Fórum Bonsai Literati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Buxus shohin

5 participantes

Ir para baixo

Buxus shohin Empty Buxus shohin

Mensagem  Rui Fernandes Sáb Jan 30, 2010 7:16 am

Boa tarde!

Venho apresentar um projecto mais modesto dentro dos buxus já aqui apresentados mas gostava de saber as vossas opiniões em relação às possibilidades futuras. Como já aqui disse não sou grande admirador de buxus nem consigo "visualizar" o que fazer com este. Não obstante, este tem-me dado gozo pois tem respondido bem e tem crescido bastante.

Seguem-se as fotos:

Buxus shohin Pic_18327_16

Buxus shohin Pic_18327_17

Buxus shohin Pic_18327_18

Buxus shohin Pic_18327_19

O vaso não é de perto nem de longe definitivo. Mário, tu que conheces bem esta árvore... Very Happy Recomendas o transplante esta Primavera? Achas que deveria esperar mais um ano?

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus shohin Empty Re: Buxus shohin

Mensagem  rafael baptista Sáb Jan 30, 2010 8:26 am

boas rui, cada vez mais gosto de buxus, alias eu próprio em breve vou ter um(hehe), fica aqui um possível plano.......

Buxus shohin Ru+001

Buxus shohin Rui+001

rafael baptista

Mensagens : 213
Data de inscrição : 26/11/2009

http://projectosdebonsai.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus shohin Empty Re: Buxus shohin

Mensagem  Pedro G C Almeida Sáb Jan 30, 2010 11:43 am

Olá Rui!

Para esta árvore acho que ficava bem qualquer coisa deste género:

Buxus shohin 640s

Buxus shohin 80057079

O movimento do tronco é perfeito para um design destes. A primeira árvore é um dos shohins de Taisho-en; a segunda esteve este ano no Gafu-ten (foto de José Acuña).

Um abraço,
Pedro
Pedro G C Almeida
Pedro G C Almeida

Mensagens : 460
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 44
Localização : Funchal/Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus shohin Empty Buxus,

Mensagem  David Carvalho Seg Fev 01, 2010 5:53 am

Olá,

Buxus shohin Pic_18327_18

Sem conhecer a árvore ao vivo e baseando a minha opinião nas fotografias, optaria certamente pela a frente acima, baseado em 3 factos. O primeiro facto seria ao que nesta posição me parece existir uma suave movimentação em prol de quem visualiza a árvore criando desta forma uma profundidade maior e isso é de extrema importância. Segundo existe um detalhe muito interessante a nivel da madeira morta que trás mais dinamismo ao desenho final. E em terceiro a dinamica da árvore devido ao movimento em S da veia viva parece-me um ponto a favor.

Pessoalmente não me parece uma árvore com um desenho dificil parece-me um desafio interessante, optaria por um pequeno jin/ten jin a sair do ápice e dependendo do tamanho da árvore faria apenas 3 patamares, um traseiro para criar profundidade e um do lado direito forte.

Óbviamente que isto é uma opinião pessoal e baseada em fotos o que pode fazer com que ao ver a árvore mude de opinião Smile

p.s - tendo em conta que o Pedro Almeida viu a árvore ao vivo e diz que a curva não é como eu refiro ou seja não vai na direcção do observador, eu manteria a frente que sugeri mas mudaria o angulo de plantação da árvore de forma ao ápice vir em direcção ao observador. Smile

Abraço,
David Carvalho
David Carvalho

Mensagens : 302
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 43
Localização : Caparica/Portugal

http://itoigawa.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus shohin Empty Re: Buxus shohin

Mensagem  Mario Eusebio Seg Fev 01, 2010 8:09 am

Viva!

Esta árvore tem várias hipoteses de frente, mas sendo um Shohin a massa verde para mim não andará muito longe desta ideia que tenho.

Buxus shohin Pic_18327_16

Com algumas quebras pelo meio criando espaços.

Mario Eusebio

Mensagens : 1076
Data de inscrição : 27/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://marioeusebio.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus shohin Empty Re: Buxus shohin

Mensagem  Rui Fernandes Ter Fev 02, 2010 6:47 am

Obrigado a todos pelas sugestões.

Rafael, obrigado pelo teu contributo mas fiquei mais esclarecido com outras sugestões apresentadas. De qualquer das formas tens olho pra coisa e os teus desenhos têm sido boas sugestões noutros tópicos. Smile

David a sugestão que apresentas também já me passou pela cabeça e a razão é óbvia. O problema é que neste plano a massa verde iria distanciar-se do observador e para que se aproxime teria de levantar demasiado a árvore do solo. Adoraria integrar mais aquelas voltas no tronco mas neste momento não vejo como.

Estou mais inclinado para seguir a sugestão do Mário com pequenas mudanças. O aspecto de chapéu de chuva desagrada-me. A solução parece-me mais simples e ficará ao meu agrado na mesma. Obrigado Mário pelo virtual!

Depois irei postar evoluções.

Abraço
Rui Fernandes
Rui Fernandes

Mensagens : 296
Data de inscrição : 26/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Buxus shohin Empty Re: Buxus shohin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos