Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Buxus sempervirens Shohin

+2
David Carvalho
Mario Eusebio
6 participantes

Ir para baixo

Buxus sempervirens Shohin Empty Buxus sempervirens Shohin

Mensagem  Mario Eusebio Sex Jan 01, 2010 2:43 pm

Viva!

Este é mais um dos meus buxus, tem uma forma muito peculiar onde sobressai o TEN JIN grande e a base do tronco!
O Tronco é todo oco!

Estado actual!
Buxus sempervirens Shohin IMG_4554
Uro
Buxus sempervirens Shohin IMG_4559
Virtual!
Buxus sempervirens Shohin IMG_4554-a

Sugestões?

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus sempervirens Shohin Empty Virtual...

Mensagem  David Carvalho Sex Jan 01, 2010 2:53 pm

Olá Mário,

Mais uma árvore com um futuro interessante pela frente, gosto muito deste Shonin. Tendo em conta o teu virtual, deslocava a copa para a esquerda de forma ao Ten-Jin não ficar directamente a sair a 90º no meio do ápice, o que pelo menos para mim me parece estéticamente estranho...quanto ao Ten-Jin muito possivelmente reduzia e refinava... Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus sempervirens Shohin Empty Re: Buxus sempervirens Shohin

Mensagem  Rodrigo Sousa Sex Jan 01, 2010 10:02 pm

Olá Mario,viva.

Pessoalmente como observador e pelas fotos,concordo 100% com o David.

Se fosse numa arvore de maior porte talvez resulta-se o ten-jin ,bastante comprido.
Mas numa arvore pequena ,penso(gostos) que fica um pouco "deslocado" o ten-jin tão comprido.Mas também não é grande problema,pode-se formar a ramificação e depois logo vês como fica visualmente e se for caso na altura reduzes.

E a massa verde também(gostos),puxava mais para a esquerda como disse o David,penso que armonizava melhor com o TJ.

Fiz um boneco rapido,apartir do teu,para tentar visualizar (mais ou menos) a ideia.

Buxus sempervirens Shohin Finalms

Cumprimentos
Rodrigo

Rodrigo Sousa

Mensagens : 22
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 49
Localização : Sagres

http://kintall.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus sempervirens Shohin Empty Re: Buxus sempervirens Shohin

Mensagem  Mario Eusebio Sáb Jan 02, 2010 2:58 pm

Viva!

Concordo convosco! O desenho resulta melhor colocando a massa verde mais á esquerda!

Já pensei em cortar de vez o jin, no entanto é como dizes Rodrigo, posso corta-lo a qualquer altura, para já vou concentrar-me na ramificação e massa verde, pois terá de ser muito compacta. A altura final deverá rondar os 18 a 20 cms.

Obrigado pelas opiniões Wink!

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus sempervirens Shohin Empty Re: Buxus sempervirens Shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Sáb Jan 02, 2010 3:29 pm

Olá Mário!

Eu também optaria por criar uma assimetria com mais massa verde à esquerda. A massa verde do teu virtual é demasiado clássica para meu gosto (tens um triângulo com base horizontal). Por outro lado, a massa verde do virtual do Rodrigo parece-me demasiado prolongada para a esquerda. O que eu faria, se a árvore fosse minha, seria algo intermédio. Tens um ramo à direita que aponta para cima, mas parece-me que estás a baixar a folhagem desse ramo com arames (na foto não se vê bem). Acho que devias fazer precisamente o contrário. Mantinhas a mesma linha do teu virtual, mas com a massa verde à direita mais subida (desculpa não fazer um boneco, mas sabes que tenho muito pouco jeito).

Quanto ao ten-jin, estás a pensar reduzir, ou achas que vai ficar bem quando a folhagem preencher melhor os espaços?

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus sempervirens Shohin Empty Re: Buxus sempervirens Shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Qua Dez 08, 2010 10:05 am

Olá Pessoal,

Tive recentemente a oportunidade de ver esta árvore ao vivo e apaixonei-me de imediato por ela. As fotos não lhe fazem justiça.

Este buxo mudou de ares, agora vive na Madeira (obrigado Mário!!) e é, das árvores da minha colecção, uma das minhas preferidas. Sofreu um pequeno restyle, rodei a frente para a esquerda, reposicionei a folhagem e removi vários ramos que não eram necessários. O ten-jin ainda não foi reduzido, tenho que pensar bem pois ele não volta a crescer. Smile

Buxus sempervirens Shohin 5ba22dff

A altura, sem o ten-jin é de cerca de 14cm. O nebari tem cerca de 16cm. Sugestões?

Cumprimentos,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus sempervirens Shohin Empty Re: Buxus sempervirens Shohin

Mensagem  Leonel Martins Qua Dez 08, 2010 11:53 am

Boas,
Gostei da mudança de frente, transmite uma imagem mais compacta da árvore ao observador sendo esses esses uros naturais um atractivo a somar. Provavelmente estás a partir para 1 desenho muito mais compacto que o inicial, por isso acho que o ten jin ganharia em ser reduzido, ou então usando a técnica do vapor, tentar induzir algum movimento no mesmo para obter esse efeito.
Boa sorte com esta nova hóspede.
Leonel Martins
Leonel Martins

Mensagens : 248
Data de inscrição : 04/11/2009
Idade : 45
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus sempervirens Shohin Empty Re: Buxus sempervirens Shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Sáb Dez 18, 2010 5:35 am

Olá Leonel,

Obrigado pelos teus comentários. Smile

Realmente pretendo uma árvore bastante compacta, a rondar os 15cm de altura (sem contar com o ten-jin). Acho neste momento que é bastante provável que eu o reduza, mas é preciso pensar bem é esta decisão pode ser adiada sem prejudicar o desenvolvimento do projecto. Vamos ver como se desenvolve a massa verde...

Um abraço,
Pedro

Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus sempervirens Shohin Empty Re: Buxus sempervirens Shohin

Mensagem  Pedro Nascimento Dom Dez 19, 2010 9:57 am

olá Pedro A.
também me agradou mais este pequeno restyle e a ideia de uma árvore mais compacta Twisted Evil
na minha modesta opinião,também eliminava o ten-jin ou então leváva uma boa redução mas,como tu dizes tens tempo para pensar bem as opções a tomar Smile
boa continuação,1abrç...
Pedro Nascimento
Pedro Nascimento

Mensagens : 323
Data de inscrição : 08/11/2009
Idade : 46
Localização : Póvoa de Santa Iria/Portugal

http://pedrosaikoi.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus sempervirens Shohin Empty Re: Buxus sempervirens Shohin

Mensagem  Mario Eusebio Dom Dez 19, 2010 3:01 pm

Viva Pedro!

Gostou dos ares da Madeira Smile está a brotar!

Eu gosto desta alteração, mas sou a favor de cortar o jin, acho que com esta inclinação e frente não fará muito sentido!

É pena que na foto, não se note uma das melhores caracteristicas desta árvore! O tronco é todo oco por dentro!


Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus sempervirens Shohin Empty Re: Buxus sempervirens Shohin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos