Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pimenteiro

2 participantes

Ir para baixo

Pimenteiro Empty Pimenteiro

Mensagem  Gabriel Abreu Ter maio 11, 2010 11:26 am

Olá a todos!


Após a poda..


Abraço


Última edição por Gabriel Abreu em Ter Mar 25, 2014 4:09 am, editado 1 vez(es)
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Pimenteiro Empty Re: Pimenteiro

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter maio 11, 2010 2:57 pm

Olá Gabriel,

Bem-vindo ao fórum! Gosto de ver o teu entusiasmo. Smile

Bom, não há nenhuma maneira fácil de dizer o que vou dizer, por isso não vou andar em rodeios. Este pimenteiro é uma planta que vive num vaso de bonsai, mas não é um bonsai. Aliás, está muito longe de o ser. Não estou a dizer que um dia não será bonsai, digo apenas que para que seja é necessário aplicar técnicas adequadas durante um longo período de tempo.

Vou tentar explicar melhor o que digo com uma breve análise à árvore. Primeiro, tens o pormenor do diâmetro do tronco: é demasiado fino e nada convincente, no sentido em que a imagem criada não parece credível. A melhor proporção entre a altura da planta e o diâmetro do tronco anda perto dos 5:1 (embora, por exemplo, o estilo bunjin se possa afastar muito destas proporções). Isto não é uma regra, mas sim uma espécie de resultado estatístico. Para conseguires isso nesta árvore terias (por exemplo) que deixá-la crescer livremente durante uns anos plantada num vaso de treino ou directamente no solo, ou então podar drasticamente para reduzir a altura. Ambos os procedimentos estão devidamente descritos em todos os livros de bonsai que conheço e num sem número de recursos na internet que são fáceis de encontrar e não vale a pena descrevê-los aqui.

O segundo pormenor que quero apontar é o do movimento do tronco. Tens ali uma curva na base muito pronunciada e depois um tronco recto. Isto é muito inestético (bonsaisticamente falando) e nada natural. Para corrigir isto tens de recorrer, por exemplo, à poda drástica. Terceiro pormenor: o diâmetro do tronco é quase o mesmo desde a base até ao topo. Desafio-te a encontrares na natureza uma árvore madura com esta característica.

Há muitos mais pormenores que fazem desta árvore um mallsai (também conhecidos por "bonsai" de supermercado). Todos, ou quase todos, são "tratáveis" recorrendo a técnicas adequadas. Recomendo a leitura de um bom livro de bonsai, todos estes aspectos são lá abordados em pormenor (não me refiro àqueles do tipo "101 dicas sobre bonsai" e similares!). O melhor que conheço tem uma edição algo obsoleta, são os dois volumes de John Yoshio Naka, Bonsai Techniques I e II. Tenho em inglês, mas penso que há também em espanhol.

Muitos bonsaistas entram no bonsai pela porta do mallsai (eu estou incluido no lote). Quanto mais cedo tomarmos consciência dos factos mais depressa evoluimos. Não leves a mal esta mensagem, o objectivo é ajudar. Smile

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pimenteiro Empty Re: Pimenteiro

Mensagem  Gabriel Abreu Ter maio 11, 2010 4:05 pm

Olá Pedro!

Obrigado pela critica construtiva!! Não levo a mal, pelo contrário. É com muito agrado que recebo todos os comentários pois como já referi ainda me estou a iniciar nesta paixão.. Very Happy

É precisamente este alargar de horizontes que procurava ao participar no fórum..nada como "abrir de olhos"!

Vou seguir os teus conselhos!

Abraço
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Pimenteiro Empty Re: Pimenteiro

Mensagem  Gabriel Abreu Qui Set 16, 2010 2:37 pm

Olá a todos!

Infelizmente a tentativa de diminuir a altura desta árvore não correu da melhor forma e acabou por morrer.. Sad

Provavelmente relacionado com o facto da redução da altura ter sido efectuado pouco tempo após o transplante da árvore mas mais ainda por o solo ser constituído apenas por akadama o que no meu entender não facilitou o crescimento das raízes como pretendido..
Ficou a experiência com uma espécie que me agradou bastante..

Abraço
Gabriel Abreu
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 42
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Pimenteiro Empty Re: Pimenteiro

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos