Projectos - Oleas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Projectos - Oleas

Mensagem  Convidad em Qui Nov 05, 2009 1:53 pm

Olá a todos,
O objectivo deste tópico é registar alguns dos meus trabalhos em oleas. Espero contar com a vossa opinião e sugestões à medida que novos projectos vão surgindo.

Última edição por ivo santos em Qui Nov 05, 2009 3:40 pm, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Re: Projectos - Oleas

Mensagem  Convidad em Qui Nov 05, 2009 2:35 pm

Dimensões: 33 cm nebari | 45 cm altura | Recolha: Agosto 2008
A primeira foto remonta a alguns meses após a recolha - o primeiro trabalho envolveu limpeza da madeira morta natural e protecção com um endurecedor para as zonas frágeis (daí a cor demasiado artificial - em poucos meses ficou natural).

O primeiro passo da modelação envolveria criar um jin (no corte visto na imagem anterior) que quase tocasse na madeira morta da base e que se afirmasse como um ponto de saída | entrada na dinâmica da planta - esse jin prolongaria-se ao longo de um shari até ao ápice. A segunda foto ilustra esse processo em curso, com o trabalho no ápice ainda por fazer.

As fotos mais recentes ilustram o trabalho finalizado e também como "ao natural" o tom da madeira fica acinzentado e com muito bom aspecto. A planta crescerá livremente durante o próximo ano antes da primeira aramação.

Última edição por ivo santos em Qui Nov 05, 2009 3:40 pm, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem  Mario Eusebio em Qui Nov 05, 2009 2:47 pm

Viva Ivo!

Esta olea é um luxo, as fotos não lhe fazem justiça pois ela ao vivo é muito melhor, mas mesmo assim pela foto já dá para ver o potencial!

Agora tens que potenciar o desenvolvimento da massa verde para construires a estrutura de ramos!

Continuação de Bom projecto!

Cmpts,

Mário Eusébio

Mario Eusebio

http://marioeusebio.blogspot.com/

Mensagem  Convidad em Qui Nov 05, 2009 2:51 pm

detalhes

Convidad
Convidado

Mensagem  Rui Fernandes em Sex Nov 06, 2009 5:09 am

Olá Ivo!

Que bom ver-te por aqui a mostrares o teu material. Não o vi ainda ao vivo mas, a avaliar pelas imagens, imagino a colecção que estarás a juntar.

Em relação a esta árvore, apenas a poderei elogiar uma vez que mostra estar muito bem encaminhada. Estás a avançar coom os passos certos e sendo a espécie que é, certamente terás novidades dentro de um ano. Fico curioso...

Em relação à opção do desenho em que estás a pensar?
Rui Fernandes

Mensagem  Convidad em Sex Nov 06, 2009 5:16 am

Rui
Um muito obrigado pelas tuas palavras. A frente ainda carece de dúvidas - basicamente as 2 fotos actuais são duas possibilidades - tenho que optar por uma frente mais flat ou por uma outra, ligeiramente rodada onde seja possível apreciar o shari até ao ápice. Tenho de preparar um virtual com a minha ideia - nesta fase tenho ramos onde preciso para o desenho final, basta que estes ganhem, com o tempo, o diâmetro apropriado ao tipo de tronco. A ideia passará sempre por uma copa algo "massiva" e planeio que um patamar (já o tenho) possa surgir no espaço entre a base e o jin no lado esquerdo da planta. É mais fácil preparar um virtual.

Convidad
Convidado

Olea

Mensagem  Rui Ferreira em Sex Nov 06, 2009 8:28 am

Olá Ivo boa tarde

Um bom projecto que tem aí em mãos!
Estou curioso para também ver a traseira da árvore!
Uma coisa da qual tenho pena é que a veia viva a partir da base das várias possibilidades de uma futura frente quase não seja visivel.
A madeira morta da base é muito bonita!
A falta de conicidade do terço superior do tronco da árvore terá que sêr disfarçada para tentar dar uma impressão mais elegante e fluida.
Quanto ao corte original que o Ivo trabalhou para imcorporar no resto da madeira morta reconheço as horas de trabalho que pôs nessa tarefa.
Não me leve a mal ao dizer isto mas a única coisa que não acho inserir-se no resto é o detalhe dessa mesma madeira pois olhando as fotos de perto na minha opinião a madeira da base da árvore e a da parte imcorporada por si, têm estruturas e texturas muito diferentes (não que eu esteja a dizer ser fácil conseguir o mesmo efeito) e assim resulta um pouco distractivo.
Espero que não fique aborrecido com isto pois não pretendo de maneira nenhuma como se costuma dizer amandar o seu trabalho a baixo.
Leve isto apenas como uma sugestão construtiva para o bem da sua árvore.

Rui Ferreira

http://www.jardimdebonsai.com

Mensagem  Convidad em Sex Nov 06, 2009 10:29 am

Viva Rui,

É com críticas construtivas que os projectos evoluem e desde já obrigado pela sua opinião.
Permita-me apenas algumas observações: a veia viva é visível quase desde a base -- ao vivo esse pormenor passa despercebido.
Quanto à madeira morta é a minha visão pessoal baseada na forma como os sharis acontecem nas oliveiras - normalmente com veios de movimento ocos em linhas ascendentes. Se está mais detalhada do que alguns pormenores na madeira natural, sim claro, mas também estamos a comparar jins completamente esburacados pelo tempo com um shari em que a madeira é carcomida interiormente. Para mim o pormenor do shari será sempre o ponto focal da árvore e como tal pretendo sempre que o shari tenha algum protagonismo mesmo que a massa verde o venha a cobrir, a espaços, sendo vistos os seus pormenores entre os patamares. Em breve vou tirar fotos de outros lados. Uma vez mais Rui obrigado pela sua crítica.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em Dom Nov 08, 2009 9:07 am

uma olea shohin em fase de formação:

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em Dom Nov 08, 2009 9:11 am

pormenor da copa de uma outra olea:

Convidad
Convidado

Mensagem  Pedro G C Almeida em Dom Nov 08, 2009 1:20 pm

Olá Ivo!

Fiquei impressionado com o trabalho de madeira morta que realizaste na primeira oliveira deste post. O nível de detalhe parece ser muito elevado, avaliando apenas pelas fotos, e não detecto marcas de ferramentas. Não tenho no entanto opinião acerca da questão de ser natural numa oliveira este tipo de madeira morta - aqui na Madeira as oliveiras são importadas e não me lembro de ver nenhuma em estado selvagem. Acho que é um excelente trabalho e estou curioso acerca de como vais enquadrá-lo com a massa verde. Vai mostrando a evolução...

Quanto à oliveira shohin... aprecio imenso tudo o que é shohin e esta tua oliveira tem um potencial enorme. É difícil avaliar pela foto, mas fiquei com a sensação de que talvez tenhas ramos a mais na estrutura. Para além disso, vejo que já começaste a construir a ramificação secundária. Pretendes ainda engrossar alguns dos ramos ou o objectivo agora é continuar a refinar a massa verde? Gostava de conhecer os teus comentários sobre estes aspectos e ver mais algumas fotos, se possível.

Obrigado pela partilha.

Abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida

Mensagem  Rui Fernandes em Seg Nov 09, 2009 6:44 am

Ivo, assim adoças-nos o apetite.

Confesso que estou a ficar um fã de Oleas e tu mostras ter uma boa colecção. Vê lá se nos vais mostrando essas obras de arte. Very Happy
Rui Fernandes

Mensagem  Convidad em Seg Nov 09, 2009 8:42 am

Viva Pedro,

A olea shohin tem 15cm nebari e foi recolhida em 2006. Foi o meu primeiro yamadori olea e esteve para troca imensas vezes, foi sempre uma planta sem potencial que foi perambulando aqui pelo meu espaço, mas por vezes, o facto do material ficar algum tempo em stand-by é bom para as ideias surgirem. A planta foi ganhando algum carácter na casca e aos poucos a ramificação principal ficou definida. Vai passar o próximo Inverno na estufa e conto que com mais 2 rebentações ficará em fase de exposição. A dimensão da folha é fantástica e o vaso resulta muito bem quer pela forma quer pelo tom. Deixo a primeira foto que tenho desta planta (2007) e vista da copa e de frente (tiradas há alguns meses atrás).

Convidad
Convidado

Oleas

Mensagem  David Carvalho em Qui Nov 12, 2009 6:50 am

Olá Ivo,

Já tive a sorte de ver algumas destas oleas ao vivo e a verdade é que as fotos não transmitem o potencial destas árvores, mas dá para ter uma ideia do potencial das mesmas o que já é bom Smile

A primeira olea, que tem um trabalho fantástico de madeira morta e sem dúvida a minha favorita, fico curioso quando ao projecto que tens para ela quanto à massa verde, adorava ver um virtual Smile

Abraço,
David Carvalho

http://itoigawa.wordpress.com/

Mensagem  Convidad em Qui Nov 26, 2009 12:32 pm

Um novo projecto ao qual chamei "Butler" | 35cm nebari por 45cm altura.

Sugestões - frente e desenho final?

Convidad
Convidado

Mensagem  Rui Fernandes em Sex Nov 27, 2009 5:50 am

Olá Ivo.

Ao ver este, faz-me lembrar o Corcunda de Notre Dame. Laughing

Eu preferia construir a partir da frente da segunda foto. Aquele uro enorme ganha muito mais portagonismo e penso que o topo é madeira morta. Certo? Se assim for poderá ser integrado no desenho final e ser uma mais valia da árvore.

Boa continuação

Mensagem  Convidad em Sex Nov 27, 2009 6:13 am

Viva Rui

Também gosto dessa frente - o ponto forte desta olea, a meu ver, é a madeira morta natural em ambas as frentes.

O ponto fraco - a curva monótona do tronco que poderá ser disfarçada com ramos nos sítios certos ou com ligeiro trabalho de madeira morta. A parte final do tronco tem um movimento em elipse muito interessante, porém, no corte, como é óbvio terá que ser trabalhada. Este é um projecto que terá que ir evoluindo aos poucos e que exige boa dose de criatividade. Apesar de ser um desafio é uma olea que está no lote de "material para troca" porque tenho várias oleas e tive evidentemente que fazer uma selecção.

Convidad
Convidado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: