Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cotoneaster shohin

+2
Rui Fernandes
Pedro G C Almeida
6 participantes

Ir para baixo

Cotoneaster shohin Empty Cotoneaster shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Qui Nov 19, 2009 2:34 am

Olá Pessoal,

Deixo aqui mais um projecto, desta vez um cotoneaster shohin com uns 12cm de altura. É uma planta de viveiro, mas que possui um shari natural. O aspecto da planta quase no início do projecto, em Novembro de 2007 e já no vaso actual, de John Pitt, era este:

Cotoneaster shohin Bonsai_0676

Em dois anos a evolução foi esta:

Cotoneaster shohin Coto

Ainda falta algum trabalho, mas está bem encaminhada. Pretendo criar uma quebra de movimento e algum espaço no lado esquerdo junto ao topo. Para além disso, o próprio topo precisa de ganhar volume e ser trazido mais para o observador. Da forma como a árvore cresce estes objectivos deverão estar atingidos daqui a um ano.

Gostaria de conhecer os vossos comentários. Acham que a imagem está a começar a ficar convincente? Obrigado.

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Cotoneaster shohin Empty Re: Cotoneaster shohin

Mensagem  Rui Fernandes Qui Nov 19, 2009 6:36 am

Olá malta!

Eu tenho acompanhado esta árvore e é mais uma com a marca do Pedro. Pequena, compacta e muito bem estilizada.
Ainda falta um pouco de trabalho, tal como referiu o Pedro em cima mas está a seguir no bom caminho.

Eu acho que está convincente e o vaso fica-lhe mesmo bem!

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cotoneaster shohin Empty Re: Cotoneaster shohin

Mensagem  Mario Eusebio Sex Nov 20, 2009 7:52 am

Viva Pedro!

Tu e os Shohin andam de mãos dadas Smile!

Gosto do caminho que está a seguir este projecto. Há alguns promenores que são melhoráveis, mas a base está lá e resta densificar.

Deixo-te aqui um pequeno virtual com a minha ideia.

Cotoneaster shohin Coto

Cmpts,

Mário Eusébio


Última edição por Mario Eusebio em Sex Nov 20, 2009 2:34 pm, editado 1 vez(es)

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cotoneaster shohin Empty O pequeno...

Mensagem  David Carvalho Sex Nov 20, 2009 10:42 am

Olá Pedro,

Sem dúvida que este é um projecto interessante, mais um Shonin interessante, embora mais humilde do que outros projectos teus, não é por isso que este é inferior, gostei da estilização quanto ao vaso não gosto pessoalmente dele, mas isto é meramente opinião pessoal, mas acho que fica muito bem com a árvore (não sei se me faço entender), acredito que o virtual do Mário acaba por ser um seguimento do teu projecto e o futuro desta pequena árvore é risonho.

Vai-nos mantendo a par da sua evolução, parabéns por mais um projecto extremamente interessante.

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cotoneaster shohin Empty Re: Cotoneaster shohin

Mensagem  Nuno Encarnação Sex Nov 20, 2009 12:37 pm

Viva, Pedro1
Tens aí um projecto muito porreiro. Eu gosto muito dos cotoneaster pois numa planta pequena podemos ter tudo o que é interessante numa folhosa: cor outonal, floração e frutos.
A solução do Mário é bastante interessante, mas penso que o desenho final fica demasiado equilibrado. Ficas de facto com uma árvore homogénea, mas gostava de te dar uma alternativa.
Aquela raiz do nebari puxa o movimento para a esquerda, se nós seguirmos uma linha imaginária do nebari ao topo. Por outro lado, parece-me que um dos pontos fortes da árvore é o shari e não está a ter muito destaque. Eu por mim, construiria a massa verde mais para a esquerda. Isso implicaria igualmente posicionares a planta mais para a direita no vaso. Aquela folhagem no lado direito no topo desapareceria e isso dava logo mais destaque ao shari. O primeiro ramo da direita seria fundamental no desenho pois contrabalançaria o movimento para a esquerda, e equilibraria o desenho.
Aqui fica uma tentativa de representar o que eu vi, não ficou muito conseguida mas ao menos vale pela proposta.

Cotoneaster shohin Cotoneaster

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cotoneaster shohin Empty Re: Cotoneaster shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Nov 23, 2009 3:20 pm

Olá Pessoal!

Obrigado a todos pelos valiosos comentários. Nuno, bem-vindo! Very Happy

Rui, obrigado pelas palavras simpáticas. Smile

Tu e os Shohin andam de mãos dadas

Pode-se dizer que sim, cerca de 90% dos meus projectos são shohin.

Mário e Nuno: obrigado pelos virtuais. Mário, acho que o teu ficou com a copa um pouco triangular demais... eu se calhar prefiro uma copa mais arredondada. Nuno, concordo com a leitura da árvore. No próximo transplante vou chegá-la mais para a direita.

Parece-me que a melhor solução talvez seja um virtual algures entre os dois que fizeram. O que acham?

David, obrigado pelos comentários. Percebo o que dizes sobre o vaso.

Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Cotoneaster shohin Empty Re: Cotoneaster shohin

Mensagem  Rui Marques Dom Abr 17, 2011 12:39 pm

Olá Pedro

Já lá vão quase 2 anos desde o ultimo post deste projecto.

Como é que ele se está a desenvolver?

Cptos.
Rui Marques
Rui Marques

Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Cotoneaster shohin Empty Re: Cotoneaster shohin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos