Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Shimpaku Bunjin

5 participantes

Ir para baixo

Shimpaku Bunjin Empty Shimpaku Bunjin

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Nov 11, 2009 3:42 pm

Olá Pessoal,

Para abrir o fórum da estética, decidimos colocar à discussão a árvore que nos serve de símbolo actualmente:

Shimpaku Bunjin IMG_3114-1

Esta é uma árvore que está em Taisho-en. É difícil descrever a generosidade e a gentileza de Oyakata Urushibata. Coloca peças destas nas mãos dos seus alunos ocidentais e deixa-os sozinhos com total confiança, mesmo que os conheça apenas há poucos dias. No caso desta árvore, levou-me até ela e disse: "Please remake this tree, do what you wish" (por favor refaz esta árvore, podes fazer dela o que quiseres).

Infelizmente não tenho fotos do antes. Quando estava a preparar a máquina ouvi Oyakata gritar "Haiaku, Haiaku!", que significa despacha-te, despacha-te! O que fiz foi essencialmente um facelift, coisas muito discretas e subtis tentando respeitar ao máximo o design previamente escolhido. Quis que a árvore ficasse mais arejada, mais elegante, e para isso reduzi a massa verde em cerca de 40% e reposicionei alguns ramos.

A Administração achou que esta era uma boa árvore para colocar à discussão. Venham daí análises estéticas!

Abraços,
Pedro
Pel'A Administração Bonsai Literati
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Shimpaku Bunjin Empty Re: Shimpaku Bunjin

Mensagem  Mario Eusebio Sex Nov 13, 2009 7:24 am

Viva!

Bem está tudo timido Smile!

Sendo um dos estilos que mais gosto, pela leveza e pelas emoções que desperta no observador, não poderia passar sem admirar esta árvore!

O que mais me impressiona, para além do carácter do tronco, é o angulo de saida do ramo pendente, sainda projectado para baixo.

De resto é uma árvore que a meu ver, prima pela simplicidade e todo o seu valor reside aí, é simplesmente bela Smile!

Cmpts,

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Shimpaku Bunjin Empty Esta árvore...

Mensagem  David Carvalho Sex Nov 13, 2009 10:58 am

Olá,

Embora esta árvore não tenha um estilo que pessoalmente aprecie muito, a qualidade da árvore parece-me indiscutivel. Temos um tronco principal com muita harmonia, uma linha muito elegante uma veia viva interessante que vai dançando com o shari durante a leitura da árvore. O Kiki Eda (acredito que assim possa chamar) é sem dúvida pelo menos para mim um dos pontos mais fortes da árvore é aquele primeiro ramo que é super harmonioso, concordo a 100% com o Mário.

Acho que algo bastante subtil mas que trazem uma certa cadência na leitura da árvore são aqueles dois pequenos Jins, pois ao fazermos a leitura da árvore num modo ascendente são algo que quase nos preparam para a chegada da massa verde.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Shimpaku Bunjin Empty Re: Shimpaku Bunjin

Mensagem  Carlos Costa Sex Nov 13, 2009 3:07 pm

Olá a todos,

Aqui estou eu para o primeiro de muitos post´s neste fórum, espero que o tempo me permita.

Desde já dou os Parabéns ao fórum.

Esta é sem dúvida uma excelente árvore, bom nebari para um literati, excelente movimento de tronco com o shari a acentuar as curvas, apenas tenho uma opinião diferente para a massa verde.

O primeiro ramo está excelente.
A copa está demasiado volumosa e a forma não condiz com a forma do primeiro ramo, deveria ser mais triângular.
Outro aspecto que considero negativo é o alinhamento entre a extremidade do primeiro ramo e a copa
Algumas destas observações podem estar erradas por estar a avaliar uma fotografia, seria um grande prazer ter a planta Very Happy .

Parabéns Pedro pela experiência e pelo trabalho nesta árvore.

Cumprimentos,

Carlos Costa

Carlos Costa

Mensagens : 24
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 49

http://www.beaverbonsaitools.com

Ir para o topo Ir para baixo

Shimpaku Bunjin Empty Re: Shimpaku Bunjin

Mensagem  Pedro G C Almeida Ter Nov 17, 2009 2:37 pm

Olá Carlos!

Bem-vindo a este espaço. Obrigado pelos comentários e pelo incentivo.

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Shimpaku Bunjin Empty Re: Shimpaku Bunjin

Mensagem  Joaquim Gervásio Sex Dez 04, 2009 3:56 pm

Olá a todos
Vou-me estrear neste fórum e por isso quero dar os parabéns aos fundadores e desejar que, durante muitos anos, seja um espaço de divulgação e desenvolvimento da arte em Portugal e das amizades que se fazem através do Bonsai.
Quanto à arvore em questão sou da mesma opinião do Carlos Costa tanto em relação ao tamanho da copa como á sua forma.
Quanto ao alinhamento parece-me que levantando um pouco mais a primeira rama e encurtando a rama mais baixa do ápice ficaria esse problema resolvido.
Sem sombra de dúvida que será uma arvore de qualidade excepcional enquadrando-se naquela afirmação da escola lineal clássica que diz “Não é a rosa que é bela. Belo é o vazio em seu redor”
Cpmts
Joaquim Gervásio
Joaquim Gervásio

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Shimpaku Bunjin Empty Re: Shimpaku Bunjin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos