Olá Ivo.

Ao ver este, faz-me lembrar o Corcunda de Notre Dame. Laughing

Eu preferia construir a partir da frente da segunda foto. Aquele uro enorme ganha muito mais portagonismo e penso que o topo é madeira morta. Certo? Se assim for poderá ser integrado no desenho final e ser uma mais valia da árvore.

Boa continuação
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Re: Projectos - Oleas

Mensagem  Convidad Sex Nov 27, 2009 6:13 am

Viva Rui

Também gosto dessa frente - o ponto forte desta olea, a meu ver, é a madeira morta natural em ambas as frentes.

O ponto fraco - a curva monótona do tronco que poderá ser disfarçada com ramos nos sítios certos ou com ligeiro trabalho de madeira morta. A parte final do tronco tem um movimento em elipse muito interessante, porém, no corte, como é óbvio terá que ser trabalhada. Este é um projecto que terá que ir evoluindo aos poucos e que exige boa dose de criatividade. Apesar de ser um desafio é uma olea que está no lote de "material para troca" porque tenho várias oleas e tive evidentemente que fazer uma selecção.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Oleas Empty Re: Projectos - Oleas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos