Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Kaede shohin

+7
Nuno Encarnação
João Pires
rafael baptista
Mario Eusebio
Rui Fernandes
David Carvalho
Pedro G C Almeida
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Kaede shohin Empty Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Jan 04, 2010 6:51 am

Olá Pessoal,

Este tridente é uma das minhas árvores favoritas, aprendi imenso com ele. Acho que alguns de vocês já o conhecem de outros fóruns, mas decidi fazer a reportagem completa neste espaço.

Há cerca de dois anos o aspecto era este:

Kaede shohin _0723

Esta árvore tinha alguns problemas: alguma conicidade inversa na base do tronco, devida a cicatrizes que sararam para fora da linha do tronco e devido a ramos que saíam de locais inapropriados (a vermelho na foto seguinte), acentuando a conicidade inversa.

Kaede shohin Shohin_flaws

Para além disso, o nebari estava desequilibrado no lado esquerdo (a verde) e o calibre do tronco mudava abruptamente após o grande corte do tronco (a azul).

Decidi corrigir estes problemas começando pelo nebari. Corrigir um nebari deste tipo é fácil: basta enxertar uma estaca com um ou dois anos no local onde se pretende que surjam as novas raízes. Para permitir que as raízes crescessem e engrossassem o necessário, foi preciso tirar a árvore do vaso e pô-la num recipiente maior com um solo que facilitasse a drenagem e o arejamento das raízes. Fica aqui uma "foto-reportagem" do processo.

Retirei com todo o cuidado a árvore do vaso (Tokoname). Este cuidado extremo foi necessário, uma vez que as raízes tinham sido podadas há um mês e meio. Sabia que era seguro retirar a árvore do vaso porque os primeiros rebentos estavam a abrir e porque consiguia ver as pontas brancas das raízes novas através dos orifícios de drenagem do vaso.

Kaede shohin 2008_03290093

Aqui vê-se o estado das raízes. Estavam muito saudáveis. A poda de raízes deste ano (Inverno/Primavera de 2008) foi radical, uma vez que eu queria estimular o crescimento de raízes novas junto ao tronco. Reduzi a massa radicular a 1/4 (i.e., cortei 3/4). Como podem ver, é perfeitamente seguro fazer isto a áceres tridentes que estejam saudáveis.

Kaede shohin 2008_03290096

A árvore depois de ser retirada do vaso:

Kaede shohin 2008_03290102

Aqui o escorredor estava a ser preparado com kyriu.

Kaede shohin 2008_03290103

Aqui está a estaca que eu escolhi. Tinha 1 ano, e as primeiras folhas já tinham aparecido.

Kaede shohin 2008_03290104

Enxertei esta estaca por aproximação. Para isso fiz um corte em forma de cunha no nebari de maneira a que a estaca coubesse lá e ficasse bem justa. É necessário remover a casca e expor o câmbio com este corte.

Kaede shohin 2008_03290110

Kaede shohin 2008_03290112

O resultado do corte:

Kaede shohin 2008_03290115

O corte tinha a dimensão certa. A estaca podia ser fixa ao nebari.

Kaede shohin 2008_03290119

É necessário expor o câmbio da estaca antes de a fixar:

Kaede shohin 2008_03290122

Fixei a estaca com 2 pinos de cabeça redonda. Os pinos devem ser fixos não na estaca, mas sim no tronco da árvore, ao lado do corte em cunha. Se a estaca fosse mais grossa não haveria grande problema em fixar os pinos através do seu tronco.

Kaede shohin 2008_03290126

Kaede shohin 2008_03290129

Finalmente, o resultado da primeira intervenção. Todos os ramos assinalados a vermelho na primeira foto foram eliminados, a cicatriz da esquerda foi parcialmente corrigida e a inclinação da árvore foi mudada para acentuar o movimento do tronco e disfarçar a conicidade inversa. As raízes da estaca foram protegidas com musgo.

Kaede shohin 2008_03290147

Com a nova inclinação o topo teve de ser corrigido e isso foi feito ao longo de dois anos. Para rectificar a parte do tronco marcada a azul deixei crescer livremente os rebentos do ramo da esquerda que está mesmo acima da elipse azul (na segunda foto, lá em cima). Esse ramo teria de ser cortado de qualquer forma.

Aqui podem ver em detalhe a cicatriz que eu corrigi e a zona do corte dos ramos.

Kaede shohin 2008_03290148

Kaede shohin 2008_03290149

As outras cicatrizes foram rectificadas nas estações seguintes e algumas delas ainda não estão perfeitas.

No final da estação de crescimento, em Outubro, o aspecto era o seguinte:

Kaede shohin IMG_0019

O engrossamento da zona do corte, graças ao ramo de sacrifício:

Kaede shohin IMG_0013

O enxerto:

Kaede shohin IMG_0011


Na Primavera de 2009 o ácer foi transplantado para uma caixa de madeira muito larga e pouco profunda, para permitir que as inúmeras raízes finas criadas no ano anterior junto ao tronco se alonguem. O objectivo de plantar no escorredor era a produção dessas raízes e apesar de não ter fotos posso dizer que resultou em pleno.

O enxerto foi bem sucedido. Cortei a parte superior da estaca em Março de 2009 e isto resultou na produção de rebentos abaixo deste corte, quase directamente nas raízes. Deixei estes rebentos crescer livremente por uns meses para ajudar a sarar o corte mais rapidamente.

O ramo de sacrifício no topo estava a produzir os resultados esperados. A parte do tronco acima do corte engrossou consideravelmente em 2008, mas em Março de 2009 não achei que fosse o suficiente. Planeei deixar crescer até Junho de 2009 e reavaliar a situação.

Também em 2009 planeei alongar o ramo da direita, que é o sashi-eda, e dar um certo carácter semi-cascata a este ácer. Em simultâneo a ramificação continuou a ser estimulada através de metsumi e defoliação parcial ao longo de toda a época de crescimento.

Algumas fotos:

Kaede shohin IMG_1777

Kaede shohin IMG_1778

Kaede shohin IMG_1779

Kaede shohin IMG_1780

Vêem-se algumas diferenças...

Em Agosto de 2009:

Kaede shohin IMG_2951

Há cerca de dois meses transplantei para um vaso bonsai quase dois anos depois. Mudei ligeiramente o ângulo, podei cerca de 80% das raízes (finas) e meti no vaso mais pequeno que consegui. O nebari ocupa quase toda a superfície disponível no vaso. O resultado no final de Novembro era este:

Kaede shohin IMG_4370

Neste momento já está sem folhas, mas ainda não tive tempo para fotografar. Nos próximos dias vou meter-lhe uns arames e nessa altura actualizo.

Obrigado por lerem um post tão longo. Fico à espera de comentários e sugestões.

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Acer

Mensagem  David Carvalho Seg Jan 04, 2010 7:00 am

Olá Pedro,

Obrigado nós, por perderes o teu tempo a fazer um post extenso, super interessante acompanhar este projecto que pessoalmente gosto muito.

O resultado até ao momento desta árvore, está fantástico, estou curioso para ver umas fotos dele mais próximo da primavera Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Rui Fernandes Seg Jan 04, 2010 7:17 am

Olá Pedro.

O progresso está espantoso! Eu já não a vejo há algum tempo e gosto do que lhe fizeste.

Só duas coisas. Acho que o nebari deverás arranjar forma de destacar o nebari porque é muito bom (talvez qualquer coisa ao nível do vaso). Gosto do vaso mas será que um ovalado e mais baixo não daria outra projecção ao nebari?

A outra prende-se com o ramo de profundidade. Há algo que me está a incomodar nele. Parece que está a divergir do resto do conjunto... Será a orientação da ramificação?

De resto, só te tenho de dar os parabéns Pedro. Está a fica muito bom este shohin. Quando terminares a ramificação secundária e terceária deverá ficar de grande nível...

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Mario Eusebio Ter Jan 05, 2010 3:04 am

Viva Pedro!

Esta será sem dúvida uma das tuas melhores árvores! O seu carácter ainda é mais reforçado pela pequenas dimensões dela, pois é uma árvore com umas proporções muito bem conseguidas!

A meu ver o teu trabalho tem feito evoluir no bom caminho a árvore, apesar de como já sabes Smile eu gostar mais de a ver como um moyogi , portanto mais levantada para o lado esquerdo, para alinha o ápice com o centro do nebari. Mesmo assim esta tua opção não me desagrada de todo!

Com a posição actual terás que desenvolver mais o segundo ramo da esquerda para ficar com mais peso visual!

Continuação de bom projecto Smile!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  rafael baptista Ter Jan 05, 2010 7:52 am

boas pedro...

gosto muito da maneira que tens conduzido a planta, e aqui neste trabalho dá bem para ver as maiores dificuldades de trabalhar com shohin e de refinar e trabalhar sem grande espaço para erro, acho que a correção das raizes bem como o trabalho nos cortes está bem visivel.

na minha opinião a cicatriz do corte maior da direita devia ser feito um uro, mas não muito profundo. não sei se esta especie de acer é capaz de fechar o corte, mas é bem capaz, contudo faria na mesma o tal uro, um uro "pouco" profundo e não da largura toda do corte, não sei se consegui transmitir em palavras o que estou a visualizar....

quanto ao estilio discordo do mario e penso que este é o angulo que arvore deve ter , contudo estou á espera da tua aramação. com este angulo a arvore torna-se mais dinamica....

quanto ao vaso, o vaso que esta a ser utilizado é verdadeiramente muito bonito mas penso que não sera a melhor opção devido ao tamanho, um vaso igual com esse tipo de acabamento e cor mas mais baixo e mais comprido, acho que assim o conjunto ficaria melhor

fico a espera de novidades, acho que ficara um shohin de grande qualidade.....

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Dom Jan 10, 2010 2:02 pm

Olá Pessoal!

Obrigado pelos comentários.

Rafael,

as maiores dificuldades de trabalhar com shohin e de refinar e trabalhar sem grande espaço para erro

Esse é um dos maiores desafios. Hoje estive a fazer uma primeira fase de aramagem neste ácer e é mesmo difícil. A técnica tem de ser bastante apurada: há pouco espaço para manobra, muitos ramos e todos muito curtos. Durante esta semana vou tentar terminar e depois mostrarei os resultados.

na minha opinião a cicatriz do corte maior da direita devia ser feito um uro, mas não muito profundo. não sei se esta especie de acer é capaz de fechar o corte, mas é bem capaz, contudo faria na mesma o tal uro, um uro "pouco" profundo e não da largura toda do corte, não sei se consegui transmitir em palavras o que estou a visualizar....

Percebi a ideia sim. No início também pensei no uro como uma possibilidade, mas agora já a descartei. O corte já está completamente fechado e a casca já está a adquirir algum carácter. Se eu fizesse um uro, o buraco fecharia em 2 ou 3 meses de crescimento (mesmo que tivesse 2cm de diâmetro!). Para além disso, perderia a casca actual e o buraco já não ia fechar de forma plana, ia parecer que uma batata estava ali a crescer... acredito que com o tempo, à medida que a casca vai ganhando carácter, isto deixe de ser um defeito. Neste momento já não me incomoda.

quanto ao vaso, o vaso que esta a ser utilizado é verdadeiramente muito bonito mas penso que não sera a melhor opção devido ao tamanho, um vaso igual com esse tipo de acabamento e cor mas mais baixo e mais comprido, acho que assim o conjunto ficaria melhor

Obrigado pela sugestão. Vou pensar no caso durante este ano. O vaso actual foi o único que tinha com o tamanho certo (que por acaso é Tokoname). Durante este ano deverei fazer uma nova escolha à medida que a ramificação se for desenvolvendo. Não estou certo de que a cor e a forma são as melhores, mas pelo menos as dimensões estão spot on (acho eu).

Mário,

Com a posição actual terás que desenvolver mais o segundo ramo da esquerda para ficar com mais peso visual!

Obrigado pela sugestão. Os planos de desenvolvimento para este ano passam precisamente por aí.

Posso publicar o virtual que fizeste no estilo moyogi para este ácer? Seria muito interessante discutir as duas opções. Eu acho que ambas são igualmente válidas e que se trata apenas de uma questão de gosto pessoal. Há uns meses achava que a tua opção era a que me agradava mais, mas desde que regressei do Japão passei a gostar de designs muito dinâmicos e tenho tentado implementar isso nas minhas árvores.

Rui,

Só duas coisas. Acho que o nebari deverás arranjar forma de destacar o nebari porque é muito bom (talvez qualquer coisa ao nível do vaso). Gosto do vaso mas será que um ovalado e mais baixo não daria outra projecção ao nebari?

Obrigado, vou pensar no caso. No lado esquerdo ainda tenho que proteger as raízes pois são muito finas. Por isso é que há desse lado tanto musgo. Mas concordo, pode ser que outra escolha de vaso evidencie o nebari... vamos pensar no caso quando vieres cá a casa. Very Happy

A outra prende-se com o ramo de profundidade. Há algo que me está a incomodar nele. Parece que está a divergir do resto do conjunto... Será a orientação da ramificação?

Não percebi bem a que ramo te referes. Podes explicar melhor?

David, obrigado pelos comentários simpáticos. Smile

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Mario Eusebio Dom Jan 10, 2010 2:21 pm

Viva Pedro!

Podes publicar á vontade Smile!

Cmpts,

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Jan 25, 2010 3:32 am

Olá Pessoal,

Fica aqui o virtual do Mário para esta árvore:

Kaede shohin IMG_1777-1

Gostaria de saber o que acham em relação à posição da árvore. Para além disso, deverei centrar mais o ápice ao longo da próxima estação?

Ainda não terminei a aramagem (gosto de ir com calma), mas logo que o faça actualizarei este tópico.

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Fev 01, 2010 7:56 am

Actualização:

Kaede shohin IMG_4841

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Mar 09, 2010 3:26 am

Olá Pessoal,

Se calhar as fotos seguintes vão perturbar os bonsaistas mais sensíveis...

Já posso dizer que esta árvore sobreviveu à tempestade do dia 20/02. Ficou um bocado desfigurada, mas é preciso ver isso como uma oportunidade para melhorá-la. Perdi todos os ramos da direita, todos os ramos traseiros e o topo ficou rachado, com apenas uma tira de 2mm de largura a ligá-lo à base da planta.

A planta já reagiu à poda drástica que sofreu. Tem muitos rebentos, especialmente no topo, o que significa que a probabilidade de o topo ser aproveitável é grande. Há rebentos na base de todos os ramos que foram arrancados à excepção do mais importante - o sashi-eda. Com um enxerto cuidadoso vai lá, mas ainda há esperança que rebente...

Ficam as fotos.

Kaede shohin 1913918e

Kaede shohin Aec1496d

Kaede shohin 9a93f9e5

Kaede shohin B931e532

Kaede shohin 82378ece

Apesar do que aconteceu, a árvore está cheia de vida, como se vê pela última foto. Antes de qualquer preocupação estética vem a saúde da planta e posso dizer que estou verdadeiramente feliz por esta árvore ter sobrevivido.

Aceito sugestões para o novo design da planta. Isto é praticamente estaca zero, por isso há muitas possibilidades... Very Happy

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Mario Eusebio Ter Mar 09, 2010 8:41 am

Viva Pedro!

Grande poda Sad!

Bem, agora é gás a fundo para recuperar! Tens sempre o lado positivo, agora vais poder ser tu a reconstruir tudo de inicio!

Força !

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Rui Fernandes Ter Mar 09, 2010 8:55 am

O lado positivo é que esta árvore já tem uma história de sobrevivência "para contar" e a quem melhor do que a própria Natureza para a escrever? Smile

Retrocedeste alguns anos de trabalho não é Pedro? Mas o mais importante é que não a perdeste...

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Mar 09, 2010 11:25 am

Olá Mário e Rui,

Obrigado pelo vosso incentivo. A verdade é que estou a ver o que aconteceu pelo lado positivo, estou satisfeito por poder melhorar a árvore apesar de ter perdido vários anos de trabalho. Para além disso e como já disse acima, a árvore sobreviveu! Very Happy

Alguém tem sugestões para o design? Algum ramo que deva ser reposicionado? Trocar a frente?

Abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Rui Fernandes Ter Mar 09, 2010 2:35 pm

Olá Pedro!

Eu optaria por manter o plano definido anteriormente, se der. Mantinha a frente, cortava aquele pedaço de ramo que sobrou, se estiver morto. Caso contrário, aproveitava-o a partir daí. Enxerto à direita e seguia o projecto normalmente.

E claro que um outro vaso seria melhor também. Sei que este foi um recurso, pois com muita pena minha, perdeste vasos excepcionais!

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  João Pires Ter Mar 09, 2010 3:10 pm

Olá Pedro,

Ainda bem que tudo se vai começando a reconstruir depois da tempestade Very Happy .
Como disseste, é uma bela oportunidade para voltar a rever o design da árvore.
Pessoalmente, não consigo dizer qual das frentes seria a melhor. São quase um espelho uma da outra. Bem sei que podemos olhar para o lado com menos danos, mas com o trabalho que vem pela frente não me parece, nesta espécie, que essa seja uma questão fundamental.
Por mim, neste caso, eu começava pelo nebari. Mesmo com o musgo e só conhecendo a árvore por foto pergunto: não será que o nebari nas costas é melhor do que na frente?
Depois, olhando por este prisma e na minha opinião, aproveitaria para fazer um novo primeiro ramo. Por enxerto, claro. Mas mais no vertice da primeira curva do lado direito (tendo as antigas costas como frente... bolas... que confusão...lol). Depois, mais um enxerto na curva do lado esquerdo, o antigo primeiro ramo que tem lá um rebento ligeiramente para trás... e assim sucessivamente.
Escusado será dizer que isso requer uma época de crescimento livre para construir os chicotes para os auto-enxertos e que a árvore, considerando a espécie, ganha muito na capacidade de cicatrização e reconstrução dos tecidos.
Bom, é só uma ideia.

Abr.
João Pires

João Pires

Mensagens : 61
Data de inscrição : 11/11/2009

http://joaopires007.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Mar 09, 2010 3:35 pm

Olá João,

É bom ver-te aqui! Very Happy
Obrigado pelos teus comentários, levantaste algumas questões muito interessantes e fizeste-me pensar.

essoalmente, não consigo dizer qual das frentes seria a melhor. São quase um espelho uma da outra. Bem sei que podemos olhar para o lado com menos danos, mas com o trabalho que vem pela frente não me parece, nesta espécie, que essa seja uma questão fundamental.

Plenamente de acordo. Os tridentes em geral são muito vigorosos, mas este em particular é o que cresce mais depressa de todos os que tenho. A escolha da frente não deve depender do facto de dar mais ou menos trabalho...

Por mim, neste caso, eu começava pelo nebari. Mesmo com o musgo e só conhecendo a árvore por foto pergunto: não será que o nebari nas costas é melhor do que na frente?

É uma pergunta que me tenho feito vezes sem conta nos últimos dias. Por um lado, o nebari é maior na parte de trás (ocupa uma área maior, quero eu dizer). Por outro lado, na antiga frente a fusão das raízes já se deu e a casca começa a soltar-se... a médio prazo, digamos 5 anos, que é o tempo que demorará a recuperar a árvore, não sei bem o que acontecerá... mas pode bem ser melhor que o nebari na frente antiga. Very Happy
Tenho que pensar e tentar prever o futuro, mas posso colocar aqui fotos (sem musgo) a ver se alguém ajuda...

Depois, olhando por este prisma e na minha opinião, aproveitaria para fazer um novo primeiro ramo. Por enxerto, claro. Mas mais no vertice da primeira curva do lado direito (tendo as antigas costas como frente... bolas... que confusão...lol). Depois, mais um enxerto na curva do lado esquerdo, o antigo primeiro ramo que tem lá um rebento ligeiramente para trás... e assim sucessivamente.

Compreendo. No lado direito da hipotética frente nova há uma batata que me estava a enervar e que deste ângulo parece um vértice. Se eu enxertar lá um ramo, como sugeres, conseguirei disfarçá-la.

Quanto ao lado esquerdo, concordo com a localização que sugeres para o enxerto. A antiga traseira tem a vantagem de esconder o corte que ficava na frente antiga (pois é, que confusão!!!). Um novo topo para a antiga traseira já está a crescer e vê-se na última foto... as próximas semanas serão importantes, tenho que decidir qualquer coisa antes que seja preciso começar a seleccionar rebentos. Se alguém por aí tem mais ideias agora é a altura certa. Very Happy

Quanto aos chicotes para os enxertos... com sorte poderei enxertar em Junho ou Julho. Vamos ver o que acontece. A planta está em kiryu puro para potenciar o crescimento e comecei hoje a adubar (as fotos foram tiradas pouco antes do adubo ser colocado).

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Mar 10, 2010 6:34 am

Olá Rui,

Eu optaria por manter o plano definido anteriormente, se der. Mantinha a frente, cortava aquele pedaço de ramo que sobrou, se estiver morto. Caso contrário, aproveitava-o a partir daí. Enxerto à direita e seguia o projecto normalmente.

É possível fazer isto. Qual a tua opinião em relação à troca da frente, como sugeriu o João?

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Nuno Encarnação Qua Mar 10, 2010 7:05 am

Acho que o João acertou em cheio com a proposta de nova frente.
Disfarça muito bem aquele corte mais antigo e também me parece que essa zona do nebari é mais interessante.

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Mario Eusebio Qua Mar 10, 2010 7:12 am

Viva!

Pedro, eu acho a opinião do João muito boa, ponto por ponto delineou um bom plano e efectivamente o nebari também me parece melhor na antiga traseira. O único ponto que a meu ver poderá ponderar contra, é a ligeira curvatura que o tronco faz para a actual frente, precisamente a fazer a "vénia" ao observador! Podes fácilmente inclinar a árvore para a frente para puxares o ápice se decidires trocar de frente mas terás sempre o tronco um pouco convexo em vez de concavo, para atenuar isso terás que reconstruir novo ápice nas "costas" do actual.

Também conforme já falaste aqui, estavas a planear a árvore com um movimento a pender para um dos lados, se rodares um pouco a árvore no sentido contrário aos ponteiros do relógio, atenuas esse efeito convexo e projectas o movimento da árvore para a esquerda, ao mesmo tempo, julgo pelas fotos que ganharás mais movimento no tronco, mas é sempre dificil fazer essa análise sem ver a planta ao vivo. Acredito também que ganharás uma maior aérea de nebari mais largo visivel.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Shonin

Mensagem  David Carvalho Qua Mar 10, 2010 9:11 am

Olá Pedro,

Fico feliz por te ver super motivado e a ver o lado positivo da coisa, sendo sincero é duro olhar as fotografias e custa-me bastante, obviamente temos de seguir em frente e pensar na reconstrução total da árvore, a opinião do João parece-me bastante agradável e promissora, nesta fase ainda um pouco chocado é me dificil ter uma opinião mais sólida sobre a árvore, mas vou tentar me abstrair e superar o choque para tentar ajudar com alguma opinião estética. Smile

Um grande abraço e força,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Mar 10, 2010 3:59 pm

Olá a Todos!

Obrigado pelos comentários adicionais. São todos muito úteis nesta fase de planeamento intensivo. Ultimamente até durante o sono tenho planeado esta árvore, embora contra a minha vontade...

Nuno,

Acho que o João acertou em cheio com a proposta de nova frente.

Eu também acho que ele esteve muito bem! Muitas vezes pessoas que não olham tanto para a árvore como eu conseguem ter maior clarividência e obrigam-me a pensar. Ainda não estou totalmente seguro - sofro de uma inércia de 5 anos de planeamento e trabalho com a frente actual, mas posso já dizer que estou mais inclinado para trocar a frente e a traseira. Curiosamente, esta troca é algo relativamente comum no Japão quando se faz um restyling mais profundo a árvores já bem estabelecidas esteticamente (leia-se bonsai), daqueles que acontecem uma vez de 10 em 10 anos ou coisa parecida...

Mário,

O único ponto que a meu ver poderá ponderar contra, é a ligeira curvatura que o tronco faz para a actual frente, precisamente a fazer a "vénia" ao observador! Podes fácilmente inclinar a árvore para a frente para puxares o ápice se decidires trocar de frente mas terás sempre o tronco um pouco convexo em vez de concavo, para atenuar isso terás que reconstruir novo ápice nas "costas" do actual.

Tens razão, mas se repares já há um candidato a novo topo na última foto que eu publiquei. É um rebento que está mesmo na posição correcta. Se eu realmente optar por trocar a frente vou orientar o topo bem para a direita (e claro, na direcção do observador) - isso dará maior dinamismo à planta e vai enfatizar o movimento para a esquerda e um eventual ramo mais pendente que seja enxertado no vértice esquerdo. Concordam?

Também conforme já falaste aqui, estavas a planear a árvore com um movimento a pender para um dos lados, se rodares um pouco a árvore no sentido contrário aos ponteiros do relógio, atenuas esse efeito convexo e projectas o movimento da árvore para a esquerda, ao mesmo tempo, julgo pelas fotos que ganharás mais movimento no tronco, mas é sempre dificil fazer essa análise sem ver a planta ao vivo. Acredito também que ganharás uma maior aérea de nebari mais largo visivel.

Mesmo sem veres ao vivo, acho que acertaste na análise (pelos vistos ficaste a conhecer bem a árvore na única vez que a viste ao vivo). Já estava a pensar fazer o que sugeres e as tuas palavras deixaram-me mais seguro.

David,

sendo sincero é duro olhar as fotografias e custa-me bastante, obviamente temos de seguir em frente e pensar na reconstrução total da árvore, a opinião do João parece-me bastante agradável e promissora, nesta fase ainda um pouco chocado é me dificil ter uma opinião mais sólida sobre a árvore, mas vou tentar me abstrair e superar o choque para tentar ajudar com alguma opinião estética.

Compreendo o que queres dizer, mas sendo esta árvore um ácer tridente, ainda por cima um exemplar particularmente vigoroso, vais ver que recupera num instante. Very Happy Claro que me entristece pensar no que aconteceu a esta e a outras árvores (algumas nem posso mostrar porque simplesmente desapareceram nos escombros), mas não há nada que se possa fazer a não ser focalizar a energia na sua recuperação. Repara na última foto, o ácer está cheio de vigor e isso é o que importa!

O facto de concordares com o João dá mais força a esta opção. Obrigado pelo teu feedback.

Alguém tem mais alguma ideia, mesmo que seja aparentemente louca? Há alguém que não concorde com a troca de frente? Very Happy

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  luisCunha Qua Mar 10, 2010 6:52 pm

Olá a todos!

Pedro, parabéns por essa motivação que apresentas na recuperação dos teus projectos, depois de tudo, é bom ver que estás a ultrapassar todas as dificuldades com bom espírito...Não é para todos!! Wink

Quanto ao exemplar, e se ainda não estás convencido, também acho que deverias optar pela sugestão do João, mesmo com algum aspecto menos positivo que resulte com a escolha dessa nova frente, os pontos positivos desta opção, a meu ver, são em maior número e mais "fortes"...

Boa continuação

Abraço
Luis Cunha

luisCunha

Mensagens : 72
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 42
Localização : Cascais

http://mokshainbonsai.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Sex Mar 12, 2010 4:05 pm

Olá Pessoal,

Luís, obrigado pelos comentários adicionais.

A primeira intervenção já está feita. Seleccionei ramos, eliminei o topo antigo e... a nova frente é a antiga traseira. Very Happy

Planeio enxertar não mais que dois ramos, com sorte nem tanto. Os rebentos para os enxertos já estão seleccionados e a crescer. Ainda não há fotos, mas conto prepará-las durante o fim de semana e descrever as intervenções e os planos com mais cuidado, a ver que ideias surgem.

Obrigado a todos os que se manifestaram. O vosso contributo foi importante. cheers

Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Henrique Leite Sáb Mar 13, 2010 4:46 am

Ola Pedro.

Desde ja mais uma vez uma palavra de animo força na reconstrução de aquilo que a mãe natureza quiz alterar!!!

Em relação ao Acer Tridente, admiro o teu espirito ja que não é facil recomeçar quase do zero novamente depois de termos dedicado tanto tempo, nas nossas arvores.

Mas Vendo pelo lado positivo podes fazer a arvore do quase inicio mesmo a teu gosto, o que da mais prazer, ja que nós faz puxar mais pela criatividade.

Grande Abraço e Mais uma vez Força

Henrique Leite

Mensagens : 161
Data de inscrição : 21/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Pedro Nascimento Sáb Mar 13, 2010 5:19 am

boas,
"mais um" Smile pelas fotos,também gosto mais da antiga trazeira para nova frente Wink
abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Kaede shohin Empty Re: Kaede shohin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos