Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Juniperus sabina chuhin

+10
Alberto Baleato
bruno lima
Pedro Nascimento
Rui Fernandes
Jorge Mesquita
Mario Eusebio
João Pires
luisCunha
David Carvalho
Pedro G C Almeida
14 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Juniperus sabina chuhin - Página 2 Empty Re: Juniperus sabina chuhin

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Set 12, 2011 2:38 am

Olá Pessoal,

Tópico animado, assim é que se quer! Smile

Mário,

estava a falar na possivel falta de algum sol no espaço nas traseiras da tua casa

Pelo contrário. No verão chego a ter pinheiros negros com agulhas queimadas. O espaço apanha cerca 12 horas por dia de sol directo no verão e não te esqueças que estou quase nos trópicos: a radiação solar na Madeira, especialmente na região UV, é mais intensa que, por exemplo, no Algarve.

é extremante marcante conseguir um ramo com uma presença tão forte e uma idade tão marcada, por isso, se fosse eu, definiria-o como primeiro ramo

Humm... este comentário deixou-me intrigado. Deixa-me perguntar-te, no design actual qual é para ti o sashi-eda? Ou o ramo da esquerda é para ti o uke-eda (o ramo de equilíbrio)? A meu ver, o ramo da esquerda é o sashi-eda, ou na pior das hipóteses o iki-eda (ramo com ponto focal) e o da direita uke-eda. Não se vê na foto, mas a folhagem no ramo da direita está bem atrás do tronco. Está esta minha análise errada?

Quanto à mudança da inclinação... bom, se calhar isto já tem a ver com gosto pessoal. A inclinação que sugeres resulta melhor ao vivo do que à primeira vista pensei, olhando para o teu "virtual". No entanto, fico com a sensação de uma árvore desequilibrada, aquele jin é massivo e tem enorme peso visual. Por outro lado, acho que faz mais sentido que um jin daquele tamanho fique a apontar mais para cima. Finalmente, o tachiagari fica, na minha opinião, bastante melhor se a inclinação for mais para a direita...

Precisávamos de discutir estas ideias em frente à árvore, é a minha conclusão. Smile

o que tento é fazer um exercicio sobre outras possibilidades e espicaçar um pouco as cabeças Smile!

Eu acho uma mais-valia que o faças. Smile

Rui,

embora se pudesse aproveitar na mesma para jins que não ficaria mal

Isso acho que seria um erro. Ao transformar em jin perderias a dança entre a veia viva e a madeira morta, ficarias apenas com mais um jin que seria bem mais modesto que os outros dois que a árvore já tem do mesmo lado. Se calhar a foto engana, não permite fazer uma avaliação melhor. Tens que ir lá a casa para a veres ao vivo! Smile

Os ramos praticamente à mesma altura equilibram o conjunto e talvez por isso não me seduza tanto.

Não percebi... referes-te ao design actual, ou ao virtual do Mário? Repara que inclinar para a esquerda (a meu ver) desequilibra o conjunto e faz com que os dois ramos fiquem mais à mesma altura; inclinar para a direita aumenta o dinamismo da árvore.

Mais ideias?

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus sabina chuhin - Página 2 Empty Re: Juniperus sabina chuhin

Mensagem  Márcio Meruje Seg Set 12, 2011 6:04 am

Bom...

Só para animar ainda mais um pouco isto :

Eu cortava o ramo da direita ! Smile (Pedro, aproveita melhor a fluidez do tronco, e, tão bem como sabes , o sashi-eda é importantíssimo... para quê ter um ramo cilíndrico e sem graça quando podes ter um primeiro ramo com jin´s e shari´s ? )
Para ser sincero, poderás melhor saber a direcção do tronco, nebari, etc´s...com o transplante. Para já, os meus parabéns!

Bom trabalho, revelando bons trabalhos de manutenção... excelente !! That´s the way !!! Smile


Aquele abraço,

Márcio Meruje
Márcio Meruje

Mensagens : 124
Data de inscrição : 12/11/2009
Localização : Covilhã, Portugal

http://www.kenshobonsaistudio.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus sabina chuhin - Página 2 Empty Re: Juniperus sabina chuhin

Mensagem  Mario Eusebio Seg Set 12, 2011 7:05 am

Viva Pedro!

Bem, tens horas de sol que cheguem e sobrem! Precisava de ter as mesmas condições no meu terraço, faz-me falta sol Sad!

Agora que falas, reparo melhor a questão do primeiro ramo, pois o que julgava ser o primeiro ramo, é um ramo de profundidade e o primeira ramo é efectivamente o da esquerda. Eu não me entendo com tantos "Eda", mas percebo o que referes á sua ordem.

Analisar a árvore assim pela foto, dá aso a muitos equivocos, por isso o melhor é ter mesmo a árvore na frente, mas para minorar isso, se calhar, tirar fotos aos lados todos da árvores, já dá para perceber onde se posicionam os ramos .

Eu resolvi inclinar a árvore á esquerda, precisamente para criar algum desiquilibrio, pois na posição parece um pouco tipo "grande touro sentado" Smile não havendo um imprimir ritmo sobretudo a nivel do tal ramo da esquerda.

Tira lá fotos de outros lados para criarmos um imagem 3D nas nossas cabeças Smile


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus sabina chuhin - Página 2 Empty Re: Juniperus sabina chuhin

Mensagem  Pedro G C Almeida Seg Set 12, 2011 2:39 pm

Olá Pessoal!

Isto assim dá gosto. Very Happy

Márcio, obrigado pelo incentivo. Smile

Eu cortava o ramo da direita ! Smile (Pedro, aproveita melhor a fluidez do tronco, e, tão bem como sabes , o sashi-eda é importantíssimo... para quê ter um ramo cilíndrico e sem graça quando podes ter um primeiro ramo com jin´s e shari´s ? )

Essa confesso que ainda não me tinha ocorrido. É uma hipótese a ponderar! Só a título de curiosidade, a teu ver qual é o ramo principal da árvore? Parece que pessoas diferentes têm opiniões diferentes sobre isso, ou então eu estou a interpretar mal o que vocês escrevem.

De qualquer forma, o ramo da direita tem algum interesse. Para além do leque de madeira morta que é visível no topo, ele faz uma espiral antes de descer vertiginosamente:

Juniperus sabina chuhin - Página 2 Th_b37c1662

Juniperus sabina chuhin - Página 2 Th_8543fd36

Claro que em comparação com o ramo da esquerda, ele não tem muito interesse:

Juniperus sabina chuhin - Página 2 Th_050c225f

Juniperus sabina chuhin - Página 2 Th_0d05fc79

Para ser sincero, poderás melhor saber a direcção do tronco, nebari, etc´s...com o transplante.

Tens toda a razão. Eu esqueci-me de referir que a principal razão para a inspecção às raízes que fiz foi perceber como era o nebari e como melhor aproveitar o tachiagari. Acho que não faz sentido começar uma modelação deste género sem completar primeiro esse passo: caso eu não o tivesse dado, mais tarde, num transplante, poderia perfeitamente acontecer que as raízes ou o nebari ou o tachiagari não fossem compatíveis com o design escolhido. No próximo transplante poderei fazer alguns ajustes e, pelo menos para já, a minha ideia é inclinar um pouco mais para a direita porque acho que isso valoriza o tachiagari e o nebari.

Mário, fiz um vídeo, julgo que é melhor que várias fotos:




Eu resolvi inclinar a árvore á esquerda, precisamente para criar algum desiquilibrio, pois na posição parece um pouco tipo "grande touro sentado" Smile não havendo um imprimir ritmo sobretudo a nivel do tal ramo da esquerda.

Mário, se calhar é da foto... ou então temos mesmo opiniões diferentes sobre isto. A mim parece-me que a árvore tem um equilíbrio bastante dinâmico. Esse dinamismo é dado pelo tachiagari e pelo terço superior do tronco, que segue o mesmo movimento. Verdade seja dita, esta coerência entre tachiagari e terço superior existirá qualquer que seja a inclinação que se dê ao tronco e essa foi uma das razões pelas quais avancei para esta frente. O leque de madeira morta desde o nebari até ao jin grande da esquerda também contribui dramaticamente para essa dinâmica. Foi mais uma razão para a escolha desta frente, a dança da madeira morta não é tão apelativa de outros ângulos (como podes ver no vídeo).

Eu acho, mas posso perfeitamente estar enganado, que o dinamismo trazido pelo shari depende fortemente da inclinação que se dá ao tronco. Se eu inclinasse para a esquerda, acho que perderia esse dinamismo. Para além disso, acho que perco o equilíbrio da composição: fico logo com a sensação de que a árvore vai cair para a esquerda. Tentanto fazer uma análise mais racional, penso que isso acontece porque o topo e o nebari deixam de pertencer à mesma linha vertical - repara que se eu inclinar mais para a direita consigo melhorar o dinamismo (o tronco sai do solo com o ângulo menor) e melhoro o equilíbrio (o final do tronco e o nebari ficam mais perto de pertencer à mesma linha vertical).

Mesmo que eu não faça nenhuma alteração ao plano actual, esta discussão tem-me feito pensar bastante sobre a árvore e tem-me forçado a fazer uma análise estética mais rigorosa. Obrigado a todos os intervenientes e digam se têm mais ideias. Very Happy

Abraços,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus sabina chuhin - Página 2 Empty Re: Juniperus sabina chuhin

Mensagem  Márcio Meruje Seg Set 12, 2011 3:01 pm

Pedro, viva !

Para mim, principal problema : dois ramos a competir. Solução : cortar o da direita, e dar enfase ao ramo que me parece melhor a nível de "interesse" . E ficas com o problema resolvido...a queda abruta do ramo da direita não favorece todo o movimento da árvore.


Outra coisa, uma pergunta : Minuto 0:20 do vídeo : cortar ramo da direita e frente, qual o porquê de não ter sido esta a frente escolhida ??... isto sou eu a mandar a lançar ideias, porque pelas fotos é o bonsai rápido de se fazer Smile


Outra sugestão : Entre os 0:04 e os 0:07 segundos... (acabei de reparar nesta! )


Abraço,


Última edição por Márcio Meruje em Seg Set 12, 2011 3:35 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Mais uma sugestão...)
Márcio Meruje
Márcio Meruje

Mensagens : 124
Data de inscrição : 12/11/2009
Localização : Covilhã, Portugal

http://www.kenshobonsaistudio.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus sabina chuhin - Página 2 Empty Re: Juniperus sabina chuhin

Mensagem  Leonel Martins Seg Set 12, 2011 3:56 pm

Olá a todos!
Grande discussão, parabéns pela árvore Pedro!
Realmente 1 vídeo dá logo outra perspectiva do conjunto e dos pormenores escondidos!
Pessolmente também gostei da imagem da árvore pelos 20seg e ainda mais a rondar os 4/6 com aquele retorcer da madeira a sobressair lindamente, penso que imagem criada é muito mesmo muito forte e convincente!
Em relação ao ramo da direita/traseiro acho que mais tarde também o eliminaria, parece me que destoa demasiado da construção geral da árvore e no vídeo penso que fica ainda mais pronunciado.
Só mais uma opinião Very Happy , numa árvore que merece esta reflexão conjunta!
Cumprimentos
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus sabina chuhin - Página 2 Empty Re: Juniperus sabina chuhin

Mensagem  Mario Eusebio Ter Set 13, 2011 3:36 am

Viva !

Pedro, obrigado pelo video, é de facto outra "loiça" e reaviva a minha memória( que tem levado umas coças nos ultimos tempos) do tempo em que ela andou por aqui!

O video denota a grande qualidade da árvore, uma verdadeira jóia numa escala que gosto muito.

Eu reparei precisamente no segundo 7 para uma frente, que penso ainda "espreme" melhor as caracteriticas fantásticas da árvore. Em relação á inclinação, penso que será mais uma questão de gosto pessoal e menos de estéctica.

A meu ver os dois ramos (direita e esquerda), não são concorrentes e não fazem nenhum estorvo um ao outro, mas acho que o ramo da direita terá que ser de alguma forma "negociado" para que deixe de fazer aquele movimento abruto, fica mal, ou melhor, a meu ver será a parte menos forte da árvore. Eu sei que ele é grosso, tem alguma madeira morta, mas isso não impede um manuseamento para o corrigir. Eu já vi fazer o mesmo tipo de manobra, pelo Luis Vila em ramos de Sabinas nos workshops e feitas por ele, até parece uma brincadeira Smile tal é a rapidez com que tal é feito. Eu na minha primeira sabina que está aqui no fórum, aconteceu isso, pois foi preciso mudar radicalmente de direcção o ramo que faz de ápice e as coisas correram bem Smile.

Que achas?


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus sabina chuhin - Página 2 Empty Re: Juniperus sabina chuhin

Mensagem  rafael baptista Ter Set 13, 2011 10:17 am

boas pedro

e pá não tenho grande coisa a dizer, sem ser dar-te os parabéns pela primeira estilização da árvore.... a árvore tem uma caminho a percorrer e no futuro poderá ser alterado ou não.... mas para já grande mudança....


rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Juniperus sabina chuhin - Página 2 Empty Re: Juniperus sabina chuhin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos