Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projectos - Myrtus

4 participantes

Ir para baixo

Projectos - Myrtus Empty Projectos - Myrtus

Mensagem  Convidad Qui Nov 26, 2009 12:39 pm

Olá a todos,
O objectivo deste tópico é registar alguns dos meus trabalhos com myrtus. Espero contar com a vossa opinião e sugestões à medida que novos projectos vão surgindo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Myrtus Empty Re: Projectos - Myrtus

Mensagem  Convidad Qui Nov 26, 2009 12:45 pm

Myrtus shohin - 14cm nebari | 16cm altura.

Esta planta foi o resultado de uma troca com um amigo bonsaísta - o primeiro passo foi transplantar para este mica pot para poder analisar o sistema radicular (excelente) antes de iniciar qualquer trabalho de modelação. A árvore reagiu muito bem ao transplante como a foto ilustra e a primeira modelação foi executada há alguns dias atrás. A frente escolhida - 1ª foto. Em breve faço um update.


Projectos - Myrtus Mirtus0101

Projectos - Myrtus Mirtus0102

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Myrtus Empty Re: Projectos - Myrtus

Mensagem  Rui Fernandes Sex Nov 27, 2009 5:46 am

Excelente projecto Ivo!

Só pela forma como a akadama está gradativamente a descer junto à base da árvore dá para ter uma ideia do nebari. Quando tiveres um tempito não nos queres mostrar o que pensas fazer com esta pérola?

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Myrtus Empty Re: Projectos - Myrtus

Mensagem  Convidad Sex Nov 27, 2009 6:19 am

Vou tirar fotos em breve.
Para já a árvore foi modelada de forma minuciosa porque tinha não só ramos no sítio certo como também a espessura necessária para o desenho final. Posto isto foi para a estufa onde irá continuar a rebentar durante o Inverno.

Apesar de ter myrtus muito mais desafiantes na minha colecção gosto muito deste projecto - acho que tem margem para ser um shohin de alto nível muito em breve. Os parabéns ao meu colega (da troca) pelo excelente cultivo - é bom lembrar que um bom bolo de raízes permite ao bonsaísta, com os devidos cuidados, acelerar o projecto e estar "à vontade" para certos trabalhos - "inventar" numa planta débil ou ainda por enraizar normalmente sai furado!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Myrtus Empty Re: Projectos - Myrtus

Mensagem  Mario Eusebio Sex Nov 27, 2009 8:23 am

Viva Ivo!

Esta árvore é muito boa! Pelo que vi mais duas épocas de crescimento e está no seu expoente máximo.

Gosto do movimento da veia viva a percorrer a madeira morta.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Myrtus Empty Re: Projectos - Myrtus

Mensagem  Convidad Dom Dez 13, 2009 10:44 am

Nome do projecto: "Alma Mater" [40cm nebari | 50cm altura | recolha no final de 2007]
Provavelmente a minha myrtus preferida - motivos? o facto de ser um duplo tronco [o tronco da direita será ligeiramente reduzido] e a veia viva, ao centro, entre a madeira morta. É na minha opinião, daquele tipo de folhosas que não se encontram todos os dias.
O vaso actual, ainda que de bonsai, está meramente a ser usado como vaso temporário de cultivo.

Projectos - Myrtus Am01w

Projectos - Myrtus Am02

Projectos - Myrtus Am03

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Myrtus Empty Sem palavras...

Mensagem  David Carvalho Seg Dez 14, 2009 6:24 am

Olá Ivo,

Um potencial enorme, uma árvore que vai dar que falar no futuro certamente Smile
O vaso mesmo sendo ainda de "cultivo" já ajuda a árvore a brilhar Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Myrtus Empty Re: Projectos - Myrtus

Mensagem  Mario Eusebio Seg Dez 14, 2009 9:31 am

Viva!

Mais um projecto de grande qualidade.

A unica coisa que a mim não me parece ser "perfeita" é a veia viva ser muito central na frente do projecto, mas é daquelas coisas, além da questão do gosto pessoal, temos que conviver com os "defeitos" que as plantas de yamadori têm e esta é daquelas que tem muitas mais virtudes do que defeitos!

Além disso, pelas suas dimensões não deixa de ser um colosso em imponência!

Continuação de bons projectos,

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Myrtus Empty Re: Projectos - Myrtus

Mensagem  Convidad Seg Dez 14, 2009 10:09 am

Obrigado David e Mário.

Mário, curiosamente eu vejo nessa veia central talvez o pormenor que mais gosto na planta. Acho um detalhe brutal pelo seu movimento entre os sharis de ambos os troncos - yamadori puro!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Myrtus Empty Re: Projectos - Myrtus

Mensagem  Rui Fernandes Seg Dez 14, 2009 3:35 pm

Olá a todos.

Tenho andado um pouco ausente devido a afazeres profissionais mas sempre atento ao que aqui se passa.

Não queria deixar passar a oportunidade de comentar esta árvore.

Ivo, não deixas de me surpreender com o teu material! Esta árvore consegue ser das árvores que mais me atraiu desde que me lembro de consultar foruns na net. Posso estar a ser exagerado mas ao ver estas imagens transporta-me a outro mundo. Gostei imenso de a ver.

Cada vez mais vou aprendendo a aceitar o material como é. Mesmo assim, não vejo nenhum "defeito" nesta árvore em sinto que seja necessário reduzir a altura de um dos lados.

Está muito bem assim. Fico curioso para seguir a evolução deste projecto...

Mais uma vez, obrigado pela partilha!
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Myrtus Empty Re: Projectos - Myrtus

Mensagem  rafael baptista Seg Dez 14, 2009 5:18 pm

bem esta planta é sem duvida sensacional, belo porte e madeira morta natural, decerteza que vai ficar muito interessante, estou louco para ver o resultado, quando vi a tua planta tentei desenhar o que poderia ser no futuro, contudo a meio do desenho lembrei-me de outra possibilidade, mas por agora terminei a primeira projeção por isso vou partilha-la, mas de certeza que já deves ter o plano traçado, mesmo assim aqui vai:

Projectos - Myrtus 10939_1277400504789_1523294821_30733676_8109899_n

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Myrtus Empty Re: Projectos - Myrtus

Mensagem  Convidad Ter Dez 15, 2009 2:02 am

Rui e Rafael - obrigado!

Rafael, obrigado pelo virtual - vejo nesta planta 3 frentes possíveis - no entanto a minha favorita continua a ser a frente da foto nº1. Mas reconheço que a frente que desenhaste tem igualmente potencial.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Projectos - Myrtus Empty Re: Projectos - Myrtus

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos