Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Perlite e vermiculite

3 participantes

Ir para baixo

Perlite e vermiculite Empty perlite e vermiculite

Mensagem  Francisco Lopes Seg Jan 18, 2010 11:00 am

Olá a todos.

Esta é a minha primeira participação neste forum apesar de já estar inscrito á algum tempo.

Sou um novo praticante desta arte, apenas meia duzia de meses e sem qualquer tipo formação (cursos ou escolas de bonsai), que não aquela que tenho adquirido neste e noutros foruns ou sites pela net fora, devo confessar que tenho seguido os vossos posts com bastante interesse e fiquei imprecionado com grande parte dos projectos apresentados neste forum.

Os meus projectos (pinheiros, Zambujeiros entre outros) em andamento, serão talvez mais modestos, mas têm servido o seu preposito, a minha evolução enquanto aprendiz, havendo oportunidade colocarei as respetivas fotos.

Feita a apresentação, eis as questões.

Neste momento tenho usado leca maxit, numa mistura de: - 65% leca / 35% terra vegetal em todas as arvores que recolhi já no fim do outono, mas como a leca que consiguo arranjar tem uma granolometria muito grande e os substratos japoneses são na minha opinião obscenamente cáros, procuro alternativas a estes, e como tal gostaria de saber qual a vossa opinião em relação á vermiculite e perlite, e em que catogoria se encaixam respectivamente?

Cumprimentos

Francisco Lopes

Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

Perlite e vermiculite Empty Re: Perlite e vermiculite

Mensagem  Mario Eusebio Qui Jan 21, 2010 2:53 pm

Viva Francisco!

Bem vindo!

Em relação aos dois tipos de produtos que refere não posso opinar, pois não tenho nenhuma experiência de cultivo com eles, quero apenas dizer-lhe que eu uso leca numa granulometria 2 a 4mm, muito diferente da 8 a 10 que se calhar será a que usa. Nessa granulometria não terá problemas com o tamanho das particulas que são praticamente iguais á akadama, além de que se for a leca da Argex, a cor é muito semelhante não chocando o obervador pela diferença de cores.

Eu aconselho-o a deixar de parte a turfa, vai ver que em pouco tempo nota diferenças evidentes na resposta das plantas ao cultivo.Como já expliquei em cima, eu uso a leca em mistura com a akadama.

Essa leca, encontra fácilmente em sacos de 50 litros nas casas de materiais de construção e por exemplo eu compro aqui no Porto a rondar os 3 Eur cada saco e a akadama a cerca de 10 EUR os 15 litros, logo dá para ver que consegue fazer uma grande quantidade de substracto por relativamente pouco dinheiro.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Perlite e vermiculite Empty Re: Perlite e vermiculite

Mensagem  Francisco Lopes Seg Jan 25, 2010 10:30 am

boas Mario

Fiz uma busca pela net e descobri alguns factos interessantes sobre a perlite e vermiculite, que apesar de menos utilizados por bonsaistas, há muitos que os utilizam com sucesso, e encontrei até produtores de solos que fazem da vermiculite a parte principal das suas misturas, como é o caso da Penjing Iron Workshttp www.bonsai-tools.com/soil/vermiculite.xhtml. A vermiculite é usada tambem como meio para a estratificação de sementes.

A perlite apesar de não ser muito aconselhada para bonsais por ser muito leve, por vezes é usada em plantas grandes com grandes vasos pra diminuir o peso destes, e é utilizada em grande escala como unico componente dos solos para a propagação de estacas e sementes.

De qualquer forma segui o teu teu conselho e comprei leca da maxit tamanho S (da Argex não consegui encontrar), tive que peneirar pois a granulometria desta leca é de 1 a 5 mm, mas não houve muito desperdicio. estou a pensar fazer umas experiencias com a mistura da leca com vermiculite, turfa, e akadama e depois comparar resultados.

http://www.bonsai-tools.com/soil/vermiculite.xhtml

Francisco Lopes

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/11/2009
Idade : 50
Localização : Massamá, Queluz

http://www.shop/shirtdivision.com

Ir para o topo Ir para baixo

Perlite e vermiculite Empty Re: Perlite e vermiculite

Mensagem  Rui Marques Qua maio 14, 2014 8:18 am

O Leroy Merlin, na secção de jardim também vende.
Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Perlite e vermiculite Empty Re: Perlite e vermiculite

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos