Sistemas de Rega

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sistemas de Rega

Mensagem  Gabriel Abreu em Ter Set 28, 2010 3:43 pm

Olá a todos!

Acho que era interessante partilharmos algumas experiências quanto à forma como efectuamos a rega nas nossas àrvores..
Pessoalmente, utilizo água da rede que deixo a repousar em garrafões de 5lts durante uns dois dias para que passe pelo menos o efeito do cloro efectuando a rega com auxilio de um regador manual e até ver não tenho tido problemas.
Gostava de colocar futuramente um sistema automático de rega gota a gota para utilização no verão mas a maioria dos sistemas que se encontram disponíveis no mercado são de ligação directa à torneira (já vi um ou outro com uma bomba e utilizando um reservatório de água mas não me pareceram mto práticos..). Não sei se algum de vós pode partilhar alguma experiência nesta área pois o meu maior receio é que um sistema que obtenha a agua directamente da torneira ponha em risco as àrvores (devido ao cloro)..

Obrigado desde já!

Cumpts
avatar
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 35
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas de Rega

Mensagem  Miguel Costa em Qua Set 29, 2010 3:23 am

Olá Gabriel, eu mesmo que instale um sistema de rega para os meus bonsai vou pedir a alguma pessoa que vá espreitar se a água está a ser suficiente, não sei como é o calor e a humidade na Figueira da Foz mas onde eu moro tenho sempre vento e durante uma boa parte do verão a humidade é muito baixa, por isso se tiveres mais humidade podes deixar os bonsai só com o sistema de rega. Quanto ao cloro existe uma forma mais rápida de o eliminares que é dares o máximo de ar possivel a água porque, desta forma, estás a eliminar o cloro livre e a aumentar a quantidade de oxigénio.

Abraço

Miguel Costa

Mensagens : 76
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 28
Localização : Tavira

Voltar ao Topo Ir em baixo

...

Mensagem  David Carvalho em Qua Set 29, 2010 6:16 am

Olá Gabriel,

Quanto a sistemas de rega, posso falar da minha pouca experiência com a marca Claber ( http://www.claberinc.com/ ). Até ao momento estou muito contente com o sistema de rega, utilizo sistema gota a gota e aspersores superiores para ajudar nos niveis de húmidade ( podes ver aqui: http://bonsai-literati.forumotion.com/nossos-espacos-de-bonsai-f8/o-meu-viveiro-t76.htm ), se souberes fazer uma boa gestão e montares o sistema bem montade com bastantes gotas a gotas e bastantes aspersores, tudo bem quantificado, aliado a um sensor de chuva, para saltar a rega caso chova, os resultados são muito agradáveis e no Verão dá uma grande ajuda, obviamente que de x em x dias deves sempre dar um olho nas árvores para garantires que está tudo certo e a funcionar correctamente, sem necessitar de nenhum ajuste.

Quanto à água em si, pois ai é um bocadinho mais problemático, há quem recolha água da chuva há quem compre água mineral barata para realizar a rega, mas tudo isto depende de zona para zona, pois existem diferentes águas da companhia com diferentes propriedades umas melhores e outras piores, na minha zona tenho regado com a água da companhia no último ano e não tenho tido qualquer problema até ao momento.

Abraço,
avatar
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 36
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas de Rega

Mensagem  Gabriel Abreu em Qua Set 29, 2010 10:48 am

Obrigado desde já a ambos pelas respostas!

O espaço que tenho designado para as árvores é um terraço amplo no interior do prédio, não há portanto uma exposição severa aos elementos naturais..inclusive, apesar de a iluminação ser mto boa, a exposição ao sol é diminuta durante praticamente todo o ano com excepção do verão em que os raios solares incidem verticalmente em parte do espaço. O meu objectivo não é tornar o processo da rega totalmente autónomo mas sim auxiliar nos períodos de maior calor no verão.

Fico um pouco mais descansado ao saber que o David usa um sistema de rega recorrendo à agua da companhia há já um ano com bons resultados! Very Happy
Se mais alguém tiver situações idênticas para partilhar são bem vindas!

abraço
avatar
Gabriel Abreu

Mensagens : 132
Data de inscrição : 04/05/2010
Idade : 35
Localização : Figueira da Foz

http://bonsaiexp.blogspot.pt/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas de Rega

Mensagem  Mario Eusebio em Qua Set 29, 2010 2:32 pm

Viva Gabriel!

Eu uso sistema de rega automática há 3 anos sem qualquer problema! Tendo que me preocupar apenas em trocar a pilha ao programador para não ter surpresas... no entanto há pessoas que conheço que utilizam o sistema com programador ligado á corrente e electrovávulas também com bons resultados. Eu sinceramente tenho receio e confio mais na alimentação autónoma por pilhas, pois durante ausências longas a luz pode ir abaixo e fica o sistema desligado Sad!

O meu sistema é bastante simples, não tão XPTO Smile como o do David, eu tenho um programador do Lidl que adquiri por 24 eur e o sistema depois montado em linha com um regulador de pressão á entrada. É coisa para funcionar bem e sem grande custo.

Em relação á água, eu uso da companhia, a água do Porto é neste momento de muito boa qualidade não tendo níveis de cloro muito altos, mas apesar disso, noto com o tempo alguma acumulação de residuos nos vasos. A solução para isso seria a instalação de um equipamento de osmose inversa, mas isso significaria uns Euros largos a mais!


_________________
Cumprimentos

Mário Eusébio

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 43
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistemas de Rega

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum