Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

REGAR A HORAS DE MUITO CALOR! CERTO OU ERRADO?!

3 participantes

Ir para baixo

REGAR A HORAS DE MUITO CALOR! CERTO OU ERRADO?! Empty REGAR A HORAS DE MUITO CALOR! CERTO OU ERRADO?!

Mensagem  Bruno António Qua Ago 14, 2013 4:34 am

Viva!

Vou abrir à discussão um assunto bem actual, face os dias de calor que vivemos.
Agora com o verão, e o respectivo "stress" da regas, quem tem solos muito drenantes (como é o meu caso e o caso de muito bonsaista), regar 2 a 3 vezes por dia é normal, mas isso faz com que tenhamos que o fazer a horas de sol muito forte.

1º - Acham que devemos fazer isso, ou devemos esperar por uma hora mais "fresca"?
2º - Não o fazendo, não estaremos a privar as nossas árvores de água no momento em que mais a necessitam?
3º - Regando às horas de maior calor acham que existe o perigo de "cozer" as raízes, como já ouvi falar?


Wink
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

REGAR A HORAS DE MUITO CALOR! CERTO OU ERRADO?! Empty Re: REGAR A HORAS DE MUITO CALOR! CERTO OU ERRADO?!

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Ago 14, 2013 6:15 pm

Olá Bruno,


1º - Acham que devemos fazer isso, ou devemos esperar por uma hora mais "fresca"?
Não regar pode implicar a morte das árvores se tens um substrato drenante.

3º - Regando às horas de maior calor acham que existe o perigo de "cozer" as raízes, como já ouvi falar?
Não vejo lógica neste argumento. Vamos supor que o substrato está a uma temperatura de 35ºC. A água que vamos usar para regar está a uma temperatura certamente inferior, portanto a temperatura das raízes só pode baixar com a rega. Se o receio é que o substrato depois de molhado atinja uma temperatura muito alta, então considera o seguinte. Qualquer substrato com pouca humidade necessita de muito menos calor para fazer subir a sua temperatura 1ºC do que um substrato bem molhado. Isto acontece porque a água tem um calor específico muito grande (devido às ligações de pontes de hidrogénio que existem entre as moléculas).

Para os que preferem uma abordagem menos científica: no Japão rega-se à hora que é preciso, seja às 8 da manhã ou às 2 da tarde. Ao final da tarde é que se costuma tentar evitar pois o substrato e as árvores podem ficar molhadas durante a noite e isso, se for recorrente, representa um risco acrescido de desenvolvimento de fungos.

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

REGAR A HORAS DE MUITO CALOR! CERTO OU ERRADO?! Empty Re: REGAR A HORAS DE MUITO CALOR! CERTO OU ERRADO?!

Mensagem  Bruno António Qui Ago 15, 2013 2:36 pm

Pedro G C Almeida escreveu:
Para os que preferem uma abordagem menos científica: no Japão rega-se à hora que é preciso, seja às 8 da manhã ou às 2 da tarde. Ao final da tarde é que se costuma tentar evitar pois o substrato e as árvores podem ficar molhadas durante a noite e isso, se for recorrente, representa um risco acrescido de desenvolvimento de fungos.
Viva Pedro!
É exactamente isto que eu faço!
A discussão pode parecer um pouco "sem nexo", mas é para perceber como se fazem as coisas por cá!
Ab.
Bruno António
Bruno António

Mensagens : 240
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

REGAR A HORAS DE MUITO CALOR! CERTO OU ERRADO?! Empty Re: REGAR A HORAS DE MUITO CALOR! CERTO OU ERRADO?!

Mensagem  Nuno Encarnação Sex Ago 16, 2013 3:31 am

Viva Bruno.

Eu sou da mesma opinião do Pedro. A gente rega quando tem de regar.

Eu costumo regar de manhã, entre as 8h e as 9h, mas às vezes já cheguei a regar depois das 10h. Nesse horário dá sempre sol directo nas minhas plantas e o calor já é bastante forte. O único cuidado que tenho, pois rego com lança, é deixar sair primeiro alguma água porque a temperatura por vezes sai ainda muito alta.

Nuno Encarnação

Mensagens : 147
Data de inscrição : 06/11/2009
Idade : 48
Localização : Portimão

http://al-garb-bonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

REGAR A HORAS DE MUITO CALOR! CERTO OU ERRADO?! Empty Re: REGAR A HORAS DE MUITO CALOR! CERTO OU ERRADO?!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos