Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olea_2010_promissora

+9
Bruno António
Rui Fernandes
Joaquim Gervásio
maria raminhos
Pedro Nascimento
David Carvalho
rafael baptista
Mario Eusebio
Leonel Martins
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Ter Jun 01, 2010 3:12 pm

Boas,

Venho aqui mostrar mais 1 olea fruto das minhas caminhadas deste ano.Tendo já começado a brotar há uns tempos e visto o desenho que pretendo incluir o troço do topo mas apenas como jin isto a partir da 2ª curva. Estou indeciso em cortar desde já (ou não) a seiva para essa zona, já que os rebentos na zona onde os pretendo estão a aparecer mas bastante fracos já que a maior força está a ser canalizada para o topo.
Que acham que faça, corto ou não a passagem de "papa" para essa zona?
Aqui está a minha ideia mais coisa menos coisa...
Olea_2010_promissora Opa5ns
Olea_2010_promissora 23uyd0m
A minha ideia
Olea_2010_promissora N1aqeq
Olea_2010_promissora Kf1szr

Agradecia ideias vossas para esta árvore que a meu ver é muito promissora com uma casca e 1 nebari dos quais gosto bastante.

Cumprimentos
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Mario Eusebio Qua Jun 02, 2010 1:54 am

Viva Leonel!

Eu gosto muito desta tua olea, acho que tem um bom potencial e o teu projecto parace-me muito interessante!

Apenas tenho algumas dúvidas no ramo da direita, se o utilizaria conforme estás a planear ou se o tornaria mais curto para criar uma massa bem definida naquela zona. Um outra coisa que tirava é o ramo/tronco grosso no topo á esquerda, estraga-te a linha de tronco.

Eu acho que deverás cortar já a seiva á parte superior, tendo o cuidado de selar com pasta cicatrizante o corte, para não haver retrocesso de seiva.

Parabéns pela descoberta, eu gosto muito do nebari e movimento do tronco Wink!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Qua Jun 02, 2010 2:25 pm

Boa noite,
Obrigado pelas dicas Mário, a intervenção a nível do topo será feita, o troço que sugeres cortar também fazia parte dos planos desaparecer, no entanto nesta fase não vou conseguir cortá-lo sem "abanar" a planta o que nesta fase não convinha muito.
Sendo assim também só irei cortar a passagem de seiva deixando 2 ou 3 rebentos na base que talvez possam vir a a entrar no desenho, já que o desenho que apresento poderá ter variações. Depois ponho fotos do processo.
Mais opiniões eram bem vindas pessoal...
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  rafael baptista Qui Jun 03, 2010 8:01 am

boas leonel

gosto bastante deste teu projecto, o nebari é bom, pelo que parece radial....

a casca em baixo também é muito boa, pena é que ao nivel da copa a textura do tronco denota imaturidade, mas com o teu plano (virtual) essa tal casca vai ficar um pouco escondida Very Happy

em relação ao teu plano, gosto bastante alias nada adiantaria, penso que como o mario disse essa ramo da esquerda terá que sair, quanto ao ramo da direita gosto dele como está, mas pelas fotos é sempre mais dificil......

mas por agora nada há a fazer, é só esperar que cresça bounce


espero ver a evolução desta olea....

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty ...

Mensagem  David Carvalho Dom Jun 06, 2010 5:51 am

Olá Leonel,

Aqui a tua opção estética já me parece bem melhor, mais uma vez deitava abaixo o tronco do lado direito, pois acho que não ajuda em nada o desenho final da árvore.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Pedro Nascimento Dom Jun 06, 2010 1:27 pm

olá Leonel*
eu axo que essa olea terá mais algumas possibilidades de desenho escondidas em outras frentes ou outros ângulos Wink Idea mas gostei do teu virtual,optando por manter essa frente e copa eu também retirava o ramo fino da primeira curva e o grosso da segunda curva do tronco,ou então fazer um pequeno jin ou uro neles mas isto sou eu a divagar e só a ver fotos Laughing de certo que tu com a arvore á tua frente saberás bem dar-lhe a volta e fazer dela uma bela arvore Wink Twisted Evil
vai mostrando a sua evolução*
abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  maria raminhos Seg Jun 07, 2010 11:48 am

Olá

Pelas imagens apresentadas eu escolhia a 1ª foto como frente e ficava só com a primeira metade de conjunto.

Isso ia permitar enfatizar o melhor do conjunto, o nebari e eliminar as curvas inestéticas da parte superior.

É só mais uma ideia

maria raminhos

Mensagens : 17
Data de inscrição : 09/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Seg Jun 07, 2010 2:42 pm

Olá a todos,
Pedro e Rafael, obrigado pelas opiniões, quando tiverem um tempinho mandem aí virtual Very Happy é sempre bom ter um maior leque de ideias a nível estético.
Maria, só iriei manter a "primeira" metade do conjunto, isatamente como também sugere, esperando que a árvore rebente com vigor nessa zona. De resto a frente deverá andar algures entre a 1ª e 2ª foto, isso ainda terá de ser visto lá mais para a frente quando o verde aparecer com mais força, até lá é fazer o habitual...
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Qua Set 08, 2010 1:16 pm

Boa noite,

Após umas semanas mto difíceis (Furto do meu carro) volto pouco a pouco a dedicar tempo ao bonsai, estes até a ver mantiveram-se
por cá Mad .
Esta olea tem evoluido muito bem, algumas intervenções foram feitas outras ainda estão por fazer, mas o importante é ter respondido
com brotação onde era necessária.
Olea_2010_promissora Sp7iu8
Olea_2010_promissora 2gt0xkz
Olea_2010_promissora 2kle0k

Cumprimentos
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Mario Eusebio Qui Set 09, 2010 5:55 am

Viva Leonel!

Boa evolução em pouco tempo! Parabéns!

No entanto, acho que aquele primeiro ramo na direita com movimento contrário ao tronco, fazendo aquela espécie de losangulo com o próprio tronco, borra a pintura toda, é um ponto focal que distrai o olhar de toda a árvore, a meu ver!

Esconde o movimento da primeira curva do tronco, que, para mim, é um dos pontos fortes da árvore.

Já pensaste em corta-lo?

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Qui Set 09, 2010 6:12 am

Boas,
Esse ramo é para desaparecer até porque porque secou por completo.
Já que entretanto a madeira irá ser trabalhada, nessa altura aproveito e zasss.
Não o fiz antes por esperar um melhor enraizamento.
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Sex Out 01, 2010 2:13 pm

Esta ólea foi tabalhada no sentido que idealizei no dia/Workshop impecável organizado pelo Ivo, em que também esteve presente o Rafael.
Gostei do resultado do tabalho do Ivo no tenjin que acho para já resultar bastante bem.
Achamos por bem realçar o movimento do tronco fazendo alguma madeira morta a acompanhar a curvatura da árvore, penso que veio trazer
mais um aspecto interesante a árvore que agradou ao pessoal.
Olea_2010_promissora 124c583
Agora irei deixar a madeira seguir o seu rumo trabalhando o pormenor ao longo do tempo.
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Joaquim Gervásio Sex Out 01, 2010 4:46 pm

Olá a todos
realmente ficou um bom trabalho embora eu preferisse que o ten jim fosse mais curto, mas isso sou eu que não gosto de ten jins muito grandes em oleas.
o sabamiki na base acrescenta, sem duvida, muito interesse à mesma.
Parabens.
JG
Joaquim Gervásio
Joaquim Gervásio

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  rafael baptista Sáb Out 02, 2010 6:30 am

boas leonel

realmente eu também não sou fã de ten jin nesta planta, mas depois de ver como ficou o trabalho, fez todo o sentido (pena que pela foto não se têm bem a percepção de como ficou), a madeira morta na base é um complemento importante, a planta ganhou muito no workshop.......

agora é "massa verde"...

abraço





rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Mario Eusebio Dom Out 03, 2010 5:36 am

Viva Leonel!

Eu também não gosto muito do Ten jin! Considero esta oliveira um árvore clássica, com tudo para ser um projecto construido de forma mais clássica e acho que o jin rompe um pouco com a "calma" que o resto do tronco me transmite, pelo seu movimento suva, esta árvore parece-me que se inclina mais para uma árvore frondosa de campo aberto com meno elementos dramáticos e mais presença da massa verde. Além do Ten jin, também não gosto muito dos pequenos jin pelo resto da árvore, já o sabamiki acho que ficou excelente e retrata muito bom o comportamento das oleas maduras que ganham esse tipo de buracos, conforme vão envelhecendo.

Se fosse eu provavelmente retiraria totalmente o jin que resultou daquele ramo á direita.

Acho a meu ver, que esta olea tem possibilidade de ser uma das melhores silvestres existentes no panorama nacional actualmente.

Continuação de bom projecto!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Rui Fernandes Dom Out 03, 2010 12:24 pm

Olá Leonel.

Antes de mais tenho de te felicitar pela qualidade da árvore e agradecer a partilha das evoluções. Aprende-se muito vendo como evoluem as árvores dos nossos utilizadores.

Em relação aos jins, acho que é uma questão de gosto pessoal e o mais importante é que tu gostes como está. A opinião do Mário é pertinente se quiseres optar por uma via mais clássica. Seja como for terás aqui oportunidade de trabalhar uma árvore de grande potencial.

Em relação à ramificação deixo-te apenas uma sugestão de acordo com a minha experiência (que também não é tanta assim mas de partilho a minha reflexão). Considerando que os ramos dessa árvore (tal como na minha) necessitam de engrossar para se "enquadrar" com o resto de estrutura eu optei por não cortar a não ser que não façam parte do desenho no futuro. Caso contrário, acabamos por atrasar o engrossamento dos ramos. Falo nisto porque me parece que tens cortado mas se estiver enganado ignora esta parte. Servirá concerteza para outra pessoa qualquer que venha visitar o teu projecto à procura de informação.

Continuação de um bom trabalho,
Rui Fernandes
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Seg Out 04, 2010 10:01 am

Boas,

Antes de mais, Mário e Rui , agradeço os vossos comentários motivadores relativamente a esta árvore.
Espero fazer evoluir este projecto no melhor sentido e quem sabe lá mais para a frente ter 1 feedback positivo de toda a comunidade.
Mário a tua visão dos pontos fulcrais desta árvore é pertinente e aproxima-se muito da minha.
Como quase todas as minhas árvores esta é uma recém chegada, que, se tudo correr bem, terá uma longa caminhada à sua frente. Para já há certos pontos que irão permanecer sendo o ten jin um deles. Não descarto diminui-lo com o tempo ( penso que o processo será quase natural) bem como remover quase por completo os pequenos jins resultantes de cortes de ramos princpais e o primeiro mais dominante. Penso que tudo surgirá com naturalidade Very Happy .

Rui penso que este forum será dos únicos a nível nacional que tem servido como boa base de partilha para praticantes mais entusiastas que é o meu caso. Por isso tudo o que poder partilhar e que ajude no processo evolutivo do pessoal é com agrado que o faço, apesar da minha experiência também ser ainda limitada.
Nas óleas, nos ramos que entendo necessitarem de engrossarem mais, ou seja os dominantes, tenho deixado crescer livremente meia época ou simplesmente deixo ramos de sacrifício que farão bem esse trabalho.Também há que pensar na conicidade dos mesmos por isso as podas também são necessarias a meu ver.
Nesta ólea fiz uma ligeira poda para tentar repartir melhor a energia na altura da rebentação o que resultou e bem no repartir dos rebentos.

Abraço



Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Rui Fernandes Ter Out 05, 2010 2:09 pm

Olá Leonel.

Rui penso que este forum será dos únicos a nível nacional que tem servido como boa base de partilha para praticantes mais entusiastas que é o meu caso. Por isso tudo o que poder partilhar e que ajude no processo evolutivo do pessoal é com agrado que o faço, apesar da minha experiência também ser ainda limitada.

Ficamos muito felizes por esta opinião pois acabamos por nunca saber muito bem a opinião dos utilizadores deste fórum. É importante para nós que gostem e continuem a vir "alimentar" o fórum com as vossas experiências de forma a que todos possamos aprender uns com os outros. Ao contrário do que se possa pensar este é um fórum para todos os que queiram evoluir. É verdade que não pretendemos dar espaço à mediocridade e talvez os iniciantes não encontrem aqui respostas nem se sintam à vontade de colocar as tão famosas perguntas "O meu bonsai está a morrer, o que faço?" Smile
Teremos também a preocupação de manter no fórum quem dele faz parte e o ajuda no dia a dia. Os outros não fazem falta aqui e mais cedo ou mais tarde terão o acesso vedado ao forum. Preferimos 10 utilizadores com o espirito do Bonsai Literati do que 100 que só cá vêm ver como param as modas. Com este aparte agradeço mais uma vez a partilha dos teus projectos conosco pois aprendemos muito uns com os outros.

Em relação ao cortes selectivos que falaste era precisamente isso que estava a falar. Pareceu-me que pela imagem terias cortado tudo e não estava a ver ramos de sacrificio. Eu concordo com o teu procedimento e apenas quis deixar o alerta pois atrasei um pouco o engrossamento dos ramos da minha olea pois nunca deixava crescer o suficiente. Hoje em dia penso um pouco assim também em relação à defoliação parcial ou total. Depois de as fazer noto que a árvore stressa um pouco e demora a "arrancar". Por isso estou a experiementar o inverso que é o crescimento livre (apenas eliminando os ramos ladrões que costumam crescer na base ou outros que tenha a certeza que não farão parte do desenho).

Já agora outras opiniões/experiências serão benvindas!

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Qui maio 19, 2011 3:07 pm

Mais uma foto para mostrar a evo que esta árvore está a ter.
Gosto do evoluir da madeira que começa pouco a pouco a ganhar patina.
Poda e selecção de brotes foi realizada há pouco tempo atrás e já se apresenta uma boa brotação Very Happy , é o que se quer Wink !

Olea_2010_promissora 3evbn
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Mario Eusebio Dom maio 29, 2011 6:28 am

Viva Lionel!

Tens foto tirada de lado, tendo em conta a frente actual?

Obrigado!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Qui Jul 14, 2011 2:57 pm

Dei me conta que nunca mais actualizei as fotos desta olive, aqui vão já deste mês:
Há uns meses atrás recomecei a contrução de 1 ramo que será importante no futuro e foi o melhor que fiz já que se encontra neste momento quase
do mesmo tamanho mas com uma paritda muito melhor!
De resto tem sido adubo regas e poda recente antes da 2ª brotação.
Actualmente
Olea_2010_promissora 168ftyx

Foto lateral já de maio Very Happy
Olea_2010_promissora 9gbx4l
e já agora da traseira:

Olea_2010_promissora Ih1jyo

Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Qui Abr 12, 2012 1:58 pm

Apesar de não ter tido muito tempo (para variar) consegui fazer quase todos os transplantes que tinha em mente e esta árvore fez parte desse lote.
Gostei de ver a boa sáude das raizes que se encontravam bem desenvolvidas radialmente, 2 anos suficientes para 1º envasamento Very Happy .
Este trabalho foi feito em Março, desde então a árvore tem estado em standby no entanto a rebentação não deverá tardar...
Olea_2010_promissora V2z81v
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Bruno António Sex Abr 13, 2012 3:58 am

Viva Leonel!

Gosto bastante desta olea... o nebari parece ser "potente", bom movimento também! Very Happy
Agora é continuar o bom trabalho. Wink

Abraço!
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Mario Eusebio Seg Abr 16, 2012 6:27 am

Viva!

Esta olea está a evoluir muito bem e o movimento muito harmonioso.

Definitivamente, não gosto do tenjin Sad acho que entra em contrasenso com a imagem global e mais calma da árvore.

Bom cultivo Wink!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Leonel Martins Qua Abr 18, 2012 11:25 am

Olá,

Obrigado pelas opiniões, nada mais fácil em relação ao tenjin quando chegar a decisão de o manter ou não é pegar num alicate e numa serra e pimba Very Happy.
Cultivo com força para este ano e lá mais para a frente actualizo com umas fotos.
Abraço
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Olea_2010_promissora Empty Re: Olea_2010_promissora

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos