Pinus Pentaphylla Var. Himekomatsu

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pinus Pentaphylla Var. Himekomatsu

Mensagem  Mario Eusebio em Dom Jan 10, 2010 10:43 am

Viva!

Tendo surgido algumas considerações sobre o estilo Literati com vários projectos no fórum nesse sentido, vou submeter este árvore á apreciação estética dos membros!

Para gerar uma discussão saudável sobre um dos mais dificeis estilo em Bonsai!

Este árvore participou na KOKUFU nr. 61 e a foto é do album desse ano, uma árvore que foge ao padrão clássico de Literati mas que me faz pensar um pouco nas palavras que escrevi há uns dias no tópico do Junipero do Leonel Embarassed !



Curioso que na maior parte das exposições Japonesas, apenas vemos a espécie e a altura, quase nunca o estilo, se calhar por o estilo não ser assim tão importante, dando-se mais valor á árvore em si!

_________________
Cumprimentos

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 43
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pinus Pentaphylla Var. Himekomatsu

Mensagem  Pedro G C Almeida em Dom Jan 10, 2010 2:19 pm

Mário,

A árvore que escolheste para este tópico é fantástica. Não só porque é muito, muito boa, mas também porque é um bunjin atípico. Deverá dar uma excelente discussão. Parabéns!

Quero fazer uma análise pormenorizada, mas antes disso queria partilhar algo que me disse o Mestre Urushibata sobre o estilo bunjin. Perguntei-lhe se havia algum truque para fazer um bom bunjin. Ele riu-se e respondeu que não havia truque nenhum. Pensou algum tempo e disse qualquer coisa como: "um bom bunjin deve fazer com que o observador ouça o vento e o sinta na cara." Até agora, nenhuma outra definição deste estilo me disse tanto. Acho que o significado das palavras de Oyakata Urushibata é o de que o estilo literati é totalmente livre, mas ao mesmo tempo extremamente difícil. Não há restrições no que diz respeito ao número de ramos, ao número de curvas, ao tamanho, enfim, a nada! Podemos fazer o que nos der na telha, mas conseguir um excelente bunjin está ao alcance de muito poucos, talvez 1 em 10000 praticantes de bonsai.

Esta árvore faz-me ouvir o vento, mesmo através de uma fotografia.

Cumprimentos,
Pedro
avatar
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 37
Localização : Funchal/Madeira

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pinus Pentaphylla Var. Himekomatsu

Mensagem  Jorge Mesquita em Dom Jan 10, 2010 3:20 pm

Uma excelente árvore para se sentir o vento é o juniperus chinensis do Mário que tem um pending branch que abana á menor brisa, a qual tem aqui um tópico, só visto.

Quanto a esta árvore, para mim, falta-lhe 2 promenores:
Elegância do tronco
No estilo literati o tronco é o centro das atenções, deve ter afeições femininas, deve ser gracioso e elegante.

Escassez de folhagem
A massa verde deve ser escassa para demostrar a luta contra os elementos e muitos espaços vazios.
avatar
Jorge Mesquita

Mensagens : 70
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 41
Localização : Valongo

http://eueasplantas.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pinus Pentaphylla Var. Himekomatsu

Mensagem  rafael baptista em Dom Jan 10, 2010 4:11 pm

ola a todos

na minha qualidade de novato não tenho muita "credibilidade" para comentar um bonsai deste calibre, mesmo assim fica aqui a minha opinião, para mim o estilo (literati, formal, etc) não é muito importante, importante sim é aquilo que nos faz pensar, para mim este bonsai é completamente representativo da natureza, ou seja, existem arvores como esta aqui reprensentada. A ilusão que nos cria este bonsai é muito credivel, a massa verde é simplesmente fantastica, bem como o seu tronco recto e longilineo. Para mim trata-se de um tronco muito elegante e sim nota-se que esta arvore lutou contra os elementos e agora está em equlibrio. Não é por mero acaso que esta planta está numa exposição de nivel internacional... de salientar o grande nebari e a simbiose perfeita com o vaso.......

ps: mario sabes a altura deste bonsai????

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Polémica...

Mensagem  David Carvalho em Dom Jan 10, 2010 4:48 pm

Olá a todos,

A palavra KOKUFU tem um peso enorme, pois será certamente dos maiores e melhores (senão o melhor) eventos do mundo a nivel de Bonsai. A partir do momento em que essa palavra está associada a uma árvore a credibilidade (e o preço) aumenta exponensialmente, embora a árvore não deixe de ser discutível. Agora acredito que se essa árvore fosse de um Português existiria mais gente a discuti-la e apontar defeitos e virtudes.

Pessoalmente Literati não é um estilo que aprecie, pois não simpatizo com o balanço estético embora já tenha entendido com a minha pouca experiência que um Literati é um estilo especial e muito apreciado pela maioria dos grandes mestres e comuns Bonsaistas. Óbviamente existem sempre exepções e já dei por mim a "babar" perante alguns Literati's.

Esta árvore é uma árvore bela, com diversas coisas que me chamam atenção, seguindo a sua leitura tem um nebari considerável, uma textura/casca fenomenal, um ápice compacto, imponente e bonito.

O que não me agrada é o sashi-eda (acho que se pode chamar assim) devido à disposição do mesmo e não gosto dos 2 Jin's superiores pois ambos não tem destaque estão ali à mistura e fazem-me bastante confusão.

Óbviamente que se o dono não estiver interessado em mantê-lo eu tenho espaço no viveiro Very Happy , pois é uma árvore bonita, mas se me dissessem a frio que esta árvore era da KOKUFU eu provávelmente iria dizer "a sério?"...isto sem maldade é óbvio e baseado na minha inexpriência.

Abraço,
avatar
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 36
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pinus Pentaphylla Var. Himekomatsu

Mensagem  maria raminhos em Seg Jan 11, 2010 3:35 am

Bonsai interessante, no entanto foi exposto na maior (agora em duas semanas sendo que cada semana tem bonsai distintos) e a melhor exposição de bonsai do mundo.

Mas este conjunto foi exposto há muitos anos.

Estilo, para mim é um inclinado pois apresenta o tronco mais ou menos recto com o seu ápice descentrado do nebari.

Para mim um literário terá que ser uma árvore com curvas suaves (uma vez ouvi dizer que tinha que ter 7 curvas), um tronco feminino e pouca massa verde, o que não é o caso deste excelente exemplar. Mas há excepções e opiniões diversas.

A árvore em si apresenta um nebari bastante pronunciado para o lado direito, sinal que está a contra balançar com o o movimento do restante conjunto.

A casca, nomeadamente a do primeiro terço é característica de um exemplar velho e bem cuidado.

Sendo uma árvore que no seu conjunto apresenta vigor vivência e não sobrevivência não poderia apresentar jins poderosos ou muito grandes, mas os três que apresentam estão, na minha opinião, nos sítios certo.

Os primeiros dois, acompanham o movimento do tronco e apresentam-se de forma ascendente, sendo que o primeiro justifica a ligeira inversão do tachiagari para de seguida voltar ao sítio certo e o segundo dá enfase à curva do tronco para o lado esquerdo que caso não estivesse ali passaria despercebido por causa da massa verde.

Mas estando ali dá profundidade ao conjunto, pouco assinalado neste 2D e como já li algures dá união ao conjunto já que numa reduzida circunferência apresenta madeira morta, tronco e massa verde. Só vamos encontrar isso outra vez na zona do terceiro jin.

O terceiro jin dá-me sensação de conforto para a pernada principal, porque me ilude ao demonstrando que ela se inclina em direcção ao observador. Se retirar aquele jin fico com a impressão que a pernada vai para trás e só na bifurcação vem uma parte para a frente e outra para trás.

Os paramares das massas verde, à excepção da primeira pernada parecem-me um pouco niveladas.

Opss, obervando com mais atenção vislumbra-se um jin a meio do tronco que também nos poderá dar alguma profundidade, mas é tão pequeno.

O vaso, adoro, simples, assimétrico, irregular, não tirando qualquer protagonismo à espectacular árvore que alberga, formando um conjunto perfeito.

maria raminhos

Mensagens : 17
Data de inscrição : 09/12/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pinus Pentaphylla Var. Himekomatsu

Mensagem  Mario Eusebio em Seg Jan 11, 2010 2:29 pm

Viva!

Rafael a árvore tem 90 Cms de Altura Rolling Eyes !

_________________
Cumprimentos

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 43
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pinus Pentaphylla Var. Himekomatsu

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum